Ciências Contábeis: Tudo o que você precisa saber sobre essa área!

Ciências Contábeis

Por fazer parte de um campo importante do mundo corporativo, os profissionais que seguem carreira em Ciências Contábeis estão no dia a dia de várias empresas do setor público e privado. Sem esse especialista, a função de controlar as finanças de uma corporação se torna ainda mais difícil.

Portanto, se você se interessa pela área, saiba que poderá ser bem-sucedido na profissão. Para isso, é importante fazer a faculdade de Ciências Contábeis em uma boa instituição para ter uma formação completa.

Ficou interessado e quer saber tudo sobre a área de atuação de um contador? Então, continue a leitura!

Como funciona a área de Ciências Contábeis?

A área das Ciências Contábeis estuda a situação patrimonial das organizações. Portanto, é uma profissão que presta serviços de apoio a entidades privadas e públicas, bem como para pessoas físicas.

É função dessa carreira analisar números e planilhas com o objetivo de evitar despesas, além de garantir que o negócio siga a legislação tributária. Assim, é um ramo bastante versátil, já que permite trabalhar como funcionário de uma empresa ou autônomo, prestando consultorias, ou ainda enquanto empreendedor. Desse modo, é um segmento voltado a vários perfis profissionais.

Como está o mercado de Ciências Contábeis no Brasil?

Ao optar por uma graduação, uma preocupação comum é em relação ao mercado de trabalho. Portanto, se você quer cursar Ciências Contábeis, pode ficar tranquilo! Isso porque os profissionais do ramo encontram várias opções de emprego, já que o cargo de contador é um dos mais importantes de qualquer instituição ou empresa.

Praticamente todo negócio oferece vagas para o profissional em seu setor financeiro. Você vai exercer diversos serviços de apoio às empresas privadas e públicas, tendo como base a análise da situação patrimonial passada e atual do empreendimento.

Se tem dúvidas sobre o que faz o profissional de Ciências Contábeis, saiba que ele exerce várias atividades em seu dia a dia, como:

  • previne ações trabalhistas;
  • realiza perícia contábil;
  • controla emissões de notas;
  • calcula impostos;
  • efetua o balanço patrimonial.

Além do amplo mercado de trabalho, o salário de um contador também é muito atrativo: a média é de R$ 4.264,26*.

Quais são as tendências para Ciências Contábeis?

Ficar por dentro do futuro da Contabilidade é algo fundamental para quem deseja seguir carreira no ramo e se destacar no mercado. Abaixo, você vai conhecer as principais tendências desse setor. Confira!

Integração de sistemas de gestão

Os programas para gestão corporativa proporcionam muitos recursos, como:

  • inventários em tempo real;
  • relatórios financeiros precisos;
  • acompanhamento do fluxo de caixa;
  • geração de dados confiáveis.

A implantação de sistemas de gestão empresarial oferece vantagens para o contador e o empresário. A facilidade no cruzamento de dados é um dos fatores que favorecem o trabalho do profissional.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial pode ajudar em vários processos da Contabilidade. Você provavelmente já ouviu falar sobre essa forma de tecnologia, mas o que ela pode fazer pelos processos contábeis?

Nesse caso, é possível calcular tributos, organizar documentos, fazer auditorias, etc. Dessa maneira, os erros e o retrabalho são reduzidos.

Consultoria personalizada

A consultoria personalizada é uma das tendências de Contabilidade mais lucrativas. A tecnologia disponibiliza as ferramentas necessárias que oferecem aconselhamento em tempo real. Se preparar o quanto antes para ser um consultor de confiança significa garantir a fidelidade e a satisfação da clientela.

Quais são as principais atuações do contador?

Ao conquistar o diploma de Ciências Contábeis, você encontrará muitas opções de áreas de atuação para trabalhar. Quer saber quais são as principais? Confira abaixo:

  • controladoria — o profissional que atua nessa área é responsável pelo controle administrativo, orçamentário e financeiro de uma empresa ou instituição;
  • auditoria — aqui, você será responsável por analisar cálculos, números, planilhas e documentos do setor financeiro para apontar possíveis discordâncias e erros. Esse campo está presente tanto no setor privado quanto no público;
  • finanças e investimentos — nessa área, o profissional ajuda uma empresa ou Pessoa Física a realizar investimentos, seja no campo privado ou público;
  • perícia contábil — nesse ramo, você será responsável por fazer a perícia de registros financeiros. Os contadores que atuam como perito devem analisar documentos e números a fim de mostrar erros entre dados para que possam ser corrigidos ou até mesmo punidos com multas.

Como ingressar no mercado de Contabilidade?

O primeiro passo para ingressar no mercado de trabalho de Ciências Contábeis é fazer o vestibular da Anhanguera. Também é necessário conhecer o perfil do contador, para saber se essa área realmente combina com você.

De modo geral, é importante gostar de Matemática, pois o foco da atuação são os cálculos, os números e o trabalho com planilhas. Além disso, é fundamental ter pensamento analítico, organização e estar preparado para resolver problemas.

Outro ponto essencial é ter habilidades de comunicação, um bom relacionamento interpessoal e saber usar a inteligência emocional no dia a dia corporativo. Por fim, é necessário se manter atualizado sobre a conjuntura econômica internacional e nacional, além de conhecer os softwares que otimizam o trabalho contábil.

A Anhanguera ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

Para se destacar na área de Ciências Contábeis, é muito importante investir na formação superior. Portanto, que tal estudar em uma faculdade que tenha grade curricular atualizada, corpo docente experiente e infraestrutura completa?

Aqui na Anhanguera, você encontra isso e muito mais! Uma das nossas preocupações é incentivar a entrada de cada vez mais estudantes em cursos de graduação e, por essa razão, oferecemos vantagens exclusivas que fazem diferença para o aprendizado, como:

  • acesso ao Canal Conecta, portal que oferece vagas de estágio e emprego na área da Contabilidade em todo o país;
  • várias opções de bolsas de estudo que diminuem o preço das mensalidades;
  • formas de ingresso facilitadas;
  • mensalidades acessíveis e que cabem no seu bolso.

Agora é com você!

Agora que já conhece tudo sobre a área de contabilidade, lembre-se de que para conquistar as melhores vagas de emprego é importante estudar em uma boa instituição de ensino. Por isso, venha para a Anhanguera e tenha acesso a um ensino de excelência!

Gostou do post e quer estudar Ciências Contábeis na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.