Marketing Digital presencial: conheça essa modalidade de faculdade

Marketing Digital presencial: conheça essa modalidade

O marketing é uma excelente área para quem deseja construir carreira em um mercado promissor. Para aqueles que preferem vivenciar ao máximo a experiência na faculdade, é interessante optar pela faculdade de Marketing Digital presencial.

A graduação em Marketing Digital é disponibilizada pelas instituições de ensino como formação tecnológica. Em paralelo a isso, existem também cursos livres e profissionalizantes de marketing digital no mercado para quem não deseja optar por uma faculdade, mas eles não são o foco deste conteúdo.

Continue lendo para descobrir e saber mais sobre a graduação.

Dá pra fazer o curso Marketing Digital presencial?

um menino e duas meninas com livros na mão andando pela faculdade

Sim, você também vai encontrar a faculdade de Marketing Digital na modalidade de ensino presencial. Esse é o formato de educação tradicional porque é necessário estar em sala de aula todos os dias para cumprir a carga horária do curso.

Vantagens do curso Marketing Digital presencial

Fazer o curso de Marketing Digital presencial é muito vantajoso em função do contato direto com os professores e os colegas de turma. A interação social é maior, sendo possível esclarecer dúvidas em tempo real e aproveitar de uma forma mais intensa a estrutura e o ambiente da universidade.

Conheça mais sobre as vantagens de optar por uma faculdade de Marketing Digital!

Outras modalidades para o curso Marketing Digital

A faculdade de Marketing Digital também é oferecida nas modalidades a distância. Você pode optar pelo curso EAD 100% online ou então pela formação semipresencial, que une a flexibilidade do EAD e a educação presencial com encontros periódicos no campus universitário.

Saiba mais: explore todas os tipos e modalidades de cursos de marketing digital e descubra como escolher o mais adequado para você!

Outras faculdades presenciais parecidas com Marketing Digital

Existem algumas graduações presenciais cujo preparo do profissional é parecido com a formação em Marketing Digital. Por exemplo:

Você pode também prestar vestibular para essas formações que quiser aumentar a chance de entrar para o ensino superior.

Publicidade ou Marketing? Qual faculdade escolher?

Como é a faculdade de Marketing Digital presencial?

Na graduação de Marketing Digital presencial, todo o conteúdo do curso é ministrado pelo professor em sala de aula. É preciso comparecer às aulas para cumprir a carga horária.

Além das disciplinas teóricas, pode haver momentos com aulas práticas, vivências em laboratórios, dinâmicas, entre outras atividades para enriquecer a formação.

Carga horária e duração do curso Marketing Digital presencial

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a carga horária mínima do curso de Marketing deve ser de 1.600 horas. Atendendo a essa determinação, o curso de Marketing Digital presencial tem essa mesma carga horária média, dividida em quatro semestres. Assim, trata-se de um curso Tecnólogo com duração de 2 anos.

Grade curricular curso Marketing Digital presencial

A grande curricular da graduação em Marketing Digital é composta por disciplinas mais específicas, em função de ser um curso Tecnólogo. Algumas matérias que você poderá ver nessa faculdade são:

  • Ações de Engajamento do Consumidor;
  • Análise e Tendência de Mercado;
  • Branded Content;
  • CRM — Gestão do Relacionamento com o Cliente;
  • Digital Branding;
  • Empreendedorismo Digital;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Experiência de Usuário;
  • Gestão Mercadológica da Era Digital;
  • Indicadores e Métricas;
  • Mídia Online;
  • Mídia Paga;
  • Otimização de Plataformas Online (CRO);
  • Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor;
  • Planejamento Estratégico Digital;
  • Projetos para Marketing Digital;
  • SEO e Redação para Web;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania.

Aulas teóricas em Marketing Digital presencial

A formação em Marketing Digital presencial engloba um conteúdo basicamente teórico. No entanto, as aulas são dinâmicas, porque os professores também poderão trazer diferentes formatos de conteúdo, análises de caso e exemplos de mercado, mostrando aos alunos como tudo se aplica na prática da profissão.

Aulas práticas em Marketing Digital presencial

Nas aulas práticas do curso de Marketing Digital presencial, o professor poderá trabalhar com a criação de projetos e a apresentação de trabalhos, por exemplo. Indo além da sala de aula, o próprio aluno poderá buscar vagas de estágio para vivenciar a profissão.

Vale ressaltar que, nessa formação, não são exigidos os estágios supervisionados. Mas é interessante buscar essa experiência para enriquecer o currículo e se preparar melhor para o mercado, que é muito dinâmico.

A rotina de estudos na faculdade presencial

A faculdade de Marketing Digital presencial não costuma ser oferecida como ensino em tempo integral, já que é uma formação curta. De toda forma, a instituição de ensino superior determina os horários de início e término das aulas presenciais, que precisam ser assistidas diariamente para cumprir a carga horária.

Também poderá ser necessário cumprir atividades, trabalhos ou disciplinas pelo ambiente virtual de aprendizagem, conforme proposta de cada instituição. Além dessa rotina da faculdade, é interessante que o estudante busque conhecimento por conta própria.

Vale fazer pesquisas e se aprofundar nos temas propostos pelos professores, além de acompanhar o mercado atual e as tendências da profissão. Uma ideia é acompanhar o perfil de profissionais e personalidades da área, como Seth Godin (Autor e Especialista em Marketing) e Brian Halligan (Co-fundador do HubSpot).

Também é interessante analisar as estratégias adotadas pelas empresas para entender como elas fazem seu Marketing Digital e se comunicam com o público.

Quanto custa um curso Marketing Digital presencial?

O valor médio da faculdade de Marketing Digital presencial é de R$300 por mês. Então, você vai encontrar instituições com mensalidades mais baixas e outras com valores um pouco mais altos. Mas é possível otimizar o orçamento procurando por programas de desconto.

Tem bolsa para Marketing Digital presencial?

Sim, é possível encontrar ofertas de bolsas de estudo para o curso de Marketing Digital presencial. As instituições de ensino particulares criam seus próprios programas para disponibilizar descontos para os estudantes. O percentual varia de uma faculdade para a outra, assim como o tipo de bolsa e os critérios para participar.

Quer saber mais? Conheça nosso guia para entender tudo sobre bolsas de estudo e descontos nas universidades.

Tem entrada Prouni no curso Marketing Digital presencial?

Você também pode concorrer a uma bolsa de estudos na faculdade de Marketing Digital presencial por meio do Prouni. Nesse caso, os descontos podem ser de 50% ou 100%, dependendo da oferta das faculdades. Para participar é preciso prestar o Enem e se inscrever no sistema, aguardando o processo seletivo automático.

Fies para o curso Marketing Digital presencial

Outra forma de ter um desconto na mensalidade do curso de Marketing Digital presencial é por meio do financiamento estudantil. O programa é oferecido pelo governo e usa a nota do Enem como corte para selecionar candidatos com melhor desempenho.

O benefício consiste em um desconto no valor da mensalidade, ampliando o prazo para quitação do valor total do curso.

O diploma do curso Marketing Digital presencial vale a pena?

Hoje em dia, ter um diploma de Marketing Digital presencial vale muito a pena devido à importância dessa área, como você pode observar na citação a seguir:

“Em um mundo cada vez mais digital, a habilidade de adaptar-se rapidamente às mudanças no marketing online não é apenas útil, mas também essencial. A educação formal em marketing digital oferece uma base sólida para enfrentar os desafios do mercado moderno.”

Jane Smith

O dia a dia do profissional de Marketing é complexo e desafiador. Por isso, se preparar de maneira formal pelo aprendizado presencial garante uma vivência importante para enfrentar esses desafios, atuando com muito mais competência.

Nível de qualificação para graduação presencial em Marketing Digital

Ao cursar uma graduação presencial em Marketing Digital você terá um diploma de ensino superior com título de Tecnólogo. Essa formação permite continuar os estudos por meio de especializações em áreas do Marketing ou correlacionadas.

Credibilidade no mercado de formação presencial para Marketing Digital

Os cursos presenciais, inclusive de Marketing Digital, têm muita credibilidade devido à vivência no campus universitário e à interação social proporcionada pela educação tradicional. Logo, você vai encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho e terá uma preparação intensa para enfrentar os desafios da profissão.

Oportunidades de carreira do curso Marketing Digital presencial

O diploma do curso de Marketing Digital presencial oferece a oportunidade de seguir carreira em diferentes áreas, como:

  • Análise de Dados;
  • CRM e E-mail Marketing;
  • SEO e SEM;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Inbound Marketing;
  • Tráfego Pago;
  • Growth Hacking;
  • Mídias Sociais;
  • Vendas na Internet;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Automação de Marketing;
  • Consultoria;
  • Analytics;
  • Mobile;
  • Propaganda Digital.

As oportunidades estão disponíveis em diferentes lugares, como agências de Comunicação, Publicidade ou Marketing, institutos de pesquisa, empresas diversas, consultorias e órgãos do governo.

Custo-benefício do curso de Marketing Digital presencial

A faculdade de Marketing Digital presencial oferece um bom custo-benefício pela grande demanda na área. Considerando somente as oportunidades no e-commerce, você encontrará um mercado em expansão crescente desde 2017, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Só em 2022, o faturamento do e-commerce brasileiro ultrapassou R$ 169 bilhões. Tudo isso envolve o trabalho de profissionais para colocar em prática as estratégias e ações das empresas.

Networking e interação com professores e alunos no Marketing Digital presencial

O aprendizado presencial proporciona uma grande oportunidade para fazer networking. A proximidade com professores e colegas forma contatos importantes para começar a construir carreira. Também é interessante participar de feiras, seminários, palestras e encontros para ampliar ainda mais essa rede desde a faculdade.

O que é necessário para fazer o curso Marketing Digital presencial?

Para aproveitar ao máximo a graduação em Marketing Digital presencial, é muito importante se preparar. Isso envolve, por exemplo, pensar nos recursos necessários para fazer o curso.

Materiais para o curso Marketing Digital presencial

Para assistir às aulas presenciais, você vai precisar de materiais básicos, como caderno, canetas, lápis e borracha. Também é válido ter um celular ou computador com acesso à internet para aproveitar os ambientes digitais da faculdade. Os professores ainda podem pedir livros. Dependendo das obras, elas são encontradas em bibliotecas públicas ou na biblioteca virtual da instituição.

Disponibilidade de horários para aulas presenciais de Marketing Digital

Apesar de o curso de Marketing Digital presencial não ser uma faculdade de ensino em tempo integral, você precisará organizar a sua rotina. Afinal, será necessário ir até a faculdade todos os dias. É indispensável ter disponibilidade de horário para assistir às aulas conforme o cronograma da instituição.

Recursos para transporte e alimentação para aulas presenciais

Mais dois detalhes importantes são o transporte e a alimentação. Você precisará se deslocar até a faculdade diariamente, então, programe-se para ter recursos para esse custo. Não se esqueça também de planejar a sua alimentação fora de casa.

Como entrar no curso Marketing Digital presencial?

Para ingressar no curso de Marketing Digital presencial, você precisa:

  • comprovar a conclusão do ensino médio;
  • fazer a inscrição para o Enem ou vestibular;
  • alcançar a pontuação para obter a aprovação;
  • realizar a matrícula no prazo.

Matrícula e vestibular para Marketing Digital presencial

O período de inscrições para o vestibular de Marketing Digital presencial costuma acontecer a cada seis meses. As instituições podem realizar a prova tradicional, agendada ou o vestibular online. Geralmente, a avaliação é composta por questões de múltipla escolha.

É estabelecida certa quantidade de vagas. Os estudantes que alcançam as notas mais altas ocupam as vagas até que elas encerrem. Mas, para garantir o ingresso no curso, não basta ser aprovado. É preciso realizar a matrícula online ou presencialmente, conforme a faculdade determinar.

Programas e bolsas para o curso Marketing Digital presencial

As instituições de ensino também podem estabelecer processos seletivos para conseguir bolsas para o curso de Marketing Digital presencial. Se você quiser concorrer, deve se informar sobre os critérios para obter o benefício e se é necessário participar de alguma seleção.

Leia este conteúdo para entender como é realizado o processo de bolsas de estudos na Anhanguera!

Documentação necessária para a matrícula em Marketing Digital presencial

O ideal é se informar na secretaria da faculdade sobre quais são os documentos necessários para fazer a matrícula no curso de Marketing Digital presencial. Costumam ser solicitadas informações básicas, como:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de endereço;
  • histórico escolar do ensino médio;
  • certificado de conclusão do ensino médio.

Quem vai fazer a segunda graduação e deseja eliminar matérias, deve apresentar o diploma da outra graduação. Já quem vai ingressar usando o Enem ou vai concorrer a bolsas, precisa apresentar outros documentos, como o boletim do exame.

Atendimento da universidade para quem é aluno de Marketing Digital presencial

Os alunos matriculados recebem atendimento pela secretaria do campus ou pela secretaria virtual. São disponibilizados diferentes canais de contato, como telefone, e-mail, chat e aplicativo de mensagem.

Os dados desses contatos e os horários de atendimento estão no Fale Conosco do site da faculdade. Ali você também poderá encontrar uma área de perguntas frequentes.

Qual a melhor faculdade presencial para o curso Marketing Digital?

A melhor faculdade é aquela que oferece uma formação de qualidade. Quando for escolher a instituição, evite focar só no valor da mensalidade ou no nome da universidade. O ideal é analisar:

  • metodologia de ensino;
  • qualificação do corpo docente;
  • estrutura física e digital;
  • credibilidade no mercado;
  • índice de empregabilidade dos alunos.

Liberação e nota MEC para o curso Marketing Digital presencial

Antes de se inscrever no processo seletivo de uma faculdade, faça uma pesquisa no portal e-MEC. Confira se a instituição está liberada pelo MEC para oferecer o curso de Marketing Digital presencial.

Aproveite também para ver a nota da faculdade. O MEC utiliza alguns parâmetros para avaliar a qualidade do ensino oferecido. As notas 4 e 5 indicam as melhores instituições.

Custo-benefício

Após analisar a estrutura da faculdade e a qualidade do ensino, compare com o valor das mensalidades. Veja se o custo-benefício é vantajoso para que você possa investir em um curso que entregue tudo aquilo que deseja e precisa para se preparar bem para o mercado.

O curso de Marketing Digital presencial é uma boa escolha de graduação devido à robustez da grade curricular e experiência oferecida pelo ensino tradicional. Mas não se esqueça de analisar com cautela a faculdade para ter a melhor vivência e experiência durante a sua formação.

Gostou da ideia de seguir carreira no Marketing Digital? Então, garanta sua vaga e comece a construir o seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados