Transição de carreira: dicas essenciais

Transição de carreira: dicas essenciais

A escolha de uma profissão não precisa ser definitiva. Por diversos motivos, você pode optar por fazer uma transição de carreira e seguir outros rumos profissionais. Contudo, ao tomar essa decisão, você pode ter dúvidas de como fazer efetivamente a mudança.😕

Vale ressaltar que esse é um movimento que pode ocorrer tanto para uma profissão distinta quanto na mesma área de atuação. Logo, o primeiro passo é identificar os seus pontos de insatisfação na carreira atual e qual é o seu objetivo com a transição.

Pode parecer complexo, mas, neste artigo, você entenderá como fazer uma transição de carreira rapidamente. Não perca!🚀

Quais são os principais desafios do processo de transição de carreira?

Se você não sabe o que é transição de carreira, vale entender que esse processo se refere à mudança no posicionamento trabalhista. Independentemente da motivação, o objetivo desse movimento é alcançar maior realização pessoal e profissional.🧡

O processo envolve diversos desafios, pois será preciso buscar uma recolocação no mercado de trabalho. Entre eles, estão:

  • Insegurança: Mudar de carreira pode gerar medo e insegurança, sendo importante encarar esses sentimentos e seguir em frente com coragem.
  • Aprendizado: Aprender novas habilidades e adaptar-se às demandas do novo campo profissional é um desafio constante.
  • Reconhecimento profissional: Reiniciar sua carreira pode significar deixar para trás conquistas e reconhecimento no campo anterior.
  • Redução de renda: É possível que a transição de carreira implique em redução temporária de renda, exigindo planejamento financeiro.
  • Tempo e dedicação: A transição pode exigir tempo e esforço extra para se adaptar e se estabelecer na nova área.

Qual é a hora certa de fazer uma transição de carreira?

Superados os desafios para realizar uma transição de carreira, você pode se perguntar qual é a hora certa de fazer a mudança. Na verdade, essa é uma questão muito pessoal, mas provavelmente você saberá quando esse momento chegar.

Isso porque a vontade de mudar de carreira costuma ser seguida de bastante insatisfação no trabalho. ☹️Normalmente, as pessoas que desejam migrar de área não veem mais sentido nas funções que desempenham.

Porém, fique tranquilo, pois você não está sozinho. De acordo com uma pesquisa divulgada pela CNN, 4 a cada 5 brasileiros desejam mudar de carreira. E olha que interessante: países aqui da América Latina mostram sentimentos semelhantes. Segundo a mesma pesquisa, 83% das pessoas no Chile querem mudar de carreira e 79%, na Argentina.😯

Também pode ser a hora certa de mudar de carreira se você perceber que as demandas pela sua profissão estão cada vez mais escassas. Nesse caso, pode ser mais interessante buscar outra alternativa de carreira.

Como mudar de carreira rapidamente?

Se você tem vontade de mudar de carreira, mas tem medo de esse processo demorar, fique tranquilo. É possível fazer uma transição de forma rápida com a ajuda dos cursos livres e profissionalizantes.📚

Esses cursos são desenvolvidos para suprir demandas específicas do mercado. Além disso, eles têm cargas horárias menores em comparação com um curso técnico ou uma graduação, por exemplo. Para você ter uma ideia, aqui na Anhanguera, temos cursos que variam de 20h a 190h. Tudo depende do conteúdo da formação!

Por exemplo, um curso livre EAD de Arquitetura de Dados tem 80h. Já um curso profissionalizante EAD de Marketing Digital tem carga horária de 190h.

Logo, você pode enriquecer seu currículo rapidamente para conseguir se recolocar em uma nova carreira.😎

Inclusive, muitas pessoas não sabem como fazer um currículo para transição de carreira. Como a sua experiência na área será pequena, os cursos livres e profissionalizantes ajudam a preencher essa lacuna. Com isso, você se destaca dos concorrentes e mostra para os recrutadores que está em constante aprimoramento profissional.💪🏽

Outra dica é fazer uma assinatura de cursos rápidos para cursar diversas opções e aprimorar ainda mais o currículo. Basta pagar um valor fixo e acessar os conteúdos do seu interesse.

Que tal dar o primeiro passo para realizar uma transição de carreira?

Gostou de saber como fazer a transição de carreira? Embora seja um processo que envolve diversos desafios, você pode acelerar a mudança ao fazer os cursos livres e profissionalizantes da Anhanguera. Por isso, não perca tempo e comece a sua transformação profissional agora mesmo!😉

Aproveite e conheça os cursos livres e o modelo de assinatura AEDU Flash!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados