Conheça a grade curricular de um curso de Jornalismo

grade curricular jornalismo

O curso de Jornalismo forma profissionais muito importantes para a sociedade. São eles que apuram os fatos, vão em busca de fontes e informam a população sobre diferentes temas –– política, cultura, economia, cidades e por aí vai. Se você gosta dessa perspectiva de atuação e deseja ingressar na área, é importante conhecer a grade curricular da graduação

Preparar-se para a faculdade é uma ótima maneira de entender se é realmente a sua praia. Dessa forma, dá para evitar frustrações durante o curso e ter mais confiança durante essa jornada de aprendizado. Para ajudar você nesse sentido, listamos algumas das matérias que fazem parte da grade curricular de Jornalismo.

Como veremos, são disciplinas abrangentes e muito importantes para a formação de um jornalista completo. Acompanhe!

Sociedade Brasileira e Cidadania

O jornalista é um profissional que precisa de conhecimentos múltiplos. Para escrever sobre economia, por exemplo, ele deve entender sobre a História do país para compreender o contexto dos fatos. Da mesma forma, uma ação cultural pode depender de fatores políticos. É por isso que a grade curricular do Jornalismo aposta no estudo da sociedade e cidadania.

A ideia é compreender desde a formação da sociedade até as relações que existem hoje. Isso inclui aspectos como diversidade e pluralidade, ética e política, cidadania, desigualdades, entre outros temas.

Análise do Discurso

Para escrever reportagens e fazer entrevistas verdadeiramente proveitosas, a compreensão de aspectos da linguística é essencial. O jornalista precisa ler as entrelinhas e as simbologias de falas, posicionamentos e outras ações das personalidades públicas ou da fonte em questão. Lembre-se de que a busca pelo sentido não abandona esse profissional em sua carreira.

Gêneros Jornalísticos e Técnicas de Entrevista

Seja qual for a área do Jornalismo que você escolher, será preciso colocar as mãos na massa e escrever. Como os textos jornalísticos devem ser imparciais, também há o trabalho com a coleta de informações em fontes seguras. É aí que entram as entrevistas que, quando bem conduzidas, rendem até os chamados “furos de reportagem”.

Durante essa disciplina, os trabalhos de campo apoiam a prática profissional. Provavelmente, você fará entrevistas com conhecidos e outras fontes para a produção de reportagens –– que, inclusive, podem compor o seu portfólio.

Legislação e Ética na Comunicação

As noções sobre legislação não são requisitos de atuação apenas do bacharel em Direito. Na graduação, o jornalista conhece as principais leis que envolvem a comunicação. A ética também entra em cena para aprimorar a sua atuação, afastando você de práticas imorais e malvistas pela sociedade.

Disciplinas focadas em diferentes atuações

Além de aprender especializações do segmento, como é o caso do Jornalismo Esportivo, existem focos de atuação que o profissional pode escolher. Afinal, como você bem sabe, há oportunidades para repórteres de TV, radialistas, produtores de conteúdo para a internet, entre tantas outras atribuições.

Veja um pouco o que cada uma dessas disciplinas da grade curricular de Jornalismo aborda!

Telejornalismo

Muita gente acredita que o sonho de todo jornalista é aparecer na TV, nos principais telejornais das grandes emissoras. Só que essa é apenas uma das áreas possíveis. Com a disciplina, o estudante aprende as técnicas para escrever roteiros, da escolha das melhores palavras para a compreensão dos espectadores até a contagem de tempo –– já que tudo é cronometrado nesses programas.

O futuro jornalista também aprende enquadramento, uma vez que muitas reportagens serão produzidas sem o auxílio de cinegrafistas ou produtores. É um profissional multitarefas, sem dúvidas!

Assessoria de Imprensa

Políticos, artistas, diferentes pessoas públicas e empresas precisam de um porta-voz que faça a ponte de sua comunicação com a imprensa. O assessor aprende na faculdade de Jornalismo como uma imagem é construída, formas de lidar com crise, além dos princípios para aumentar a visibilidade de um indivíduo ou marca. Entram também o estudo e a criação de press releases, comunidades etc.

Webjornalismo

Com a internet, muitas pessoas passaram a consumir notícias pelas redes sociais ou portais. Diferentemente do impresso, são textos mais dinâmicos e atrativos, devido às formas de consumo do público na web. O estudante aprende as produções para diferentes plataformas.

Rádio e Jornalismo

Como o jornalista também pode produzir reportagens ou apresentar jornais no rádio, existe uma disciplina que ensina tudo sobre esse segmento. Há a contextualização da história do radiojornalismo, principalmente no Brasil, que depois dá espaço para a prática profissional. O estudante aprende como escrever os roteiros e de que forma eles se diferenciam dos materiais do telejornalismo.

As técnicas de radialismo também são bastante valiosas para a produção de podcasts. Então, tenha a certeza de que essa será uma disciplina muito rica para a sua formação.

Jornalismo Impresso Aplicado

Esta é uma das formas mais antigas do Jornalismo e, mesmo não sendo prioridade das pessoas, ainda é uma das áreas de grande interesse dos profissionais. Jornais, revistas, panfletos, folhetins e outras publicações são o alvo dessa disciplina, assim como as boas práticas de escrita para cada um deles.

Fotojornalismo

O estudo da fotografia também faz parte da grade curricular de Jornalismo. Inclusive, este é um campo de atuação bastante interessante. A matéria passa pela história da produção e reprodução de imagens pelos séculos. Também aborda técnicas que colaboram para a ilustração de reportagens e outras peças jornalísticas.

Uma faculdade de Jornalismo de excelência oferta essas e outras matérias para a sua formação. Por isso, se quer qualidade na infraestrutura, no corpo docente e outros quesitos que envolvem a graduação, venha estudar com a gente. Os cursos da Anhanguera ofertam diferenciais como o Canal Conecta, a Aula Destaque e o Trilhas de Carreira.

Se você se pergunta quantos anos dura a faculdade de Jornalismo, saiba que são 8 semestres de dedicação. Aqui na Anhanguera, você pode escolher entre as modalidades presencial e a distância, no 100% online. Esta opção é ideal para quem precisa de rotinas de estudo mais flexíveis.

Estude com a Anhanguera!

A grade curricular de Jornalismo reúne disciplinas de diferentes âmbitos justamente para facilitar as escolhas do profissional em sua carreira. Durante o curso, ele pode se identificar com uma das especialidades, como fotojornalismo ou radialismo, e já desenvolver seus diferenciais para o currículo –– ainda mais com os benefícios exclusivos da Anhanguera.

Quer fazer a graduação em Jornalismo na Anhanguera? Então, inscreva-se no vestibular agora mesmo para garantir a sua vaga!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content