Jornalismo em 2024: tudo que você precisa saber

Você é uma pessoa comunicativa, curiosa, que gosta de aprender e de acompanhar informações atualizadas? Se a sua resposta for sim, a faculdade de Jornalismo é uma excelente alternativa para você trilhar uma carreira de sucesso.

As novas tecnologias abrem muitas oportunidades para aqueles que gostam de ajudar as outras pessoas a se manterem bem informadas. Sabe o que é melhor? Hoje em dia, a área de Jornalismo vai muito além da notícia, seja em impressos, seja pela internet, no rádio ou na televisão.

São várias as possibilidades para ingressar no mercado de trabalho, mas é interessante que você conheça o curso de Jornalismo para descobrir se ele atende às suas expectativas e se você tem o perfil ideal para seguir por esse caminho. Vamos lá?

Como é o curso de Jornalismo?

O curso de Jornalismo é uma graduação das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais. O objetivo é formar profissionais capazes de produzir conteúdo noticioso para diferentes meios de comunicação.

Na faculdade de Jornalismo, você vai aprender a organizar pautas, apurar os fatos, redigir e fazer a edição de notícias em diferentes formatos. Também vai saber como fazer o planejamento e a execução de coberturas jornalísticas, além de conduzir entrevistas e lidar com todos os lados de um acontecimento.

Ao longo dos semestres, o aluno também estuda sobre o sistema de comunicação brasileiro, tecnologias aplicadas a essa área e a legislação e ética jornalísticas. Mas não é só isso: o curso apresenta ao estudante a realidade de uma assessoria de imprensa, Fotografia, Marketing Estratégico e até Empreendedorismo.

É um curso bem completo, que prepara o futuro jornalista para atuar com comunicação e informação de modo geral. A grade curricular envolve disciplinas teóricas e práticas, tornando a experiência acadêmica bem rica nesse sentido.

Quais os tipos de Graduação em Jornalismo?

O curso de Jornalismo é uma faculdade que fornece o diploma de ensino superior em Bacharelado. Isso permite ao estudante fazer especializações e dar continuidade aos estudos dentro dessa área. A seguir, explicamos melhor o tipo de graduação que você pode obter para se tornar jornalista!

Bacharelado em Jornalismo

O Bacharelado é a graduação que você vai obter se fizer uma faculdade de Jornalismo. Esse é o título conferido ao profissional preparado para ter uma atuação mais generalista no mercado.

Isso significa que o título de bacharel em Jornalismo permite desempenhar diferentes funções dentro dessa área. Afinal, o jornalista não atua somente em jornais, revistas, no rádio ou na televisão. Ele também atua na internet, com Comunicação Social e em Assessoria de Imprensa, por exemplo.

Licenciatura Jornalismo

A Licenciatura em Jornalismo não é disponibilizada pelas instituições de ensino superior. Isso porque o foco da formação de um jornalista é o mercado de trabalho e o mundo dos negócios, e não necessariamente a sala de aula.

Os cursos de Licenciatura são para formar professores. Os profissionais que escolhem esse tipo de graduação são capacitados para atuarem de maneira específica com formação pedagógica e ensino acadêmico — algo bem diferente do que fazem os jornalistas em suas rotinas.

Após obter o diploma da faculdade de Jornalismo, no entanto, é possível fazer uma especialização para atuar como docente. Você pode seguir a carreira acadêmica e trabalhar com a formação superior de outros jornalistas, ou então com pesquisa em diversas áreas de conhecimento no mundo acadêmico.

Aliás, segundo uma pesquisa da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançada em 2021 sobre o perfil do jornalista brasileiro na terceira década do século XXI, muitos profissionais atuam dessa maneira. O estudo teve como objetivo “Investigar e mensurar quantos e quem são os/as jornalistas brasileiros/as, no começo desta terceira década do século 21”.

Tecnólogo Jornalismo

O cadastro e-MEC não apresenta registro de uma instituição de ensino superior (IES) que ofereça o curso Tecnólogo em Jornalismo. Sendo assim, essa ainda não é uma opção de graduação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Portanto, o título conferido ao formado na área continua sendo o de bacharel. Mas existem opções de curso livres dentro desse campo de conhecimento que são uma boa alternativa para você conhecer o Jornalismo.

É possível fazer cursos de áudio e vídeo, de Fotografia Jornalística, Jornalismo Esportivo, Jornalismo de Dados, Jornalismo Digital, entre outros. Até para quem já está fazendo a graduação, essas são boas opções que ajudam a cumprir as atividades complementares solicitadas e completar a carga horária da formação.

O curso de Jornalismo é bom?

O curso de Jornalismo é muito bom, porque proporciona ao estudante conhecimentos amplos e, ao mesmo tempo, muito completos. Sem falar que o título de bacharel traz a possibilidade de atuação em diferentes áreas no setor.

Para formar um jornalista, as instituições de ensino superior precisam seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação. Três determinações que constam na Resolução nº 1 de 27 de setembro de 2023 estabelecem como deve ser a estrutura de curso de Bacharelado em Jornalismo:

“I – ter como eixo de desenvolvimento curricular as necessidades de informação e de expressão dialógica dos indivíduos e da sociedade;

II – utilizar metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e a integração entre os conteúdos, além de estimular a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, propiciando suas articulações com diferentes segmentos da sociedade;

III – promover a integração teoria/prática e a interdisciplinaridade entre os eixos de desenvolvimento curricular”.

Existe uma ampla oferta de cursos superiores em Jornalismo no mercado. Por isso, é importante ter atenção para escolher uma instituição de ensino que seja confiável, aprovada pelo MEC.

Aprovação do MEC

Para oferecer a faculdade de Jornalismo, assim como outros cursos de graduação, a instituição de ensino superior precisa ter sido aprovada pelo MEC. Isso significa que o plano pedagógico deve estar conforme a diretriz que citamos acima, atendendo a tudo aquilo que está estabelecido no artigo 3º da resolução:

“Art. 3º O projeto pedagógico do curso de graduação em Jornalismo, com suas peculiaridades, seu currículo pleno e sua operacionalização, abrangerá, sem prejuízo de outros, os seguintes elementos estruturais:

I – concepção e objetivos gerais do curso, contextualizados em relação às suas inserções – institucional, política, geográfica e social;

II – condições objetivas de oferta e vocação do curso;

III – cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do curso;

IV – formas de efetivação da interdisciplinaridade;

V – modos de integração entre teoria e prática;

VI – formas de avaliação do ensino e da aprendizagem;

VII – modos de integração entre graduação e pós-graduação;

VIII – incentivo à pesquisa e à extensão, como necessários prolongamentos das atividades de ensino e como instrumentos para a iniciação científica e cidadã;

IX – regulamentação das atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), componente obrigatório a ser realizado sob a supervisão docente;

X – regulamentação das atividades do estágio curricular supervisionado, contendo suas diferentes formas e condições de realização;

XI – concepção e composição das atividades complementares, quando existentes.”

Para saber se a faculdade que você escolheu foi aprovada pelo MEC, basta consultar o cadastro e-MEC e pesquisar pela instituição ou curso. O site vai exibir uma lista dos cursos que são aprovados, além de apresentar a nota de avaliação recebida por eles — indicando a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.

Os cursos avaliados pelo MEC recebem uma nota de 1 a 5. Aqueles que ficam com 1 ou 2 são obrigatoriamente convocados para uma nova avaliação, arriscando serem descredenciados se a nota não melhorar após a visita feito pelos especialistas do órgão. Da nota 3 em diante, o resultado é considerado positivo, sendo opcional a visita técnica.

Qual o perfil ideal de aluno de Jornalismo?

O aluno de Jornalismo precisa ter um perfil muito comunicativo. Afinal, a principal função do jornalista é levar informação de qualidade para as pessoas. Logo, ele deve saber se expressar com clareza para os conteúdos serem transmitidos de uma forma clara e objetiva, sem gerar falsas interpretações.

Existem outras características que compõem a personalidade do jornalista, e que são fundamentais para o aluno que está iniciando nessa graduação. Além disso, certas habilidades e comportamentos contribuem de forma significativa com um bom desempenho nos estudos e na profissão. Veja!

Personalidade

A curiosidade é indispensável para o aluno que pretende cursar uma faculdade de Jornalismo. Essa qualidade é um princípio básico, porque o jornalista precisa ter vontade de buscar respostas para determinadas situações. Mas ele não pode se limitar aos primeiros dados que recebe!

O bom profissional da área é aquele que investiga a fundo os fatos, por isso, para ter vocação, também é fundamental ser uma pessoa ética, analítica e com pensamento crítico. Ainda é preciso ser um profissional atento, que filtre as informações e identificar aquilo que é verdadeiro ou que pode ser um equívoco.

O jornalista José Arbex Jr., autor do livroShowrnalismo: a notícia como espetáculo”, diz que é “insustentável a pretensão de que tais fatos possam ser ‘capturados objetivamente’ e retransmitidos ‘fielmente ao público, como se o jornal fosse um ‘espelho da realidade’.” Então, ainda que ele e outros teóricos afirmem que a imparcialidade é um mito jornalístico, um estudante de Jornalismo deve procurar ser imparcial, dentro do possível.

A ética da profissão orienta a noticiar aquilo que está acontecendo sem favorecer um ou outro lado da história. Os fatos precisam ser apresentados da maneira como eles são, exceto quando o formato permite um posicionamento do profissional. Em artigos de opinião, por exemplo, as informações podem ter um cunho mais interpretativo e pessoal.

Outra qualidade de um estudante de Jornalismo é ser uma pessoa persistente e resiliente. Nem sempre é fácil encontrar as informações necessárias, por isso, é preciso persistir, pesquisar, investigar e trabalhar os conteúdos ao máximo — como ocorre no Jornalismo Investigativo.

Além disso, o estudante de Jornalismo precisa gostar muito de ler e de aprender, porque essa é a base das rotinas em toda a sua carreira. A área pede atualização constante, muita leitura, consumo de conteúdos de qualidade e, claro, acompanhamento das tendências do mercado.

Rotina de estudos

A rotina de estudos na faculdade de Jornalismo já prepara bem o profissional para a profissão, porque também envolve muita leitura e atualização contínua. Também é recomendado que o aluno tenha um bom domínio da Língua Portuguesa e dos mecanismos de linguagem para saber como se comunicar bem.

No dia a dia acadêmico, é válido ficar por dentro das técnicas e ferramentas que auxiliam na interpretação de dados e estatísticas, principalmente quando se trata do Jornalismo Digital, do Jornalismo de Dados e do Jornalismo Investigativo.

Além disso, ser uma pessoa organizada e disciplinada é indispensável para ter um bom desempenho nos estudos. Afinal, é necessário dedicação para conseguir acompanhar as disciplinas da graduação e, ao mesmo tempo, ficar de olho naquilo que vem acontecendo no mundo.

Sendo assim, vale incluir momentos para acompanhar os noticiários, buscar informações na internet e observar aquilo que veiculam em instituições como o Conselho Federal dos Jornalistas (FENAJ), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Na Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), é possível fazer um cadastro como jornalista para ter acesso em primeira mão às notícias mais recentes. Agora, após se formar, vale se associar a um desses órgãos também.

Quais as modalidades de estudo para Jornalismo?

O curso superior em Jornalismo está disponível tanto na modalidade a distância quanto no formato presencial. Você pode escolher estudar pela internet ou comparecer à faculdade para conferir o conteúdo em sala de aula. Veja a seguir como funciona cada um dos formatos de ensino da faculdade de Jornalismo!

Jornalismo EAD

Essa é a opção de graduação em Jornalismo online. Você terá acesso ao conteúdo do curso pela internet por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Esse espaço funciona como uma sala de aula, mas no formato digital.

Ao fazer a matrícula no curso de Jornalismo EAD, o estudante recebe acesso a esse ambiente virtual. A instituição de ensino disponibiliza todos os materiais de apoio para que ele possa explorar esse espaço e utilizar cada um dos seus recursos.

Apesar de online, há um calendário a ser cumprido, e os conteúdos das disciplinas são liberados na sala de aula virtual respeitando esse cronograma. Por isso, o estudante precisa ser organizado e disciplinado para conseguir acompanhar os prazos e fazer as entregas de todas as atividades sem atrasos.

Jornalismo presencial

A faculdade de Jornalismo presencial é aquela em que os estudantes precisam se reunir em sala de aula com o professor para cumprir as atividades do curso. É o formato mais tradicional de estudos que já conhecemos.

Geralmente, as aulas das principais disciplinas acontecem todos os dias úteis da semana. Contudo, pode ser que a instituição de ensino disponibilize alguns conteúdos também no Ambiente Virtual de Aprendizagem, para complementar a experiência acadêmica e o aprendizado.

Jornalismo semipresencial

O curso superior semipresencial é a modalidade a distância com atividades presenciais. O estudante de Jornalismo que escolhe essa opção cumpre uma parte da grade curricular pela internet e a outra parte em sala de aula.

As disciplinas online ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, enquanto as disciplinas presenciais são cursadas nos encontros que acontecem periodicamente na faculdade ou no polo de apoio.

A modalidade semipresencial reúne aquilo que há de melhor no ensino a distância e no presencial. O estudante tem contato com os colegas de turma, com o tutor ou professor, mas também consegue aproveitar a praticidade do EAD, realizando diversas atividades no conforto da sua casa.

Qual a duração e as matérias do curso de Jornalismo?

A faculdade de Jornalismo tem duração de 4 anos, divididos em semestres, assim como em outras graduações. Conforme explicamos, quem escolhe esse curso recebe o título de bacharel, não havendo diferenças consideráveis entre o tempo necessário para se formar em uma instituição ou em outra.

O que pode variar entre as instituições de ensino superior (IES) são alguns detalhes da grade curricular de Jornalismo. De toda forma, as faculdades precisam respeitar as diretrizes estabelecidas pelo MEC, justamente para que esse curso seja aprovado pelo órgão.

A seguir, apresentamos as disciplinas do Bacharelado em Jornalismo da Anhanguera, para você conhecer a forma como os semestres são organizados.

1º semestre

  • Comunicação e Discurso;
  • Teoria da Comunicação;
  • Legislação e Ética na Comunicação;
  • Optativa I.

2º semestre

  • Sistemas Brasileiros de Comunicação;
  • Gestão de Projetos e Eventos;
  • Redação Jornalística Geral;
  • Optativa II.

3º semestre

  • Comunicação de Marketing em Meios Digitais;
  • Teorias do Jornalismo;
  • Computação Gráfica;
  • Fotojornalismo;
  • Projeto de Extensão I — Jornalismo.

4º semestre

  • Fotografia Básica;
  • Gestão e Planejamento de Mídia;
  • Marketing Estratégico;
  • Teorias Avançadas da Comunicação;
  • Comunicação, Ciência e Tecnologia.

5º semestre

  • Jornalismo Especializado;
  • Planejamento Gráfico;
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Rádio e Radiojornalismo;
  • Projeto de Extensão II — Jornalismo.

6º semestre

  • Telejornalismo;
  • Estética e História da Arte;
  • Gêneros Jornalísticos e Técnicas de Entrevista;
  • Análise da Realidade Brasileira Contemporânea;
  • Gestão de Indicadores;
  • Pesquisa em Comunicação e Comportamento do Consumidor.

7º semestre

  • Comunicação Integrada Organizacional;
  • Gestão da Comunicação;
  • Jornalismo Impresso Aplicado;
  • Idiomas Instrumentais para Comunicação;
  • Projeto de Extensão III — Jornalismo;
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
  • Estágio Supervisionado — Jornalismo.

8º semestre

  • Webjornalismo;
  • Assessoria de Imprensa;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Optativa III;
  • Optativa IV;
  • Optativa V.

Quais as possibilidades de especialização em Jornalismo?

Quem se forma na faculdade de Jornalismo pode fazer uma pós-graduação para direcionar da melhor forma a sua carreira. É possível atuar, por exemplo, somente com Jornalismo Investigativo, com Jornalismo Literário, Fotojornalismo e assim por diante.

Além dessas alternativas, existe a possibilidade de trabalhar com Comunicação Social, Jornalismo Audiovisual, Jornalismo Econômico, Político, e até focado em temas culturais, em Moda e Gastronomia. Comunicação em Mídias Digitais, Assessoria de Imprensa e também estão entre as possibilidades. Veja um pouco sobre cada uma delas, além de outras opções:

  • Jornalismo Investigativo: foco na pesquisa aprofundada e revelação de informações ocultas;
  • Jornalismo Literário: combinação de técnicas literárias com reportagem jornalística para criar narrativas envolventes;
  • Fotojornalismo: uso de imagens fotográficas para contar histórias e documentar eventos;
  • Comunicação Social: abordagem mais ampla que engloba diversas áreas da comunicação, além do jornalismo;
  • Jornalismo Audiovisual: ênfase na produção de conteúdo audiovisual, como vídeos e documentários;
  • Jornalismo Econômico: cobertura de assuntos relacionados à economia, finanças e negócios;
  • Jornalismo Político: foco na cobertura de eventos políticos, governo e questões políticas;
  • Jornalismo Cultural: exploração de temas culturais, como arte, música, cinema e literatura;
  • Jornalismo de Moda: ligado a cobertura de eventos e acompanhamento de lançamentos, tendências e personalidades da moda;
  • Jornalismo Gastronômico: especialização em cobrir temas relacionados à culinária;
  • Comunicação em Mídias Digitais: uso estratégico das plataformas digitais para disseminar informações;
  • Assessoria de Imprensa: trabalho de relações-públicas para promover indivíduos ou organizações na mídia;
  • Jornalismo de Ciência: foco na cobertura de avanços científicos e tecnológicos;
  • Jornalismo Esportivo: dedicação à cobertura de eventos esportivos e notícias relacionadas ao mundo dos esportes;
  • Jornalismo de Viagem: especialização em relatar experiências de viagem e destinos turísticos;
  • Jornalismo Ambiental: cobertura de questões ambientais, conservação e sustentabilidade;
  • Jornalismo de Saúde: reportagem sobre tópicos de saúde, medicina e bem-estar;
  • Jornalismo de Educação: cobertura de temas educacionais, escolas e políticas educacionais;
  • Jornalismo de Tecnologia: foco em notícias e tendências relacionadas à tecnologia e inovação;
  • Jornalismo de Entretenimento: cobertura de celebridades, cinema, música e cultura pop;
  • Jornalismo Internacional: reportagem sobre eventos e questões globais;
  • Jornalismo de Negócios Internacionais: especialização em notícias econômicas e de negócios globais.

Para quem ainda não tem certeza de qual tipo de Jornalismo exercer, o ideal é acompanhar de uma forma muito atenta a grade curricular da faculdade. Durante os semestres, fica mais fácil identificar as matérias com as quais você tem mais afinidade e, assim, estabelecer qual caminho seguir após se formar.

Quais as principais áreas para recém-formados?

Para quem está se formando agora na faculdade, é interessante procurar por áreas do Jornalismo que estejam em alta, como o Jornalismo Digital, o Jornalismo Esportivo e a Assessoria de Imprensa. Essas são possibilidades com uma boa demanda por profissionais.

Vale lembrar que o mercado audiovisual também está bem aquecido. Sem contar que agências de Marketing Digital costumam contratar profissionais da área para auxiliar na produção de conteúdo, na editoração dos materiais e também na elaboração de todo o projeto de comunicação de uma marca.

Para quem gosta de Jornalismo na sua forma mais tradicional, continua sendo interessante buscar oportunidades em jornais e revistas, tanto impressos quanto digitais, no rádio ou na televisão. Alguns grupos de comunicação e emissoras têm filiais em diferentes regiões, além de abrirem oportunidade de trabalho para repórter digital.

É válido ressaltar que quem se forma em Jornalismo pode trabalhar com carteira assinada, como freelancer ou prestador de serviços. Ainda é possível empreender, abrindo o próprio negócio. A seguir, apresentamos a tabela divulgada na pesquisa mencionada anteriormente, sobre o perfil do jornalista, mostrando o principal vínculo empregatício desses profissionais no Brasil em 2021:

carteira assinada (CLT): 45,8%;

servidor público: 10,5%;

cargo comissionado: 6,4%;

freelancer: 6,1%;

prestação de serviço sem contrato: 3,5%;

Pessoa Jurídica (PJ): 5,8%;

Microempreendedor Individual (MEI): 8,9%.

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

A escolha entre uma faculdade pública ou privada para fazer o curso de Jornalismo vai depender das necessidades e preferências de cada pessoa. Ambas opções são viáveis e apresentam vantagens, mas funcionam de uma forma diferente.

Para determinar qual das faculdades é melhor para você, o ideal é considerar um contexto mais abrangente, que vai além do pagamento ou não de mensalidades. Confira a seguir algumas informações importantes para tomar a sua decisão!

Faculdade pública

A faculdade pública é aquela administrada pelos estados ou pelo Governo Federal. É a instituição que oferece o curso universitário em Jornalismo de forma gratuita para qualquer pessoa, independentemente das suas condições sociais e financeiras.

Para ter acesso a uma vaga na faculdade pública, é preciso prestar o Enem e participar do processo seletivo. Geralmente, a concorrência é alta em função de ser um curso sem mensalidade. Então, pode ser mais difícil conseguir ingressar.

Faculdade privada

O curso de Jornalismo está presente em muitas Insituições de Ensino Superior privadas. A faculdade privada é uma empresa de âmbito particular que atua na área de educação. Ela oferece os cursos mediante o pagamento de uma mensalidade, com uma oferta de vagas maior — e algumas com valores bem acessíveis. Isso facilita o acesso até para quem tem uma renda menor.

As faculdades privadas costumam oferecer descontos e bolsas de estudos contemplando diferentes perfis de candidatos. Por isso, por mais esse motivo, pode ser mais fácil ingressar nesse tipo de instituição.

Com o investimento financeiro dos estudantes, a faculdade tem mais recursos para oferecer uma boa estrutura. A verba é destinada, por exemplo, para novos equipamentos, laboratórios com tecnologia de ponta e salas que garantem uma alta qualidade de ensino aos matriculados.

Quanto custa a graduação em Jornalismo?

O valor da mensalidade do curso de Jornalismo pode começar a partir de R$ 129,00*. Mas existem faculdades com um preço um pouco mais elevado, podendo alcançar até R$ 3.000,00* por mês.

Essa diferença de preço acontece porque o curso superior em Jornalismo é disponibilizado em modalidades de ensino diferentes. Mas, em geral, as opções EAD têm um preço mais baixo devido ao menor custo de manutenção das turmas.

Os preços ainda podem variar dependendo do período de matrícula, ou seja, de manhã, à tarde ou à noite. Aqui, os turnos com uma procura menor costumam ter uma mensalidade mais em conta.

Você também pode encontrar variação de preços dependendo da instituição de ensino e da região onde ela está localizada. O custo de vida costuma ser mais alto em alguns lugares, e isso também vai impactar no investimento em educação.

Portanto, é válido fazer uma boa pesquisa para encontrar as faculdades mais em conta, com o mesmo nível de qualidade, e ainda conferir a possibilidade de obter uma bolsa de estudos.

Bolsa de estudos

As bolsas de estudos são programas de incentivo criados pelas faculdades privadas para facilitar o acesso aos cursos superiores. Você também encontra alternativas para a graduação em Jornalismo.

Cada instituição de ensino desenvolve seus próprios programas. Sendo assim, haverá diferenças entre o público contemplado, os requisitos para concorrer à bolsa e também as características de cada uma. Mas, normalmente, são oferecidos descontos na mensalidade.

O percentual do desconto varia conforme a proposta de cada bolsa. Algumas podem até mesmo ser integrais, enquanto outras reduzem os valores nos primeiros meses para o matriculado conseguir se adequar à rotina de estudos. Há também as bolsas mais específicas, voltadas para servidores públicos e militares.

As instituições garantem um acesso facilitado para quem vai fazer a segunda graduação e para pessoas que trabalham em empresas que têm convênio com as faculdades. De toda forma, as bolsas são geralmente oferecidas mediante a realização de um processo seletivo.

Como entrar em Jornalismo?

Para ingressar na faculdade de Jornalismo, você precisa ter concluído o ensino médio. Depois, basta escolher a instituição onde pretende fazer a sua matrícula e conferir a maneira como o processo seletivo é realizado.

Existe mais de uma forma de entrar em Jornalismo. Você pode prestar o Enem, participar do Sisu ou realizar o vestibular. Vale ressaltar que as faculdades podem trabalhar com a nota de corte — uma pontuação mínima que precisa ser alcançada para concorrer a uma vaga.

Confira em mais detalhes como funcionam essas três formas de ingresso!

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) funciona como se fosse um grande vestibular a nível nacional. É aplicada uma prova que testa os conhecimentos dos estudantes em diferentes áreas, considerando o conteúdo estudado nos três anos de ensino médio.

A prova é composta por questões objetivas e uma redação, e o candidato recebe uma nota conforme o seu desempenho nas avaliações. Essa pontuação pode ser utilizada em instituições particulares para substituir o vestibular ou para tentar uma vaga no Sisu, nas universidades públicas.

Sisu

Conforme o portal do Ministério da Educação: “o Sisu é uma das formas de ingresso à educação superior com a nota do Enem. Trata-se do sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a participantes do exame”.

Explicando melhor, esse sistema é uma espécie de plataforma onde as faculdades gratuitas publicam as vagas disponíveis para os seus cursos superiores. Quem deseja ingressar em algum desses cursos precisa prestar o Enem e se cadastrar no sistema para concorrer.

A seleção acontece de forma automática. O próprio sistema analisa as notas dos candidatos e preenche as vagas ofertadas pelas faculdades segundo o ranking de classificação — baseado na pontuação do Enem obtida pelos participantes.

Vale ressaltar que também existe nota de corte dentro do Sisu. Então, se os candidatos não conseguirem alcançar a pontuação mínima exigida pelas faculdades, não poderão participar do processo seletivo.

Vestibular

O vestibular é a prova tradicional elaborada pelas faculdades para testar o conhecimento dos candidatos e fazer a seleção dos mais bem preparados. As avaliações costumam trazer questões objetivas e, em alguns casos, também discursivas, além de uma redação.

A maneira como a avaliação é elaborada depende de cada instituição de ensino e de como ela pretende testar os candidatos. Por isso, alguns vestibulares são compostos por etapas, com mais de uma prova ao longo do processo.

De toda forma, existem instituições que facilitam o ingresso dos candidatos, como aqui na Anhanguera, em que você pode fazer o vestibular agendado ou o vestibular online, realizado sem sair de casa, além de transferência externa ou segunda graduação.

Quais as exigências para se formar em Jornalismo?

Para obter o diploma do curso superior em Jornalismo é preciso cumprir a grade curricular completa, cursando todas as horas de cada uma das disciplinas. Isso inclui algumas atividades como o estágio obrigatório, o Enade e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Estágio obrigatório

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) no curso de Jornalismo, o estudante precisa cumprir o estágio supervisionado para receber o seu diploma. Esse estágio também é chamado de obrigatório.

Ele é uma oportunidade que o formando tem de colocar em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula e acompanhar de perto a dinâmica da profissão. Ainda conforme o MEC, o estágio supervisionado em Jornalismo deve somar um total de 200 horas.

Enade

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que “o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial”.

Trata-se de uma avaliação que testa os conhecimentos dos matriculados em determinada graduação. Todos os anos, o Inep estabelece quais cursos serão avaliados. Por isso, quem faz a matrícula em Jornalismo também pode participar do Enade em alguma edição do exame.

Ao fazer a prova, é conferida uma nota para cada estudante. Porém, ela não influencia na média de desempenho do curso. Essa pontuação é utilizada apenas para calcular a qualidade do ensino oferecido pela faculdade, ajudando a compor a nota de avaliação do MEC para o curso e a instituição de ensino.

Embora a nota do Enade não influencie na aprovação de um estudante em disciplinas acadêmicas, a participação no exame é obrigatória quando estabelecido pelo Inep. Do contrário, não é possível receber o diploma ao finalizar o curso.

TCC de Jornalismo

Como você viu na grade curricular que apresentamos, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa obrigatória da graduação em Jornalismo. Esse trabalho reúne todo o conhecimento obtido pelo estudante ao longo da sua formação.

Essa produção é uma monografia, portanto, cada aluno precisa elaborar o seu próprio trabalho, levantando alguma hipótese a ser investigada e defendida. Existe um prazo para fazer a entrega, e o não cumprimento desse tempo impede o estudante de receber o seu diploma.

Vale a pena se formar em Jornalismo?

Fazer faculdade de Jornalismo vale muito a pena. O investimento é bem acessível e é possível obter um salário interessante logo no início da carreira, o que garante o retorno do investimento em pouco tempo.

Salário

A média salarial é de R$ 3.859,67* para jornalistas que exercem uma jornada de trabalho de 37 horas semanais. Entretanto, esse valor pode subir para R$ 8.728,93*, que é o teto salarial do profissional. Mas, dependendo de alguns fatores, como capacitação, região de atuação e tipo de especialização escolhida, o salário do jornalista pode ultrapassar os R$ 10.000,00*.

Por isso, é válido pesquisar muito bem o mercado para escolher uma área do Jornalismo que esteja em alta ou com boas perspectivas de crescimento. Também é interessante conferir aquilo que as melhores empresas estão procurando, para que você dê continuidade aos seus estudos mirando em uma carreira promissora.

Investimento Vs Retorno

Em pouco tempo, você consegue obter o retorno do seu investimento na faculdade de Jornalismo. Além de ser possível encontrar um bom curso com mensalidades bem acessíveis, o salário do jornalista é atrativo, em especial se você escolher áreas em alta, que precisam de profissionais bem capacitados.

Para obter o retorno em um tempo ainda menor, considere o custo-benefício da graduação. Muito além do aspecto financeiro envolvido, o objetivo maior é que você tenha um bom diploma, certo? Esse é o diferencial para ter acesso às melhores vagas.

Você pode optar por instituições de ensino que disponibilizam bolsas de estudo, por exemplo. Conforme explicamos, essa é uma oportunidade para ter um desconto interessante na sua mensalidade e, assim, fazer um investimento menor em um curso de boa qualidade.

Por que cursar Jornalismo na Anhanguera?

A faculdade de Jornalismo na Anhanguera oferece a você um diploma de Bacharelado em apenas oito semestres, com a chance de estudar na modalidade EAD. Mas, se quiser, também pode fazer a graduação no modelo presencial.

A Anhanguera é uma faculdade muito bem estruturada e que já tem tradição no mercado. Já formou milhares de estudantes, por isso, consegue oferecer as melhores condições para você ingressar no ensino superior e ser um excelente profissional em Jornalismo.

A grade curricular foi pensada para você se preparar muito bem para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades específicas para a profissão e adquirindo conhecimentos fundamentais para trilhar o seu caminho no Jornalismo com sucesso.

Quando formado, o estudante poderá trabalhar em empresas de comunicação, emissoras de rádio e TV, jornais e revistas, organizações não governamentais, agências de publicidade, editoras, órgãos do governo, empresas de consultoria, produtoras de conteúdos digitais, produtoras de áudio e vídeo e muito mais.

Aqui na Anhanguera, você recebe apoio personalizado e conta com uma avaliação continuada ao cursar a faculdade de Jornalismo. Isso faz com que cada um dos seus esforços sejam recompensados e valorizados ao longo dos semestres, tornando você um profissional preparado para vencer os desafios do dia a dia e levar informação às pessoas, com ética, responsabilidade e competência.

Agora, chegou a hora de começar a construir o seu futuro. Acesse o site da Anhanguera e faça a sua inscrição no vestibular para garantir a sua vaga no curso de Jornalismo!

* Sujeito a alterações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados