O que é TCC e como ele é na prática?

mulher fazendo tcc

Quem já passou por uma faculdade sabe disso, mas uma dúvida de muitos futuros estudantes universitários é sobre o que é TCC. A sigla, tão temida por alguns, parece representar um projeto que exige muita dedicação para concluir o curso.

Nada melhor do que conhecer a tarefa de perto para entender quais são os maiores desafios e se preparar para vencer essa etapa, não é mesmo? Por isso, não deixe de acompanhar toda a leitura para desvendar de vez o assunto!

O que é o TCC e qual é o seu objetivo?

O TCC nada mais é do que Trabalho de Conclusão de Curso. O nome já diz tudo, e essa é a avaliação final pela qual o estudante passa para receber o diploma da graduação. Por isso, trata-se de um projeto que costuma ser desenvolvido no último ano da faculdade, quando o aluno já tem uma boa base sobre a sua área e consegue construir uma pesquisa avançada a respeito de um tema relacionado a ela.

Aliás, essa é mais uma das características de um TCC. Apesar de cada um ter certa liberdade para escolher um assunto do seu interesse, é importante que ele esteja ligado a algum campo do conhecimento estudado durante o curso. Afinal, não faz muito sentido focar algo que não tenha nada a ver com a sua área de atuação, certo?

O objetivo é realmente colocar os aprendizados adquiridos em prática e ainda aprofundar a pesquisa sobre um tópico que o aluno julgue interessante. É o momento de avaliar a capacidade de unir teoria e prática, além de outras habilidades envolvidas na construção do trabalho.

Vale dizer que, normalmente, é preciso entregar o material escrito e fazer uma apresentação para uma banca de avaliadores. Essa etapa serve também para analisar a desenvoltura do estudante ao expor suas ideias. Logo, a nota final deve considerar uma série de fatores para que seja decidida pela aprovação ou não do aluno prestes a ser graduado.

O TCC é obrigatório?

Embora não seja uma etapa obrigatória em todos os lugares, a exigência do TCC na faculdade é muito comum. O Ministério da Educação (MEC) não impõe essa condição para a conquista do diploma universitário, sendo considerada uma parte opcional do planejamento curricular.

Portanto, trata-se de uma resposta que depende de como cada instituição de ensino percebe a importância do Trabalho de Conclusão de Curso e das regras que ela define para a realização do TCC. Porém, a partir do momento em que é estabelecida a obrigatoriedade, o estudante não pode deixar de cumprir a tarefa. Aqui na Anhanguera, essa é uma parte essencial para a aprovação nos cursos.

Quais são os tipos de TCC?

Como falamos acima, as faculdades podem escolher pela obrigatoriedade ou não do TCC e, ainda, decidir os critérios que devem ser seguidos na sua execução. Isso é muito importante para padronizar os trabalhos e servir de referência aos alunos.

Para quem não sabe, existem vários tipos de trabalhos acadêmicos, o que quer dizer que nem todos os TCCs são iguais. A instituição pode deixar essa escolha livre ou determinar qual é o modelo a ser seguido por todos. Veja a seguir as principais opções.

Monografia

É um tipo de TCC básico e adotado por muitas faculdades, até mesmo para os cursos de pós-graduação. A intenção é produzir um material aprofundado sobre o objeto de estudo, identificando uma hipótese e apresentando ao final as possíveis conclusões do aluno após fazer a pesquisa.

Artigo acadêmico

O artigo de opinião ou acadêmico não difere muito da monografia no seu processo de execução, mas no formato de entrega. A pesquisa intensa continua sendo essencial, só que o resultado final é mais sucinto.

Projeto prático

Em algumas áreas, faz todo sentido que o Trabalho de Conclusão de Curso envolva atividades práticas e não só um estudo teórico. É o caso de cursos como Arquitetura e Urbanismo, Design, Fotografia, Cinema, Jornalismo e outros.

Então, os alunos devem manter a etapa prévia de pesquisa, mas apresentam um trabalho diferente (tipo um vídeo ou projeto arquitetônico) e podem ser dispensados da parte escrita ou não.

Como fazer um TCC?

Uma das primeiras atitudes que você deve ter é procurar as orientações da faculdade. Depois de informar-se sobre as regras, o próximo passo é pesquisar um tema que atraia o seu interesse e desperte a vontade de aprofundar a pesquisa, lembrando sempre que ele deve ser relacionado à sua área de estudo.

Após construir um esboço inicial do que vai ser o projeto, busque um orientador para ajudar você ao longo dos meses. Nesse sentido, a melhor recomendação é que o professor também tenha alguma relação com o assunto para poder contribuir com a sua experiência.

Então, comece a busca por conteúdos variados para dominar o tema antes de produzir o seu próprio material. Pode ser que a instituição permita que o trabalho seja feito em grupo ou dupla — e você deve pensar bastante antes de escolher os seus parceiros para essa jornada.

Considere mais algumas dicas práticas de como é feito o TCC e facilite a missão:

  • aprenda a formatar arquivos segundo as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) ou de acordo com as determinações da sua faculdade;
  • monte um cronograma de tarefas para não correr o risco de perder prazos e prejudicar o trabalho;
  • identifique as técnicas de estudo que vão auxiliar na otimização do tempo;
  • deixe a preguiça de lado e pesquise o máximo que puder para construir uma grande bagagem sobre o tema;
  • considere a apresentação do TCC à banca e prepare-se para a ocasião, pois não adianta ter somente um ótimo trabalho escrito e falhar na exposição do conteúdo.

Quais são as vantagens de fazer um TCC?

Ainda que seja necessária muita dedicação, não ligue para as noites de sono perdidas e foque a oportunidade de crescimento que um Trabalho de Conclusão de Curso proporciona.

Essa é uma das maiores chances que um estudante tem de demonstrar todo o seu empenho, desenvolver novas competências e aprender muito um tema interessante. Além disso, para quem pretende seguir carreira acadêmica, é o primeiro passo de um trabalho ainda mais grandioso, com a possibilidade de seguir pesquisa em um programa de mestrado.

Agora que você já sabe o que é TCC e toda a sua importância, não deixe de se dedicar ao máximo para alcançar um excelente resultado nesse trabalho. Essa será mais uma conquista da sua vida universitária!

Gostou do post? Aproveite mais alguns minutos de leitura para refletir como é importante investir na sua capacitação profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.