O que saber sobre a faculdade de Arquitetura EAD antes de ingressar?

estudante de arquitetura ead

Está pensando em cursar faculdade de Arquitetura EAD, mas ainda não sabe exatamente como funciona essa modalidade de ensino? Ao ler este artigo, você já deu um passo muito importante! Afinal de contas, quando o assunto é graduação, ter o máximo de informações antes de prestar vestibular faz toda a diferença — pois se trata de uma formação de nível superior que definirá a sua trajetória pelos próximos anos.

No Brasil, o curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser feito de forma semipresencial, misturando aulas a distância com encontros presenciais na faculdade. Para ajudar você a entender se essa é a escolha certa, continue com a gente!

[hubspot type=cta portal=8726768 id=88859da9-6c47-43d9-8456-25513826b9c4]

Neste post, explicaremos não só como funciona essa modalidade, mas também tudo sobre Arquitetura, como características do curso e matérias que compõem a grade curricular. Vamos acompanhar?

Como funciona o curso de Arquitetura?

Com duração média de 5 anos, o curso de Arquitetura e Urbanismo capacita o aluno para planejar e organizar projetos de diversos tipos de espaços e edificações — considerando as diferentes necessidades humanas referentes à segurança, à acessibilidade e ao conforto nos ambientes construídos.

Com os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na graduação, o arquiteto terá bagagem para atuar em áreas diversas, como:

  • construção civil;
  • urbanismo e desenho urbano;
  • construção de espaços públicos e comerciais;
  • restauração de edifícios;
  • paisagismo;
  • arquitetura de interiores;
  • desenho de mobiliários, entre muitas outras.

Uma ótima notícia para quem quer cursar Arquitetura é que o mercado para a área é bastante promissor, sobretudo quando consideramos a grande demanda por projetos de urbanização, mobilização urbana, obras de infraestrutura etc. Sem falar, é claro, nas perspectivas de salário!

Se você quer saber quanto ganha um arquiteto, saiba que a remuneração média para o profissional formado varia de acordo com a área de atuação escolhida. Um arquiteto urbanista, por exemplo, tem média de R$ 6.270,81* para 37 horas de trabalho semanais. O arquiteto de edificações costuma ganhar cerca de R$ 5.987,98*.

Quais são as principais matérias estudadas?

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre o curso de Arquitetura, é interessante conhecer a grade curricular da graduação. Assim, você já sabe o que esperar ao longo dos seus estudos na faculdade!

De antemão, já adiantamos que as disciplinas ofertadas são bem amplas — indo do desenho, passando pela matemática e chegando até campos mais específicos, como tecnologia das construções, sistemas estruturais etc.

Isso gera até mesmo uma dúvida bastante recorrente: engenheiro civil ou arquiteto, qual é a diferença? Embora existam algumas matérias comuns entre os dois cursos e atuações semelhantes nas duas profissões, o engenheiro tem como responsabilidade realizar o cálculo estrutural nas obras que projeta e executa. Já o arquiteto determina a funcionalidade dos espaços, focando aspectos mais artísticos e estéticos.

Voltando às matérias do curso de Arquitetura, listamos algumas para matar a sua curiosidade. Veja:

  • estética e história da arte;
  • ética, política e sociedade;
  • história e teoria da arquitetura;
  • artes plásticas;
  • desenho artístico;
  • desenho arquitetônico;
  • educação ambiental;
  • álgebra e geometria;
  • cálculo;
  • metodologia científica;
  • paisagismo;
  • maquete;
  • urbanismo e infraestrutura;
  • planejamento urbano;
  • projeto e instalações prediais;
  • tecnologia das construções;
  • sistemas estruturais etc.

Quais softwares vão fazer parte da rotina do aluno?

Ao longo da graduação e da atuação profissional, o uso de algumas ferramentas tecnológicas, como os softwares especializados, farão parte da rotina do arquiteto. É o caso do SketchUp de Arquitetura e CorelDRAW para Arquitetura.

Mas se você ainda não ouviu falar nem está familiarizado completamente com essas plataformas, não se preocupe! Durante a formação, o contato com elas será constante, permitindo que você aprenda suas funcionalidades e saiba trabalhar com tais ferramentas de maneira adequada.

Quais são as vantagens da modalidade semipresencial?

Conforme falamos no início do post, o curso de Arquitetura está disponível na modalidade semipresencial, ideal para quem quer usufruir das vantagens do EAD sem abrir mão dos benefícios do presencial. Afinal, especialmente nos dias de hoje, nem todos têm disponibilidade de tempo para frequentar uma faculdade todos os dias, não é mesmo?

Em meio a rotinas atribuladas, a modalidade semipresencial chegou para facilitar o acesso ao nível superior, de modo em que o aluno consiga conciliar os estudos com o trabalho e demais afazeres. Tudo isso sem deixar de aproveitar o convívio com o espaço acadêmico e a oportunidade de participar de aulas práticas junto aos colegas de curso.

No curso de Arquitetura semipresencial, o aluno cursará parte da grade curricular online, no ambiente virtual de aprendizado, e o resto no polo de apoio da faculdade, por meio de teleconferências ao vivo com os professores e atividades nos laboratórios. Esses encontros presenciais ocorrem de 1 a 3 vezes por semana, a depender da instituição.

Qual faculdade de Arquitetura EAD escolher?

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre um assunto muito importante: a escolha da faculdade. Saiba que todo cuidado e pesquisa são cruciais nessa etapa, já que você precisa ter a certeza de que está fazendo o investimento certo, não concorda? Por isso mesmo, antes de prestar o vestibular para Arquitetura e Urbanismo, verifique se a instituição de ensino:

  • é reconhecida e bem-avaliada pelo Ministério da Educação (MEC);
  • tem a infraestrutura adequada para a realização do curso (laboratórios, salas de desenho, ateliê etc.);
  • tem parceria com empresas, facilitando o ingresso do futuro arquiteto no mercado de trabalho.

Aqui, na Anhanguera, não só cumprimos com todos esses requisitos, como também temos diferenciais exclusivos e que contribuem com a formação e com o sucesso profissional dos alunos. É o caso, por exemplo, do Canal Conecta: nosso portal de vagas de emprego e estágio exclusivo para os alunos. Interessante, não?

Pronto! Agora você já sabe como é a faculdade de Arquitetura EAD ofertada na modalidade semipresencial. Além disso, tem em mãos informações muito importantes a respeito do curso, como duração, disciplinas estudadas, softwares utilizados, entre outras. Vale lembrar, por fim, de que escolher uma instituição de ensino superior de qualidade é mais que fundamental. Então, que tal dar esse passo rumo ao sucesso profissional e vir estudar com a gente aqui na Anhanguera?

Aproveite a visita no blog para acessar agora mesmo o nosso site, conhecer as formas de ingresso disponíveis e inscrever-se no curso de Arquitetura e Urbanismo!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados