Veja algumas das melhores Faculdades de Arquitetura

melhores Faculdades de Arquitetura

Se você deseja conhecer as melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo, veio ao lugar certo! Neste post, vamos apresentar a você um ranking com algumas das mais reconhecidas faculdades do país. Conhecê-las é importante para decidir qual delas apresenta o melhor perfil para você.

Nessa lista, destacamos as seguintes faculdades:

  • USP
  • UFMG
  • UFRJ
  • UFRGS
  • UnB
  • Unicamp
  • UFPR
  • Anhanguera

Conheça mais sobre este ranking de faculdades de Arquitetura, agora!

Ranking de faculdades de Arquitetura e Urbanismo

Vamos começar apresentando uma lista com as faculdades de Arquitetura e Urbanismo (públicas) que ocupam as melhores posições no país! A consulta se baseia na última edição do Ranking Universitário Folha (RUF) 2019.

1. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU – SP — Universidade de São Paulo (USP)

Considerada a melhor faculdade pública de Arquitetura e Urbanismo do país, a USP oferece o curso nos campus de São Paulo (Cidade Universitária, Butantã) e Ribeirão Preto. O curso foi aberto em 1948 para formar engenheiros-arquitetos dentro da Escola Politécnica. Após mudanças na grade curricular, em 1968, estabeleceu-se um curso com formação isolada.

2. Escola de Arquitetura EA -MG — Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Segunda posição no ranking, a Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais é considerada a primeira do país. Localizada na região central de Belo Horizonte, foi criada por um grupo de arquitetos em 1930, como um curso isolado das faculdades de Belas Artes ou de Engenharia. Nos anos 1940, foi incorporada à UFMG.

3. Faculdade Arquitetura e Urbanismo FAU – RJ — Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

O terceiro lugar é da UFRJ. Criado em 1816, vinculado à faculdade Belas Artes, este é o mais antigo curso de Arquitetura do Brasil. Em 1945, passou a funcionar de maneira independente. Localiza-se na Cidade Universitária da UFRJ (Zona Norte do Rio).

4. Faculdade de Arquitetura FA- RGS — Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mais antiga Escola de Arquitetura do estado, esta é a quarta melhor do país. Foi criada em 1952 e ocupa prédio próprio em Porto Alegre. Desde 2006, também divide o espaço com cursos de Design Visual e Design de Produto.

5. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU – UnB — Universidade de Brasília (UnB)

Quinto lugar, o curso de Arquitetura da UnB nasceu em 1962, dois anos após a inauguração de Brasília. Um de seus primeiros coordenadores foi o próprio Oscar Niemeyer ― que construiu não só a capital, mas também a UnB. Localiza-se no campus universitário Darcy Ribeiro (capital federal).

6. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Sexto lugar, o curso de Arquitetura da Unicamp funciona no mesmo prédio da faculdade de Engenharia Civil. Foi criado em 1969. Um dos cursos mais longos, tem a duração de 6 anos.

7. Curso de Arquitetura e Urbanismo CAU- PR — Universidade Federal do Paraná (UFPR)

O sétimo lugar do ranking das melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo está em Curitiba. Foi fundada em 1962 pela necessidade de profissionais para ajudar no desenvolvimento econômico paranaense.

É fácil entrar nessas faculdades?

Entrar nessas faculdades públicas de Arquitetura e Urbanismo é um trabalho árduo. Especialmente por estarem no topo do ranking, a relação candidato/vaga é alta.

Só para você ter uma ideia, a Unicamp, por exemplo, apresentou 79,5 candidatos por vaga (C/V) no vestibular 2021; a USP, por sua vez, teve 23,8 (C/V); a UFPR veio com 19,3 (C/V).

Sem dúvida, você receberá uma formação de ponta, porém, o vestibular é exigente, concorrido, e pode ser que não passe de primeira. Tudo isso gera investimento de tempo, dedicação, finanças ― para não dizer alguma dose de sorte.

Por isso, vamos destacar uma excelente alternativa! Faça o curso de Arquitetura e Urbanismo na Anhanguera, considerada a melhor faculdade de Arquitetura e Urbanismo na rede privada de ensino. Venha com a gente e saiba por quê!

Anhanguera: está entre as melhores faculdades de Arquitetura?

Quer saber tudo sobre Arquitetura e Urbanismo? Então, não há melhor escola de Arquitetura que a Anhanguera. Com uma metodologia inovadora e muitos diferenciais, o curso apresenta o melhor custo-benefício, especialmente se você deseja uma formação de alto nível, sem tanta dificuldade de ingresso.

Para que você entenda mais sobre o funcionamento do curso de Arquitetura da Anhanguera, veja o que oferecemos!

Tradição

A Anhanguera é uma faculdade que existe há quase 30 anos e se tornou uma das grandes referências em ensino superior no país. Hoje está presente em quase todos os estados brasileiros, com mais de 60 campi e 300 polos de apoio EAD.

Modalidades de ensino

O curso de Arquitetura e Urbanismo na Anhanguera é oferecido nas modalidades presencial e semipresencial. Veja o que diferencia uma da outra:

  • Arquitetura e Urbanismo presencial: o aluno comparece de 4 a 5 vezes por semana ao campus para ter aulas e atividades práticas. É ideal para quem tem mais flexibilidade de horário;
  • Arquitetura e Urbanismo semipresencial: o aluno tem mais liberdade de horário, pois precisará comparecer ao campus apenas alguns dias na semana. Nos demais dias, as atividades acontecem online, por meio de nossa plataforma EAD.

Metodologia

Utilizando estratégias das chamadas metodologias ativas de aprendizagem, a Anhanguera coloca o aluno como protagonista no ensino. Ou seja, todo o aprendizado acontece por meio de atividades interativas, experiências, projetos e vivências relacionadas ao mercado de trabalho ― um dinamismo visto em poucas instituições, principalmente no ambiente digital.

Corpo Docente

O corpo docente é formado por profissionais experientes, com títulos de especialistas, mestres e doutores. Prezamos que a maioria deles seja atuante no mercado, a fim de que permaneçam antenados às novidades e às mudanças do cenário institucional.

Infraestrutura

No campus, contamos com laboratórios bem equipados com tudo o que você precisa para vivenciar os conceitos arquitetônicos, como é o caso de matérias de Conforto Ambiental, Eficiência Energética, Projeto Arquitetônico, Construção Civil, Paisagismo etc.

Já a plataforma EAD está cheia de recursos para seu melhor aprendizado. Agregando o que há de mais moderno em tecnologia, você terá aulas virtuais ao vivo, poderá assistir a vídeos, bem como utilizar uma série de materiais didáticos. Além disso, é possível comunicar-se facilmente com seus colegas e professores.

Inserção do aluno no mercado de trabalho

A Anhanguera se preocupa em criar diversas oportunidades para que os alunos tenham contato com o mercado de trabalho e desenvolvam habilidades importantes para a carreira. Para isso, destacamos as seguintes ações:

  • Parceria com o Canal Conecta: acesso exclusivo ao maior portal de vagas vinculado a uma instituição universitária;
  • Trilhas de Carreira: atividades extracurriculares online para desenvolver habilidades importantes para a competitividade no mercado;
  • Aula Destaque: personalidades comentam experiências profissionais e dão dicas de carreira;
  • Apoio ao Aluno: serviço individual que ajuda os alunos a reconhecerem limitações e traçarem metas de desenvolvimento pessoal e profissional.

Formas de ingresso

Para facilitar seu ingresso, o vestibular de Arquitetura e Urbanismo da Anhanguera é um processo seletivo variado. Veja as opções:

  • vestibular presencial: prova presencial com dia e hora marcados pela faculdade;
  • vestibular agendado: você agenda o dia e o horário de fazer o exame;
  • vestibular online: todo o processo acontece via internet, da inscrição às provas;
  • ingresso com Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): sua nota do Enem foi alta? Ela pode complementar a pontuação ou até substituir o exame.

Mensalidades acessíveis e opções de bolsa

Uma das maiores preocupações dos estudantes é saber quanto custa uma faculdade de Arquitetura e se a mensalidade cabe no bolso. Felizmente, conseguimos ajustar todos os custos do curso de maneira que o valor desembolsado não impeça seu sonho.

Além disso, a Anhanguera conta com diversas opções de bolsas, benefícios e convênios* para ajudar na sua organização financeira.

Venha para a melhor faculdade particular de Arquitetura e Urbanismo!

Agora que conhece a melhor faculdade particular de Arquitetura, não pode perder mais tempo! A Anhanguera está esperando para ajudar você a trilhar um caminho de sucesso profissional.

Temos certeza de que a Anhanguera é a melhor opção para você que deseja uma formação objetiva, com acesso a tecnologias de ensino e a toda a aprendizagem indispensável aos profissionais atuais.

Então, não saia daqui sem realizar a inscrição no vestibular da Anhanguera! Mude já seu futuro!

*condições e disponibilidade de bolsas de estudos sujeitas a alterações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.