Descubra como ganhar dinheiro com inteligência artificial!

como ganhar dinheiro com IA

Atualmente, como ganhar dinheiro com inteligência artificial é uma dúvida comum, principalmente daqueles que se interessam por essa tecnologia. Conhecer as possibilidades de trabalho com a IA é essencial para alcançar o sucesso. 

Essa inovação tecnológica trouxe vários ganhos e contribui positivamente com estratégias de mercado de várias empresas. Otimização de processos,  automação de tarefas e coleta de dados são alguns exemplos de aplicações da inteligência computacional no mundo dos negócios. 

Neste guia, entenda como ganhar dinheiro com IA e aproveitar as oportunidades de negócios que este recurso oferece. Conheça as áreas estratégicas que podem conquistar a eficiência operacional com essa ferramenta. Boa leitura! 

Como ganhar dinheiro com Inteligência Artificial?

Diferente do que muitos pensam, ganhar dinheiro com inteligência artificial não é uma regra exclusiva para quem tem formação em tecnologia. É possível criar negócios de alta rentabilidade com a IA mesmo sendo de outras áreas. 

como ganhar dinheiro com IA 2

As possibilidades são inúmeras. Nos próximos itens, conheça algumas delas.

Marketing Digital e IA

Com conhecimentos em IA e em marketing digital, os profissionais podem gerar valor nas empresas que atuam ou empreender na área, oferecendo consultorias ou otimizando as tarefas no seu próprio negócio. 

A inteligência artificial pode ser utilizada no marketing digital para:

  • Otimizar campanhas: o ponto de partida da IA é a aprendizagem automática e, com isso, a ferramenta identifica padrões de acesso aos conteúdos com algoritmos de reconhecimento de padrões. Dessa forma, os recursos são direcionados de maneira assertiva; 
  • Segmentação de público-alvo e identificação de novos perfis;
  • Personalização de mensagens e, através dos chatbots, criação de uma estrutura de atendimento 24×7 com a automatização inteligente. Ou seja, as principais dúvidas poderão ser sanadas até fora do horário comercial. Outra vantagem é realizar uma triagem conforme às solicitações, otimizando também o trabalho do time comercial; 
  •  Melhorar a experiência do seu público com atendimento rápido e também com a identificação de necessidades específicas;
  • Geração de conteúdos, desde que o material seja analisado e otimizado para determinada campanha, canal de comunicação ou ação. 

Todas essas aplicações contribuem para o aumento das taxas de conversão, otimização do tempo e dos recursos financeiros, além de uma maior assertividade nas ações. 

Entenda de uma vez por todas o que é Inteligência Artificial 

Eficiência operacional com automação inteligente

A IA possibilita a otimização de vários processos nas empresas a partir da automação de tarefas. Na prática, atividades antes realizadas por pessoas podem ser executadas por sistemas com modelos inteligentes. 

Mas antes que se pergunte se a IA veio para substituir as habilidades humanas, a resposta é não. Ao automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado com sistemas de IA, as pessoas podem focar em atividades mais estratégicas. 

O resultado é uma operação mais lucrativa.

Para ganhar dinheiro com inteligência artificial na automação de tarefas, o profissional pode:

  • Aplicar sistemas inteligentes de decisão no seu próprio negócio; 
  • Ajudar outras empresas a escalar seus ganhos e alcançar um patamar de crescimento sustentável com a IA. Entenda mais sobre este item no tópico seguinte. 

Confira: os melhores Aplicativos de Inteligência Artificial para você explorar! 

Consultoria estratégica em IA

Hoje, há no mercado uma grande variedade de soluções com tecnologia de IA. Mas será que todas as empresas sabem como aplicá-las? Ou então, como escolher a melhor ferramenta? 

É aí que entra o papel indispensável dos consultores especializados em IA. Estes profissionais compreendem o funcionamento da inteligência artificial e, ao conhecer a realidade de cada empresa, são capazes de orientar os decisores em três momentos: 

  • Implementação bem-sucedida de soluções de IA;
  • Identificação de oportunidades de negócios e pontos de melhoria;
  • Ciência de dados, com o estudo dos números gerados pela ferramenta. O que também possibilita o desenho de uma análise preditiva daquele negócio. Ao identificar tendências, gestores e consultores podem fazer previsões e se preparar para o futuro. 

Assim, o consultor em IA se torna um ente essencial para a maximização de lucros e competitividade empresarial. Essa forma de ganhar dinheiro com IA permite que os profissionais atendam vários clientes simultaneamente, aumentando as possibilidades de ganhos financeiros.  

7 Livros sobre Inteligência Artificial que você precisa conhecer!

Estratégias de monetização de dados

Hoje, a análise de dados é uma arma poderosa para as empresas. Prova disso é o levantamento divulgado pelo Globo, que aponta que 73% das empresas valorizam esse aspecto. 

Diariamente, as organizações geram um volume muito grande de dados, também chamado de Big Data. A coleta e análise dos mesmos pode ser viabilizada através dos algoritmos de IA. 

Para quem deseja ganhar dinheiro com inteligência artificial, essa é mais uma alternativa viável e escalável. É possível gerar receita de várias formas, como:

  • Coletando e processando os dados;
  • Oferecendo análises preditivas;
  • Direcionando a personalização de produtos e campanhas;
  • Desenvolvendo planejamentos
  • Ofertando tudo isso nas consultorias especializadas em IA. 

Investimentos em Tecnologia Inteligente

Outra forma de ganhar dinheiro com IA é investindo em empresas, fundos de venture capital e projetos de pesquisas e desenvolvimento em inteligência artificial. 

Para se ter uma ideia, no ano de 2022, as startups brasileiras focadas em IA receberam R$ 2 bilhões de investimento, conforme pesquisa divulgada pela Forbes. O país também concentra 74% das startups com soluções de IA da América Latina. 

Esses números ilustram que as aplicações de IA na esfera empresarial estão em crescimento e representam um alto potencial de lucratividade. 

Contudo, para fazer um bom investimento, é indispensável conhecer o funcionamento da ferramenta, entender o modelo de negócio e a geração de valor da empresa investida. 

Desenvolvimento de produtos de IA lucrativos

Já pensou em desenvolver o seu próprio produto em IA para atender às necessidades de outras empresas? 

Você pode começar a partir de um ramo que já conhece ou entrar em nova área levando essa tecnologia, desenvolvendo soluções que atendam a dores específicas. 

Uma sugestão é aliar essa forma de ganhar dinheiro com IA às consultorias especializadas na ferramenta. Assim, além de oferecer uma inovação tecnológica, o profissional participa de toda implementação da inteligência artificial na empresa. 

É preciso extrair todas as potencialidades da Inteligência Artificial para que ela seja uma ferramenta que impulsione o desenvolvimento nacional e contribua para que as bases industriais do nosso país estejam em condições de competir com o que há de mais avançado no mundo.
Luciana Santos, Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Como estudar Inteligência Artificial? Saiba por onde começar!

Para ganhar dinheiro com IA, é preciso estudar sobre a ferramenta. Se você ainda não conhece e não sabe por onde começar, confira algumas dicas: 

Comece pelo básico

Para entender rapidamente como funciona a IA, você pode optar por assistir vídeos no Youtube, ouvir podcasts, ler livros ou conteúdos de blogs especializados e até assistir filmes sobre o assunto. 

Nem todos eles entregam uma profundidade técnica, porém, são fundamentais para dar uma visão geral sobre a IA. 

O futuro é agora: conheça 10 Filmes sobre Inteligência Artificial

Esteja por dentro das tendências 

A tecnologia está em acelerado desenvolvimento. Por conta disso, é indispensável que o profissional esteja por dentro de todas as tendências da área. 

Quando o assunto é inteligência artificial, então, é possível encontrar uma infinidade de opções. Portanto, acompanhe os lançamentos pois, quem sabe, algumas dessas ferramentas podem ajudar você a ganhar dinheiro com IA. 

Faça cursos de inteligência artificial 

Com uma noção sobre o tema e conhecendo as tendências, para dar um passo a mais no estudo da IA, você pode optar por um curso na área. 

Existem várias opções e modalidades, como:

  • Bacharelado em Inteligência Artificial, de nível superior, que também pode ser encontrado com as nomenclaturas –  Data Science, Ciência da Computação e Engenharia da Computação;
  • Tecnólogo em Inteligência Artificial, também de nível superior; 
  • Pós-graduações em IA;
  • Cursos livres e profissionalizantes.

Os valores e o tempo de cada uma varia conforme a modalidade, sendo os cursos livres e profissionalizantes mais rápidos e mais acessíveis. 

Quer estudar IA para aplicar este recurso no marketing e ganhar dinheiro? Então conheça o curso IA Generativa para o Marketing Digital da Anhanguera! 

A IA generativa está relacionada com a criação de conteúdos em diversos formatos – imagens, vídeos e textos. Nessa formação, você aprenderá como usar essa ferramenta a favor do marketing digital. 

Clique aqui e conheça mais detalhes do curso de IA Generativa para o Marketing Digital da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados