Quem criou a Inteligência Artificial e como ela surgiu?

quem criou a inteligencia artificial

Na era do ChatGPT e de inovações transformadoras, muita gente se pergunta: afinal, quem criou a inteligência artificial e como ela surgiu?

Alan Turing, John McCarthy, Marvin Minksy, Terry Winograd, Douglas Lenat, Claude Shannon, Herbert Simon e Allen Newell, nomes pioneiros, deixaram marcas inegáveis na fundação e evolução da IA. Este artigo desvendando cada contribuição, levará você numa viagem pelo histórico fascinante da IA. Pronto para começar?

Quem criou a Inteligência Artificial? Conheça a origem e evolução da IA

Em um tempo não tão distante, mas repleto de desafios tecnológicos, a ideia de máquinas que pudessem pensar como seres humanos parecia mais um devaneio do que uma realidade palpável. Era uma era onde os computadores eram enormes, lentos e incapazes de fazer muito além de cálculos simples. No entanto, foi nesse cenário que a semente da inteligência artificial (IA) foi plantada.

Teste de Turing 

alan turing
Alan Turing (Foto: Warren Magazine)

Na década de 1940, um visionário da computação chamado Alan Turing começou a especular sobre a possibilidade de criar máquinas que pudessem imitar o pensamento humano. Seu famoso Teste de Turing, proposto em 1950, desafiou a comunidade científica a considerar se uma máquina poderia ser considerada “inteligente” se suas respostas fossem indistinguíveis das de um ser humano.

E como ele funcionava? 

O teste consistia em uma situação onde um juiz humano interagia com dois participantes sem ver ou ouvir os participantes. Um dos participantes era uma máquina de inteligência artificial e o outro era um ser humano. O juiz então fazia uma série de perguntas para ambos e devia determinar qual era a máquina e qual era o humano com base nas respostas recebidas.

Se a máquina conseguisse enganar consistentemente o juiz, levando-o a acreditar que é um ser humano, ela era considerada aprovada no Teste de Turing. Isso sugere que a máquina pode exibir um comportamento inteligente equivalente ao humano, pelo menos em uma interação verbal.

O Teste de Turing é frequentemente discutido em contextos filosóficos e científicos para explorar a questão da inteligência artificial e até onde as máquinas podem realmente simular o pensamento humano. Ele desafia a definição de inteligência e levanta questões sobre a natureza da mente e da consciência. Embora o teste tenha sido criticado e debatido ao longo dos anos, continua sendo uma referência importante na discussão sobre inteligência artificial.

Devido as suas sucessivas contribuições para a área, Turing foi elevado ao patamar de “pai da inteligência artificial”.

Saiba mais: entenda de uma vez por todas o que é inteligência artificial e como funciona

Conferência de Dartmouth

Pouco depois, em 1956, a Conferência de Dartmouth  tornou-se um marco inicial na história da Inteligência Artificial (IA). Foi realizada em 8 semanas, entre julho e agosto de 1956. Organizada por John McCarthy, Marvin Minsky, Nathaniel Rochester e Claude Shannon, a conferência reuniu alguns dos principais pioneiros e pesquisadores das áreas de matemática, ciência da computação e psicologia.

Cientistas no Dartmouth Summer Research Project on Artificial Intelligence, 1956 (Foto: Margaret Minsky).

O principal objetivo era fazer um brainstorming explorando o potencial das máquinas para simular processos cognitivos humanos e demonstrar inteligência artificial. Este evento histórico é considerado o ponto de partida formal para o campo da IA, pois foi durante esta conferência que o termo “inteligência artificial” foi cunhado: o “estudo de fazer os computadores realizarem tarefas que até então eram executadas melhor pelos seres humanos”.

O evento proporcionou um ambiente propício para a troca de ideias e o estabelecimento de objetivos claros para o desenvolvimento da IA. Durante o evento, foram discutidos tópicos como aprendizado de máquina, resolução de problemas e simulação de processos cognitivos humanos.

Embora os participantes da conferência estivessem otimistas em relação ao potencial da IA, eles também reconheceram os desafios significativos que teriam que enfrentar. Na época, os computadores eram muito menos poderosos do que são hoje, o que limitava severamente a capacidade de desenvolver sistemas de IA sofisticados.

No entanto, a Conferência de Dartmouth estabeleceu as bases para o desenvolvimento futuro da IA, fornecendo uma estrutura para pesquisa e colaboração contínuas. Muitos dos conceitos e ideias discutidos durante a conferência ainda são relevantes hoje e continuam a influenciar o campo da IA.

Contribuições de figuras importantes

CSAIL
Centro de Ciência de Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT (Massachussetts Institute of Technology) hoje.

Com o terreno preparado, os pioneiros da IA já exploravam diferentes abordagens para desenvolvê-la. Claude Shannon, conhecido como “pai da teoria da informação”, englobou conceitos matemáticos fundamentais que se tornariam essenciais para a IA, como a lógica booleana e a teoria dos jogos.

Enquanto isso, Herbert Simon e Allen Newell estavam ocupados construindo o primeiro programa de inteligência artificial verdadeiramente funcional, conhecido como “Logic Theorist”. Este programa foi capaz de resolver problemas matemáticos complexos usando um processo de busca heurística, uma abordagem que imitava o raciocínio humano.

Marvin Minsky, co-fundador do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT, desempenhou um papel crucial na compreensão da mente humana e sua replicação em sistemas artificiais. Sua pesquisa pioneira em redes neurais e teoria da mente lançou as bases para o desenvolvimento de sistemas de IA que imitam o pensamento humano.

Terry Winograd revolucionou a comunicação entre humanos e computadores com seu trabalho em linguística computacional e interfaces homem-máquina. Ele desenvolveu o SHRDLU, um dos primeiros programas de IA capazes de compreender e responder a comandos em linguagem natural.

Douglas Lenat é conhecido por seu trabalho em sistemas especialistas e representação de conhecimento. Ele fundou o Projeto Cyc, uma ambiciosa iniciativa para criar um banco de dados de conhecimento abrangente e formalizado que poderia ser usado por sistemas de IA para raciocinar e tomar decisões.

Sistemas Especialistas e IA Aplicada

Com o passar dos anos, avanços em computação e algoritmos impulsionaram o desenvolvimento da IA. Na década de 1980, os sistemas especialistas começaram a ganhar destaque. Esses sistemas eram projetados para imitar a expertise humana em áreas específicas, como medicina, finanças e engenharia. Eles usavam regras e heurísticas para tomar decisões e resolver problemas complexos. 

Além disso, nessa época, a IA começou a entrar em nossas casas com a chegada de assistentes pessoais digitais e sistemas de recomendação em sites de compras e redes sociais. Foi quando surgiu a famosa “Eliza”, que simulava uma conversa terapêutica. E foi nessa época que a IA começou a se tornar uma parte integrante de nossas vidas cotidianas, à medida que começamos a usar sistemas de recomendação em sites de compras e redes sociais.

Programa Eliza
Programa Eliza (Foto: Wikimedia Commons)

Aprendizado de Máquina e Redes Neurais Artificiais

Nos anos 1990, o foco da IA começou a se deslocar para o aprendizado de máquina e as redes neurais artificiais. Essas abordagens permitiram que os computadores aprendessem com os dados e reconhecessem padrões complexos. Surgiram algoritmos como as Redes Neurais Convolucionais (CNNs) e as Redes Neurais Recorrentes (RNNs), que revolucionaram áreas como reconhecimento de voz, processamento de linguagem natural e visão computacional.

Expansão da IA na Web e na Vida Cotidiana

No início dos anos 2000, vimos uma expansão da IA na web, com o surgimento de sistemas de busca mais avançados e assistentes virtuais baseados em IA. Empresas como Google, Amazon e Facebook começaram a investir pesadamente em IA para melhorar a experiência do usuário e fornecer recomendações personalizadas. Além disso, a IA começou a ser cada vez mais utilizada em áreas como saúde, educação e transporte.

Boom do Aprendizado Profundo e IA Generalizada

Na última década, testemunhamos um boom no campo do aprendizado profundo, uma subárea do aprendizado de máquina que utiliza redes neurais profundas com muitas camadas. Isso levou a avanços significativos em áreas como reconhecimento de imagem, tradução automática e veículos autônomos. Além disso, a IA generalizada se tornou uma realidade, com assistentes virtuais como Siri, Alexa e Google Assistant se tornando parte integrante de nossas vidas diárias.

assistente virtual

Os avanços em aprendizado de máquina e redes neurais artificiais permitiram que os computadores aprendessem e se adaptassem ao ambiente, abrindo possibilidades antes inimagináveis. Com o apoio de gigantes da tecnologia como o Google, a IA continua avançando, oferecendo novas possibilidades e desafios emocionantes para o futuro

Desde os primeiros sonhadores como Alan Turing até os pioneiros como John McCarthy, Claude Shannon, Herbert Simon, Allen Newell, Marvin Minsky, Terry Winograd e Douglas Lenat, a história da IA é uma jornada marcada pela curiosidade, determinação e inovação. Essas mentes brilhantes moldaram o campo da IA e nos proporcionaram os incríveis avanços que desfrutamos hoje.

Agora que você já sabe quem criou a inteligência artificial e como ela surgiu, que tal explorar a sua evolução através da telinha? Neste conteúdo, listamos os 10 filmes mais importantes sobre IA para você maratonar! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados