Teste de aptidão profissional: quais suas vantagens de fazer?

aptidao

Talvez você já tenha recebido a sugestão de fazer um teste de aptidão quando manifestou para alguém dúvidas sobre qual curso fazer no ensino superior. Afinal, são tantos caminhos e profissões interessantes a seguir que, muitas vezes, o receio de escolher a formação mais adequada deixa os interessados apreensivos.

É claro que o teste de aptidão não vai tomar a decisão por você — e é muito importante entender que não existe uma fórmula matemática para isso. Porém, ele vai ajudar a identificar suas potencialidades, suas áreas de interesse e a compatibilidade de tudo isso com as graduações e as profissões da atualidade.

Mas como funciona o teste de aptidão, quem pode aplicar, quando fazer e, principalmente, quais as vantagens? Ainda têm muitas dúvidas para esclarecer, certo? Não se preocupe, porque vamos responder a todas elas neste post agora mesmo.

O que é aptidão profissional?

Encontrar um trabalho de que você goste e que se alinhe com seus pontos fortes pode levar à carreira certa. Quando mais cedo você descobrir sua aptidão, maiores são as chances de tomar decisões corretas para que isso aconteça no seu futuro.

Basicamente, a aptidão profissional é o conjunto de preferências e de tendências naturais que determinam suas escolhas de carreira no futuro. Muitas dessas preferências e tendências são estimuladas e esculpidas já na infância.

Podemos organizar as aptidões profissionais em alguns grupos, como veremos abaixo — você pode ter inclinações para mais de uma aptidão, ok?

Aptidão artística

Se você tem uma aptidão artística, provavelmente gosta de encontrar maneiras de explorar sua criatividade. Isso pode acontecer de várias formas, como escrita, desenho, pintura, dança ou expressão corporal, por exemplo.

Aptidão mecânica

Uma pessoa com a aptidão mecânica gostar de entender como as partes do todo funcionam juntas. Quem tem esse perfil também gosta de construir, de desmontar ou de consertar objetos.

Aptidão física

A aptidão física é uma capacidade natural do corpo. Mas você pode desenvolver diferentes aptidões físicas mais acentuadas, como força, agilidade e equilíbrio. Pessoas com esse tipo de habilidade se dão bem em carreiras relacionadas à esporte e performance física.

Aptidão organizacional

Aptidão organizacional envolve a capacidade de organizar e de gerir tarefas de forma eficiente. Quem tem esse perfil gosta de planejar viagens, criar slides para apresentações e delegar tarefas.

Aptidão espacial

Aptidão espacial é uma habilidade natural para entender a relação entre os objetos. Se você tem essa habilidade, provavelmente será um profissional do mundo visual que pode planejar e montar modelos tridimensionais.

Aptidão lógica

A aptidão lógica é a capacidade de examinar problemas e de encontrar soluções racionais. Se você tiver essa aptidão, poderá processar informações de forma eficiente e tirar uma conclusão com base em fatos.

Como funciona o teste de aptidão profissional?

O teste de aptidão é uma avaliação comportamental que ajuda uma pessoa a reconhecer suas aptidões e a encontrar as profissões compatíveis com sua personalidade. O ideal é que o teste sinalize opções de carreira que têm a ver com você.

Também chamado de teste vocacional, ele considera uma série de características para chegar a um resultado fiel a cada pessoa:

  • perfil psicológico;
  • personalidade;
  • histórico acadêmico;
  • preferências pessoais;
  • aptidões e habilidades;
  • objetivos para o futuro profissional.

Preparamos um teste rápido e gratuito que pode ser uma opção interessante para alguém que já reconhece as suas aptidões e só precisa de uma última palavra de confiança para tomar uma decisão. Confira aqui!

Contudo, os testes gratuitos não costumam ser tão completos se comparados aos testes vocacionais tradicionais, que são conduzidos por psicólogos. Nesse caso, a análise envolve etapas e técnicas sofisticadas para entender as vocações de cada um:

  • entrevistas para avaliar o percurso e o histórico escolar da pessoa;
  • sessões conduzidas com testes que avaliam os interesses, as motivações, as aptidões, as funções de aprendizagem, a capacidade para desempenhar determinadas tarefas, o perfil e o estilo cognitivo;
  • construção gráfica e análise do perfil da pessoa, considerando quais áreas e profissões são mais compatíveis com seus atributos pessoais.

É importante saber que o teste de aptidão profissional, inclusive aqueles aplicados por psicólogos, devem funcionar enquanto referência para alunos interessados em buscar respostas para uma carreira. No final das contas, a decisão é pessoal e intransferível.

Por que o teste de aptidão é importante?

É muito comum que os interessados em ingressar na faculdade procurem saber e escolher as profissões mais bem-pagas, seja para tomar uma decisão rapidamente, seja por influência dos pais e conhecidos — que sugerem que eles terão uma carreira promissora e bem-remunerada seguindo seus conselhos.

Porém, essa decisão precipitada e baseada em um único argumento pode trazer frustrações e atrasos, já que muitos alunos da faculdade acabam desistindo do curso nos primeiros semestres por não sentirem nenhuma afinidade com a área e se interessarem por outra.

O teste de aptidão é importante porque pode evitar esses atrasos e, por considerar fatores psicológicos e habilidades existentes, traça uma análise que permite identificar áreas que vão trazer satisfação e prazer ao profissional.

Quais são as vantagens de fazer um teste de aptidão?

O teste de aptidão é um processo de análise pessoal e de autoconhecimento. Ele é muito importante para quem está considerando voltar aos estudos, mudar de carreira ou fazer um curso superior ou especialização. Mas os benefícios não param por aí. Veja mais a seguir!

Evitar uma escolha equivocada de carreira

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, existem 2.558 ocupações reconhecidas. Esse número não para de mudar com profissões que desaparecem e outras que surgem com os avanços da tecnologia.

Porém, é muito comum que os estudantes e os profissionais que almejam trocar de carreira só pensem nas mais tradicionais, como Medicina e Engenharia, não é mesmo? Muitos também são induzidos a escolher as profissões dos pais ou aquelas que estão em alta no mercado, mas não aquelas com as quais tenham mais afinidade.

Com o teste de aptidão, o aluno ou profissional conhece o amplo universo das carreiras relacionadas à sua área de interesse. Todas as informações obtidas no teste podem iluminar possibilidades de carreira que, antes, nem sequer eram consideradas pela pessoa. Com isso, ela pode fazer uma escolha com maiores chances de satisfação e de sucesso.

Encontrar uma carreira relacionada às suas habilidades

Não são apenas as afinidades com as matérias da escola que definem uma área de maior aptidão: as habilidades pessoais também são fundamentais.

Organização, facilidade de comunicação, capacidade de trabalhar em grupo e controle emocional para lidar com situações tensas são habilidades de que um advogado precisa, por exemplo. Elas não são ensinadas como matéria da escola, mas muitas pessoas as desenvolvem nas experiências dentro e fora da instituição de ensino, certo?

Com um teste de aptidão, você descobre quais são suas habilidades pessoais, em que esferas elas poderiam se encaixar de forma útil e quais são os cursos de graduação que contemplam a área de formação mais alinhada ao seu perfil.

Descobrir profissões que não estavam nos seus planos

É comum que estudantes que desejam entrar na graduação ou especialização não acreditem que algumas de suas habilidades possam ser úteis no ambiente profissional. Assim, ignoram habilidades importantes na decisão de qual curso fazer.

Alguém que saiba desenhar, contar piadas e que ofereça a palavra de conforto exata de que outra pessoa está precisando, por exemplo, pode considerar que essas não são habilidades a serem usadas em sua carreira.

Entretanto, para quem vai trabalhar com Psicologia Infantil, Pedagogia e, até mesmo, Marketing, essas aptidões são consideradas diferenciais! Ou seja, essa é mais uma das vantagens do teste vocacional: descobrir profissões que não estavam nas suas considerações.

Permitir mais autoconhecimento

Fazer uma reflexão sobre habilidades, conhecimentos, áreas de interesse e a compatibilidade delas com diversas áreas de formação é um processo valioso, ou melhor, um verdadeiro teste de autoconhecimento.

Com o teste, você valoriza suas potencialidades e descobrir quais pontos fracos precisa trabalhar, especialmente se a carreira e o curso escolhidos demandarem outros conhecimentos e habilidades.

Ou seja, o teste vocacional é uma forma de motivação, pois demonstra sua capacidade já desenvolvida, mas também serve enquanto um referencial ao seu desenvolvimento para conquistar a carreira e os resultados desejados.

Aqui na Anhanguera, acreditamos que o autoconhecimento é um caminho natural e essencial para quem deseja entrar no mercado de trabalho e ter satisfação profissional com a sua escolha.

Receber uma orientação profissional

O teste de aptidão também é uma forma de receber orientações de um profissional em um momento crítico de início ou mudança de carreira, que pode ser confuso pela falta de experiência ou estressante pela sensação de ter que começar tudo novamente.

Contudo, essa é uma oportunidade indisponível nos testes de aptidão gratuitos pela internet, pois eles são feitos de forma automática e baseados em respostas predeterminadas. Só um teste com um psicólogo ou profissional de Recursos Humanos (RH) pode dar as orientações particulares sobre o seu caso.

Nesse contexto, você pode sair do teste mais confiante para seguir com suas decisões, e conhecer as carreiras e as áreas de formação será muito mais tranquilo.

Onde fazer um teste de aptidão?

Então, falamos de várias situações em que as pessoas interessadas em fazer um teste de aptidão se encontram. Algumas não sabem qual seu dom, outras só querem confirmar suas percepções. Independentemente do seu objetivo com o teste, ele pode oferecer um resultado muito importante para você.

Profissionais de recursos humanos e psicólogos oferecem sessões especializadas para o teste de aptidão. Escolas também costumam fazer parcerias com programas que ajudam seus alunos nesse processo.

Conhecer oportunidades de trabalho e suas respectivas descrições também ajuda nessa investigação, como é o caso daquelas oferecidas no Canal Conecta.

Tudo pronto para descobrir suas aptidões?

Depois de descobrir qual carreira seguir fazendo seu teste de aptidão e conhecendo algumas profissões, o momento seguinte será escolher uma instituição de ensino que possa contribuir com seu desenvolvimento, não é mesmo?

Então, aqui vai nossa dica final: saiba como escolher entre faculdade pública e particular lendo nosso post que apresenta um ótimo comparativo entre elas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados