Teste de aptidão profissional: quais suas vantagens de fazer?

teste de aptidão profissional

É muito comum ouvir a sugestão para fazer o teste de aptidão quando existem dúvidas sobre o ensino superior que deseja cursar, não é mesmo? Afinal de contas, são tantos caminhos e profissões interessantes a seguir que, muitas vezes, o receio de escolher a formação mais adequada deixa os interessados apreensivos.

O teste de aptidão não vai tomar a decisão por você — e é muito importante entender isso. Porém, ele vai ajudar a identificar suas potencialidades, suas áreas de interesse e a compatibilidade de tudo isso com as graduações e profissões da atualidade.

Afinal, como funciona o teste de aptidão exatamente, quem pode aplicar, quando fazer e, principalmente, quais as suas vantagens? Ainda têm muitas dúvidas para esclarecer, certo? Não se preocupe, porque vamos responder todas elas neste post agora mesmo.

O que é o teste de aptidão profissional?

O teste de aptidão é uma avaliação que auxilia na identificação de qual área do conhecimento e formação o indivíduo tem mais afinidade. Também chamado de teste vocacional, ele considera o perfil psicológico, a personalidade, o histórico acadêmico, as preferências, as habilidades naturais e os objetivos pessoais do estudante na sua análise.

Existem alguns testes que podem ser realizados pela internet, gratuitamente, o que pode ser interessante para alguém que já tem alguns direcionamentos e preferências e só precisa fazer suas considerações finais.

Porém, o teste vocacional tradicional e conduzido por um psicólogo é o mais recomendado, afinal de contas, sua análise é feita considerando vários elementos e técnicas, como:

  • entrevista para avaliar o percurso e o histórico escolar do indivíduo;
  • sessões conduzidas com testes que avaliam os interesses, as motivações, as aptidões, as funções de aprendizagem, a capacidade para desempenhar determinadas tarefas, o perfil e o estilo cognitivo;
  • construção gráfica e análise do perfil do indivíduo, considerando quais áreas e profissões são mais compatíveis com seu perfil.

É importante dizer que o teste de aptidão profissional, inclusive aqueles aplicados por psicólogos, são referenciais para o aluno interessado em buscar respostas para sua futura carreira. No final das contas, a decisão é pessoal e intransferível.

Por que o teste de aptidão é importante?

É muito comum que os interessados em ingressar na faculdade procurem saber e escolher as profissões mais bem pagas, seja para tomar uma decisão rapidamente, seja por influência dos pais e conhecidos que sugerem que eles terão uma carreira promissora e bem-remunerada seguindo seus conselhos.

Porém, essa decisão precipitada e baseada em um único argumento pode trazer frustrações e atrasos, já que muitos alunos da faculdade acabam desistindo do curso nos primeiros semestres por não sentirem nenhuma afinidade com a área e se interessarem por outra.

O teste de aptidão é importante porque pode evitar esses atrasos e, por considerar fatores psicológicos e habilidades existentes, traça uma análise que permite identificar áreas que vão trazer satisfação e prazer ao profissional.

Quais as vantagens de fazer um teste de aptidão?

O teste de aptidão é um processo de análise pessoal e de autoconhecimento, o que é muito importante para alguém que esteja considerando começar, mudar de carreira ou fazer um curso superior ou especialização. Porém, seus benefícios não param por aí. Veja só.

Evitar uma escolha equivocada de carreira

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho, existem 2.558 ocupações reconhecidas e esse número não para de mudar com algumas profissões que desaparecem e outras que surgem com os avanços da tecnologia.

Porém, é muito comum que os estudantes e os profissionais que almejam trocar de carreira só pensem nas mais tradicionais, como Medicina e Engenharia, não é mesmo? Muitos também são induzidos a escolherem as profissões dos pais ou aquelas que estão em alta no mercado —, mas não necessariamente as que tenham mais afinidade.

Com o teste de aptidão, o aluno ou profissional conhece o universo das carreiras relacionadas com a sua área de interesse e pode fazer uma escolha com maiores chances de satisfação e sucesso.

Encontrar uma carreira onde suas habilidades são úteis

Não são só as afinidades com algumas matérias da escola que definem uma área de maior aptidão, as habilidades pessoais também são fundamentais.

Ser organizado, comunicativo, ter capacidade de trabalhar em grupo e controle emocional para lidar com situações tensas são algumas habilidades que um advogado precisa, por exemplo. Elas não são ensinadas como matéria da escola, mas algumas pessoas desenvolvem nas experiências vividas dentro e fora da instituição de ensino, certo?

Com um teste de aptidão, você descobre quais são suas habilidades, em que esfera elas poderiam encaixar de forma útil e quais os cursos de graduação contemplam a área de formação mais alinhada com o seu perfil.

Descobrir profissões que não estavam nos seus planos

Muitas vezes os candidatos aos cursos de graduação e especialização não acreditam que algumas de suas habilidades podem ser úteis no ambiente profissional. Alguém que saiba desenhar, contar piadas e que ofereça a palavra de conforto exata que outra pessoa está precisando, por exemplo, pode considerar que essas não são habilidades a serem usadas em sua carreira.

Entretanto, para quem vai trabalhar com Psicologia infantil, Pedagogia e, até mesmo, Marketing essas aptidões são consideradas diferenciais! Ou seja, essa é mais uma das vantagens do teste vocacional: descobrir profissões que não estavam nas suas considerações.

Autoconhecimento

Fazer uma reflexão sobre suas habilidades, seus conhecimentos, suas áreas de interesse e a compatibilidade delas com diversas áreas de formação também é um processo valioso, ou melhor, um verdadeiro teste de autoconhecimento.

Você valoriza suas potencialidades e descobre quais os pontos fracos precisa trabalhar, especialmente se o curso e a carreira escolhida demandarem outros conhecimentos e habilidades.

Ou seja, é uma forma de motivação, pois demonstra sua capacidade já desenvolvida, mas também um referencial para seu desenvolvimento para conquistar a carreira e os resultados desejados.

Aqui na Anhanguera acreditamos que o autoconhecimento é um caminho natural e essencial para quem deseja entrar no mercado de trabalho e ter satisfação profissional com a sua escolha.

Receber uma orientação profissional

O teste de aptidão também é uma forma de receber orientações de um profissional em um momento crítico de início ou mudança de carreira, que pode ser confuso pela falta de experiência ou estressante pela sensação de ter que começar tudo novamente.

Nesse caso, o indivíduo se sente mais fortalecido e amparado para seguir com suas decisões. Conhecer as carreiras e as áreas de formação será muito mais tranquilo. Uma boa dica é fazer o teste do Giro de Profissões depois de receber a orientação profissional, os resultados serão muito mais consistentes.

Onde fazer um teste de aptidão?

Então, falamos de várias situações em que as pessoas interessadas em fazer um teste de aptidão se encontram. Algumas não sabem qual seu dom, outras só querem confirmar suas percepções.

Alguns profissionais de recursos humanos e psicólogos oferecem sessões especializadas para o teste de aptidão. Algumas escolas também fazem parcerias com programas que ajudam seus alunos nesse processo.

Contudo, também existem algumas ferramentas online pagas ou gratuitas que podem ajudar nesse direcionamento, como o Giro das Profissões mencionado no tópico anterior. Conhecer algumas oportunidades de trabalho e suas respectivas descrições também ajuda nessa investigação, como é o caso daquelas oferecidas no Canal Conecta.

Depois de descobrir qual carreira seguir fazendo seu teste de aptidão e conhecendo algumas profissões, o momento seguinte será escolher uma instituição de ensino que possa contribuir com seu desenvolvimento, não é mesmo?

Então, aqui vai nossa dica final: saiba como escolher entre faculdade pública e particular lendo nosso post que apresenta um ótimo comparativo entre elas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.