Faculdade pública ou particular? Escolha a melhor opção!

faculdadepublicaouparticularescolhaamelhoropcao

Você já se perguntou quais os diferenciais de ensino oferecidos pela faculdade pública ou particular? Um dos primeiros argumentos que vem à cabeça, é claro, refere-se à gratuidade, mas, na sequência, aparece a dificuldade de superar milhares de candidatos na hora da prova do Enem.

Esse dilema, que é repetido ano após ano, merece uma nova reflexão dos vestibulandos. Afinal de contas, com os avanços tecnológicos e o aumento da oferta de cursos, a qualidade no ensino melhorou substancialmente, bem como o surgimento de melhores oportunidades para o ingresso na faculdade.

Em outras palavras, na atualidade, o que vai definir sua escolha é o quanto a faculdade está alinhada com suas necessidades e interesses. Listamos neste post algumas considerações que vão ajudar na sua escolha. Confira.

Considere a forma de ingresso na faculdade pública ou particular

O primeiro ponto a ser avaliado é a forma de ingresso nas melhores faculdades. As públicas recebem alunos a partir das notas do Enem ou vestibulares exclusivos, em datas fixas. A concorrência por vagas é grande, e a disponibilidade, limitada.

Não é à toa que muitos candidatos ficam ansiosos e estressados com a proximidade das provas, não é mesmo?

Já as faculdades particulares podem ampliar suas datas de provas, têm modalidades virtuais que aumentam a oferta de vagas, aceitam a nota do Enem e também recebem alunos em transferência de outras instituições e cursos.

Pense na autonomia para a realização do curso

Em uma faculdade particular, o aluno pode optar por diferentes modelos de ensino, como presencial ou 100% digital. Aqui na Anhanguera, você conta ainda com o modelo semipresencial, no qual tem aulas presenciais duas ou três vezes na semana, com demais atividades realizadas em ambiente digital. Assim, você tem autonomia para realizar o curso e suas atividades de acordo com suas necessidades e estilo de vida.

Alguns cursos das faculdades públicas são exclusivamente diurnos e presenciais, inviabilizando que o aluno consiga realizar outras atividades de forma conciliada.

Avalie a estrutura física e virtual da faculdade

A modernização do ensino também é um ponto a se considerar. Além do conteúdo e das relações com outros colegas e professores, os recursos utilizados para o ensino devem ser condizentes com a realidade, ou seja, construídos e administrados com tecnologias úteis para a vida profissional do aluno.

No aspecto prático, as faculdades privadas não vivem o movimento constante de entrar em greve, estão sempre modernizando seus laboratórios e demais elementos de sua infraestrutura — o que possibilita que o prazo para conclusão do curso seja realizado com sucesso e qualidade total.

Pondere a relação de custo-benefício

Analisando a grade curricular, as ferramentas que a faculdade utiliza para as aulas, gestão do aluno, parcerias que a instituições oferece e até quais são as despesas do aluno para fazer o curso, também é possível concluir qual faculdade é mais apropriada.

Estudar em uma faculdade pública em outra cidade, por exemplo, pode exigir custos com nova moradia, deslocamento, refeições etc. Tudo isso deve ser contabilizado.

Considere a oferta de bolsas de estudos

O valor das faculdades particulares também não precisa ser um empecilho. Na Anhanguera existem algumas bolsas de estudos e modalidades de cursos a distância que diminuem os custos do aluno durante a graduação.

Como é possível perceber, tanto faculdade pública ou particular trazem prós e contras que precisam ser avaliados e considerados de acordo com o seu perfil. Porém, o mais importante é que o sonho de fazer uma graduação não precisa mais ser adiado!

Agora é o momento da decisão: chegou à conclusão de que as faculdades particulares têm diferenciais mais atrativos para o sucesso da sua formação? Então, que tal conhecer as facilidades que a Anhanguera oferece para seu ingresso? Acesse nosso site agora mesmo e tire suas dúvidas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados