Quais as principais formas de ingressar na faculdade? Confira!

quaisasprincipaisformasdeingressarnafaculdadeconfira

Conhecer todos os caminhos para ingressar na faculdade é um passo importante para identificar oportunidades e encontrar uma via de acesso adequada. O problema é que nem todos conhecem as opções disponíveis, e muitos ainda acreditam que o vestibular é a única forma de fazer um curso particular. Logo, como poderiam tomar uma boa decisão?

Na verdade, com o passar do tempo, as instituições de ensino não só abraçaram as soluções oferecidas pelo governo, como criaram as alternativas próprias. Além disso, com os avanços tecnológicos e a redução de custos, as próprias mensalidades estão mais baixas.

Então, se você tem dúvidas sobre como ingressar na faculdade, leia o conteúdo abaixo com bastante atenção. Trouxemos um guia completo sobre o acesso aos cursos de graduação, esclarecendo as principais dúvidas. Não deixe de conferir!

Quais são as formas de ingressar na faculdade?

As formas de ingressar na faculdade correspondem aos meios disponíveis para realizar a matrícula, seja com pagamento da mensalidade, seja com bolsas e créditos. Nesse sentido, as três principais são o Enem, o vestibular e a transferência, e as demais, Prouni, FIES, Parcelamento Estudantil Privado e bolsas que complementam essas modalidades.

Vestibular tradicional

O exame vestibular existe para avaliar se o candidato reúne as características necessárias para ingressar no ensino superior. Em alguns casos, também pode ser uma forma de selecionar os participantes, porque pode acontecer de haver mais vagas do que interessados.

O procedimento, em geral, inicia-se com a publicação de um documento oficial da faculdade. No edital, constarão as regras de inscrição, cursos abrangidos, conteúdo exigido na prova, local e data de realização, entre outros aspectos. Assim, todos são examinados na data definida, ocorrendo a divulgação posterior dos aprovados.

Vestibular agendado

Na Anhanguera, incorporamos uma modalidade diferenciada de vestibular, principalmente porque muios alunos precisam conciliar jornadas de trabalho e estudo. Nele, o estudante tem uma oferta de datas disponíveis e pode realizar o exame no momento em que se sentir preparado.

O vestibular agendado ocorre em quatro etapas:

  • escolher o curso, horário e polo pela internet;
  • realizar a inscrição online para o vestibular;
  • dirigir-se à faculdade na data e hora agendados para realizar o exame;
  • fazer a matrícula e iniciar os estudos.

Vale ressaltar que o vestibular agendado pode ser usado para qualquer área, mesmo para os cursos mais procurados. Então, se você já escolheu a disciplina, basta seguir os passos descritos e realizar a inscrição pelo site.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio se tornou uma espécie de vestibular geral. A ideia é que, ao ser aprovado na avaliação governamental, a pessoa demonstrou as competências exigidas para entrar na faculdade. Assim, muitas faculdades dispensam outras avaliações ou concedem pontos nas provas.

O Enem na Anhanguera substitui integralmente o vestibular agendado, bastando selecionar a opção de uso da prova ao se inscrever em um curso superior. O processo é tão simples que, pelo número de CPF, a própria plataforma pesquisa a nota no banco de dados do MEC.

Lembre-se, nesse sentido, de que o critério para aprovação no exame são 450 pontos na prova objetiva e, ao menos, não zerar a redação. Logicamente, quanto melhor o desempenho, maiores são as chances de obter bolsas e créditos.

Se você tem dúvidas sobre como estudar para prova, recomendamos a visita ao site Trilha do Enem. É uma plataforma que ajuda você a criar um plano personalizado, indicando a melhor estratégia para prova e os pontos em que você precisa melhorar.

FIES

O Financiamento Estudantil via programa governamental exige a aprovação no Enem. Ao conseguir, pelo menos, a pontuação mínima, você fará um cadastro no site do FIES para concorrer ao crédito. Lá haverá dois tipos de benefício:

FIES

  • crédito do fundo nacional de financiamento estudantil;
  • renda familiar de até 3 salários-mínimos
  • pagamento após a obtenção do diploma;
  • percentual das mensalidades financiado proporcional à renda;
  • juros real zero.

P-FIES

  • crédito obtido junto aos bancos;
  • renda familiar de até 5 salários-mínimos
  • pagamento após a obtenção do diploma;
  • percentual das mensalidades financiado proporcional à renda;
  • juros mais baixos do que o mercado.

Prouni

O programa Universidade para Todos é uma modalidade de bolsa estudantil, ou seja, diferentemente do FIES, não é necessário restituir valores. As exigências, nesse caso, são um pouco mais abrangentes do que nos financiamentos:

  • ter cursado ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola privada;
  • renda familiar de até 3 salários-mínimos por pessoa;
  • ter desempenho mínimo de 75% na faculdade para permanecer no programa;
  • custeio integral do curso.

Para concorrer à bolsa, o interessado precisa ter alcançado os 450 pontos na prova objetiva e não ter zerado a redação. Já as inscrições também ocorrem por uma plataforma específica: o site do Prouni.

Parcelamento Estudantil Privado (PEP)

Além de aderir ao Prouni e ao FIES, a Anhanguera disponibiliza um benefício exclusivo para as pessoas que não tiverem condições de pagar as mensalidades. O PEP é um programa para parcelamento do curso, em que parte do valor é quitado depois da graduação.

O percentual exato varia conforme o curso e o tempo de duração. Há opções de parcelamento de até 70%, sem aplicação de juros. Imagine, por exemplo, uma faculdade de 5 anos: durante o período, se for contemplado na modalidade mais abrangente, você pagaria 30% do total, e o restante pode ser dividido em um número de parcelas suficiente para integral quitação.

É importante ler o regulamento com calma para entender os cursos elegíveis e as condições para efetuar o parcelamento estudantil privado. Lembre-se também de dar uma especial atenção aos cursos 100% a distância e semipresenciais, que, mesmo já contando com mensalidades com excelente custo-benefício, podem ser incluídas no PEP.

Bolsas de estudo

A bolsa de estudos privada é concedida por liberalidade das instituições de ensino superior. Ou seja, não é o governo quem estabelece as regras, mas as próprias faculdades segundo os critérios que julgam pertinentes.

Na Anhanguera, você pode solicitar uma bolsa de estudos no ato de inscrição do vestibular. A avaliação considera principalmente a demonstração de dificuldades financeiras, de modo que as secretarias examinam, caso a caso, a situação do candidato para verificar as possibilidades de conceder uma bolsa.

Transferência

Uma última modalidade é a situação da pessoa que já realiza um curso superior, mas pretende trocar de instituição de ensino. Nesse caso, é comum que o acesso seja facilitado, principalmente com reconhecimento das matérias já cursadas até a mudança.

Além desse benefício, a transferência na Anhanguera tem um diferencial. É possível obter bolsa de 50%, na educação presencial, e de 20% na modalidade a distância. O incentivo vem se mostrando relevante para que você não desista e consiga concluir o curso.

Quais são os meios mais efetivos de ingressar na faculdade?

Para chegar ao momento de dizer “entrei na faculdade”, você não deve se prender a uma única via de acesso. Você pode ler o nosso guia de organização financeira para favorecer a sua condição e, pouco a pouco, melhorar as finanças pessoais, a fim de investir em educação.

Mas é importante tratar o diploma como uma prioridade. A partir dele, você terá melhor empregabilidade e salários, mudando de patamar financeiro. É uma decisão que precisa ser tomada se você pensa em melhorar de vida.

Por isso, agora que você já conhece as principais formas de ingressar na faculdade, invista em todas as opções disponíveis. Assim, você potencializará as suas chances de obter bolas, créditos e parcelamentos, facilitando o pagamento do curso.

Se você quiser conhecer todas as opções disponibilizadas pela Anhanguera, acesse nosso Facebook e fale com a gente via inbox!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.