O que é preciso para entrar no mercado de trabalho?

Entrar no mercado de trabalho

Entrar no mercado de trabalho já não era algo simples antes da pandemia. Agora, depois da crise econômica gerada pela Covid-19, o desafio se tornou ainda mais complexo. No entanto, com a devida preparação e ficando de olho nas oportunidades, tudo se torna mais fácil e possível.

Para tanto, o conselho é procurar quais áreas estão em alta e se qualificar para elas. Assim, você consegue diferenciais importantes nos processos seletivos.

Quer mais dicas para entrar no mercado de trabalho? Então, venha com a gente!

Pesquise as tendências profissionais dos próximos anos

Mesmo em época de recessão e de desânimo entre as empresas, sempre há nichos que apresentam expansão. Nesse sentido, a dica é acompanhar os rumos da tecnologia.

As áreas ligadas à inovação sempre prometeram carreiras promissoras. Agora, com a necessidade de isolamento social, muitas mudanças serão incorporadas de forma definitiva.

Por outro lado, com a adoção de inteligência artificial e de recursos de robótica, os atributos essencialmente humanos também tendem a ganhar destaque. Estamos falando de qualidades que as máquinas não podem substituir: capacidade de liderança, criatividade, inteligência emocional etc.

Muitos fatores estão afetando as relações profissionais. Por exemplo: o mercado de trabalho EAD cresceu exponencialmente. Ou seja, fique de olho nas características essenciais do profissional do futuro, que serão ditadas por fatos e por cenários do presente!

Capriche no currículo e no LinkedIn para entrar no mercado de trabalho

O currículo representa a primeira impressão de uma empresa sobre você. Por essa razão, ele é muito importante para quem deseja entrar no mercado de trabalho. Obviamente, não basta ter um!

Assim, saiba que o currículo deve ser objetivo, com as informações resumidas em no máximo duas folhas. Muita gente está à procura do primeiro emprego e fica na tentação de “encher linguiça”. Não precisa de nada disso!

Para quem não tem experiência, a melhor forma de valorizar o currículo é fazer cursos livres. Além desse cartão de visitas, invista em um perfil no LinkedIn. Esse canal é perfeito para falar mais de você sem tantos limites de toques nem palavras.

Porém, é preciso ponderação nos temas e na linguagem. Desse modo, evite assuntos polêmicos, a menos que você tenha embasamento para defender seu ponto de vista.

Invista em networking para ter mais oportunidades

Se você tem dúvidas de como entrar no mercado de trabalho, saiba que o networking é uma das estratégias mais eficientes. Quem nunca ouviu falar no famoso “Q.I. (Quem indica)”?

Assim, muitas vagas são ocupadas a partir de recomendações de amigos, familiares, professores, colegas de cursos etc. Por esse motivo, comece a montar a sua rede de contatos.

Como fazer isso? Assista a lives dos seus ídolos na profissão, siga os profissionais de destaque no Instagram e participe de grupos em redes sociais. Assim, você vai estreitando o relacionamento com as pessoas que poderão abrir portas.

Treine para as seleções antes de tentar entrar no mercado de trabalho

Uma das dicas para entrar no mercado de trabalho é se preparar para as entrevistas específicas. Desse modo, quando você fizer um teste para determinada vaga, estude a empresa.

Tente descobrir quais são as funções do cargo, quais são os produtos desenvolvidos, o público-alvo e os principais concorrentes. Assim, será possível demonstrar mais afinidade durante a conversa com o recrutador.

Alinhe o perfil profissional e a bagagem cultural

Por mais ansiedade que você sinta para entrar no mercado de trabalho, não adianta tentar um emprego que não combine com a sua personalidade. Em outras palavras, o candidato também escolhe a empresa.

Por esse motivo, avalie quais são as suas qualidades, bagagens culturais e preferências. Será que essa companhia tem a ver com seu jeito de ser? Essa resposta é importante.

Por exemplo: geralmente, um recrutador valoriza a capacidade de liderança. Mas se você prefere um trabalho mais técnico e isolado, por que insistir? Assim, selecione as oportunidades que se encaixem no seu estilo.

Prefira cursos em alta para entrar no mercado de trabalho

Uma dica muito certeira para entrar no mercado de trabalho com o pé direito é fazer um curso superior. No entanto, na hora de escolher a carreira, pense sobre quais delas proporcionam índices altos de empregabilidade.

Nesse sentido, aqui na Anhanguera, você tem à disposição uma lista de cursos com as melhores chances possíveis. Além disso, disponibilizamos o Canal Conecta, um portal que reúne mais de 200 mil vagas por ano.

Mas os benefícios ainda não acabaram: também contamos com diversidade de modalidades de ensino: presencial, semipresencial e 100 % online.

No caso do ensino presencial, o estudante vai até a unidade para assistir às aulas, com reforço multimídia online para aprimorar seu conhecimento.

Mais uma alternativa é a formação semipresencial. Nesse caso, boa parte do conteúdo é passado pela internet. No entanto, uma vez por semana, o aluno se dirige a um dos polos educacionais. Nesses locais, ele tem acesso a transmissões ao vivo com professores.

Por fim, no 100% online, as aulas são realizadas totalmente pela internet e, de vez em quando, o matriculado comparece a uma unidade física para realizar as provas. Contudo, verifique as modalidades de ensino disponíveis para a carreira que despertar seu interesse.

Independentemente da sua maneira de aprender preferida, é importante lembrar que o ensino superior traz melhores oportunidades. Por isso, separamos a seguir uma lista com opções de cursos para entrar no mercado de trabalho!

Administração

O curso de Administração capacita o estudante para a gestão de empresas, de recursos e de times. Veja as atribuições que você vai aprender:

  • emprego de novas tecnologias;
  • empreendedorismo;
  • criatividade em técnicas de negociação;
  • articulação de pessoas;
  • cumprimento de metas.

Direito

O curso de Direito é um dos preferidos porque oferece um leque extenso de chances profissionais. Além dos cargos públicos, muito desejados, essa ocupação tem centenas de possibilidades, uma vez que, para cada relação social, abre-se um ramo do Direito.

É assim com a Tecnologia, com a Segurança de Dados, com o Meio Ambiente, entre outros assuntos. Por esse motivo, é possível se tornar um advogado empreendedor.

Desse modo, você vai representar pessoas jurídicas e físicas em áreas da Advocacia como a Cível, a Penal, a Previdenciária, a Trabalhista, a Tributária, entre outras. Observe as atividades:

  • Desenvolvimento e Implementação de Políticas de Compliance na Iniciativa Privada;
  • Defensoria Pública;
  • Delegacia de Polícia;
  • Magistratura;
  • Ministério Público;
  • Pesquisa Acadêmica.

Gestão de Recursos Humanos

Já o curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos propicia boas oportunidades em pouco tempo de estudo. Afinal de contas, ele tem duração de apenas 4 semestres.

Desse modo, essa alternativa acadêmica permite entrar no mercado de trabalho mais rápido. Confira as principais funções desse profissional:

  • Captação de Pessoas;
  • Gestão de Departamento Pessoal, Cargos, Salários e Carreiras;
  • Consultoria e Staff;
  • Treinamento, Desenvolvimento e Retenção de Pessoas.

Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária também é uma ótima escolha para crescer profissionalmente. Isso porque, cada vez mais, os brasileiros tratam seus bichinhos como membros da família.

Com graduação presencial, o aluno recebe uma capacitação integral na área. Confira:

  • atuar com assistência clínica e cirúrgica de animais domésticos e silvestres;
  • prestar serviços de atenção à saúde animal em sistemas de criação e de manejo;
  • dar apoio na reprodução e no melhoramento genético de diferentes espécies.

Ciências Contábeis

Mais um meio interessante para entrar no mercado de trabalho é o curso de Ciências Contábeis. Afinal, empresas de qualquer porte ou segmento necessitam pôr e manter as contas em dia. Isso também vale para as obrigações fiscais e trabalhistas. Observe as áreas de trabalho dessa carreira:

  • Gestão e Execução do Ciclo Contábil;
  • Avaliação, Gerenciamento e Supervisão de Questões Tributárias e Fiscais;
  • Gestão Financeira e Rotinas de Controle;
  • Realização de Perícia Contábil, Auditoria e Arbitragem.

Comece agora mesmo a planejar sua entrada no mercado!

Entrar no mercado de trabalho exige esforço, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. É preciso se dedicar aos estudos e achar uma profissão que combine com seu jeito de ser, além de seguir as demais dicas práticas que demos.

Com paciência e força de vontade, você vai realizar todos os seus sonhos. Que tal iniciar agora mesmo? Então, inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content