Entenda como o nível superior impulsiona seu desenvolvimento

entendacomoonivelsuperiorimpulsionaseudesenvolvimento

Você ainda tem alguma dúvida sobre o que significa nível superior? O objetivo da maioria dos jovens é sair da escola, passar para alguma faculdade e estudar um tema que tenha relação com o seu perfil. Nesse sentido, procurar uma graduação é a forma ideal para começar bem a sua carreira.

Durante o curso, o aluno tem acesso a grandes empresas e pode conseguir uma vaga de estágio. O alto índice de desemprego assusta aqueles que estão começando, mas ter o nível superior garante uma empregabilidade maior e uma remuneração mais justa.

Separamos as principais informações sobre esse nível de ensino. Continue a leitura!

O que se aprende no nível superior?

O ensino superior é o nível educacional posterior ao ensino secundário — aquele que compreende do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. No nível terciário, estão os estudos da graduação, em que o aluno sai com um diploma profissional e especialista em determinado conhecimento.

Existem três opções conhecidas de graduação. O Bacharelado abarca a maior parte das áreas de conhecimento, como Humanas, Exatas e Biomédicas. A Licenciatura é voltada para a formação de professores em determinados campos de conhecimento, enquanto o Tecnólogo atende a campos específicos do mercado e tem duração menor.

No ensino superior, também estão os cursos de pós-graduação, que incluem a especialização, o MBA, o mestrado e o doutorado. Aqui, o profissional aumenta os seus conhecimentos e se torna mais proficiente na carreira. Para acessar esses níveis, é necessário ter um diploma de graduação.

Qual a importância de uma graduação?

O objetivo do estudo é aumentar os conhecimentos do aluno. Nesse sentido, o profissional que se forma na graduação, além do título, também está preparado para assumir uma posição no mercado e contribuir para o crescimento de uma empresa.

A graduação garante uma remuneração maior para o profissional, como indica pesquisa do IBGE. Em média, uma pessoa com esse diploma recebe R$5.510, enquanto os formados somente no ensino médio têm salário de R$1.727, o que significa um salário três vezes maior para os primeiros.

Em tempos de economia lenta, o curso superior ao nível de graduação também garante uma maior empregabilidade. Se você já ficou sem emprego ou conhece alguém que está nessa situação, sabe que o nível de exigência dos processos é um complicador para quem não tem o diploma, então é importante seguir os estudos.

Como o nível superior contribui para o desenvolvimento?

Você tem o sonho de ser um profissional de sucesso, certo? O caminho mais fácil para realizá-lo é investir nos estudos e cursar uma graduação. O nível superior de escolaridade é voltado para aumentar os conhecimentos no seu campo de estudo e melhorar as suas habilidades técnicas e práticas.

Quem cursa uma graduação tem maior retorno, ou seja, ganha salários maiores do que os trabalhadores de nível médio. Segundo a FGV Social, cada ano adicional de estudo gera mais renda, o que é essencial para crescer na carreira. É possível ter um retorno acima de 203% do que foi pago pela educação.

Aqui na Anhanguera, além dos conhecimentos, a graduação permite acesso aos programas de estágio, que são uma ótima forma de conseguir a primeira experiência no mercado de trabalho. Durante esse período, o aluno aplica, na prática, o que aprende nas salas de aula e pode iniciar a sua carreira com maiores chances de efetivação.

Com essas informações, fica claro que o nível superior deve ser um objetivo para quem está saindo da escola ou quer retomar os estudos. O acesso a vagas melhores de emprego e o aumento na remuneração são dois motivos interessantes para entrar na graduação e realizar os seus sonhos.

Você acha que cursar faculdade é muito caro? Entre em contato com a Anhanguera e conheça as nossas bolsas e condições para você conseguir o seu diploma!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.