Psicologia ou Odontologia? Qual área devo seguir?

psicologia ou odontologia

Se você pensa em seguir carreira na área da Saúde, temos boas notícias! Uma delas é que o mundo vive a era das relações humanas, tema central de qualquer profissão do ramo. Com isso, a demanda por profissionais que colaboram para o bem-estar das pessoas é crescente, aumentando as oportunidades de trabalho.

Assim, quem escolher o curso de Psicologia ou Odontologia sairá na frente, já que as duas profissões estão em alta. No entanto, é importante conhecer as diferenças entre elas e o seu perfil pessoal para fazer uma boa escolha.

Ficou interessado e quer saber a diferença entre Psicologia e Odontologia? Então, continue a leitura!

Como é a faculdade de Odontologia?

Se você quer saber tudo sobre Odontologia, saiba que, na Anhanguera, ele é do tipo Bacharelado e tem duração de 4 anos. O objetivo é formar profissionais com vivência prática e conhecimento técnico que possibilitem cuidar da saúde bucal de pacientes de diferentes idades.

Durante a faculdade, os alunos entram em contato com várias matérias práticas. Com elas, é possível se preparar de maneira adequada para o mercado, atuando com ética e responsabilidade. As principais disciplinas que você entrará em contato na graduação são:

  • Odontologia Pré-Clínica em Oclusão e Dentística;
  • Formação Integral em Saúde;
  • Propedêutica Clínica Odontológica;
  • Fundamentos para Reabilitação Oral.

Boa parte da grade curricular é voltada para as matérias que permitem vivenciar o dia a dia da profissão. Afinal, além da teoria, o futuro dentista precisa saber como colocar os conhecimentos em prática, oferecendo os melhores tratamentos para os pacientes.

Como é o mercado de trabalho para a área de Odontologia?

O dentista é um profissional muito valorizado, principalmente por conta de sua atuação. Portanto, se você quer seguir carreira na área, saiba que encontrará um mercado atrativo e uma média salarial de R$ 3.667,49*.

Se tem dúvidas sobre o que faz o profissional de Odontologia, algumas atividades presentes na rotina dos profissionais são o tratamento de cáries, a colocação de próteses, a limpeza, a restauração, as cirurgias e o processo de extração de dentes.

Existem várias oportunidades para quem se forma em Odontologia, e é possível trabalhar em clínicas, empresas, franquias e na saúde pública. Além disso, para conquistar oportunidades ainda melhores, uma boa opção é optar por uma área de atuação que está em alta. Logo, o seu trabalho terá um grande diferencial, atraindo cada vez mais clientes.

Alguns ramos promissores nos quais você pode se especializar após concluir a graduação são:

  • Ortodontia;
  • Implantodontia;
  • Odontopediatria;
  • Odontogeriatria.

Qual é o perfil do dentista?

Você sonha em ser um dentista de sucesso, mas tem dúvidas se a profissão combina com você? Saiba que isso é muito comum, mas é possível desenvolver algumas habilidades ainda na faculdade. Como em outras profissões da área da Saúde, os profissionais em Odontologia devem gostar de cuidar de outras pessoas e precisam ser detalhistas e pacientes.

Outras características desejáveis do perfil do profissional de Odontologia são:

  • ser dedicado;
  • saber trabalhar em equipe;
  • ter ética profissional;
  • ter facilidade para se comunicar com outras pessoas.

Como é a faculdade de Psicologia?

Uma das dúvidas de quem quer saber tudo sobre Psicologia é o tempo de duração do curso. Aqui na Anhanguera, a graduação é de 5 anos e é oferecida na modalidade Bacharelado, preparando os alunos para atuar em várias atividades no mercado de trabalho.

Durante esse tempo, você entrará em contato com diferentes experiências. Por ser uma faculdade dinâmica, a grade curricular contempla uma aprendizagem das Ciências Humanas, Biológicas e até mesmo de Exatas (com conhecimento de Estatística aplicada aos Testes Psicológicos).

Teste Vocacional Rápido

Viu como é uma profissão diversa? As principais matérias vistas durante o curso são:

  • Processos Psicológicos Básicos;
  • Desenvolvimento Humano;
  • Psicologia Social;
  • Psicopatologia;
  • Teorias e Técnicas de Grupo;
  • Psicofarmacologia.

Tendo como base as noções teóricas, combinadas com as diferentes práticas durante a graduação, o profissional tem a chance de desenvolver uma ótima inserção no mundo e no mercado.

Como é o mercado de trabalho para a área de Psicologia?

Quem opta pelo curso de Psicologia encontrará várias vantagens pela frente — e uma delas é o mercado de trabalho. Poucas profissões vivem uma expansão tão grande quanto a área dos psicólogos, o que causa uma valorização do ramo.

O profissional está cada vez mais presente em muitos espaços do mercado, como times de esportes, instituições judiciais, órgãos de trânsito, empresas, hospitais, escolas e outros locais. Na verdade, como é uma profissão que lida diretamente com o desenvolvimento e a saúde mental das pessoas, os psicólogos estão habilitados para atuar nos mais variados lugares. Assim, as possibilidades de trabalho vão além das clínicas e hospitais.

Por ser um campo tão amplo, os salários costumam ser atrativos. A média do psicólogo clínico, por exemplo, é de R$ 2.785,12*. No entanto, é possível aumentar os ganhos ao optar por fazer uma especialização. Para descobrir a área de atuação ideal, leve em conta suas aptidões, além de pesquisar sobre o mercado e a remuneração de cada uma.

Algumas especialidades em alta são:

  • Psicologia Escolar;
  • Psicologia Social;
  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicologia Escolar;
  • Psicologia Jurídica.

Para estudar Psicologia, é preciso ter um perfil aberto e curioso, com disposição para entender as diferentes teorias da área. Isso é decisivo para a ampliação da sua capacidade de intervir em vários contextos, já que os métodos necessários variam em cada situação.

Além disso, é importante ter perspicácia para analisar os comportamentos e paciência na observação. Também é necessário gostar de escutar, pois esse é o canal crucial da compreensão. Outras competências essenciais para o profissional que se forma em Psicologia são:

  • ter empatia;
  • não ter preconceito;
  • gostar de ler;
  • ter perfil analítico.

Viu só como as duas profissões estão em alta, contam com um excelente mercado de trabalho e boas remunerações? Para alcançar o sucesso profissional, o primeiro passo é escolher uma faculdade reconhecida e de qualidade. Portanto, conhecer os diferenciais da Anhanguera é fundamental para se destacar.

Aqui, você encontrará um corpo docente atualizado e infraestrutura completa, com bibliotecas, laboratórios e salas multimídias. Dessa maneira, o aluno tem em mãos todos os recursos necessários para ter sucesso profissional. Nesse caso, podemos citar um diferencial exclusivo: o Canal Conecta, portal gratuito de vagas de estágio e de emprego, fazendo a conexão entre você e o empregador.

Faça a escolha certa!

Se você tinha dúvidas entre Psicologia ou Odontologia, percebeu que as duas áreas são excelentes. Assim, independentemente da sua escolha, lembre-se de estudar em uma faculdade renomada e que apresente diferenciais exclusivos!

Gostou de saber mais sobre os cursos de Psicologia e Odontologia e quer estudar em uma das melhores faculdades do país? Então, inscreva-se no vestibular Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content