O que um dentista faz? Conheça as funções em diferentes cargos!

odontologia o que faz

O curso de Odontologia é um dos mais procurados da área da Saúde. Essa profissão também é uma das mais bem remuneradas e com amplas possibilidades de áreas de atuação.

A graduação em Odonto é um bacharelado presencial com duração média de 5 anos. É oferecido em faculdades públicas e privadas, sendo que a concorrência por uma vaga sempre é muito intensa. Por isso, é necessário estar preparado para conseguir ingressar.

Gostaria de saber um pouco mais sobre Odontologia e o que faz um dentista? Vem com a gente!

O que faz um dentista, no geral?

O dentista geral, ou clínico geral, se empenha nos estudos e tratamentos dos dentes, da boca e dos ossos da face.

Assim, seu trabalho é focado na busca da saúde ou da estética bucal. Entre as suas atribuições, está a realização de serviços como extração e limpeza de dentes, projeção e instalação de próteses, realização de cirurgias e tratamentos na gengiva, bochecha e língua, entre outras.

No entanto, existem diversas áreas de especialização que vêm inovando esses e outros segmentos da Odontologia Clínica, ampliando o trabalho do dentista, agregando o oferecimento de serviços e possibilitando sucesso no embate sobre como ganhar dinheiro com a Odontologia.

Você vai conhecer a seguir mais sobre a Odontologia e o que faz um dentista de variadas áreas.

Ortodontia

O profissional desta área é chamado de ortodontista e precisa ter, além dos 5 anos da graduação, um curso de especialização.

A Ortodontia é responsável por corrigir o posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares. Dentes que não são alinhados corretamente dificultam a limpeza, podendo ocasionar em doenças periodontais ou perda precoce.

Além disso, não ter os dentes e a estrutura óssea da face alinhada corretamente pode gerar um estresse aos músculos de mastigação, levando a dores de cabeça constantes, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

O tratamento ortodôntico não deve ser visto apenas pela questão estética, pois ele torna a boca mais saudável, os dentes fortes e a mordida funcional.

Odontopediatria

A Odontopediatria é uma área focada em bebês e crianças. Os procedimentos dentários são iguais aos praticados por dentistas que atendem o público adulto, mas voltados para a anatomia e a necessidades dos pequenos.

Normalmente, uma criança que não está acostumada com o dentista pode ficar ansiosa ou com medo do ambiente desconhecido. Por isso, acaba respondendo de forma diferente às consultas do dentista, que precisa a estar preparado para isso, pela sua formação.

Além de fazer o tratamento em crianças, o odontopediatra também realiza atendimentos em pessoas com necessidades especiais.

Implantodontista

A Implantodontia é a especialização responsável pela restauração oral por meio do implante dentário. Esse procedimento busca reabilitar as funções estéticas e mastigatórias do paciente, devolvendo sua autoestima e qualidade de vida.

Os implantes dentários foram desenvolvidos com o intuito de substituir as próteses totais, as famosas dentaduras, principalmente as inferiores.

A partir daí, essa área vem crescendo muito. Hoje em dia, o implante pode ser feito para substituir os dentes perdidos tanto na arcada dentária inferior quanto na superior.

Devido à inovação nos processos odontológicos, esse tipo de profissional tem se valorizado muito no mercado, principalmente quando envolve a estética nas suas atividades.

Estomatologista

A Estomatologia é uma especialidade da odontologia que tem o poder de prevenir, diagnosticar e tratar possíveis doenças que se desenvolvem na boca ou na região maxilar e mandibular.

Além disso, esse profissional está apto fazer o diagnóstico de doenças que possam se manifestar na boca — como o câncer de boca ou língua — ou outras doenças que possam exercer alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico.

O dentista especialista em Estomatologia é o profissional que previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas com boca, lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faríngeas e demais estruturas da orofaringe.

Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biópsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Portanto, dentistas que ocupam esse cargo são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca.

Periodontista

A Periodontia é a especialização popularmente conhecida por tratar da gengiva. Seus procedimentos visam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem os tecidos que sustentam os dentes.

Os periodontistas estudam e tratam os problemas que afetam a estabilidade dos dentes, desempenhando papéis vitais para manter os dentes no lugar.

Uma doença na gengiva, também conhecida como doença periodontal, pode avançar para um estágio que requer cirurgia. É aí que entram os periodontistas, já que eles realizam procedimentos de raspagem e alisamento radicular e ainda cuidam de implantes dentários.

Odontologia Estética

A Odontologia Estética, conhecida também como dentística, é uma especialização da odontologia que contempla a beleza e a saúde nos cuidados com o sorriso. Ela abrange tanto a cosmética quanto a restauração dental, preocupando-se em preservar e devolver a integridade estrutural e funcional dos dentes.

Sendo assim, o profissional que trabalha com essa área de atuação da Odontologia tem como responsabilidade tornar o sorriso mais harmônico e funcional para cada paciente.

Como a Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade?

Como pôde ser percebido, o dentista é um profissional extremamente importante para a sociedade, já que pode oferecer saúde, beleza e qualidade de vida para as pessoas. Além disso, dentro de um curso de Odontologia, é possível o profissional se especializar em diversas áreas, e todas possuem altos índices de aceitação no mercado.

Entretanto, é necessário a construção consciente de conhecimentos, de habilidades e de atitudes capazes de levar você pelo caminho certo. Portanto, se você gosta da área, talvez seja o momento de começar a investir para valer.

A Anhanguera ajuda com isso! São mais de 20 anos de tradição em formar profissionais qualificados. Nosso curso de Odontologia é completo, com professores mestres e doutores.

Após se formar com o melhor corpo docente e ter acesso a laboratórios com tecnologia de ponta, a entrada no mercado de trabalho é facilitada pelo Canal Conecta, uma plataforma exclusiva de estágio e emprego que conecta as melhores empresas do Brasil a você.

Então, venha para a Anhanguera!

Agora que você conhece as áreas de atuação da Odontologia e o que faz o dentista, é hora de conhecer as bolsas e descontos oferecidos pela Anhanguera.

Você pode fazer a solicitação já na inscrição para o vestibular ou no ato da matrícula. Dê o primeiro passo e se inscreva!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados