O que é Odontologia Clínica e como atuar na área?

profissional de odontologia clínica

Pensa em ser dentista e quer entender melhor o que é Odontologia Clínica? É um serviço de saúde focado na prevenção, no diagnóstico e nos tratamentos mais gerais de saúde bucal. Por isso, é um dos principais quando se fala em atendimento odontológico.

New call-to-action

Mas como será que é o dia a dia de trabalho do dentista clínico geral? Quais tipos de procedimentos e tratamentos ele está apto a realizar? É preciso de uma especialização além do Bacharelado em Odontologia? Se você tem essas dúvidas, vai gostar deste post da Anhanguera.

Continue a leitura e descubra ainda onde esse profissional pode atuar e como ingressar nessa carreira tão promissora!

Como é o curso de Odontologia?

O curso superior de Odontologia tem um foco especial nos estudos que envolvem as regiões da cabeça e do pescoço, como os ossos da face, dentes, mandíbula, maxilar e o processo de mastigação. O aluno de Odonto também tem uma visão integral da saúde do paciente e do funcionamento do corpo humano.

O objetivo da graduação em Odontologia é preparar profissionais generalistas para o tratamento, o diagnóstico e a prevenção de problemas que afetam a saúde bucal, além da capacitação de realizar procedimentos estéticos em clínicas e hospitais.

O curso oferece atividades de ensino, pesquisa e extensão, de modo que o aluno se sinta capacitado a atuar com as habilidades necessárias para enfrentar os principais desafios da profissão no mercado de trabalho. O profissional sai da faculdade com uma visão não apenas técnica, mas também reflexiva e humanista sobre o seu campo de atuação.

Na Anhanguera, a graduação em Odontologia tem duração mínima de 5 anos e é oferecida na modalidade presencial. No Brasil, não há autorização do Ministério da Educação (MEC) para que o curso de Odonto seja oferecido na modalidade 100% online ou semipresencial. Porém, existe essa autorização para outros cursos da área de saúde, como Fisioterapia EAD.

Quais são as matérias estudadas no curso de Odontologia?

O curso de Odontologia da Anhanguera é dividido em 10 semestres, com uma grade curricular que contempla três grandes áreas de estudos: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Odontológicas e Ciências Humanas e Sociais. 20% da carga horária é destinada às matérias de Estágio Obrigatório Supervisionado.

Nos primeiros semestres, os alunos são apresentados a matérias de Odontologia com caráter mais introdutório, ou seja, que tratam de temas mais gerais da Biologia e também estão presentes em outros cursos da área de saúde.

Nesse momento, os alunos também são apresentados a matérias de introdução às atividades odontológicas, como Odontologia Morfofuncional, Fundamentos para Assistência Odontológica I e Fundamentos para Propedêutica Cirúrgica I.

Depois das disciplinas de formação básica, os conteúdos da grade curricular passam a abordar características mais específicas do diagnóstico e atendimento ao paciente. Alguns exemplos: Diagnósticos por Imagem, Radiologia, Anestesiologia, Odontologia Pré-clínica em Endodontia e Prótese e Fundamentos para Reabilitação Oral.

De maneira geral, veja um breve resumo de algumas matérias de Odonto que esperam por você na graduação.

  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Formação Integral em Saúde;
  • Odontologia Morfofuncional;
  • Fundamentos para Assistência Odontológica I;
  • Fundamentos para Propedêutica Cirúrgica I;
  • Fundamentos para Reabilitação Oral;
  • Odontologia Pré-clínica em Endodontia e Prótese;
  • Clínica Integrada de Assistência Odontológica;
  • Estágio em Odontologia Hospitalar;
  • Biologia Molecular e Biotecnologia;
  • Cirurgia e Traumatologia;

Nos últimos semestres, os alunos passam pelas disciplinas de estágio obrigatório e, para saírem com o diploma, precisam apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Como é o mercado de trabalho em Odontologia?

A Odontologia é uma das áreas que mais cresce no mercado, não só em relação à empregabilidade, mas também à adesão de tecnologias que facilitam a rotina dos profissionais. Um bom exemplo vem do CFO (Conselho Federal de Odontologia), que registrou um aumento de 93% nas emissões online de receitas, atestados e prescrições.

Isso mostra que a Odontologia está constantemente se atualizando para manter as oportunidades do mercado de trabalho em alta. Para quem entra na graduação agora, é um alívio saber que as tendências para sua futura atuação são as melhores possíveis.

Por outro lado, com a constante evolução da área, a concorrência no mercado de trabalho em Odontologia também é grande. Segundo dados recentes do CFO, são mais 600 mil profissionais ativos no país, atuando em diversas especializações em Odontologia.

O número muito expressivo de profissionais atuando na área já foi motivo de crítica por parte do próprio CFO. Segundo o Conselho, existia, em 2019, um cirurgião-dentista para 645 habitantes no país, sendo que o recomendável pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é que se tenha um cirurgião-dentista para 1.200 habitantes.

Quanto mais profissionais atuam na área, maior é a concorrência. Isso demanda uma formação sólida de quem quer ganhar destaque e conquistar oportunidades de emprego acima da média.

Para quem sai da graduação, a principal área de atuação é, sem dúvidas, a Odontologia Clínica. Se quiser conhecê-la melhor, dê uma olhada no próximo tópico. Vamos explicar o que você precisa saber sobre as vantagens e as oportunidades geradas na área.

O que é Odontologia Clínica?

Para compreender o que é Odontologia Clínica é preciso, em primeiro lugar, entender melhor os objetivos do curso de Odontologia. Trata-se, como vimos, de uma formação em que o aluno aprende a saúde dos dentes, da boca e dos ossos da face a fim de estudar os problemas de saúde bucal, principais técnicas, tratamentos (inclusive de estética) e formas de intervenção.

A ideia é preparar um profissional para diagnóstico, prevenção e tratamento dessas estruturas em pacientes de diferentes faixas etárias, desde o bebê até o idoso. Desse modo, ele sai da graduação pronto para atuar com a Odontologia Clínica ou como clínico geral.

Na graduação, o profissional em formação passa por disciplinas teóricas e muita prática que vão ensinar tudo sobre Odontologia. Assim, você tem uma visão integral da saúde do paciente para conseguir oferecer um serviço de alta qualidade e segurança.

Pronto para entrar no mercado

Com a qualificação que se obtém logo após terminar a faculdade de Odontologia, já é possível colocar os conhecimentos em prática. O dentista não precisa fazer nenhuma especialização para começar a trabalhar no serviço público ou privado como clínico geral.

É claro que muitos profissionais podem buscar, no futuro, uma especialidade. Mas o bacana é que, com o diploma da faculdade de Odontologia, ele já tem o conhecimento mais generalista para fazer o atendimento aos pacientes, ingressando no mercado.

Para isso, basta concluir o curso e fazer o registro no Conselho Estadual de Odontologia, entidade que fiscaliza o exercício profissional, e atuar legalmente como dentista.

Quais são as principais atribuições do dentista clínico?

Entre as áreas da Odontologia, a clínica é a especialidade mais geral do dentista, mas não pense que é menos importante que as outras. Pelo contrário: é a que se volta para o atendimento inicial do paciente.

Assim, o dentista clínico faz a primeira avaliação, olhando com cuidado a condição dos dentes, gengivas e mucosas bucais. Ele também faz o tratamento, dependendo do caso, além de estar apto para atendimentos emergenciais.

Para o diagnóstico, o profissional pode realizar ainda exames como a radiografia. Ele é responsável por uma série de procedimentos:

  • limpeza dental, chamada de profilaxia;
  • aplicação de flúor;
  • raspagem para a retirada do tártaro;
  • tratamento de cáries;
  • pequenas restaurações em dentes com cáries ou trincas;
  • ajustes e polimentos de restauração;
  • extrações de dente.

Prevenção de saúde bucal

Como se vê, é a área da Odontologia Clínica que a gente procura para realizar aquele check-up de saúde bucal. Por isso, o dentista que atende como clínico geral tem um papel fundamental para a prevenção de problemas nos dentes e nas gengivas.

É esse profissional quem também dá as principais orientações de saúde bucal, como realização da escovação de forma correta, escolha do creme dental e uso do fio dental.

Encaminhamento para outros especialistas

Dependendo do que foi diagnosticado na consulta e da necessidade de tratamento, o dentista clínico geral faz o encaminhamento para o colega de outra especialidade.

Assim, pode encaminhar para o endodontista, se for o caso, para o tratamento de canal, ou para o ortodontista, se houver indicação para o tratamento com o aparelho ortodôntico.

Onde o profissional pode atuar?

Agora que você já viu o que é Odontologia Clínica e qual é o serviço realizado na área, precisa saber em que locais o dentista da área pode trabalhar. Como sua abordagem é mais generalista, há diferentes espaços para esses profissionais, tanto no setor público como no privado.

Em portais de vagas, como o Canal Conecta, exclusivo dos alunos aqui da Anhanguera, ele encontra diversas oportunidades para trilhar uma trajetória de sucesso.

Acompanhe, a seguir, em quais locais o dentista clínico pode atuar:

  • consultório ou clínica próprios ou em parceria com outros dentistas, para atendimento particular ou via convênio odontológico;
  • por meio do concurso público, é possível trabalhar em postos de saúde, unidades de pronto atendimento e programa de saúde da família;
  • empresas em geral, para realizar o atendimento a equipes e coordenar programas de prevenção de saúde bucal;
  • escolas, com a realização de ações de prevenção junto a crianças e a adolescentes;
  • empresas que produzem materiais e equipamentos odontológicos.

Quanto à remuneração, saiba que a Odontologia está entre as melhores profissões na área da saúde: o salário do dentista da Odontologia Clínica no Brasil, de acordo com informações do site Salário, é de R$ 3.951,94*.

Como é a rotina de um dentista clínico?

Como já falamos anteriormente, a abordagem do dentista clínico é generalista, o que lhe dá a chance de atuar em um leque vasto de empresas públicas e privadas. A maior parte da sua rotina é ocupada por receber pacientes no consultório, onde realiza o primeiro atendimento de pessoas com algum problema bucal.

Na primeira avaliação do paciente, o dentista pode perceber a necessidade de encaminhá-lo a um especialista. Além disso, fica a seu critério realizar alguns procedimentos, como as já citadas aplicação de flúor, profilaxia (limpeza dental), raspagem de tártaro, remoção de cáries, pequenas restaurações e atendimentos de urgência.

Além de realizar procedimentos mais simples, o dentista clínico fica responsável por fazer alertas aos pacientes sobre a importância de alguns hábitos de higiene bucal.

Quando o dentista clínico tem seu próprio consultório, a rotina também é preenchida com atividades relacionadas ao marketing pessoal e à organização financeira. Exemplos são a ampliação da rede de contatos (networking) e a gestão das finanças do consultório — geralmente realizada com o auxílio de administradores ou de empresas de serviço contábil.

Assim como todos os profissionais da Odontologia, o dentista clínico precisa se manter atualizado em relação às tendências da sua área de atuação. Participar de grupos de pesquisa, assistir a palestras sobre temas da área, fazer minicursos, oficinas e cursos de especialização também são atividades presentes na rotina do dentista clínico.

Como iniciar carreira na área?

Gostou de saber o que faz um dentista clínico geral? Esperamos que sim! Então, comece a se planejar para construir uma carreira na área, que oferece boas oportunidades de crescimento profissional.

O primeiro passo é fazer a graduação em Odontologia, curso da modalidade Bacharelado que dura 5 anos. Mas, nessa hora, é preciso optar por uma boa faculdade: a Anhanguera. Aqui, você vai encontrar:

  • professores altamente qualificados;
  • boa infraestrutura de ensino, com salas e laboratórios completos;
  • grade curricular atualizada, que acompanha as principais tendências do mercado;
  • Aula Destaque, um encontro online com nomes renomados da saúde;
  • possibilidade de obter bolsas para realizar o curso com tranquilidade.

Já se inscreveu no vestibular? Chegou a hora!

Deu para ter uma visão mais clara sobre o que é Odontologia Clínica com este post, certo? É uma área na qual você já sai qualificado para atuar assim que termina a faculdade e que tem ampla procura pela população. E, quando você escolhe uma instituição de ensino superior de qualidade, recebe a melhor formação para se destacar no mercado.

Vai deixar o seu sonho de se tornar dentista de lado? Inscreva-se no vestibular online para o curso de Odontologia da Anhanguera e invista no seu futuro profissional!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content