Por que é importante ter um laboratório na faculdade? Entenda!

porqueeimportanteterumlaboratorionafaculdadeentenda

Deseja fazer um curso em uma instituição de ensino superior de qualidade? Então, saiba que, além do reconhecimento do MEC e de um corpo docente competente, uma boa infraestrutura faz toda a diferença na formação dos alunos. Nesse aspecto, um laboratório na faculdade traz diversos benefícios.

Esse é um espaço em que o aluno aprende os conteúdos na prática, complementando o aprendizado teórico. Isso é importante não só para um melhor conhecimento acadêmico, mas também para o desenvolvimento profissional.

Quer entender como funciona um laboratório na faculdade? E por que uma instituição com essa estrutura é um diferencial na educação dos alunos? Então, continue a leitura e entenda a seguir!

Para que serve um laboratório na faculdade?

Antes de saber como funciona, você já se perguntou o que é um laboratório de faculdade? O laboratório é um espaço destinado a estudos e a pesquisas, e contém materiais, ferramentas e equipamentos próprios da área estudada. Esse ambiente permite que o aluno tenha uma aplicação prática do conhecimento teórico aprendido em sala de aula.

Sendo assim, o funcionamento dos laboratórios na faculdade varia conforme o curso ao qual estão relacionados. Na área de Ciências Naturais, por exemplo, o laboratório serve para estudar e analisar na prática determinados processos químicos, físicos ou biológicos.

O laboratório pode ter regras específicas de funcionamento estabelecidas pela faculdade, mas, no geral, o importante é respeitar os outros alunos e assegurar a boa convivência.

Fazer silêncio, manter a limpeza do local após a realização dos experimentos e garantir a sua segurança e a dos colegas são alguns requisitos básicos de um laboratório na faculdade.

Quais os diferentes tipos de laboratórios?

Como vimos, os laboratórios na faculdade variam de acordo com o curso e sua grade curricular. Para diferentes áreas de conhecimento, existem diferentes tipos de laboratórios, com características e objetivos próprios. Veja alguns que são essenciais na formação dos alunos!

Laboratórios da área da saúde

Quando falamos em laboratório, logo vem à mente as pesquisas da área da Saúde, não é mesmo? De fato, um dos tipos mais comuns na faculdade são os laboratórios de anatomia.

O laboratório de Medicina, Enfermagem ou Radiologia, por exemplo, é fundamental para o aluno conhecer a anatomia humana, identificar as partes do corpo e saber a localização dos órgãos. Com cadáveres, manequins ou partes conservadas de um corpo, é possível aprender na prática os conteúdos dos livros.

Laboratório de Psicologia

No curso de Psicologia, os alunos também aprendem anatomia e fisiologia no laboratório. Além disso, a faculdade pode oferecer espaços como brinquedoteca ou salas para dinâmica em grupo, a fim de proporcionar as experiências práticas da vida profissional de um psicólogo.

Laboratório de Comunicação Social

Os cursos da área de Comunicação Social aqui da Anhanguera, como Jornalismo e Publicidade, abrangem muitas atividades práticas, que farão parte do dia a dia do profissional.

Para preparar os estudantes nessa área, o laboratório de Jornalismo, por exemplo, conta com equipamentos e estúdios para TV, rádio e fotografia. Assim, os alunos podem sentir na pele como funciona uma gravação, aprendem a usar programas de edição e entendem os processos da fotografia.

Laboratório de Engenharia

Os cursos da área de Exatas também são muito enriquecidos com as aulas em laboratório. Na graduação de Engenharia Civil, por exemplo, é preciso fazer diversos experimentos e testes para aplicar os conceitos e os cálculos vistos em sala.

Com um laboratório na faculdade, o estudante de Engenharia pode pesquisar sobre a resistência de materiais para uma construção civil ou desenvolver materiais sustentáveis para reduzir o impacto ambiental, por exemplo.

Quais são as vantagens do laboratório para o aprendizado?

Ao levar os conteúdos dos livros para a prática no laboratório da faculdade, o aluno tem diversos benefícios, que podem ser sentidos desde o ensino até a vida profissional. Veja as principais vantagens!

Melhor compreensão dos conteúdos

Já ouviu falar no conceito “aprender fazendo”? Pois essa é uma das grandes vantagens de um laboratório na faculdade. Aqui na Anhanguera, as aulas são mais dinâmicas, interativas e interessantes, além de fazerem o aluno “colocar a mão na massa”.

Tudo isso gera motivação e engajamento, facilitando o processo de aprendizagem. Consequentemente, os conteúdos teóricos são mais bem assimilados e fixados na memória.

Preparo para atuar profissionalmente na área

Você já notou como muitos alunos saem da faculdade e sentem que não estão preparados para o mercado de trabalho? Os laboratórios na faculdade evitam justamente esse despreparo, contribuindo para a capacitação profissional dos graduandos.

A vivência prática e a aplicação dos conteúdos teóricos nos laboratórios preparam melhor o aluno, já que ele tem a experiência, ainda no espaço acadêmico, com o quotidiano que terá em sua profissão no futuro.

Desenvolvimento de novas habilidades

Imagine, por exemplo, cursar uma faculdade de Farmácia sem nunca ter tido contato com as substâncias farmacológicas. Ou fazer uma graduação em Medicina ou Fisioterapia sem conhecer na prática o corpo humano. Assim, a experiência profissional se tornaria muito mais penosa, não é mesmo?

Já com um laboratório na faculdade, há uma vivência direta do conhecimento na prática. Assim, os alunos participam mais ativamente do aprendizado e se familiarizam com os equipamentos e as ferramentas específicas de sua área. Com isso, é possível desenvolver, desde a faculdade, as habilidades exigidas na atuação profissional de determinadas áreas.

Convivência acadêmica entre os alunos

As aulas nos laboratórios da faculdade estimulam a interação e o relacionamento entre os alunos. É diferente das aulas meramente expositivas, dadas pelo professor em sala de aula, em que as trocas de experiência e o compartilhamento do conhecimento ficam mais limitados.

Essa convivência entre os alunos, e até entre alunos de diferentes cursos, é bastante enriquecedora, já que o aprendizado é construído em conjunto. Além de estimular o desenvolvimento do trabalho em equipe, também mostra a importância do networking, algo que será muito útil futuramente na vida profissional desses estudantes.

Experiência e vivência científicas

O desenvolvimento de pesquisas é um dos aspectos mais importantes em uma faculdade, seja qual for a área de conhecimento. Por isso, outra vantagem das aulas nos laboratórios da faculdade é que elas aproximam os alunos da prática científica.

Eles entram em contato direto com os equipamentos de sua área, realizam inúmeros experimentos até chegar a resultados e trabalham junto de pesquisadores. Com isso, o aluno pode ter a chance de fazer uma iniciação científica no seu curso e inserir-se no universo da produção científica.

Como vimos, um laboratório na faculdade proporciona diversos benefícios ao aprendizado dos alunos. Além disso, coloca os estudantes em vantagem no mercado de trabalho, já que a aula laboratorial é um diferencial que os torna preparados para atuar na profissão.

Portanto, se você procura pelas melhores faculdades para cursar uma graduação, não deixe de considerar o laboratório como um de seus critérios na hora de escolher a instituição de ensino. Aqui na Anhanguera, nós contamos com uma infraestrutura de excelência para proporcionar a melhor experiência acadêmica aos nossos alunos.

Ficou interessado em conhecer mais de perto como é um laboratório na faculdade? Então, entre em contato com a gente! Tire suas dúvidas, obtenha mais informações e venha conhecer as nossas unidades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados