Exatas e Humanas: entenda a diferença e escolha a ideal

exatas

Quem deseja realização profissional tem muito mais chances de se sentir satisfeito com a carreira escolhida quando elege um ramo de atuação compatível com suas afinidades e seus interesses. Como é importante acertar logo na escolha do curso de graduação, fica a pergunta: você entende as diferenças entre Exatas e Humanas?

As várias possibilidades de formação no ensino superior podem ser confusas, ainda mais se você não tem experiência no mercado de trabalho. A falta de familiaridade com funções exercidas em escritórios, laboratórios e empresas, além de disciplinas diferentes das que compõem a grade curricular do ensino médio talvez dificultem sua decisão.

Por isso, saber as diferenças entre Exatas e Humanas é um ótimo começo para pensar em qual curso de graduação investir. Confira o conteúdo que preparamos especialmente para você!

O que é a área de Exatas?

Química, Física e Matemática são disciplinas dessa área. Logo, quem está fazendo, ou já fez, o ensino médio entende que os cursos e a atuação profissional no ramo estão relacionados ao bom raciocínio lógico e à aptidão com cálculos e números.

Estamos falando do aluno que gosta de estudar:

  • álgebra;
  • mecânica;
  • geometria;
  • funções e equações de 1.º e 2.º graus;
  • porcentagem;
  • razão e proporção;
  • análise combinatória;
  • óptica;
  • probabilidade;
  • termologia;
  • energia e eletricidade;
  • ligações químicas;
  • radioatividade ou os elementos da tabela periódica.

É aquela pessoa que desenvolve bem o raciocínio em cálculos complicados e curte resolver exercícios de Matemática, Química ou Física. Esse indivíduo costuma pensar em números os aspectos básicos da vida cotidiana, e talvez tenha como hábito montar e desmontar aparelhos eletrônicos em casa para entender como eles funcionam.

Outra característica comum a quem é de Exatas é ser observador e analítico, analisando fenômenos como o reflexo da luz em um espelho por uma visão científica mais aprofundada. Foi com essa perspectiva que Newton criou a Lei da Gravitação Universal ao notar com olhar curioso uma maçã cair da árvore.

Quais são as principais profissões da área de Exatas?

Como vimos, as Ciências Exatas têm seu campo de estudo voltado para o raciocínio lógico e para expressões matemáticas. Afinal, o principal objetivo dessa área é resolver problemas com a utilização de cálculos. Por isso, as atividades profissionais desse setor envolvem bastante pesquisa, observação e análise científica.

Agora que você sabe o que é a área de Exatas, confira as principais profissões ligadas a esse ramo.

Físico

Tanto a Licenciatura quanto o Bacharelado em Física formam profissionais aptos a atuar com análise de dados e desenvolvimento de equipamentos. Por isso, o físico encontra um mercado de trabalho bem amplo, podendo trabalhar em empresas privadas ou públicas. Além disso, a Licenciatura capacita o profissional para atuar na educação básica e no ensino em geral.

Matemático

A graduação em Matemática oferece uma formação abrangente, capacitando seus egressos para aplicar os conhecimentos técnicos matemáticos em empresas de diferentes setores. Assim, embora a Licenciatura na área proporcione a formação necessária para a atuação como professor, o campo de atuação do matemático está cada vez mais amplo e menos restrito ao magistério.

Cientista da computação

Com a tecnologia cada vez mais presente em diferentes ramos da sociedade, é inegável a importância do especialista em Ciência da Computação no desenvolvimento científico e tecnológico das empresas. Assim, esse profissional pode desempenhar atividades em diferentes ramos da computação, como criação de sistemas, computação gráfica, processamento e administração de dados, gestão de software etc.

Engenheiro

As Engenharias englobam as carreiras mais tradicionais das Ciências Exatas. A variedade da área costuma deixar o aluno em dúvida de qual Engenharia fazer, mas é importante ter em mente que independentemente da escolha, a profissão de engenheiro é uma das mais rentáveis da área de Exatas.

A graduação em Engenharia estimula o desenvolvimento das habilidades e dos conhecimentos necessários para os projetos da especialidade escolhida.

Analista de desenvolvimento de sistemas

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas prepara profissionais para atuar na área de Tecnologia da Informação (TI). Assim, o analista formado está apto a desenvolver soluções específicas para sistemas informatizados, além de analisar, projetar, implementar e gerenciar sistemas de informações. Por isso, o trabalho do analista de desenvolvimento de sistemas envolve tanto o hardware quanto o software.

Quais são os principais cursos da área de Exatas?

Um curso superior geralmente é classificado como de Exatas se a maior parte da grade curricular for dedicada a números e a matérias que demandem raciocínio lógico e cálculos.

Provavelmente o mais tradicional seja o de Engenharia com todas as suas variações:

Importante destacar que a Engenharia de Produção tem pontos em comum com Administração, curso tipicamente de Humanas. Contudo, todas as Engenharias são de Exatas, porque contemplam em peso matérias de Matemática, Química e Física na grade curricular.

Elas são voltadas para soluções que envolvem mais raciocínio lógico e cálculos do que relações humanas. Cálculo Avançado, Algoritmos e Programação são algumas das disciplinas típicas dessa graduação.

Além das Engenharias, as graduações de Matemática, Física, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial também são de Exatas. São cursos oferecidos com alta qualidade de ensino e ótimo custo-benefício pela Anhanguera, que formam o aluno para entrar rapidamente e bem-capacitado no mercado de trabalho.

O que é a área de Humanas?

Aqui se enquadram as matérias de História, Sociologia, Filosofia e Geografia do ensino médio. O aluno da área geralmente gosta de ler, escrever, tem alto senso crítico e tende a analisar as situações da vida cotidiana de forma reflexiva e com uma ótica social.

Se você curte estudar os seguintes tópicos, talvez Humanas seja mesmo a sua praia:

  • civilizações antigas;
  • comunicações;
  • ética;
  • antropologia;
  • geopolítica;
  • guerras;
  • conquistas de território;
  • cultura dos povos andinos;
  • migrações;
  • conflitos entre países;
  • feudalismo;
  • poder da Igreja;
  • renascimento;
  • iluminismo;
  • era medieval;
  • classe e desigualdade social.

Trata-se daquela pessoa que gosta de analisar a sociedade e as relações entre países em âmbitos políticos e econômicos também, mais atenta a fatos e eventos e não a cálculos. Essa visão crítica, assim como a capacidade argumentativa, são trabalhadas nos alunos dos cursos de Humanas da Anhanguera.

Ainda, os indivíduos com perfil para essa área costumam ser pacificadores natos, sabem apaziguar conflitos e têm visão sistêmica de comunidades e organizações, além de facilidade para expor opinião e alta capacidade comunicativa.

Quais são as principais profissões da área de Humanas?

As profissões ligadas às Ciências Humanas estão diretamente relacionadas ao fator humano nas relações pessoais e profissionais. Por isso, os profissionais dessa área são preparados para lidar com os desafios e as demandas que dizem respeito ao funcionamento da sociedade.

Agora que você já sabe o que é a área de Humanas, confira as principais profissões ligadas a esse ramo.

Administrador

O profissional graduado em Administração é capacitado para ter uma visão ampla dos processos internos das organizações. Desse modo, dentre as principais atividades do administrador estão a gestão de pessoas, o relacionamento com os clientes e a equipe, a implementação de processos, a gestão de projetos etc.

Advogado

A graduação em Direito forma profissionais para diferentes atuações. Embora os concursos públicos sejam bastante visados por quem busca a carreira jurídica, ainda vemos um grande percentual de formados que decidem pela Advocacia.

O advogado pode atuar em diferentes setores e ambientes, tanto em empresas públicas quanto privadas. Além disso, a Advocacia autônoma é uma opção bastante vantajosa para quem busca trabalhar de modo independente.

Psicólogo clínico

Quem escolhe a área da Psicologia precisa a aprender a lidar com diversas questões ligadas às interações e aos comportamentos humanos. Por isso, ao final da graduação, o profissional encontra-se apto a atuar como psicólogo clínico, promovendo o bem-estar e a saúde da população.

Professor

Tanto a graduação em Pedagogia quanto as Licenciaturas são voltadas para a formação de professores. Sem dúvidas, essa é uma das profissões mais nobres da sociedade. Enquanto a Pedagogia prepara professores para atuarem na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, as Licenciaturas preparam profissionais para dar aulas para os anos finais do ensino fundamental e para as séries do ensino médio.

Jornalista

O graduado em Jornalismo pode trabalhar no setor de comunicação, em diferentes veículos. Suas atividades profissionais incluem a produção, a apuração e a divulgação de notícias. Além disso, a formação do jornalista torna o profissional apto a trabalhar com pesquisa e investigação.

Quais são os principais cursos da área de Humanas?

Um curso é classificado de Humanas se a grade curricular for majoritariamente composta por disciplinas ligadas à comunicação, leitura, escrita e aspectos sociais. Enquadram-se na categoria:

Ciências Econômicas também são de Humanas, porque não se resumem a índices, cálculos e preços, mas abordam como os bens, os serviços e o capital servem às pessoas, além da relação entre mercado e sociedade.

Áreas de Gestão são, em maioria, de Humanas, tais como a Comercial, a Pública, a de Produção Industrial e a de Recursos Humanos. Todas essas são oferecidas na graduação tecnológica pela Anhanguera e podem ser feitas na modalidade EAD, sinônimo de flexibilidade para o aluno que deseja a formação de nível superior.

Relações Internacionais e Jornalismo também são de Humanas, alternativas interessantes a quem gosta de comunicação. Esses cursos estão em voga na era digital devido ao mundo globalizado e da conectividade entre países e pessoas, cada vez mais acentuada devido à tecnologia.

Exatas x Humanas: quais são as diferenças no mercado de trabalho?

Sem dúvidas, a situação econômica de um país é um dos fatores determinantes para o sucesso de algumas áreas profissionais. Isso faz com que o mercado de trabalho seja mais promissor para algumas profissões. Contudo, é importante ter em mente que uma área mais promissora hoje pode não se manter assim ao longo dos anos.

Considerando que uma graduação leva, em média, 4 a 5 anos para ser concluída, fica claro que a demanda atual de uma profissão não deve ser um fator impeditivo para uma escolha consciente sobre carreira e futuro profissional. Com isso em mente, podemos adentrar as diferenças entre o mercado de trabalho para Exatas e para Humanas.

Atuações ligadas aos cálculos, aos números, à tecnologia e às finanças estão entre as profissões mais bem-pagas do país. Com isso, muitas formações da área de Exatas geram excelentes oportunidades.

Contudo, nos últimos anos também temos assistido à transformação de carreiras, tornando-as mais difusas. Com isso, o mercado de trabalho está mais dinâmico e apresenta boas oportunidades também em outros campos de atuação. Afinal, existem problemas complexos cujas soluções dependem de mais de uma área profissional.

Nesse sentido, a área de Ciências Humanas também vem conseguindo se destacar no mercado de trabalho. Isso se deve, principalmente, ao fato de que as profissões de Humanas têm o ser humano como foco.

Levando-se em consideração que o capital humano é essencial ao sucesso de qualquer organização, resta claro que as carreiras que estudam as ações, pensamentos e criações humanas ganham destaque na sociedade.

Aliás, na área de Humanas, encontram-se algumas das profissões mais bem-remuneradas do mercado, como Direito e Administração.

Desse modo, podemos perceber que as oportunidades vão depender mais do diferencial de cada profissional do que da área do curso escolhido. O importante é oferecer mão de obra qualificada, com uma formação completa e conhecimento amplo.

Como descobrir se tenho perfil para Humanas ou Exatas?

Primeiro, entenda que a formação de nível superior pode ser feita por meio de um curso de Tecnólogo, Licenciatura ou Bacharelado, todos oferecidos pela Anhanguera. Enquanto Licenciatura e Bacharelado duram ao menos 4 anos e abrangem aspectos teóricos além dos práticos, o diploma tecnológico é concluído em 2 ou até 3 anos, voltado para a rápida inserção no mercado de trabalho.

Compreender seu perfil aumenta as chances de escolher um caminho profissional e de estudo satisfatório. Por isso, entenda quais matérias você gosta mais e comece a notar no que você é bom: talvez em raciocínio lógico e matemático ou, quem sabe, em redação.

O processo demanda uma avaliação profunda das suas habilidades e muito autoconhecimento para identificar afinidades, personalidade e aptidões. Exatas e Humanas têm ótimas áreas de atuação para se fazer uma carreira de sucesso, ainda mais se você investe em uma boa faculdade com ótimo custo-benefício.

?Aqui no blog, temos um quiz: Você sabe qual é a área de atuação ideal para você? Faça o teste vocacional e descubra!

Em qualquer uma das modalidades de ensino, nossos cursos de alta qualidade são transmitidos com apoio personalizado ao aluno e têm formas de ingresso facilitadas. Preparamos você para o mercado de trabalho utilizando uma metodologia dinâmica e interativa, sem falar da facilidade de acesso às melhores oportunidades no Canal Conecta, portal de empregabilidade disponibilizado ao discente.

Agora é com você!

Exatas e Humanas são áreas amplas, com caminhos atrativos a pessoas com diferentes perfis. Falamos das duas e de seus principais cursos, citamos aptidões, afinidades e interesses comuns a cada uma delas e ressaltamos a importância do autoconhecimento para a decisão ser mais certeira.

Independentemente da escolha, invista em uma boa faculdade. Entre em contato com a Anhanguera e veja como podemos ajudar no primeiro passo rumo ao seu sucesso profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 64

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados