Exatas e Humanas: entenda a diferença e escolha a ideal

estudantes exatas ou humanas

Quem deseja realização profissional tem muito mais chances de se sentir satisfeito com a carreira escolhida quando elege um ramo de atuação compatível com suas afinidades e interesses. Como é importante acertar logo na escolha do curso de graduação, fica a pergunta: você entende as diferenças entre Exatas e Humanas?

As várias possibilidades de formação no ensino superior podem ser confusas, ainda mais se você não tem experiência no mercado de trabalho. A falta de familiaridade com funções exercidas em escritórios, laboratórios e empresas, além de disciplinas diferentes das que compõem a grade curricular do ensino médio talvez dificultem sua decisão.

Por isso, saber as diferenças entre Exatas e Humanas é um ótimo começo para pensar em qual curso de graduação investir. Acompanhe o conteúdo que nós da Anhanguera preparamos especialmente para você!

O que é a área de Exatas?

Química, Física e Matemática são disciplinas dessa área. Logo, quem está fazendo ou já fez o ensino médio entende que cursos e a atuação profissional no ramo estão relacionados ao bom raciocínio lógico, à aptidão com cálculos e números.

Estamos falando do aluno que gosta de estudar:

  • álgebra;
  • mecânica;
  • geometria;
  • funções e equações de 1º e 2º graus;
  • porcentagem;
  • razão e proporção;
  • análise combinatória;
  • óptica;
  • probabilidade;
  • termologia;
  • energia e eletricidade;
  • ligações químicas;
  • radioatividade ou os elementos da tabela periódica.

É aquela pessoa que desenvolve bem o raciocínio em cálculos complicados e curte resolver exercícios de matemática, química ou física. Esse indivíduo costuma pensar em números os aspectos básicos da vida cotidiana e talvez tenha como hábito montar e desmontar aparelhos eletrônicos em casa para entender como eles funcionam.

Outra característica comum a quem é de Exatas é ser observador e analítico, analisando fenômenos como o reflexo da luz em um espelho por uma visão científica, mais aprofundada. Foi com essa perspectiva que Newton criou a Lei da Gravitação Universal ao notar com olhar curioso uma maçã cair da árvore.

O que é a área de Humanas?

Aqui se enquadram as matérias de História, Sociologia, Filosofia e Geografia do ensino médio. O aluno da área geralmente gosta de ler, escrever, tem alto senso crítico e tende a analisar as situações da vida cotidiana de forma reflexiva e com uma ótica social.

Se você curte estudar os seguintes tópicos, talvez Humanas seja mesmo a sua praia:

  • civilizações antigas;
  • comunicações;
  • ética;
  • antropologia;
  • geopolítica;
  • guerras;
  • conquistas de território;
  • cultura dos povos andinos;
  • migrações;
  • conflitos entre países;
  • feudalismo;
  • poder da Igreja;
  • Renascimento;
  • Iluminismo;
  • Era Medieval;
  • classe e desigualdade social.

Trata-se daquela pessoa que gosta de analisar a sociedade e as relações entre países em âmbitos políticos e econômicos também, mais atenta a fatos e eventos, nem tanto a cálculos. Essa visão crítica, assim como a capacidade argumentativa, são trabalhadas no aluno nos cursos de Humanas da Anhanguera.

Ainda, os indivíduos com perfil para essa área costumam ser pacificadores natos, sabem apaziguar conflitos e têm visão sistêmica de comunidades e organizações, além de facilidade para expor opinião e alta capacidade comunicativa.

Quais são os principais cursos de cada área?

Um curso superior geralmente é classificado como de Exatas se a maior parte da grade curricular for dedicada a números e a matérias que demandem raciocínio lógico e cálculos. Por outro lado, ele será de Humanas se a grade curricular for majoritariamente composta por disciplinas ligadas à comunicação, leitura, escrita e aspectos sociais. Confira!

Principais cursos de Exatas

Provavelmente o mais tradicional seja o de Engenharia com todas as suas variações:

Repare que Engenharia de Produção tem pontos em comum com Administração, curso tipicamente de Humanas. Contudo, todas as Engenharias são de Exatas porque contemplam em peso matérias de Matemática, Química e Física na grade curricular. Cálculo avançado, algoritmos e programação são algumas das disciplinas típicas dessa graduação.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial também são de Exatas, cursos oferecidos com alta qualidade de ensino e ótimo custo-benefício pela Anhanguera. Ambos formam o aluno como tecnólogo, capacitação profissionalizante para você entrar logo e bem capacitado no mercado de trabalho.

Principais cursos de Humanas

Enquadram-se na categoria:

Ciências Econômicas também são de Humanas porque não se resumem a índices, cálculos e preços, mas a como bens, serviços e o capital servem às pessoas, além da relação entre mercado e sociedade.

Áreas de Gestão são, em maioria, de Humanas, tais como a Comercial, a Pública, a de Produção Industrial e a de Recursos Humanos. Todas essas são oferecidas na graduação tecnológica pela Anhanguera e podem ser feitas na modalidade EAD, sinônimo de flexibilidade para o aluno que deseja a formação em nível superior.

Relações Internacionais e Jornalismo também são de Humanas, alternativas interessantes a quem gosta de comunicação. Esses cursos estão em voga na era digital devido ao mundo globalizado e da conectividade entre países e pessoas, cada vez mais acentuada por causa da tecnologia.

Como descobrir se tenho perfil para Humanas ou Exatas?

Primeiro, entenda que a graduação em nível superior pode ser feita com curso de Tecnólogo, Licenciatura ou Bacharelado, todos oferecidos pela Anhanguera. Enquanto Licenciatura e Bacharelado duram ao menos 4 anos e abrangem aspectos teóricos além dos práticos, o diploma tecnológico é concluído em 2 ou até 3 anos, voltado para a rápida inserção no mercado de trabalho.

Entender seu perfil aumenta as chances de escolher um caminho profissional e de estudo satisfatório. Por isso, entenda quais matérias você gosta mais e comece a notar no que você é bom: talvez em raciocínio lógico e matemático ou quem sabe em redação.

O processo demanda uma avaliação profunda das suas habilidades e muito autoconhecimento para identificar afinidades, personalidade e aptidões. Exatas e Humanas têm ótimas áreas de atuação para se fazer uma carreira de sucesso, ainda mais se você investe em uma boa faculdade com ótimo custo-benefício como a Anhanguera.

Aqui no blog, temos um quiz: Você sabe qual é a área de atuação ideal para você? Faça o teste e descubra!

Em qualquer uma das modalidades de ensino, nossos cursos de alta qualidade são transmitidos com apoio personalizado ao aluno e têm formas de ingresso facilitadas. Preparamos você para o mercado de trabalho utilizando uma metodologia dinâmica e interativa, sem falar da facilidade de acesso às melhores oportunidades no Canal Conecta, portal de empregabilidade disponibilizado ao discente.

Exatas e Humanas são áreas amplas, com caminhos atrativos a pessoas com diferentes perfis. Falamos das duas e de seus principais cursos, citamos aptidões, afinidades e interesses comuns a cada uma delas e ressaltamos a importância do autoconhecimento para a decisão ser mais certeira.

Independentemente da escolha, invista em uma boa faculdade. Entre em contato com a Anhanguera e veja como podemos ajudar no primeiro passo rumo ao seu sucesso profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.