O que faz um administrador? Conheça a função desse profissional em diferentes posições!

administração o que faz

Que tal optar por uma graduação que possibilite a atuação em qualquer empresa, tanto na iniciativa privada quanto na pública? Quem se forma no curso de Administração encontra um universo de oportunidade na profissão e alta demanda no mercado de trabalho.

Mas você sabe o que faz o profissional de Administração em seu dia a dia de trabalho? Muita gente acha que os administradores podem atuar apenas em empresas, administrando o negócio. No entanto, é possível trabalhar em diferentes áreas, como projetos sustentáveis, vendas, compras, Recursos Humanos, entre outras.

E aí, ficou interessado e quer conhecer as funções desempenhadas pelo profissional de Administração? Então, vem com a gente! ?

O que faz um profissional na área de Administração?

O profissional de Administração tem muita relevância para o mercado, o que pode ser percebido com as diversas áreas de atuação. Por sua demanda de trabalho e abrangência, todas estão em alta no mundo corporativo. Veja quais são a seguir. ?

Gestão Financeira

O administrador com experiência profissional em gestão financeira é responsável pela execução estratégica da receita da empresa, definindo orçamentos para todos os setores e realizando pagamentos de salários de colaboradores, impostos, serviços terceirizados e fornecedores.

Gestão de Marketing

Na Gestão de Marketing, o profissional se dedica a realizar pesquisas de mercado, propor melhorias nos produtos e nos processos oferecidos pela organização, definir o perfil dos clientes e criar estratégias de interação.

Logística

Na Logística, o bacharel em Administração é responsável por gerenciar todo o fluxo produtivo de uma empresa. Ele deve fazer isso com o objetivo de obter a melhor relação custo-benefício possível, de forma a otimizar os processos elaborados, conquistando alto grau de eficiência com baixo desperdício.

Recursos Humanos

Nesse setor, o graduado em Administração deve realizar ações que objetivam a manutenção do quadro de colaboradores da empresa em conformidade com seus valores e suas políticas.

Comércio Exterior

Essa é uma das carreiras de Administração na qual o profissional trabalha com diversas atividades financeiras e organizacionais:

  • avaliar as tendências de mercado, de forma a identificar as necessidades das organizações envolvidas nos negócios;
  • elaborar estratégias de marketing, com objetivo de maximizar o lucro;
  • definir a logística relativa ao transporte usado para efetuar a transação.

Consultoria

Na consultoria, o administrador define como utilizar recursos financeiros, humanos e materiais da melhor forma, de modo a aperfeiçoar os serviços e maximizar os resultados. Ele também define como desenvolver os projetos e avalia a viabilidade de cada um deles, de acordo com o público-alvo e a capacidade financeira da empresa.

Auditoria

O auditor orienta a organização a adotar práticas que impeçam qualquer atividade ilícita. Afinal, se a empresa se envolver em sonegação de impostos ou em escândalos de corrupção, perderá a credibilidade.

Carreira Acadêmica

O profissional de Administração também pode atuar em instituições particulares e públicas de ensino superior, como pesquisador ou professor. Quem tem cursos de pós-graduação, como mestrado ou doutorado, tem grandes chances de atuar nesse setor.

Planejamento Estratégico

Aqui, o administrador analisa cuidadosamente o contexto mercadológico em que a empresa está inserida, localizando as condições envolvidas em seu desempenho econômico e produtivo.

Na prática, o dia a dia de um administrador varia de acordo com sua especialização e sua área de trabalho (tática, estratégica e operacional). Dependendo do local e do tipo de atuação, suas funções e responsabilidades terão diferentes significados.

Nível Operacional

Os profissionais que atuam na esfera operacional lidam com atribuições mais práticas, que precisam de mais atenção no momento de serem realizadas.

Também existe o planejamento operacional, em que são definidas formas de realizar as atividades práticas da empresa por todas as suas equipes, buscando produtividade e alcance de objetivos corporativos.

Nível Tático

Já os profissionais de Administração que trabalham como supervisores e gerentes nas organizações participam de questões táticas e são responsáveis por gerenciar e por coordenar atividades de colaboradores.

planejamento tático abrange o desenvolvimento de condições e de atividades para que os setores possam trabalhar satisfatoriamente e alcançar metas empresariais.

Nível Estratégico

Já a parte estratégica é uma área em que os profissionais definem estratégias e ações para toda a organização, as quais serão melhoradas pelo nível tático e colocadas em prática pelo operacional.

Muitos administradores que atuam como diretores ou empreendedores tendem a trabalhar diretamente no setor estratégico, responsáveis pelos caminhos das empresas.

Aqui na Anhanguera, o curso de Administração EAD ou presencial oferece uma boa base para quem atuar nas empresas, das tarefas mais rotineiras até os altos cargos. Logicamente, é importante continuar os estudos depois de formado, mas começar com o pé direito faz toda a diferença.

Quais são as atividades de um administrador?

De forma simples, as principais atividades da rotina de um administrador estão relacionadas aos seguintes serviços:

  • relacionamento com clientes, fornecedores e equipe interna;
  • gestão de pessoas;
  • gestão de projetos;
  • implementação de processos;
  • atividades analíticas;
  • apresentações de relatórios;
  • entre outras.

Nas diferentes atribuições apresentadas, o salário médio do administrador varia de R$ 3.266,16* a R$ 9.891,77*, conforme a Pesquisa Salário. Contudo, esse cargo não é o final da carreira, que pode seguir para posições superiores, como gerentes, diretor e diretor-geral. ?

Quais são as principais áreas da administração?

Além dos campos de atuação apresentados acima, o profissional de Administração ainda pode se especializar em outras áreas. Elas são:

  • empreendedorismo;
  • vendas;
  • compras;
  • políticas corporativas;
  • projetos sustentáveis.

Onde um administrador pode trabalhar?

Quem se forma no curso de Administração encontra inúmeras possibilidades de empresas para atuar. O que o profissional faz vai muito além de trabalhos em escritórios e atividades operacionais, já que ele está presente em diversos níveis de atividades estratégicas e táticas, além de ter a sua rotina moldada de acordo com a sua especialização.

As empresas são os lugares de atuação mais populares dos administradores, e que oferecem uma grande oferta de cargos de gerenciamento, direção ou chefia. Dentro das companhias, os profissionais também atuam com:

  • gestão de projetos;
  • gerenciamento de departamento de vendas e comercial;
  • consultoria;
  • auditoria;
  • coordenação de inovação.

Como ter sucesso na área de administração?

Agora que já sabe o que faz o profissional de Administração, bate aquela dúvida: como ter sucesso na profissão e ser um administrador de destaque? O primeiro passo é investir na formação superior em uma faculdade renomada e de qualidade.

Na Anhanguera, você estuda em um curso de qualidade, com diploma reconhecido e valores acessíveis, além de contar com bolsas de estudo. É uma graduação que vai ajudar a realizar o seu sonho. ?

Atualmente, a faculdade está disponível nas três principais modalidades de ensinopresencial, EAD semipresencial e EAD 100% online. Você escolhe conforme a disponibilidade para estudar.

O EAD, por exemplo, oferece maior flexibilidade de horário para quem vai trabalhar e estudar. Além disso, mantém a qualidade do presencial, com menores mensalidades.

Para saber mais, recomendamos a leitura do conteúdo sobre o valor do curso de Administração.

Agora é com você!

Se você estava em dúvidas sobre o que faz o profissional de Administração, percebeu como ele é preparado para atuar em diferentes setores? Para ser um destaque na carreira, lembre-se de estudar em uma instituição de ensino de qualidade!

Invista no seu futuro. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 45

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados