Advogado empreendedor: o que é e como se tornar um?

advogado empreendedor

O ramo do Direito é, sem dúvidas, um dos mais promissores do mercado. Um profissional formado na área pode atuar em diversas instituições e conseguir salários mensais bastante expressivos.

Uma das dúvidas recorrentes entre aqueles que pretendem ingressar no curso de Direito, entretanto, é como ser advogado empreendedor. Isso porque, cada vez mais, os alunos buscam uma formação diferenciada, com foco nas melhores oportunidades, visando abrir o próprio negócio — mas não só, como veremos neste artigo.

Pensando nisso, nós da Anhanguera preparamos alguns esclarecimentos sobre o tema e dicas preciosas para o seu futuro profissional. Não deixe de conferir!

O que é um advogado empreendedor?

A palavra empreendimento, muitas vezes, é associada ao fato de abrir um negócio próprio, como comentamos. Apesar de a ideia não estar toda errada, sem dúvidas ela é limitante.

O empreendedor não é só aquele que deseja tomar todas as rédeas de sua vida profissional, mas também aquele que, além de ter o conhecimento técnico, está sempre de olho no mercado, acompanhando tendências e inovando.

Pode-se dizer que o advogado empreendedor é o profissional capaz de compreender as necessidades de seus clientes e trabalhar para oferecer soluções novas e criativas, satisfazendo as suas dores e obtendo reconhecimento pela atuação.

Qual é a importância do empreendedorismo para os advogados?

O Direito é uma área do conhecimento que exige atualização constante do profissional. A cada dia surgem novos textos legislativos, entendimentos de cortes superiores e doutrinas que transformam totalmente a atuação do advogado nos tribunais. Diante dessa perspectiva, é o espírito empreendedor o que motiva essa busca contínua.

É ele quem fará o profissional olhar adiante e cultivar uma visão estratégica em relação ao próprio planejamento. Tudo isso favorece, por exemplo, a percepção sobre a carreira em Direito que estará em destaque no futuro antes de abrir escritório de advocacia.

Por que esse caminho tem se tornado cada vez mais comum?

Embora seja promissor, o curso de advocacia forma centenas de alunos todos os anos. Para ter ideia da concorrência no mercado, o Brasil tem mais instituições de ensino de Direito que a Europa, a China e os Estados Unidos juntos.

Isso desperta para a necessidade de se destacar no mercado e ser um profissional diferenciado. Por esse motivo, as pessoas têm adotado o empreendedorismo como estratégia para ter bons resultados, apostando no marketing pessoal e desenvolvendo habilidades importantes nesse sentido, como proatividade, networking e liderança.

Como empreender no mercado jurídico?

Como visto, o empreendedorismo não está só relacionado à abertura do próprio negócio, mas a todas as formas de atuação, estando presente inclusive entre aqueles que prestam concurso na área do Direito. Nesse sentido, são inúmeras as maneiras de como se tornar advogado empreendedor.

Uma das mais importantes é a criação de produtos jurídicos diferenciados que podem beneficiar o cliente.

Como exemplo, podemos citar os profissionais que estudam Contabilidade para orientar empresas visando reduzir legalmente os tributos pagos. Outra maneira de se destacar é investir constantemente na própria formação, de modo a se atualizar a todo tempo sobre novas oportunidades de mercado.

Ser um advogado empreendedor pode ser uma excelente alternativa para se destacar e ter o tão sonhado reconhecimento profissional. Nesse sentido, buscar uma formação de qualidade é indispensável.

Nós da Anhanguera, além de sermos referência entre as instituições de ensino, preparamos o acadêmico para atuar no mercado por meio de conteúdos digitais exclusivos para o profissional do futuro.

Confira os diferenciais da Anhanguera!

A instituição, vale lembrar, também proporciona a Aula Destaque, nas quais você tem matérias da faculdade de Direito com profissionais reconhecidos. Além disso, conta com parcerias de sucesso, como a Saraiva Educação, o que oferece uma capacitação diferenciada, além de Vade Mecum digital gratuito.

E então? Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como empreender nas carreiras em Direito, inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.