Veja como usar o teste vocacional para definir seu futuro

teste-vocacional

Dúvidas sobre a área de atuação são comuns na rotina de quem se planeja para ingressar no ensino superior. Será que uma reflexão mais aprofundada é suficiente para acertar na escolha ou você deve considerar a realização de um teste vocacional?

De fato, é difícil ter completa certeza sobre a carreira a seguir, tanto que muita gente ainda conta com a opinião de terceiros para filtrar as opções. Os testes gratuitos são interessantes porque se baseiam em diferentes informações para indicar caminhos que estejam alinhados aos objetivos de cada pessoa.

Assim, se você precisa de uma ajuda extra para descobrir o curso certo, pode utilizar esse tipo de ferramenta como ponto de partida. Confira os próximos tópicos que preparamos e entenda como funciona!

? Aproveite que está começando a leitura e faça agora mesmo o teste vocacional que disponibilizamos para você!

O que é um teste vocacional?

Antes de tudo, saiba que o termo deriva de vocação, que é a palavra relacionada à tendência para exercer determinadas atividades. Já parou para refletir sobre a diversidade de talentos e preferências apresentadas pelas pessoas à sua volta, sejam elas próximas ou conhecidas distantes?

Pois bem, é essa variação no modo de ver e fazer as coisas que torna cada indivíduo único. Todo perfil, claro, tende a mudar ao longo do tempo, conforme novas competências vão sendo adquiridas e trabalhadas por meio de interações com o meio, processos formativos e demais fatores.

Assim, o teste vocacional é uma ferramenta que aponta as funções mais adequadas a uma pessoa e ao exercício da profissão. Por exemplo, se alguém demonstra inteligência emocional, boa comunicação e empatia, tende a se alinhar com carreiras que demandam tais características, como a Enfermagem.

Qual é a finalidade do teste vocacional?

Esse recurso foi desenvolvido para apontar respostas coerentes com o perfil e os objetivos dos futuros profissionais. A maioria dos modelos auxilia na escolha a partir da coleta e da análise de dados, como habilidades, aptidões e interesses específicos de uma pessoa.

Não é à toa que o teste vocacional é tão popular entre os estudantes. Você já deve ter ouvido falar desse termo nos corredores de alguma instituição de ensino superior, em uma roda de conversa no trabalho, ou enquanto conversava com pessoas que pretendem investir na própria formação.

É comum encontrar menções aos testes gratuitos, principalmente entre os indivíduos que estão na fase dos estudos e desejam coletar várias respostas, de forma simples. Isso prova que essas ferramentas têm sido aliadas no momento de fazer escolhas que impactam a construção da carreira.

Qual é a importância do teste vocacional?

Mesmo a pessoa mais ciente sobre suas qualidades e expectativas pode ter dificuldade para definir o melhor caminho profissional. Assim, se alguém tem dúvidas em relação a diferentes cursos de Humanas, Exatas e Biológicas, pode filtrar as opções mais adequadas ao próprio perfil.

A importância desse tipo de teste é que ele ajuda você a encontrar aquilo que realmente gosta de fazer. Quem é que não deseja trabalhar com o que ama e acredita, não é mesmo? É claro que a vida profissional não é um mar de rosas, mas ir por esse caminho torna tudo mais prazeroso.

Outro ponto positivo de realizar um teste vocacional gratuito é que, com ele, você aprimora o seu autoconhecimento sem lidar com nenhum custo. Já pensou por esse lado? Além de ser um guia para revelar sua vocação profissional, você se descobre melhor e tem um perfil mais exato de si.

Como funciona essa ferramenta?

A estrutura e a aplicação variam de acordo com o modelo, visto que existem diversos tipos de teste vocacional. Os mais conhecidos e utilizados para escolher uma faculdade ou curso técnico, por exemplo, são os questionários online. É muito fácil encontrá-los em versões gratuitas, inclusive.

O modelo virtual é prático porque pode ser acessado em sites, em publicações de redes sociais ou em aplicativos para celular. No momento em que o usuário tem contato com a ferramenta, já passa a responder a perguntas sobre vários assuntos para receber o resultado. Prático e rápido, viu?

Outra opção é o teste realizado por profissionais que trabalham com direcionamento de carreira. Muitos são coaches e psicólogos que se especializaram nessa área, a fim de atender pessoas que precisam de orientações mais aprofundadas para identificar o melhor caminho a seguir.

Tanto o teste vocacional online quanto o atendimento profissional são eficientes para descobrir o nível de compatibilidade que uma pessoa tem com determinada área. Afinal, ambos consideram na análise aspectos como personalidade, talentos natos e competências adquiridas.

Quais são os pontos avaliados em um teste vocacional?

Para que um teste aponte o que você deseja descobrir, ele avalia itens interessantes por meio de questionários, como comentamos. O primeiro deles é o seu perfil psicológico, ou seja, seus traços ligados às emoções e ao caráter. Também é analisada a sua personalidade, que envolve as qualidades e os defeitos.

Nos casos em que o teste vocacional é aplicado por um especialista em carreira, o processo costuma envolver conversas, dinâmicas e exercícios. O encontro funciona como uma entrevista, na qual a pessoa examinada é estimulada a falar de si e a refletir sobre suas próprias vontades e receios.

Os testes online também conseguem se aprofundar em preferências pessoais, com base nas respostas sobre hobbies, por exemplo. Aqui entram as suas habilidades naturais, que revelam determinadas aptidões para uma carreira ou outra, além de objetivos e metas que podem se materializar em sonhos ou planos.

Como tirar maior proveito dos testes vocacionais?

Como dissemos, um teste vocacional ajuda bastante na hora de descobrir o que você realmente quer fazer da vida, no quesito profissional. Mas dá para aproveitar melhor esse tipo de ferramenta, afinal, os resultados também dizem muito sobre a sua personalidade.

O ideal é reservar um momento tranquilo para explorar o teste ao máximo e responder com clareza. Escolha um local confortável e, de preferência, silencioso. Isso vai evitar distrações e até erros na seleção das questões, o que pode trazer resultados incoerentes sobre a carreira.

No local certo e com bastante inspiração, você pode até se divertir fazendo os testes vocacionais. Eles são uma fonte rica de dados que favorecem o autoconhecimento e podem otimizar diversas áreas da sua vida — estudos, trabalho, convívio com os amigos, relações familiares etc.

Veja como interpretar os resultados conforme as características que predominam na sua personalidade.

Perfil realista

Quem tem esse resultado majoritário no teste vocacional é uma pessoa com maior raciocínio lógico, por isso, toma decisões baseadas na razão e é menos levada pela emoção. Há preferência por funções objetivas e pelos desafios que levam o indivíduo a colocar a mão na massa.

Perfil investigativo 

São pessoas curiosas e que gostam de descobrir coisas novas, com pensamento objetivo e capacidade de enxergar o mundo de um jeito mais abstrato. Apesar de não curtirem muito os eventos que exigem socialização, conseguem se manter abertas à troca.

Perfil artístico

Aqui estão concentrados os indivíduos mais criativos, com facilidade de comunicação e que lidam bem com questões mais subjetivas. Eles costumam ter muita empatia e demonstrar suas ideias por meio da música, do teatro, da literatura e outras expressões artísticas.

Perfil social

Quem se encaixa nesse perfil gosta de estar perto de outras pessoas e de ajudar. Tem um senso aguçado de responsabilidade social, além de apresentar grande cuidado com o próximo e certas causas. São características que motivam a busca por melhorias que beneficiem um grupo inteiro.

Perfil empreendedor

Esse resultado do teste vocacional indica que a pessoa se dá bem com desafios e gosta de inovar. É um sujeito proativo, que não tem medo de correr riscos. O lado empreendedor aparece quando há necessidade de ocupar cargos de gestão ou servir de exemplo positivo na liderança de equipes.

Perfil convencional

São pessoas com maior controle, organização e tendência para seguir rotinas. Demonstram alto senso de profissionalismo, relacionamento interpessoal e responsabilidade. Por conta do conforto com atividades cotidianas, conseguem transitar bem em vários ambientes.

De que maneira devemos interpretar o resultado?

Muitos testes vocacionais finalizam o preenchimento dos questionários com a indicação de um cargo específico ou até mesmo de um conjunto de profissões. Dessa forma, é possível saber se o curso que você procura entra na lista de carreiras mais adequadas para o seu perfil.

Bastam alguns minutos dedicados à seleção das questões para ver se há afinidade suficiente com determinada atividade. Se, mesmo após o processo, não aparecer nenhuma função de seu interesse, a dica é realizar outros testes ou focar em profissões semelhantes àquelas que foram apresentadas.

Seja qual for o teste vocacional escolhido, a dica é sempre avaliar os resultados com bastante calma e não tomá-los como verdade absoluta. Esse exercício permitirá refletir sobre as possibilidades e identificar quais mais se aproximam daquilo que você espera para o seu futuro profissional.

Tenha em mente que a decisão deve ser sua, independentemente das carreiras que forem apontadas. Ou seja, os testes devem atuar apenas como ferramentas de apoio. Em todo caso, você sempre vai acessar detalhes que poderiam passar despercebidos em sua investigação sobre profissões.

O que fazer depois da avaliação do perfil?

Com o resultado do teste vocacional em mãos, é possível obter informações mais detalhadas sobre os estudos que serão necessários na graduação. Será que você vai precisar ler bastante material de história? Talvez lidar com instrumentos complexos? Ou lidar com muitas fórmulas e problemas matemáticos?

Para eliminar dúvidas, uma boa tática é pesquisar sobre a grade curricular dos principais cursos relacionados às carreiras indicadas. Muitas instituições de ensino superior disponibilizam as matérias de cada faculdade em seus sites oficiais, portanto, vale a pena dar uma olhada.

Você também consegue ver a duração do curso, a modalidade em que ele é ofertado, o grau acadêmico do diploma, o valor da mensalidade, entre outros itens relevantes. Isso facilita o entendimento de como será a rotina de estudante e do tipo de profissional que sairá para o mercado.

A partir das disciplinas, você consegue ter uma ideia dos conteúdos que farão parte da sua vida acadêmica e, posteriormente, do dia a dia de trabalho. Lembre-se de que os aprendizados em sala de aula serão apenas a introdução para um cotidiano que exigirá estudo constante e atualização de saberes.

Por que ir além do teste na escolha da carreira?

Embora se mostrem bastante certeiros nas respostas, os testes vocacionais não devem ser os únicos instrumentos utilizados para escolher uma profissão. Muitas pessoas interpretam os seus resultados como se eles refletissem a realidade por completo, e isso é um erro.

Afinal, a maioria dos direcionamentos de um teste vocacional gratuito não entram em detalhes, como a rotina profissional e os desafios enfrentados em cada carreira. Por isso, é importante tratar os testes como ferramentas auxiliares e combiná-los a outros processos de análise.

Ao obter um conjunto de respostas associadas a áreas específicas, comece a pesquisar melhor sobre cada uma dessas sugestões. Busque informações na internet e outros meios de comunicação, entreviste alguns profissionais que já estão atuando naquele campo e avalie o mercado atual.

Isso trará um entendimento amplo sobre o cenário de cada profissão e do que espera você lá na frente, caso escolha atuar em alguma das áreas apresentadas pelo teste. Essa é a melhor forma de evitar frustrações e possíveis arrependimentos com uma decisão tão importante.

Depois que passar por todas as etapas, fica mais fácil ir atrás da formação desejada sem nenhuma dúvida. E já que o assunto é capacitação, saiba que a Anhanguera tem cursos em várias áreas do conhecimento e trabalha com diferentes formas de ingresso. Aproveite essa facilidade para ocupar a vaga dos seus sonhos na nossa instituição.

Tudo pronto para definir os rumos da sua atuação profissional?

E aí, o que achou da possibilidade de usar o teste vocacional gratuito para planejar seu futuro com um bom direcionamento? Lembre-se de que essa ferramenta deve atuar como complemento de outras etapas avaliativas para garantir satisfação e excelentes resultados na escolha da sua graduação.

Gostou de saber mais sobre os testes vocacionais? Então, faça os seus, analise os resultados, escolha o curso ideal e realize a inscrição no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 173

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados