Veja como usar o teste vocacional para definir seu futuro

teste vocacional

Dúvidas sobre a área de atuação são comuns na rotina de quem se planeja para ingressar no ensino superior. Será que uma reflexão mais aprofundada é suficiente para acertar na escolha, ou você deve considerar a opinião de terceiros?

De fato, é difícil ter completa certeza sobre a carreira a seguir, mas alguns recursos podem apontar uma resposta bem próxima da ideal. Um teste vocacional gratuito é um deles, já que se baseia em diferentes informações para indicar caminhos que estejam alinhados aos objetivos de cada pessoa.

Assim, se você precisa de uma ajuda extra para descobrir o curso certo, pode utilizar esse tipo de teste como ponto de partida. Confira os próximos tópicos que nós da Anhanguera preparamos e entenda como funciona!

Qual é a finalidade do teste vocacional?

Você já deve ter ouvido esse termo em algum lugar — provavelmente nos corredores de alguma instituição de ensino superior, em uma roda de conversa no trabalho, ou enquanto conversava com pessoas que pretendem investir na própria formação.

É comum encontrar menções a um teste vocacional gratuito entre os indivíduos que estão na fase dos estudos. Isso prova que esse recurso tem sido um ótimo aliado no momento de fazer escolhas que impactam a construção da carreira.

Mas, afinal, o que é o teste vocacional e qual é a sua finalidade? Trata-se de uma ferramenta desenvolvida para auxiliar na escolha de uma profissão. O objetivo é alcançado a partir da coleta e da análise de dados como aptidões, habilidades e interesses específicos de uma pessoa.

Qual é a importância do teste vocacional?

O termo deriva de vocação, que é a palavra relacionada à tendência para exercer determinadas atividades. Assim, se alguém tem dúvidas em relação a diferentes cursos de Humanas, Exatas e Biológicas, pode filtrar as opções mais adequadas ao próprio perfil.

A importância desse tipo de teste é que ele ajuda você a encontrar aquilo que realmente gosta de fazer. Quem é que não deseja trabalhar com o que ama, não é mesmo? É claro que a vida profissional não é um mar de rosas, mas ir por esse caminho torna tudo mais prazeroso.

Outro ponto positivo de um teste vocacional gratuito é que, com ele, você aprimora seu autoconhecimento sem nenhum custo. Já pensou por esse lado? Além de ser um guia para revelar sua vocação profissional, você se descobre melhor e tem um perfil mais exato de si.

Como funciona essa ferramenta?

Saiba que existem diversos tipos de teste vocacional. Os mais conhecidos e utilizados para escolher uma faculdade ou curso técnico, por exemplo, são os questionários online. É muito fácil encontrar esse tipo de teste vocacional gratuito, inclusive.

O modelo virtual é prático porque pode ser acessado em sites, em publicações de redes sociais ou em aplicativos para celular. No momento em que o usuário tem contato com a ferramenta, já passa a responder a perguntas sobre vários assuntos para receber um resultado rápido.

Outra opção é o teste realizado por profissionais que trabalham com direcionamento de carreira. Muitos são coaches e psicólogos que se especializaram nessa área, a fim de atender pessoas que precisam de orientações para identificar o melhor caminho a seguir.

Tanto o teste vocacional online quanto o atendimento profissional são eficientes para descobrir o nível de compatibilidade que uma pessoa tem com determinada área. Afinal, ambos consideram na análise aspectos como personalidade, talentos natos e competências adquiridas.

Quais são os pontos avaliados em um teste vocacional?

Para que um teste vocacional aponte o que você deseja descobrir, ele avalia alguns pontos interessantes, por meio de questionários, como comentamos. O primeiro deles é o seu perfil psicológico, ou seja, seus traços ligados às emoções e ao caráter. Também é analisada sua personalidade, com suas qualidades e defeitos.

Além disso, até um teste vocacional gratuito consegue se aprofundar em preferências pessoais, por meio de respostas sobre hobbies, por exemplo. E aqui entram também suas habilidades naturais, que revelam determinadas aptidões para uma carreira ou outra. Por fim, um ponto importante são objetivos e metas, sejam eles gerais, sejam materializados em sonhos e em planos.

Onde encontrar os melhores testes?

Há várias opções, pagas ou gratuitas, na internet. Como cada ferramenta se baseia em características específicas, vale a pena experimentar mais de um método e verificar se algum curso ou profissão se repete em diferentes modelos.

Caso você esteja em busca do melhor teste vocacional, pode começar com os seguintes modelos:

  • Qual o seu dom — teste vocacional colaborativo que demanda respostas fornecidas pelo usuário e por seus amigos. Ele tira proveito do conhecimento que a sua rede de contatos tem sobre você para citar profissões com a sua cara;
  • A Real Me — com base em detalhes que se aproximam ou se afastam do perfil do usuário, esse teste consegue apontar as carreiras mais interessantes;
  • Que Curso — teste vocacional gratuito desenvolvido a partir de entrevistas com profissionais de várias áreas para fornecer opções de carreiras;
  • Teste Área de atuação — teste vocacional da Anhanguera que te mostra qual é a sua área ideal dentro.

Como tirar maior proveito dos testes vocacionais?

Como dissemos, um teste vocacional gratuito ajuda bastante na hora de descobrir o que você realmente quer fazer da vida no quesito profissional. Mas dá para aproveitar melhor esses testes, porque eles dizem muito sobre sua personalidade.

Eles são uma fonte rica de autoconhecimento, fazendo com que você se conheça melhor e otimize todas as áreas da sua vida — nos estudos, nos relacionamentos, na família etc. Veja só como é possível interpretar os resultados:

  • perfil realista: quem tem esse resultado majoritário no teste vocacional é uma pessoa com maior raciocínio lógico, por isso, toma decisões baseadas na razão e é menos levada pela emoção;
  • perfil investigativo: são pessoas curiosas e que gostam de descobrir coisas novas, com pensamento objetivo e capacidade de enxergar o mundo de um jeito mais abstrato;
  • perfil artístico: aqui estão concentrados os indivíduos mais criativos, com facilidade de comunicação e que lidam bem com questões mais subjetivas;
  • perfil social: quem se encaixa nesse perfil gosta de estar perto de outras pessoas e de ajudar. Tem um senso aguçado de responsabilidade social e cuidado com o próximo e certas causas;
  • perfil empreendedor: quando o resultado é esse perfil, a pessoa se dá bem com desafios e gosta de inovar. É um sujeito proativo e que não tem medo de correr riscos;
  • perfil convencional: são pessoas com maior controle, organização e tendência para seguir rotinas. Demonstram alto senso de profissionalismo, relacionamento interpessoal e responsabilidade.

De que maneira devemos interpretar o resultado?

Muitos testes vocacionais finalizam os questionários com a indicação de um cargo específico ou de um conjunto de profissões. Dessa forma, é possível saber se o curso que você procura entra na lista de carreiras mais adequadas para o seu perfil.

Bastam alguns minutos dedicados ao preenchimento das questões para ver se há afinidade suficiente com determinada atividade. Se, mesmo após o processo, não aparecer nenhuma função de seu interesse, a dica é focar profissões semelhantes.

Além disso, procure sempre avaliar os resultados com bastante calma. Esse exercício permitirá refletir sobre as possibilidades e identificar as alternativas que mais se aproximam daquilo que você espera para o seu futuro profissional.

Por que ir além do teste?

Embora se mostrem bastante certeiros nas respostas, os testes vocacionais não devem ser os únicos instrumentos utilizados para escolher uma profissão. Muitas pessoas interpretam seus resultados como verdades absolutas, e isso é um erro.

Afinal, a maioria dos direcionamentos de um teste vocacional gratuito não entram em detalhes, como a rotina profissional e os desafios enfrentados em cada carreira. Por isso, é importante tratar os testes como ferramentas auxiliares e combiná-los a outros processos de análise.

Ao obter um conjunto de respostas associadas a áreas específicas, procure pesquisar melhor sobre cada uma dessas sugestões. Busque informações na internet, entreviste profissionais que já estão atuando naquele campo e avalie o mercado atual.

Assim, terá um entendimento amplo sobre o cenário de cada profissão e do que espera você lá na frente, caso escolha atuar em alguma das áreas apresentadas pelo teste. Essa é a melhor forma de evitar frustrações e possíveis arrependimentos com uma decisão tão importante.

Pronto para escolher o seu futuro?

E aí, o que achou da possibilidade de usar o teste vocacional gratuito para planejar seu futuro com um bom direcionamento? Lembre-se de que essa ferramenta deve atuar como complemento de outras etapas avaliativas para garantir satisfação e excelentes resultados na escolha da sua graduação.

Gostou de saber mais sobre testes vocacionais gratuitos? Então, faça o seu, analise os resultados, escolha o seu curso ideal e realize a inscrição no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 89

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.