O que faz um médico veterinário? Conheça as funções em diferentes cargos!

veterinário o que faz

O trabalho do médico veterinário vai muito além das atribuições clínicas para animais domésticos. São diversas as funções que podem ser assumidas pelo profissional, tendo em vista as várias especializações na área. Assim, mesmo os que pretendem ingressar na faculdade de Medicina Veterinária podem se perguntar o que faz um médico veterinário e quais são as possibilidades de carreira.

Pensando nisso, elencamos tópicos explicativos sobre o tema. Se você se interessa por esta área do conhecimento e quer conferir as oportunidades do mercado, não deixe de acompanhar o post!

O que faz um médico veterinário?

A Medicina Veterinária é a área do conhecimento que se dedica ao estudo e ao tratamento de enfermidades que acometem os animais. Sendo assim, a profissão veterinária está voltada à manutenção e à restauração da saúde e do bem-estar destes seres.

Quando se fala em Veterinária, por outro lado, muitos pensam apenas no cuidado com os pets. Muito além de cuidar dos animais domésticos, entretanto, o profissional é responsável pela saúde de espécies silvestres e de grande porte, inclusive pelo monitoramento de etapas de criação e de produção de bens de origem animal.

Quais são as suas atribuições e responsabilidades?

Tendo em vista a finalidade da atuação veterinária, são inerentes algumas responsabilidades e atribuições de um médico formado. A título de exemplo, estão:

  • exame do estado de saúde dos animais;
  • diagnóstico de doenças;
  • encaminhamento para o melhor tratamento;
  • realização de curativos e administração de remédios;
  • vacinação contra doenças;
  • aconselhamento dos proprietários do animal sobre cuidados.

Todas essas são atividades que compõem o dia a dia do profissional e que se apresentam em diferentes funções e cargos, como veremos melhor a seguir.

Em quais áreas o médico veterinário pode atuar?

Confira agora algumas das áreas em que o profissional pode atuar e o que faz um veterinário em cada caso!

Clínica Médica

Uma das especialidades mais conhecidas na Veterinária é a Clínica Médica. Os alunos que optam por seguir nessa área atuam no atendimento de animais visando a manutenção e a recuperação de sua saúde.

O profissional, neste caso, é responsável pela realização de cirurgias, prescrição e administração de remédios, entre outros procedimentos necessários ao tratamento da doença. Alguns profissionais, dentro desse segmento, ainda optam pela especialização no atendimento, a exemplo da Ortopedia e da Dermatologia.

Indústria e Inspeção de Alimentos

Entre as atribuições do médico veterinário, também está a inspeção de alimentos de origem animal na indústria. Neste caso, o profissional atua como responsável pelo acompanhamento de todo processo de cuidados com os animais: alimentação, administração de medicamentos, vacinas e vitaminas etc.

Em outras palavras, o médico acompanha toda a cadeia produtiva para assegurar que o produto esteja em boas condições para o consumo humano. Sem dúvidas, esta é uma área promissora no mercado, tendo em vista a presença do agronegócio no país. O profissional também pode se especializar em diversas áreas ao optar por essa carreira, a exemplo da Nutrição Animal ou Higiene e Inspeção de Produtos Animais.

Pesquisa em Laboratório

Outra área interessante que pode ser seguida pelo profissional é a pesquisa em laboratório. Quem opta por este segmento se dedica a aprofundar os conhecimentos atuais relacionados à saúde e ao bem-estar animal.

Como exemplo, cabe mencionar a compreensão de sistemas de reprodução, transgenia, melhoramento genético, entre outros. Uma alternativa é a área de testagem de produtos de uso animal que serão lançados no mercado e que podem ser importantes para os pacientes.

Educação Ambiental

Trata-se de um segmento de atuação no qual os profissional são responsáveis pela realização de pesquisas e de ações destinadas à proteção ambiental como meio de vida para os animais. Diante de um mundo que, cada vez mais, preocupa-se com a preservação da biodiversidade, esta pode ser uma oportunidade promissora no mercado.

Quais são as especialidades da Medicina Veterinária?

Sem dúvidas, saber quantos anos dura a faculdade de Veterinária e cumpri-los em sua totalidade abrirá grandes porta no mercado. A média de duração do curso é de 5 anos (10 semestres).

Para ter ideia, um profissional formado na área recebe, em média, R$ 3.798,45 para uma jornada de 39 horas semanais*. O valor, entretanto, pode alcançar patamares ainda maiores a depender do cargo ocupado, do tempo de experiência, da qualificação profissional, entre outros fatores.

Além disso, há vagas para profissionais provenientes de diversas especialidades. No tópico anterior, pudemos conferir algumas especializações importantes para o trabalho nas áreas da Medicina Veterinária. Confira outros ramos do conhecimento médico veterinário que podem trazer boa remuneração no longo prazo:

  • Patologia Veterinária Geral;
  • Farmacologia e Toxicologia;
  • Clínica Cirúrgica Veterinária;
  • Bovinocultura de Corte e Leite;
  • Anestesiologia Veterinária.

Como a Anhanguera auxilia na preparação do médico veterinário?

Como visto, a formação em Medicina Veterinária é abrangente e envolve diversas especialidades que podem ser seguidas no mercado. A faculdade apresenta uma grade curricular ampla, abordando aspectos teóricos e práticos que ajudam na preparação do aluno para atuar em diversas frentes de trabalho.

Por outro lado, é fundamental que o aluno busque as melhores faculdades de Medicina Veterinária para ingressar na graduação. Somente dessa forma é possível garantir um aprendizado de qualidade voltado às necessidades atuais do mercado. A Anhanguera, nesse sentido, é uma grande escolha.

Com foco nas tendências da Medicina Veterinária, a instituição conta com a infraestrutura adequada para o aprendizado do aluno e o suporte em todas as etapas de formação. Isso sem contar no sistema de ensino voltado para o mercado e para os desafios atuais da profissão.

E aí, viu só como existem várias possibilidades de atuação para o veterinário? Então, que tal descobrir se você tem o perfil ideal para seguir carreira nessa área e ser um destaque na profissão?

Por meio do teste elaborado para auxiliá-lo a tomar a melhor decisão, você responderá algumas perguntas simples em relação à carreira de veterinário e o dia a dia dos profissionais da área. Então, não perca tempo e faça já o teste!

Faça Medicina Veterinária na Anhanguera!

Sem dúvidas, o curso de Medicina Veterinária é uma excelente graduação para aqueles que se interessam por saúde animal e se identificam com as possibilidades de atuação na área. Para ocupar as melhores posições no mercado, entretanto, é fundamental que o aluno busque desenvolver o seu diferencial desde a graduação.

Nesse sentido, o planejamento profissional é ferramenta indispensável para ter perspectiva de carreira e alcançar o sucesso. Por meio dele, é possível buscar uma faculdade de qualidade: a Anhanguera.

Com a gente, você fica preparado para o que faz um veterinário e terá a experiência profissional necessária, a exemplo de estágios e de atividades extracurriculares oferecidos pela instituição por meio do Canal Conecta. Trata-se da nossa plataforma de vagas junto a empresas conveniadas.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe o que faz um médico veterinário, não deixe de se inscrever para o vestibular da Anhanguera e dar o primeiro passo em direção ao seu futuro profissional!

*Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados