Conheça 7 matérias do curso de Medicina Veterinária

estudante de medicina veterinária

O curso de Medicina Veterinária é do tipo Bacharelado e tem duração de 5 anos. A graduação é composta por disciplinas das Ciências Biológicas, e a carga horária costuma ser intensa: além das aulas teóricas, o aluno entrará em contato com atividades práticas em hospitais veterinários, laboratórios e até fazendas.

Para decidir se essa faculdade é mesmo a ideal para você, é importante conhecer as matérias de Medicina Veterinária que serão estudadas ao longo do curso. A maior parte do conteúdo contempla toda a parte teórica e prática necessárias para a formação de um bom profissional.

E aí, ficou interessado? Quer ingressar no ensino superior e saber o que estuda Veterinária? Então, continue a leitura!

Quais são as principais matérias de Medicina Veterinária?

Conhecer a grade curricular e as respectivas matérias de Medicina Veterinária é essencial para quem deseja seguir na área. Veja as principais a seguir!

1. Anatomia dos Animais Domésticos

Uma que não poderia faltar e que conquista muitos estudantes é a Anatomia dos Animais Domésticos. Essa disciplina tem o objetivo de estudar os sistemas que formam os organismos dos animais, além da estrutura e da base anatômica dos equinos, bovinos, gatos, cachorros etc. Alguns pontos são analisados de modo profundo, como:

  • sistema digestivo;
  • aparelho reprodutor;
  • sistema nervoso;
  • sistema cardiovascular;
  • músculos e anexos;
  • classificação das articulações;
  • função dos ossos;
  • estrutura esquelética.

Nessa disciplina, a prática é essencial. Por isso, aqui na Anhanguera, nossos alunos contam com laboratório de Anatomia amplo e equipado para que possam conhecer todas as estruturas e funções dos sistemas animais. Neste tour 360º, você consegue ver os detalhes da sala e as peças usadas durante as aulas em nossa unidade em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

2. Anestesiologia Veterinária

Esta é uma das principais matérias da Veterinária. Afinal, independentemente de você trabalhar com silvestres, pequenos ou grandes animais, aplicar anestesia fará parte do seu trabalho. Acredite, um dia será preciso fazer isso! Assim, essa disciplina compreende o estudo dos procedimentos de controle da dor.

O aluno aprenderá Farmacologia (sobre a qual já falaremos) e poderá classificar e reconhecer os diferentes medicamentos usados nos procedimentos anestésicos. Essa matéria também tem aulas práticas que conseguem simular situações do cotidiano para que os estudantes adquiram a experiência necessária. Alguns assuntos abordados durante as aulas são:

  • medicação pré-anestésica;
  • monitoração anestésica;
  • ressuscitação cérebro-cardiopulmonar;
  • bloqueadores neuromusculares;
  • anestesia inalatória;
  • anestesia geral e local.

3. Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos

O objetivo dessa disciplina é apresentar as principais doenças infecciosas provocadas por vírus e bactérias nos animais domésticos e, assim, permitir aos estudantes atuar no tratamento, no diagnóstico e no controle das patologias.

Além disso, o aluno estuda os meios de evitar a contração de algumas enfermidades, como:

  • tuberculose;
  • peste suína;
  • raiva;
  • febre aftosa;
  • cinomose.

4. Farmacologia

Se você quer seguir na carreira de veterinário, a Farmacologia é uma matéria muito importante e indispensável. Um grande erro que alguém pode cometer administrando medicamentos aplicados à Veterinária é achar que a dosagem animal é a mesma que a de humanos.

Os organismos são bem diferentes, e mesmo que seja a dosagem por peso, está equivocada. Por isso, as aulas são focadas em ensinar aos alunos tudo sobre as propriedades dos medicamentos e dos vários tipos de drogas. Assim, estudam-se os feitos colaterais e os casos de contraindicação e de indicação de cada medicamento disponível no mercado.

Lembre-se de que a dosagem do remédio varia de animal para animal, e é possível que cada espécie apresente uma contraindicação para um fármaco que coube perfeitamente a outra.

5. Semiologia

A Semiologia tem o objetivo de propor maneiras de compreender e de examinar os sintomas apresentados pelos animais doentes e infectados. Também trata os dados referentes aos animais a serem examinados, além de ensinar como interpretar essas informações e o histórico da espécie.

Outro tópico abordado por essa disciplina envolve os métodos para descobrir, a partir de uma conversa com os donos, doenças e problemas que o animal pode ter. O principal propósito é identificar hábitos de consumo e de alimentação do rebanho, por exemplo.

6. Nutrição Animal

Outra matéria essencial é a Nutrição Animal. O objetivo é proporcionar aos alunos conhecimentos práticos e teóricos para compreender as normas da alimentação de ruminantes e não ruminantes, além dos princípios básicos nutricionais das vitaminas, proteínas, aminoácidos, gorduras e carboidratos.

Logo, o futuro profissional poderá elaborar formulações de rações eficientes. Também são vistos conceitos gerais sobre o metabolismo e o sistema digestivo das principais espécies.

7. Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Acompanhar os avanços da Medicina Veterinária é fundamental para qualquer profissional de sucesso, não é mesmo? Por isso, a matéria de Tecnologia de Produtos de Origem Animal traz uma visão ampliada sobre os procedimentos envolvidos para fabricar alguns produtos, como mel, leite, carnes, ovos etc.

Os estudantes aprendem como é o procedimento e o funcionamento em uma indústria alimentícia. Também são avaliados o tratamento do leite, o aproveitamento dos produtos, processamento de frios e embutidos e os principais métodos de abate.

Qual é o campo de atuação para o veterinário?

A carreira para quem decide estudar Medicina Veterinária é bastante ampla, com um campo de atuação que vai desde o controle de doenças em populações de animais silvestres até o acompanhamento da saúde dos animais de estimação. Por ser uma área promissora, você deve estar se perguntando quanto ganha um veterinário. Segundo o site Salário.com, a remuneração média é de R$ 3.984,39*.

Além disso, o veterinário também pode atuar em pesquisas na área de zoonoses e no controle de qualidade de produtos industriais. É possível escolher entre vários ambientes de trabalho, como zoológicos, órgãos fiscalizadores, indústria de alimentos de origem animal, fazendas etc.

Quais são os diferenciais da Anhanguera?

Aqui na Anhanguera, o estudante que optar pelo curso poderá realizá-lo na modalidade presencial, uma vez que a profissão depende de muitas disciplinas práticas. Também aproveitará o suporte dos professores, além de conviver e trocar experiências com a turma.

Os laboratórios são de ponta, e a instituição conta com bibliotecas e salas multimídias — uma excelente infraestrutura para fazer as atividades teóricas e aulas práticas. Existem várias formas de ingresso, como vestibular online, nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), transferência e parcelamento estudantil, e o aluno tem total liberdade para escolher!

Agora que você já conhece as principais matérias da Medicina Veterinária, saiba que elas preparam o estudante para exercer a profissão com todos os conhecimentos necessários. Assim, escolha uma boa faculdade que tenha a melhor infraestrutura para você estudar e construir a sua carreira.

Gostou deste post e quer estudar em uma instituição renomada? Então, inscreva-se em nosso vestibular e fique preparado!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content