8 termos técnicos de Enfermagem para aprender na faculdade

profissional de enfermagem

Os enfermeiros têm um papel fundamental na linha de frente do atendimento clínico, principalmente nos hospitais. Eles avaliam e monitoram pacientes e fazem parte de uma grande equipe que inclui diversos profissionais na atenção e no cuidado dos enfermos, como médicos, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas.

Mas, para que a comunicação aconteça de maneira coordenada, todos precisam se entender e, por isso, ainda na faculdade, você vai aprender inúmeros termos técnicos de Enfermagem essenciais.

Então, para que você sinta um pouco o gostinho do vocabulário cotidiano do curso de Enfermagem, confira 8 termos da Enfermagem que separamos para você!

Principais termos técnicos de Enfermagem

Os termos que vamos apresentar servem não apenas para se comunicar com seus colegas, mas também com outros profissionais da saúde. Confira os principais!

1. Abdução e Adução

Anatomia e Fisiologia Humana são matérias do curso de Enfermagem que permitem ao aluno entender o funcionamento do organismo humano. Além de conhecer todas as partes do corpo, ele também precisará saber como este se movimenta.

Aí entram os termos abdução e adução. Eles referem-se a dois tipos de movimentação dos membros superiores e inferiores. A abdução significa que um membro ou articulação está se afastando da linha média do corpo ou segmento. A adução é o contrário, o membro ou articulação está se aproximando da linha média do corpo ou segmento.

Esse tipo de movimento ocorre nos quadris, nos dedos das mãos e dos pés, nos ombros e nos punhos.

2. Algia

Algia está entre os termos técnicos mais utilizados na Medicina, o que inclui a Enfermagem. Diz respeito à sensação de dor acima de níveis considerados normais, mas sem uma lesão aparente. Normalmente, o termo vem acompanhado de um “prefixo”.

Um exemplo é quando um paciente chega ao hospital sentindo dor na região inferior das costas (coluna lombar). Então, o enfermeiro pode relatar ao médico que ele está com lombalgia.

Vale lembrar que a algia é um termo utilizado não apenas para dores musculares ou ósseas, mas também para dor nos órgãos. É o caso da cardialgia (dor na região do coração) ou a algia abdominal (dor na região do abdômen).

3. Anorexia nervosa

Anorexia Nervosa é um distúrbio alimentar psicológico e potencialmente fatal. Aqueles que têm este distúrbio alimentar geralmente sofrem com um peso corporal extremamente baixo em relação à altura e ao tipo de corpo.

Quem luta contra a anorexia teme ganhar peso e tem uma imagem corporal distorcida. No geral, essas pessoas acreditam parecer muito mais pesadas ​​do que são.

Além disso, mulheres e homens que sofrem desse distúrbio alimentar fazem a relação entre uma figura esbelta e padrões alimentares anormais. Tanto que costumam fazer uma refeição inteira e provocar vômito depois. Também cometem outros exageros, como excesso de atividades físicas, tomar laxantes e diuréticos ou se recusar a comer.

4. Braquialgia

Braquialgia é o termo médico para dor produzida por um nervo “pinçado” no pescoço, causando dor irradiada no braço. Como a ciática, pode ser de início súbito e extremamente grave ou de início gradual e com sintomas mais prolongados. As causas do nervo “pinçado” no pescoço que produz a braquialgia são hérnias de disco ou alterações degenerativas antigas que produzem compressão na raiz nervosa.

Geralmente, o paciente tem a sensação de agulhadas no braço, e a dor irradia até o polegar. A distribuição da dor e da parestesia depende de qual das raízes nervosas está comprimida. Também é comum sentir dormência no braço ― em casos graves, mais raros, a função motora pode ser prejudicada.

5. Cloasma e melasma

Os termos médicos cloasma e melasma querem dizer a mesma coisa. Trata-se do aparecimento de manchas escuras irregulares ou que variam de cor na pele. Essa é uma alteração cutânea muito mais comum em mulheres e ocorre em 70% das gestações. O rosto é uma das áreas mais atingidas, mas normalmente não há dor.

Não se sabe ao certo por que algumas pessoas experimentam isso. Pensa-se que a sensibilidade ao estrogênio e à progesterona também esteja associada a essa condição, bem como questões hereditárias.

Além da gravidez, a exposição excessiva ao sol pode levar ao aparecimento de cloasmas, pois os raios ultravioletas que afetam as células controlam a pigmentação.

6. Edema

O edema é um inchaço ocasionado pelo acúmulo de líquido em certos tecidos do corpo. Embora o edema possa afetar qualquer parte do corpo, é possível notá-lo mais nos pés, nas pernas, nos tornozelos e nas mãos. O edema pode ser resultado de medicação, gravidez, alimentação com excesso de sódio ou doença ― acontece frequentemente com insuficiência cardíaca, crise renal ou cirrose hepática.

Alguns exemplos de edema são:

  • inchaço, especialmente nas pernas ou nos braços;
  • pele esticada ou brilhante;
  • tamanho abdominal aumentado.

7. Obstrução

Obstrução significa que um canal do corpo está bloqueado parcial ou totalmente. Os principais tipos são:

  • obstrução das vias aéreas: a pessoa fica com dificuldade de respirar ou, em casos graves, entra em asfixia. A obstrução das vias aéreas pode acontecer por conta da aspiração de um objeto, líquido ou acúmulo de secreção;
  • obstrução intestinal: é o fechamento parcial ou total dos intestinos, impedindo a passagem das fezes;
  • obstrução de veias e artérias: o fechamento desses canais impede a circulação correta do sangue. Alguns dos resultados mais graves podem ser um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC);
  • obstrução do trato urinário: algum dos canais entre o rim e a uretra fica obstruído, diminuindo ou interrompendo o fluxo da urina.

8. Hematoma

Um hematoma é uma lesão cutânea comum que resulta em uma descoloração da pele. O sangue das células sanguíneas danificadas profundamente sob a pele acumula-se próximo à superfície dela, resultando no que consideramos uma marca preta ou azulada.

Em pessoas idosas, os hematomas ocorrem mais frequentemente porque sua pele se tornou mais fina com a idade. Com isso, os tecidos que sustentam os vasos sanguíneos subjacentes tornaram-se mais frágeis. Quem toma remédio para afinar o sangue também pode ser mais suscetível a hematomas quando há uma contusão.

Como você deve ter percebido, esses termos técnicos de Enfermagem que acabamos de mostrar geram uma infinidade de assuntos com os quais você precisará ter bastante afinidade, se quiser se destacar e conseguir empregabilidade. Isso porque o enfermeiro é o braço direito do médico e tem papel decisivo em muitos procedimentos.

Diferenciais da Anhanguera

Nesse sentido, a graduação em Enfermagem tem o objetivo de fornecer uma amplitude de conhecimentos a fim de que você conheça os diferentes papéis do enfermeiro. Assim, consegue ter uma visão abrangente diante das diversas situações para tomar as decisões corretas, sempre pensando na preservação do bem-estar e na qualidade de vida do paciente.

Encantou-se ainda mais por essa profissão incrível? Então, não perca tempo e comece já sua faculdade! A propósito, o curso de Enfermagem na Anhanguera é um dos mais respeitados do país, pois une uma metodologia de ensino moderna, professores e alto nível e excelente infraestrutura.

Um de nossos diferenciais é ter uma ponte exclusiva entre nossos alunos e o mercado de trabalho: o Canal Conecta, nosso portal de empregabilidade.

Outra vantagem da Anhanguera é que, além do formato presencial, o curso de Enfermagem pode ser feito na modalidade de ensino semipresencial. Nela, você vai à unidade apenas uma vez na semana para as aulas práticas em laboratório, essenciais para a formação e para colocar em prática inclusive os termos técnicos vistos, e cumpre as demais disciplinas em casa, em nosso Portal Digital do Aluno — tendo mais flexibilidade na sua rotina.

Torne seu sonho de trabalhar na saúde uma realidade. Encontre o curso de Enfermagem mais próximo de você e inscreva-se já em nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.