Muitas pessoas conhecem e escutam sobre a relevância da Enfermagem nas instituições de saúde. No entanto, poucos sabem, com precisão, quais são as funções do enfermeiro no hospital.
Como resultado, não é raro ver as atribuições sendo reduzidas ao auxílio aos pacientes — o que não está errado, mas não abrange toda a diversidade de atuação da carreira.
Por isso, preparamos este post para apresentar as principais funções desempenhadas pelo enfermeiro no hospital. Continue a leitura!
1. Presta assistência aos pacientes
Uma das principais funções do enfermeiro no hospital é garantir uma qualidade de vida melhor aos pacientes e também aos familiares. Afinal, além dos cuidados básicos que as pessoas precisam quando estão doentes, existem os cuidados emocionais.
Portanto, os enfermeiros confortam e amparam o paciente, atendendo as condições de cada um.
2. Apoia o diagnóstico de doenças
Os enfermeiros costumam ser os profissionais que primeiro entram em contato com o paciente. Por isso, também são eles quem realizam um primeiro diagnóstico e, então, determinam qual é a urgência e a prioridade de atendimento da pessoa.
3. Fornece suporte aos médicos
Além de prestar assistência aos pacientes, uma das principais funções do enfermeiro no hospital é fornecer suporte aos médicos. Ou seja, os profissionais do ramo executam prescrições e atualizam prontuários, preparam instrumentos, ajudam a equipe técnica, coordenam os auxiliares e os técnicos de Enfermagem, entre outras atribuições.
4. Garante os cuidados com o recém-nascido
Uma das áreas da Enfermagem em alta é a Obstétrica. Assim, os enfermeiros são responsáveis pelos cuidados com os recém-nascidos, sejam eles saudáveis ou que necessitem de uma atenção especial, como os prematuros.
Na rotina de trabalho, as funções desempenhadas pelo enfermeiro incluem controlar e desenvolver todas as atividades relacionadas com os cuidados com os recém-nascidos, garantir que a equipe esteja trabalhando de modo unido e cumprindo as normas específicas do setor etc.
5. Administra medicamentos
Como abordamos, uma das atribuições do enfermeiro no hospital é prestar assistência ao médico e aos pacientes. Desse modo, parte de suas atividades é administrar medicamentos.
Os enfermeiros cuidam pessoalmente do paciente e necessitam de conhecimentos técnicos e científicos para administrar os medicamentos de modo correto.
6. Realiza vários procedimentos
Sondagem orogástrica e vesical, inserção periférica e de cateter central, preparação de exames, medição de pressão e aplicação de vacinas são alguns dos procedimentos feitos pelos enfermeiros no hospital.
Como vimos, o profissional de Enfermagem pode exercer várias atividades essenciais no hospital, auxiliando pacientes e médicos. Para ser um destaque na profissão e conquistar as melhores vagas de emprego, o primeiro passo é estudar em uma instituição de ensino conceituada.
Na Anhanguera, você poderá cursar Enfermagem EAD, na modalidade de ensino semipresencial. Assim, o estudante tem toda a liberdade para escolher o formato que mais deseja e que se encaixa em sua rotina.
Além disso, temos várias opções de bolsas de estudos de Enfermagem que ajudam a diminuir o preço das mensalidades, infraestrutura completa e formas de ingresso facilitadas.
Agora é com você!
Agora que já conhece as funções do enfermeiro no hospital, não perca mais tempo. Estude na Anhanguera e tenha acesso a diferenciais exclusivos durante a sua formação!
Gostou do post e quer fazer o curso de Enfermagem na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 34
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?