Enfermagem: conheça tudo sobre essa área!

Enfermagem é uma profissão com ritmo acelerado e alta demanda no mercado de trabalho. A área pode oferecer muitos benefícios se você gosta de ajudar os outros, desde que tenha vontade de aprender diariamente e disposição para trabalhar.

A verdade é que o caminho para ser enfermeiro pode ser tão empolgante quanto desafiador! Existem pré-requisitos e normas rigorosas nos locais de trabalho, além de assuntos que você estudará na faculdade de Enfermagem que exigem muita dedicação, como Anatomia e Fisiologia Humana. Quer saber mais? Confira, a seguir, nosso guia completo sobre Enfermagem! 😎

O que é Enfermagem?

A Enfermagem é uma profissão preocupada em cuidar de pessoas doentes ou feridas e fornecer cuidados preventivos de saúde.

Os enfermeiros trabalham em vários ambientes, incluindo hospitais, departamentos de saúde pública, empresas, escolas públicas ou particulares e centros de saúde mental.👩🏾‍⚕️🧑🏻‍⚕️

Cada ambiente onde um enfermeiro trabalha determina boa parte das tarefas específicas que lhe são atribuídas. Enfermeiros que trabalham em hospitais médico-cirúrgicos, por exemplo, cuidam de pacientes doentes e feridos.

Ao longo de toda a experiência de atendimento de saúde, e onde quer que haja alguém que necessite de cuidados, os enfermeiros trabalham incansavelmente para identificar, proteger e advogar pelas necessidades dos pacientes.

Um paciente com dores no peito pode ter um cardiologista, um nefrologista e um especialista em medicina interna. Cada um desses médicos diagnosticaria, trataria e prescreveria medicamentos exclusivamente com base em sua área de atuação.

A equipe de Enfermagem, no entanto, seria a responsável pelo cuidado integral do paciente, garantindo que as prescrições medicamentais não interajam negativamente entre si e que o paciente entenda e esteja preparado para o tratamento.

Como é a carreira na área da Enfermagem?

Existem três caminhos comuns para os interessados em seguir carreira na Enfermagem: auxiliar de Enfermagem, técnico de Enfermagem e enfermeiro (graduado no ensino superior).

Técnicos, auxiliares e enfermeiros podem fazer parte de uma mesma equipe hospitalar, mas, respeitando a hierarquia, cada profissão desempenha responsabilidades específicas. 

As três opções de carreira estão alinhadas aos fundamentos e aos princípios gerais da Enfermagem: prestar serviços de cuidado e ajudar os pacientes com medidas preventivas. A diferença entre elas está no nível de formação exigido e, por consequência, no nível de responsabilidades.

A seguir, compreenda melhor as diferenças entre auxiliares, técnicos e enfermeiros para conseguir escolher qual carreira seguir na área de Enfermagem. ⬇️

Enfermeiro

Enfermeiro é a opção de carreira para quem concluiu o curso de Bacharelado em Enfermagem, com duração média de 4 anos (8 semestres).

Em comparação às carreiras de técnico e auxiliar, o enfermeiro tem uma formação profissional mais abrangente, unindo conteúdos teóricos e as responsabilidades práticas da Enfermagem. Isso o torna capaz de ocupar cargos com alto nível de responsabilidade.

O enfermeiro tem a capacitação para cuidar de pacientes críticos, tomar decisões sobre o que fazer em casos mais emergentes e gerenciar equipes de técnicos e auxiliares.🧑🏾‍⚕️🩺

Para se tornar um enfermeiro, é preciso concluir o curso de Bacharelado em Enfermagem e conseguir o registro do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) do seu estado. Feito isso, você estará apto a ocupar cargos de Enfermagem em hospitais e em clínicas.✌🏻

Auxiliar de Enfermagem

Este profissional é o principal responsável pelas tarefas de atendimento básico ao paciente, como higiene, alimentação, troca de curativos, esterilização e medidas de controle de infecções hospitalares.🩹

No entanto, o auxiliar de Enfermagem também precisa de uma visão global de todos os processos de atendimento ao paciente, de modo que consiga prepará-lo corretamente para consultas e procedimentos com outros profissionais.

Para se tornar um auxiliar de Enfermagem, o primeiro passo é concluir o curso de capacitação profissional de Auxiliar de Enfermagem. A duração média dessa formação profissional é de 15 meses. 

O curso pode ser feito enquanto o estudante ainda completa o Ensino Médio. Ele é oferecido por escolas profissionalizantes e centros de formação na área da Saúde.

Após terminar o curso, ainda é preciso buscar o registro no COREN, além de pagar uma taxa para receber a carteira profissional de Auxiliar de Enfermagem, que torna o profissional apto a atuar na área.

Técnico de Enfermagem

O técnico de Enfermagem é o profissional de Saúde que presta cuidados básicos ao paciente e realiza procedimentos de média a alta complexidade. Já os auxiliares estão aptos a atuar em cuidados e em procedimentos de baixa complexidade.

Dentre suas principais responsabilidades, estão: fazer o planejamento e a execução de serviços relacionados à assistência de pacientes, cuidar de pacientes em estado grave e garantir a plena higiene e segurança do local de atendimento.

Por exigir uma formação rápida e de nível Médio, a profissão de técnico de Enfermagem é uma das mais procuradas por quem tem interesse na área.

O primeiro passo para entrar na profissão é concluir o curso técnico de Enfermagem, que tem uma duração média de 2 anos (um pouco mais longo do que o curso para auxiliar).

Antes de buscar um trabalho, o recém-formado no curso técnico deve realizar o seu cadastro no COREN e conseguir a carteira de técnico em Enfermagem. Feito isso, o profissional está apto a atuar na área.

O que se aprende na faculdade de Enfermagem?

Se você pretende se tornar um enfermeiro, provavelmente está curioso sobre o caminho a seguir na faculdade. O que você aprende nas matérias de Enfermagem? Quais habilidades poderá adquirir? Que tipos de aula pode esperar?🤔

Se você acabou de sair do ensino médio ou está considerando uma mudança de carreira, não há melhor momento para investir na carreira de Enfermagem. Continue lendo para entender melhor as principais matérias na grade curricular do curso.

Fundamentos Técnicos de Enfermagem

Nesta matéria com tópicos mais técnicos, o estudante terá a oportunidade de aprender a realizar procedimentos comuns no atendimento ao paciente, integrando os conhecimentos teóricos já adquiridos em outras matérias do curso.

Elaboração do diagnóstico em Enfermagem, padrões na assistência, relatórios e documentação da atuação do enfermeiro são alguns dos tópicos importantes.

Terapia Medicamentosa

Terapia Medicamentosa, também chamada de Farmacoterapia, é uma área das Ciências Médicas caracterizada por processos que garantem o uso adequado de medicamentos para a prevenção e o tratamento de diversas doenças.💊

O conhecimento adquirido nesta matéria ajudará o enfermeiro a compreender o funcionamento dos fármacos, as suas possíveis reações e a terapia farmacológica correta para cada paciente.

Saúde Coletiva

A Saúde Coletiva é composta por um conjunto de ações que priorizam a promoção da saúde dos pacientes por meio de práticas educativas, preventivas e de reabilitação.

Os estudantes também aprendem os procedimentos que permitem o funcionamento de unidades de serviços de saúde, políticas e ações que visam à promoção da saúde pública.

Ciências Moleculares e Celulares

Também chamada de Citologia ou Histologia, a disciplina tem como propósito ajudar os alunos a entender como funciona uma célula.

Graças a essa área, é possível entender como os medicamentos agem no corpo e contribuem, principalmente, para o tratamento de doenças congênitas.

Gestão em Saúde

No decorrer da matéria de Gestão em Saúde, os alunos de Enfermagem conhecem de perto as grandes necessidades na área de Saúde, os grupos atendidos, os sistemas de saúde, o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde), entre outras problemáticas e soluções.

Vale ressaltar que Gestão em Saúde também pode ser uma especialidade para quem busca a carreira de Gestão Pública.

Estágio supervisionado

uma ou duas matérias de estágio supervisionado na grade curricular de Enfermagem, dependendo da faculdade. Embora você possa conseguir um estágio em qualquer momento da graduação, será preciso realizar obrigatoriamente um estágio nos semestres finais.

Nesse caso, você terá seu desempenho supervisionado por um profissional do setor, geralmente alguém com anos experiência e disposição para auxiliar estagiários.

No geral, no curso de Enfermagem, os estágios são realizados em grandes hospitais, clínicas de saúde e unidades de atendimento básico.

Qual é o salário de um enfermeiro?

Um enfermeiro ganha em média R$ 3.686,32* no mercado de trabalho brasileiro. Por outro lado, a remuneração costuma mudar de acordo com seu nível de experiência na área e formação acadêmica. Cursos de pós-graduação, por exemplo, qualificam um profissional de Enfermagem a ocupar certos cargos de alta complexidade.

Portanto, um enfermeiro, ao longo de sua carreira, também pode chegar a ganhar R$ 6.942,35*, adquirindo experiência e dando continuidade aos seus estudos e leituras de Enfermagem após a faculdade. 💸Os dados são do levantamento feito pela plataforma Salario.com.

O que faz o profissional de Enfermagem?

O que um enfermeiro faz para manter o mundo da saúde funcionando como deveria? Como é um dia na “vida de um enfermeiro”? A resposta a essas perguntas dependerá de vários fatores, entre eles o local onde o enfermeiro trabalha e sua especialidade.

Também é importante observar que existem vários níveis diferentes de cargos de enfermagem e credenciais. De auxiliar de enfermagem a enfermeiros graduados, as funções podem variar muito dentro de um mesmo local de atendimento.

No entanto, embora o trabalho diário de um enfermeiro possa variar bastante, ainda existem algumas tarefas em comum.

Considerar como é o dia típico dos enfermeiros ajudará a apreciar melhor esses importantes profissionais de saúde e seu papel no atendimento ao paciente.

Se você está considerando uma carreira ou graduação em Enfermagem, com certeza conhecer o dia a dia da área ajudará a entender se as tarefas de um enfermeiro serão adequadas para suas habilidades e objetivos de carreira. Confira a seguir.🔝

Acolher o paciente

O enfermeiro é, normalmente, o primeiro profissional que um paciente vê quando entra em um hospital. Ele conversará com o paciente e ouvirá suas preocupações, depois fará um registro dessas preocupações para o médico ver.

Os enfermeiros avaliarão a saúde do paciente, tanto visualmente quanto por meio dos sinais vitais, para que possam relatar suas preocupações ao médico responsável.

Tudo isso torna mais fácil para os médicos maximizarem o tempo para que mais pacientes recebam atendimento a cada dia.

O enfermeiro que responde pelo acolhimento quer facilitar a obtenção do diagnóstico, identificar a urgência de atendimento e encaminhar o paciente ao setor clínico adequado.

Administrar medicação

Se um médico prescreve um medicamento que um paciente precisa tomar no hospital ou na clínica, raramente é o médico que realmente o administra.

O médico enviará o pedido de medicação a um enfermeiro, que visitará o paciente e administrará a medicação.

Se o paciente estiver em risco de reação ao medicamento, o enfermeiro ficará com o paciente para observar por alguns minutos após a administração do medicamento.

Para os pacientes hospitalizados, os enfermeiros administram a medicação seguindo um cronograma rígido para garantir a dosagem pontual. Isso ajuda a manter a saúde e o conforto do paciente.

Como parte do trabalho, os enfermeiros também devem estar cientes das possíveis interações medicamentosas. Eles verificam a lista de medicamentos que o paciente está tomando e garantem que nenhum deles ofereça riscos potenciais.

Gerenciar casos de pacientes

Nos ambientes hospitalares e clínicos, os enfermeiros trabalham com os médicos para implementar o atendimento com base em como o paciente responde ao tratamento.

Por exemplo, em um hospital, um enfermeiro pode perceber que um paciente não está melhorando depois de iniciar um determinado medicamento. Ele comunica sua avaliação ao médico e sugere uma mudança no plano de cuidados.

O médico pode fazer uma mudança de medicação. O enfermeiro, então, implementará a mudança e observará o paciente para ver se há alguma melhora.

Elaborar e avaliar registros médicos

Os enfermeiros gastam um tempo com registros. Toda vez que um enfermeiro verifica um paciente, administra medicamentos, ajuda em uma tarefa básica de higiene ou faz uma verificação de bem-estar, isso deve ser registrado.✍🏾

Durante seus turnos, os enfermeiros registram as informações importantes sobre os pacientes e seus cuidados para que a próxima equipe de enfermagem saiba o que fazer para cuidar de um paciente.

Na passagem de plantão, eles lerão prontuários, relatórios de Enfermagem e anotações da equipe que cuidava da patente antes deles.

Poucas vezes os registros são feitos à mão. Os enfermeiros de hoje mantêm registros médicos eletrônicos, principalmente em um computador, e não em papel.💻

Os registros médicos eletrônicos permitem que as informações de um paciente se movam facilmente de um provedor para outro, mesmo que eles estejam mudando de um hospital para um ambiente clínico a fim de ter cuidados continuados, por exemplo.

Além dos registros do tratamento, os enfermeiros registrarão os históricos dos pacientes. Isso é vital porque algo que aconteceu no passado de um paciente muitas vezes pode ser a chave para encontrar um tratamento eficaz para uma condição médica atual.

Registrar e monitorar sinais vitais

Quase sempre que um enfermeiro tem contato inicial com um paciente, ele mede os sinais vitais: pressão arterial, temperatura e pulso.🌡️

Estes sinais funcionam como um indicador claro para o enfermeiro e o médico sobre o bem-estar do paciente. É preciso saber se um paciente tem pressão alta ou se um paciente está com febre, por exemplo, porque isso pode indicar diferentes diagnósticos.

Em um ambiente hospitalar, os enfermeiros deverão registrar os sinais vitais em um cronograma definido, registrando-os a cada poucas horas para garantir que o paciente permaneça saudável.

Também pode incluir uma avaliação visual do bem-estar do paciente. Não à toa, os enfermeiros tornam-se bastante hábeis em avaliar rapidamente a condição de um paciente da cabeça aos pés, mesmo sem conhecê-lo, para que possam alertar o médico sobre qualquer sinal de doença grave.

Fornecer suporte emocional

Os enfermeiros também são um importante suporte emocional aos pacientes. O mundo da saúde costuma ser um lugar assustador para as pessoas que estão convivendo por lá diariamente, sobretudo se eles enfrentarem doenças ou lesões graves.

Os médicos estão pressionados pelo tempo e podem não conseguir sentar-se com os pacientes enquanto avaliam a gravidade de seus diagnósticos. Por isso, os enfermeiros acabam assumindo um papel de conselheiro e apoiador.

Realizar a alta hospitalar

Quando um paciente está pronto para receber alta, um ou mais enfermeiros ajudam nesse processo.

Eles entregarão papéis de alta ao paciente, examinarão as necessidades de tratamento de feridas e medicamentos para garantir que os cuidados domiciliares sejam seguros e dão suporte para o paciente.

Isso pode incluir a demonstração de como trocar curativos ou cuidar de uma área lesionada ou ferida. O objetivo é que os pacientes e seus familiares saiam do hospital ou consultório médico equipados com as informações necessárias para o tratamento adequado.

Qual a área de enfermagem que dá mais dinheiro? Veja o top 5!

As áreas mais bem-pagas de Enfermagem são estas:

  1. Enfermagem da Família;
  2. Enfermagem em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo);
  3. Enfermagem Neonatal;
  4. Enfermagem Clínica e Cirúrgica;
  5. Enfermagem da Oncologia.

Se você quer boas condições de trabalho e uma vida confortável, precisa ir para onde estão os empregos mais bem-pagos.

Na Enfermagem, é fato que a remuneração é influenciada significativamente pelo nível de formação acadêmica e experiência do profissional, mas também é inegável que existem especializações que oferecem salários maiores do que outras.

Claro, um enfermeiro experiente e qualificado pode ganhar um alto salário atuando em especializações que não estão nos holofotes da profissão, mas isso se torna mais possível quando se busca as áreas mais bem valorizadas.

A seguir, entenda melhor as cinco áreas mais bem-pagas da Enfermagem.🤑

1. Enfermagem da Família

Há um crescente reconhecimento da necessidade de enfermeiros de família. Um enfermeiro desta especialidade pode chegar a ganhar o teto salarial de R$ 12.130,17*, de acordo com relatório da plataforma Salario.com.

Talvez você já tenha ouvido falar de famílias que precisam do acompanhamento domiciliar de profissionais de saúde. É essa necessidade que a Enfermagem da Família busca tratar.

O enfermeiro “familiar” é um profissional que cuida de pacientes e suas famílias, em todas as idades, desde o nascimento até o final da vida.

2. Enfermagem em UTI

R$ 7.722,78* é o salário médio do Enfermeiro que atua em Unidades de Terapia Intensiva, de acordo com relatório da plataforma Salario.com.

Uma UTI é um setor que funciona por 24 horas, geralmente localizado em um hospital.🏥Esta unidade é reservada para alguns dos pacientes mais vulneráveis em um sistema de saúde, aqueles que estão gravemente doentes e precisam de supervisão rigorosa caso sua condição piore de forma rápida.

Como a UTI costuma ser o próximo passo para pacientes que tiveram uma passagem ao pronto-socorro, os enfermeiros desempenham funções críticas nesse setor.

Os enfermeiros intensivistas precisam verificar seus pacientes com muito mais frequência devido ao nível de cuidado exigido e à gravidade dos problemas de saúde.

3. Enfermagem Neonatal

R$ 7.199,32* é a média salarial do enfermeiro de neonatal no mercado de trabalho brasileiro, conforme relatório da plataforma Salario.com.

A enfermagem neonatal é uma subespecialidade da enfermagem que trabalha com recém-nascidos com uma variedade de problemas, desde prematuridade, defeitos congênitos, infecções, más-formações cardíacas e problemas cirúrgicos.

Algumas de suas funções de trabalho incluem fornecer cuidados 24 horas por dia para bebês imediatamente após o nascimento, verificando a saúde daqueles que sofrem de complicações no parto.

Para quem se interessa por essa área, pode esperar fazer a diferença na vida dos bebês e de suas famílias. Na verdade, você provavelmente ouvirá falar de bebês e famílias que ajudou a tratar ao longo de suas vidas.

4. Enfermagem Clínica e Cirúrgica

Um enfermeiro desta especialidade pode chegar a ganhar o teto salarial de R$ 6.935,25*, conforme relatório da plataforma Salario.com.

Os cuidados diretos a pacientes que estão se preparando ou se recuperando de um procedimento cirúrgico são os tópicos centrais da Enfermagem Clínica e Cirúrgica.

É uma especialidade diversificada, que oferece aos enfermeiros a oportunidade de trabalhar em vários ambientes de saúde. Para um enfermeiro especialista em clínica e cirurgia, a segurança e o cuidado do paciente estão na vanguarda das responsabilidades.

5. Enfermagem da Oncologia

Um enfermeiro especializado em Oncologia pode chegar a ganhar o salário de R$ 5.445,00*, conforme relatório do site Vagas.com.

Os enfermeiros oncológicos são profissionais de saúde especializados em trabalhar com pacientes com câncer ou em risco de desenvolver câncer.

Esses enfermeiros são responsáveis por realizar as avaliações necessárias nos pacientes com câncer, administrar tratamentos e se comunicar com outros profissionais de saúde para criar planos de cuidados personalizados.

Além de prestar cuidados médicos, os enfermeiros oncológicos oferecem apoio emocional e ajudam os pacientes e suas famílias a lidar com os desafios de um diagnóstico de câncer.

Estude na Anhanguera!

E aí, gostou de conhecer os detalhes sobre a profissão de Enfermagem e o mercado de trabalho para quem atua na área? Agora, você tem tudo de que precisa para avaliar se essa é a profissão certa para seu futuro.🖤🧡

Ainda não se inscreveu no vestibular para cursar Enfermagem? Aproveite para fazer agora mesmo a inscrição no vestibular online da Anhanguera e dê o pontapé inicial na sua carreira!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 53

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados