Biologia: qual é a diferença entre Licenciatura e Bacharelado?

estudante de biologia

Se você é daquelas pessoas curiosas que quer entender mais sobre animais e plantas, pesquisar sobre diferentes formas de vida e curte ficar em contato com a natureza, aposto que busca saber qual é a diferença entre Biologia: Licenciatura e Bacharelado.

O que a gente tem para falar é que as duas carreiras oferecem boas oportunidades profissionais, mas a atuação é diferente em cada área. Na hora da escolha, vale conhecer mais sobre cada modalidade.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=8427d8d2-782b-4b62-83f3-11bffa89a811]

Para ajudar você a tomar a melhor decisão, nós, da Anhanguera, preparamos este post. Continue a leitura e descubra mais sobre como é a profissão em Ciências Biológicas e as perspectivas no mercado de trabalho para um bacharel e um licenciado!

Como é a área de Ciências Biológicas?

Antes de você saber a diferença entre Biologia: Licenciatura e Bacharelado, é preciso conhecer como é a área de Ciências Biológicas. É um campo que estuda a vida, os organismos (macro e microscópicos) e a forma como eles se relacionam com o meio ambiente. Assim, volta-se para a pesquisa sobre a origem, a evolução e o funcionamento dos seres vivos (fauna, flora e desenvolvimento humano).

Como deu para perceber, é uma área bem ampla e que permite diferentes atuações do profissional. É que, além do ensino em sala de aula, dá para trabalhar com análise de organismos que causam doenças, preservação ambiental, saúde pública, pesquisas como as de células-tronco e muito mais.

Como é a Licenciatura em Biologia?

O legal da faculdade de Ciências Biológicas é que o aluno pode escolher o Bacharelado ou a Licenciatura. Se você optar pela Licenciatura, vai fazer um curso que prepara para dar aulas na Educação Básica (ensinos fundamental e médio), ou seja, será professor de Biologia em escolas públicas e privadas.

Aqui a matriz curricular tem um foco mais pedagógico, então, além das matérias sobre os principais conceitos da Biologia, você vai aprender Metodologia de Ensino, Didática, Psicologia da Educação, Políticas Educacionais, entre outros temas.

Como é o Bacharelado em Biologia?

Já o Bacharelado em Ciências Biológicas prepara o aluno para um trabalho diferente. Dessa forma, os conceitos fundamentais da Biologia são aplicados em pesquisa em laboratório e atuação em centros de pesquisa, indústrias, reservas naturais, entre outros campos.

O diploma permite atuar na iniciativa pública e privada com:

  • pesquisa de biodiversidade;
  • manejo de recursos naturais;
  • políticas de educação ambiental;
  • ações de Vigilância Sanitária;
  • curadoria e conservação de museus voltados para Biologia;
  • saneamento.

Nessa modalidade, o profissional só não pode dar aula: para isso, precisa fazer a Licenciatura na área ou um curso mais rápido, como o de formação pedagógica.

Quais são as oportunidades para os biólogos?

Deu para entender qual é a diferença entre Biologia: Licenciatura e Bacharelado? Então precisa saber como é o mercado de trabalho para os biólogos. Só para ter uma ideia, o Conselho Federal de Biologia (CFBio) lista mais de 80 áreas de atuação. Isso mesmo: a faculdade para quem gosta de Biologia é promissora.

Licenciatura

Se você optar pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, além do ensino na Educação Básica — em que a demanda por esse profissional é alta —, pode ser responsável por planejar e desenvolver materiais e atividades educacionais teóricas e práticas.

Mas não é só: pode ainda dar aulas para cursinhos pré-vestibulares, montar um canal de videoaulas dessa matéria no YouTube e trabalhar em editoras de livros didáticos na área. O licenciado em Biologia encontra oportunidades em projetos de educação não formal, como escolas, museus, parques, unidades de conservação e até empresas.

De acordo com site Vagas, o salário médio do professor de Biologia é de R$ 2.402*.

Bacharelado

O Bacharelado na área permite construir uma carreira de sucesso, possibilitando conquistar boas oportunidades em portais de vagas, como o Canal Conecta — exclusivo para os alunos aqui da Anhanguera.

Com esse diploma, dá para trilhar um caminho profissional em diferentes áreas, como:

  • Biologia Marinha;
  • Biologia Molecular;
  • Botânica;
  • Genética;
  • Zoologia;
  • Meio Ambiente;
  • Tratamento de Efluentes;
  • Biossegurança;
  • Biologia Forense;
  • Reprodução Humana Assistida;
  • Ecoturismo;
  • Licenciamento Ambiental;
  • Arborização Urbana;
  • Gestão de Recursos Hídricos.

Como se vê, é possível se destacar nas áreas pública e privada ou ainda empreender, prestando consultoria ambiental para empresas. Segundo informações do site Vagas, o salário médio do biólogo é de R$ 3.084*.

Como se dar bem nessa carreira?

Quer saber o que é preciso fazer para se dar bem escolhendo algum dos cursos de Biologia? O primeiro passo é entender a diferença entre Bacharelado e Licenciatura para fazer a escolha que mais tenha a ver com seu perfil e expectativas profissionais.

Se você gosta de lidar diretamente com pessoas, especialmente crianças e jovens, vai ter sucesso como professor de Biologia. Agora se tem um perfil mais observador, gosta bastante de pesquisa e também do trabalho de campo em áreas ambientais, o diploma de bacharel na área é a sua cara.

Outro ponto importante é escolher uma boa faculdade: a Anhanguera. Assim, você sabe que terá uma formação diferenciada, com cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e que acompanham as tendências de mercado.

A matriz curricular dos cursos da Anhanguera é completa e atualizada, o corpo docente é altamente qualificado, e você tem uma boa infraestrutura e todo o suporte para fazer a graduação com tranquilidade. Conta ainda a Aula Destaque, que são encontros online com profissionais de peso, referências em suas áreas. É um jeito dinâmico e inovador de complementar o aprendizado.

E aí? Gostou de acompanhar qual é a diferença entre Biologia — Licenciatura e Bacharelado? O objetivo dos dois cursos é que você adquira bons conhecimentos em Biologia; o que muda é a área de atuação. Então, para não errar na decisão, pense direitinho em como você imagina sua carreira, o público com o qual tem vontade de trabalhar e escolha uma faculdade de qualidade.

Comece a construir seu futuro profissional! Conheça mais sobre todos os diferenciais da Anhanguera, que oferece tanto a Licenciatura como o Bacharelado em Ciências Biológicas, e ainda concede descontos para você conquistar o sonho de ter o diploma de ensino superior!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 115

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados