Psicologia semipresencial: conheça essa modalidade

Psicóloga com grupo de pessoas em terapia

A modalidade semipresencial é muitas vezes descrita como a combinação do ensino presencial e Educação a Distância (EAD). Mas o que isso significa na prática? Se você deseja construir uma formação como psicólogo e tem interesse nessa modalidade, também vai querer tirar uma dúvida ainda mais importante: dá pra fazer Psicologia semipresencial?

O ensino semipresencial é uma alternativa para aqueles que não podem se comprometer com um curso de graduação totalmente presencial, mas a modalidade não está disponível para todos os cursos superiores no Brasil.

Neste artigo, vamos trazer mais detalhes sobre o curso de Psicologia na modalidade semipresencial e as oportunidades que esse formato oferece aos estudantes.

Contamos com a ajuda da psicóloga Camila Miranda, pós-graduanda em Comunicação e Marketing, para esclarecer as principais dúvidas sobre essa graduação voltada para estudos comportamentais humanos. Confira!

Dá pra fazer o curso de Psicologia na modalidade semipresencial?

Não é possível fazer a graduação em Psicologia semipresencial. Isso acontece porque o Ministério da Educação (MEC) e os conselhos da área, como o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP), consideram a presencialidade algo muito importante para uma formação em Psicologia de qualidade.

Outras entidades, como a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e a Associação Brasileira de Educação (ABE), reforçam a posição. Segundo Camila Miranda, essa é uma decisão cautelosa frente à demanda por cursos EAD ou semipresenciais para Psicologia:

“Embora o Ministério da Educação (MEC) autorize cursos de graduação em Psicologia na modalidade EAD, visando expandir o acesso ao ensino superior, o CFP mantém uma posição cautelosa, não reconhecendo a formação em Psicologia totalmente a distância.”

prédio da sede do MEC
O MEC pode autorizar o curso EAD, mas instituições da área podem não reconhecê-lo

As entidades têm a preocupação de assegurar que os psicólogos recebam uma educação adequada, o que inclui a realização de atividades práticas, supervisão clínica e interações presenciais necessárias para o desenvolvimento acadêmico e profissional nesse campo.

Por essa razão, elas não reconhecem cursos de Psicologia que não sejam oferecidos na modalidade presencial, já que acreditam que o ensino a distância não proporciona o ambiente ideal para as aplicações práticas dos conhecimentos no exercício da Psicologia.

Abaixo, entenda algumas das principais características da modalidade semipresencial e das modalidades disponíveis para a faculdade de Psicologia.

Vantagens do curso de Psicologia semipresencial

Os cursos semipresenciais permitem que os alunos gerenciem seus estudos de acordo com sua rotina, tornando o ensino mais acessível. Os estudantes também têm a oportunidade de desenvolver a autonomia, o que pode ser valioso na vida profissional.

Além disso, a mensalidade dos cursos semipresenciais costuma ser mais baixa, eos estudantes não têm despesas tão altas com transporte e alimentação.

Outras modalidades para Psicologia

Para os estudos de Psicologia, a única modalidade disponível é a presencial. Isso ocorre devido à natureza prática da formação na área, que envolve a realização de atividades presenciais, práticas clínicas, estágios e supervisões em ambientes de atendimento.

Outros cursos semipresenciais parecidos com Psicologia

Embora o curso de Psicologia não seja oferecido na modalidade semipresencial devido à sua natureza prática, várias outras áreas contam com cursos semipresenciais. Alguns exemplos são:

Rapaz sentado no chão e estudando em biblioteca com livros
Filosofia é uma possibilidade de curso semipresencial

Como é o curso de Psicologia semipresencial?

A rotina de um curso semipresencial é uma mistura de aulas na faculdade e estudos online. Vamos dar uma olhada mais de perto em como isso funciona no dia a dia.

Carga Horária e Duração do curso de Psicologia semipresencial

Um curso superior de Psicologia tem uma carga mínima de 2.900 horas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), e leva 5 anos para ser concluído. Em um curso semipresencial, estão incluídos na carga horária mínima os encontros presenciais, as atividades online e os estágios obrigatórios.

Grade curricular do curso de Psicologia semipresencial

A grade curricular do curso de Psicologia, além de abordar os fundamentos psicológicos, é composta por disciplinas provenientes de diversas áreas que se conectam com o estudo da mente humana.

A seguir, confira as principais matérias de Psicologia:

  • Aconselhamento e orientação em Psicologia;
  • Conceitos Teóricos da Psicologia;
  • Bases Biológicas do Comportamento;
  • Psicologia do Desenvolvimento Humano;
  • Diagnóstico e intervenção em Psicologia;
  • Psicologia Educacional;
  • História da Psicologia;
  • Psicopatologia;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicologia do Trabalho e Organizacional
  • Saúde Pública;
  • Terapia Familiar Sistêmica;
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Após a graduação, você pode apostar na educação continuada para realizar uma pós-graduação, ampliando seu conhecimento sobre estudos comportamentais em áreas como Psicologia Clínica, Psicologia Cognitiva e Psicanálise. Há também a Neuropsicologia, que combina Psicologia e Neurociências.

Família de mãe, pai e filha em terapia
“Terapia Familiar Sistêmica” é uma matéria estudada no curso

As aulas EAD e o sistema AVA

As aulas EAD são ministradas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Esse sistema online permite o acesso a materiais didáticos, participação em fóruns de discussão e realização de atividades acadêmicas.

As matérias presenciais e a rotina na faculdade

Na visão da psicóloga Camila Miranda, as matérias presenciais estão na base da formação do futuro profissional de Psicologia:

“Essas experiências práticas, sob a orientação de profissionais experientes, permitem aos estudantes aplicar as teorias e conceitos aprendidos, além de desenvolver habilidades sociais e emocionais fundamentais para a profissão.”

Durante os encontros no campus da faculdade, ocorrem discussões aprofundadas, atividades práticas e supervisões clínicas. O estudante também pode aproveitar todos os aspectos da infraestrutura da faculdade, como as bibliotecas e as salas de mídia.

Além da rotina do curso semipresencial, é importante saber que os custos para fazer uma faculdade nessa modalidade não são os mesmos de um curso totalmente presencial ou EAD.

Quanto custa um curso de Psicologia semipresencial?

A mensalidade para um curso semipresencial é mais acessível em comparação com a modalidade presencial da mesma graduação. No entanto, é importante considerar outros fatores para entender os custos envolvidos nessa formação acadêmica.

Tem bolsa para o curso de Psicologia semipresencial?

Sim, muitas faculdades particulares que oferecem cursos semipresenciais de Psicologia disponibilizam programas de bolsas de estudo. Elas podem cobrir uma parte ou o total do valor da mensalidade.

Tem entrada Prouni no curso de Psicologia semipresencial?

Sim! Embora os programas de estudo de Psicologia não estejam disponíveis na modalidade semipresencial pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), o programa oferece bolsas de estudo para cursos semipresenciais, desde que a faculdade seja participante.

Moedas formando pilhas com mini chapéu de formando em cima
O Prouni é um programa de financiamento que facilita a entrada na universidade

Fies para o curso de Psicologia semipresencial

Para quem busca financiamento, é possível utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para cursos semipresenciais. O Fies oferece condições de financiamento que permitem ao estudante pagar as mensalidades após a conclusão do curso.

O diploma do curso de Psicologia semipresencial vale a pena?

Sim, vale a pena fazer o curso de graduação semipresencial em Psicologia quando ele for oferecido pelas faculdades! Entenda mais sobre o reconhecimento e a credibilidade dessa modalidade!

Nível de qualificação para graduação semipresencial em Psicologia

O nível de qualificação de um curso semipresencial é equivalente ao de uma graduação presencial ou EAD. As diretrizes e exigências do Ministério da Educação (MEC) asseguram que o conteúdo programático, a carga horária e os padrões educacionais atendam aos mesmos critérios rigorosos.

Credibilidade no mercado de formação a distância para Psicologia

A credibilidade de um diploma não é afetada pela modalidade de ensino. Tanto os cursos presenciais quanto os semipresenciais e EAD seguem os padrões de qualidade estabelecidos pelos órgãos reguladores. A relevância no mercado de trabalho é baseada na competência e habilidades adquiridas durante a formação, não no formato do curso.

Oportunidades de carreira do curso de Psicologia semipresencial

Os profissionais formados em um curso, independentemente da modalidade de ensino, têm acesso às mesmas oportunidades de carreira. O mercado de trabalho valoriza as habilidades, conhecimentos teóricos e aplicações práticas, elementos que são adquiridos em cursos semipresenciais.

Custo-benefício do curso de Psicologia semipresencial

Quando se avalia o custo-benefício, o formato semipresencial é vantajoso. Enquanto o curso presencial pode envolver despesas mais elevadas relacionadas à moradia e transporte, o semipresencial tem um calendário de aulas presenciais mais flexível e uma mensalidade mais acessível.

É uma alternativa para quem deseja manter as interações presenciais com professores e colegas, mas aproveitando também as vantagens do ensino a distância.

Moça estudando com laptop sentada em sofá
O curso semipresencial oferece as vantagens do estudo online e presencial

Interação com professores e alunos no curso de Psicologia online e presencialmente

O curso de Psicologia não é oferecido no formato semipresencial, mas se você está de olho em outras graduações nesse formato, vale a pena entender as condições necessárias para tirar o máximo proveito dessa oportunidade. Confira a seguir!

Internet

Ter acesso confiável à internet é fundamental para fazer cursos semipresenciais. O estudante deve contar com uma conexão estável para participar das aulas online, realizar pesquisas e acessar os materiais de estudo.

Equipamentos para o curso de Psicologia EAD

Para participar das atividades online, é necessário ter um dispositivo como um computador, notebook ou tablet. Certifique-se de que seu equipamento atenda aos requisitos do curso e permita a instalação dos programas necessários para as aulas virtuais.

Softwares e programas para estudar Psicologia online

Você também precisa ter familiaridade com as tecnologias de aprendizagem a distância. Você terá ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da faculdade, além de leitor e editor de documentos em pdf, recursos para assistir a vídeos, entre outros.

Para a psicóloga Camila Miranda, essa experiência com ferramentas digitais só tem a agregar mais valor ao trabalho de um profissional do mercado de trabalho. Segundo ela:

“O profissional que tem experiência com disciplinas EAD já está familiarizado com as tecnologias digitais que são cada vez mais utilizadas na prática da Psicologia. Isso inclui plataformas de videoconferência para terapia online, softwares de gerenciamento de práticas de saúde e sistemas de registro eletrônico de saúde, entre outros. Essas habilidades tecnológicas podem ser um diferencial importante no mercado de trabalho atual.”

Disponibilidade de horários para aulas presenciais de Psicologia

Para cursos semipresenciais, é necessário ter disponibilidade de horários para participar das aulas presenciais. O estudante deve organizar sua agenda de forma a comparecer às atividades presenciais, que geralmente complementam o aprendizado online.

Recursos para transporte e alimentação para aulas presenciais

Considerando a necessidade de participação em aulas no campus da faculdade, é importante ter um orçamento para as despesas com transporte e alimentação. Então, certifique-se de planejar esses aspectos para garantir sua presença nas atividades.

Rapaz em ônibus com fone de ouvido e segurando celular
No curso semipresencial e presencial existe o gasto com transporte e alimentação

Como entrar no curso de Psicologia semipresencial?

Embora o curso de Psicologia não esteja disponível na modalidade semipresencial, para os interessados em ingressar na graduação presencial, o processo é simples. Vamos explicar os passos para a entrada no curso de Psicologia.

Matrícula e vestibular para o curso de Psicologia semipresencial

A forma mais comum de ingresso nos cursos de graduação é por meio do vestibular da própria instituição de ensino. O vestibular é um processo seletivo que avalia os conhecimentos do candidato nas principais áreas do conhecimento.

Muitas faculdades também aceitam a nota de uma edição recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conquistar uma vaga no curso sem a necessidade de participar do vestibular.

Após a aprovação no processo seletivo, o próximo passo é efetuar a matrícula. O estudante vai receber informações detalhadas sobre os documentos necessários e os procedimentos específicos da instituição para concluir esse processo.

Programas e bolsas para o curso de Psicologia semipresencial

Cada faculdade particular pode oferecer seus programas e bolsas para os cursos presenciais. Muitas instituições disponibilizam oportunidades de bolsas de estudo com base no desempenho do candidato no vestibular ou na nota do Enem

Há situações em que a faculdade oferece descontos na mensalidade para estudantes que se enquadram em determinados critérios, como para casos de transferência de outras instituições.

Documentação necessária para a matrícula em Psicologia

A documentação necessária para a matrícula no curso de Psicologia varia um pouco entre as instituições. Mas geralmente, você precisa providenciar:

  • certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
  • histórico escolar do ensino médio;
  • documento de identificação (RG ou CNH);
  • CPF;
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • comprovante de residência;
  • foto 3×4 recente;
  • título de eleitor (para maiores de 18 anos);
  • certificado de alistamento militar (para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos).

Os candidatos devem estar atentos às orientações específicas da faculdade em relação à documentação exigida.

Certidão de nascimento brasileira
A certidão de nascimento é necessária para a matrícula

Atendimento da universidade para quem é aluno de Psicologia semipresencial

Se surgir alguma dúvida sobre a matrícula, as aulas, materiais ou qualquer aspecto do curso, o aluno de um curso semipresencial conta com o atendimento presencial e online da faculdade.

A instituição disponibiliza canais de comunicação para responder a perguntas e fornecer orientações, seja pessoalmente no campus ou por meio de e-mail, WhatsApp, plataforma da faculdade e outros meios online.

A disponibilidade dos canais de atendimento pode ser um dos critérios usados por você para escolher a melhor faculdade semipresencial para construir sua carreira.

Qual a melhor faculdade semipresencial para o curso de Psicologia?

A escolha da melhor faculdade de Psicologia envolve vários critérios, que vão garantir uma formação de psicólogos de qualidade. A seguir, vamos apresentar alguns aspectos importantes para sua decisão!

Liberação e nota MEC para o curso de Psicologia semipresencial

Até o momento, o Ministério da Educação e os conselhos de Psicologia não autorizam a oferta da graduação em Psicologia em modalidade semipresencial. Mas para avaliar a qualidade dos cursos presenciais de Psicologia, você pode acessar o site e-MEC, portal do Ministério da Educação.

Nessa plataforma, é possível verificar as notas atribuídas pelo MEC a cada instituição, considerando diferentes aspectos da graduação, como corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico.

Custo-benefício

A análise do custo-benefício deve considerar a distância da faculdade para sua casa, o valor da mensalidade e outros fatores que impactam seu investimento. Avalie também os recursos oferecidos pela instituição, como bibliotecas e oportunidades de estágio.

Descubra também: no Papo Reto, saiba mais sobre as funções do psicólogo!

Play video Play video

Faça sua inscrição no vestibular!

Agora que você sabe que Psicologia semipresencial não é uma modalidade disponível para o curso, vale a pena encontrar a melhor faculdade que ofereça essa graduação na modalidade presencial. Por isso, convidamos você a conhecer a Anhanguera e os diferenciais da nossa instituição para sua formação em Psicologia!

O que está esperando? Aproveite para fazer sua inscrição no vestibular da Anhanguera e garantir uma vaga no curso superior dos seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados