Neurociência: como está transformando a Psicologia?

Neurociência: como está transformando a Psicologia?

A mente humana é regida por uma série de fatores, como pensamentos, reações bioquímicas e a própria estrutura cerebral. Entender o seu funcionamento pode ser uma tarefa complexa e desafiadora.

Por isso, existe uma parte da Psicologia que se dedica especificamente ao estudo da mente humana. A Neurociência reúne os aspectos psicológicos e biomédicos por trás do funcionamento da psique humana.

Quer entender melhor o assunto? Então, confira mais a seguir sobre o que é a tendência da Neurociência, sua relação com a Psicologia e o que esperar para o futuro desse mercado. Aproveite a leitura!

O que é Neurociência?

A Neurociência é uma área científica que reúne conhecimentos sobre o sistema nervoso. É uma subcategoria dentro da grande área das Ciências Biológicas, que também acaba envolvendo Biomedicina e Psicologia.

Seu objetivo central é entender toda a estrutura da mente humana e como o seu funcionamento influencia a saúde e o comportamento das pessoas. É a Neurociência que identifica quais áreas do cérebro são afetadas quando estamos com medo, raiva, ou quando ficamos perto de alguém que amamos, por exemplo.

Essa ciência tem um papel importantíssimo no tratamento de doenças que alteram o sistema nervoso, assim como no diagnóstico, observação e intervenção em quadros de transtornos mentais.

Por que se tornou uma tendência em Psicologia?

A Neurociência é importante para a Psicologia por diversos fatores. Em especial, ela ajuda a compreender melhor como se dá o desenvolvimento do sistema nervoso humano desde a infância, e como suas fases de alteração vão determinando certos comportamentos.

Desse modo, é possível utilizar como base os padrões de um sistema considerado saudável para comparar com outro que desenvolveu problemas ou transtornos, como Alzheimer, demência, esquizofrenia, depressão, e assim sucessivamente.

A Neurociência se tornou uma ciência na Psicologia exatamente por ajudar a expandir o campo de entendimento sobre quais eram as reações bioquímicas por trás de certos comportamentos humanos. Com isso, os profissionais passaram a entender que até mesmo as ações de uma pessoa saudável são influenciadas por variações no seu sistema nervoso.

Quando você sente muito cansaço, por exemplo, pode ter um comportamento mais agressivo porque o seu cérebro está trabalhando de forma diferente, sendo menos tolerante ao desconforto. Quando se apaixona, é capaz de tomar decisões tão ruins quanto se fosse uma criança. Isso tudo é influenciado pelo seu sistema nervoso.

O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?

Entender a mente humana não é uma tarefa fácil. Mas graças aos esforços das áreas de Psicologia e Neurociência, podemos esperar avanços importantes que ajudarão a tratar doenças, intervir em casos de transtornos leves e assim por diante. Inclusive, algumas tendências para esse mercado incluem:

  • big data — a utilização da tecnologia para analisar exames por imagem e fornecer diagnósticos neurológicos mais precisos;
  • robótica e Inteligência Artificial (IA) — o uso de ferramentas que simulam as cirurgias neurológicas e ajudam a planejar a operação;
  • neuro estimulação — a implantação de dispositivos que estimulam eletromagneticamente o cérebro, a medula e os nervos;
  • implantes cerebrais — a incorporação de biossensores e implantes que ajudam a melhorar os avanços em Neurociência;
  • computação cerebral — a recuperação de funções sensoriais por meio do uso de dispositivos computacionais.

Como você viu, muitas mudanças estão por vir na área da Neurociência. Com o auxílio da tecnologia, novos recursos serão desenvolvidos para facilitar o tratamento de várias condições de saúde que afetam o sistema nervoso. Por isso, se você se interessa pela área, pode ser um bom momento para considerar entrar de cabeça nessa profissão!

Tem interesse em cursar sua graduação aqui na Anhanguera? Inscreva-se para o Vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados