Quais são as matérias de ciências da natureza? Como estudar?

Quem gosta de estudar os animais e as plantas e é apaixonado pelo meio ambiente já deve ter se perguntado quais são as matérias de Ciências da Natureza, certo? No Enem e outros vestibulares, essa área é tão importante que a prova apresenta conteúdos dedicados exclusivamente a ela.

Além disso, quem tem o sonho de ingressar em um curso superior, pode optar por entre várias graduações que fazem parte das Ciências da Natureza, que oferecem ótimas oportunidades de trabalho e boas remunerações.

Ficou curioso e quer saber quais são as principais matérias de Ciências da Natureza? Então, continue a leitura para descobrir!

O que significa matérias de Ciências da Natureza?

As matérias de Ciências da Natureza são um conjunto de conteúdos dedicados aos estudos do meio ambiente e de seus temas específicos e gerais. Essa área é muito importante para a educação ambiental da sociedade, já que possibilita que a população tenha mais consciência da reutilização, consumo e preservação dos produtos e recursos naturais.

De modo geral, quem decide fazer uma graduação nesse ramo precisa gostar de Química, Biologia e Física. Além disso, saber transmitir os conhecimentos com objetividade e ter uma boa comunicação também é muito importante. 😉

Veja, abaixo, quais são as disciplinas que fazem parte das Ciências da Natureza!

Biologia

A Biologia é a ciência que estuda a vida. No reino vegetal e animal, ela envolve várias espécies, famílias, classificações e etapas que ocorreram há milhões de anos. Logo, a matéria trata da nossa própria existência e da relação com diferentes ecossistemas e espécies. 🧬

Física

A Física é uma disciplina que justifica, prevê e descreve, por meio de leis, os fenômenos que acontecem com a matéria no decorrer do tempo e do espaço. Para estudar os fenômenos, ela utiliza o método científico, pois as hipóteses precisam ser corroboradas por experimentos. 👨🏻‍🔬

Química

A Química é a disciplina que estuda a matéria, sua constituição, propriedades e transformações envolvidas nos processos. O conteúdo tem um forte impacto sobre a sociedade e a tecnologia, pois o seu estudo desempenha um papel importante no desenvolvimento de vários ramos das ciências. 🧪

Qual é a diferença entre as matérias de Ciências da Natureza e as de Exatas e Humanas?

As Ciências da Natureza são compostas por profissões e cursos que estudam os seres vivos, em escalas macro e microscópica, e sua relação com o meio ambiente. Para isso, utilizam-se pesquisas e experimentações.

Quem gosta desse ramo aprecia o contato com os animais e com a natureza, além de ter interesse pelas várias formas de vida, estudando como funcionam e se desenvolvem.

Já as Ciências Humanas se referem aos campos do conhecimento que têm os seres humanos e suas relações como objetos de estudo. Ao mesmo tempo em que utiliza características teóricas, como na Filosofia, elas também apresentam um caráter prático, como no Direito e Jornalismo, e subjetivo, como é o caso das artes.

Quem curte essa área é um verdadeiro apreciador de literatura e de cultura em geral. Além disso, gosta de observar o comportamento humano, aprender sobre novos assuntos e dialogar.

Por sua vez, as Ciências Exatas apresentam como característica o raciocínio lógico, sendo consideradas uma das ciências mais antigas. Além da facilidade com cálculos, é importante aprimorar aptidões como solução de problemas, inovação, concentração e pensamento estratégico.

Como estudar as matérias de Ciências da Natureza?

Veja algumas dicas práticas de como estudar as matérias que fazem parte das Ciências da Natureza! 📕

Crie um cronograma de estudos

Para que nenhum assunto importante fique para trás, é fundamental elaborar um bom cronograma de estudos. Assim, faça um calendário com cada tema que precisa ser estudado e determine prazos.

Com esse cronograma, você saberá o que fazer no tempo livre do seu dia a dia, encaixando momentos de estudo e de descanso nesse calendário.

Faça muitos exercícios e foque na revisão

Quando for elaborar o cronograma de estudos, lembre-se de que não basta somente conhecer os conceitos e a teoria. Para mandar bem nas provas, é essencial fazer muitos exercícios.

Além disso, para que tudo fique fresco na memória, faça revisões semanais dos principais conteúdos.

Invista em simulados

Os simulados auxiliam a gerenciar melhor o tempo e aprender a lidar com a ansiedade no momento de resolver cálculos ou lidar com os conceitos específicos das Ciências da Natureza. Outra dica é fazer provas de edições antigas para ajudar no aprendizado.

Vá além das apostilas e dos livros

As apostilas e os livros são importantes para expandir os conhecimentos. Contudo, existem outras ferramentas que podem ser usadas, como a internet. Opte por aplicativos com explicações sobre os conteúdos e assista a videoaulas sobre o assunto.

Quais cursos de graduação estão dentro dessa área?

Se você gosta da área das Ciências da Natureza, saiba que existem muitos cursos superiores que fazem parte desse campo do conhecimento. Veja algumas opções disponibilizadas pela Anhanguera!

Biologia

A faculdade de Biologia tem duração de 4 anos e pode ser cursada nas modalidades Licenciatura ou Bacharelado. No primeiro caso, o foco é a área acadêmica, sendo possível atuar em escolas de ensino fundamental e médio.

Já o segundo tem o objetivo de formar profissionais preparados para compreender os processos biológicos dos seres vivos, podendo trabalhar em faculdades e em laboratórios de pesquisas.

Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária possibilita que os futuros profissionais trabalhem em centos de controle de zoonoses, fazendas, zoológicos e na indústria de alimentos de origem animal.

Para isso, é essencial ter compaixão pelos animais, além de equilíbrio emocional, já que nem sempre as tarefas são fáceis ou simples de encarar. Também é necessário ter curiosidade e gostar de ficar por dentro das novidades da profissão.

Odontologia

Responsável pelo tratamento dos ossos da face, boca e dentes, a Odontologia não foca somente na saúde, como também na estética bucal. De modo geral, o profissional trabalha no tratamento, no diagnóstico e na prevenção de patologias nessa área, mas também é possível fazer procedimentos estéticos.

A graduação em Odontologia tem duração média de 5 anos, mas os dentistas ainda podem se especializar em campos como Traumatologia, Cirurgia e Ortodontia.

Agora é com você!

Agora que já conferiu quais são as matérias de Ciências da Natureza, saiba que existem várias graduações que fazem parte dessa área. Para fazer a melhor escolha, considere o seu perfil pessoal e estude em uma faculdade conceituada, como a Anhanguera!

Gostou do post e quer fazer um curso na área das Ciências da Natureza na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 74

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados