O que uma boa grade curricular precisa ter para capacitar o aluno?

oqueumaboagradecurricularprecisaterparacapacitaroaluno

O momento de ingressar no Ensino Superior costuma gerar muita ansiedade, especialmente devido às várias decisões que envolvem esse passo tão importante. Uma delas é a escolha da instituição de ensino para fazer a graduação, algo que demanda uma boa análise da grade curricular do curso.

Embora o Ministério da Educação estabeleça critérios que um curso precisa atender para ser reconhecido, ainda assim os componentes curriculares podem variar de uma faculdade para outra. Diante desse fato, é fundamental analisá-los para ter certeza de que a opção escolhida vai oferecer uma formação realmente completa.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para ajudar você a selecionar um curso com uma matriz curricular capaz de oferecer a capacitação necessária para uma carreira de sucesso. Boa leitura!

O que é grade curricular e como pode ser organizada?

A grade curricular é o documento que especifica quais serão as disciplinas estudadas ao longo de um curso. Além de listá-las, a grade também determina a carga horária de cada matéria e as organiza em uma estrutura que pode ser dividida em períodos (semestres) ou módulos.

De modo geral, as disciplinas que compõem uma matriz curricular podem ser de 3 tipos. Veja quais são eles:

  • obrigatórias: são que as que jamais podem deixar de ser cursadas, uma vez que os conteúdos abordados nelas são imprescindíveis para a formação;
  • eletivas: são disciplinas entre as quais o estudante tem a chance de escolher as que vai cursar, desde que cumpra a carga horária mínima exigida;
  • optativas: são disciplinas complementares, que o estudante não é obrigado a cumprir, mas que acrescentam à sua formação.

O que uma boa grade curricular precisa ter?

Para proporcionar uma formação de qualidade, que realmente prepare para o mercado de trabalho, é essencial que a grade curricular da faculdade contemple matérias teóricas e práticas. Assim, o estudante tem a oportunidade de exercitar, ainda durante a graduação, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Em um curso como o de Agronomia, por exemplo, é importante ter aulas em laboratórios e também no campo, em fazendas experimentais. Outro exemplo interessante de como a prática faz diferença na formação é o curso de Direito, que deve permitir que os futuros bacharéis desenvolvam audiências simuladas, além de acompanhar audiências reais, a fim de se familiarizar com a dinâmica dessas situações.

Como avaliar a grade curricular de um curso?

Depois de decidir qual graduação quer fazer, o passo seguinte é escolher uma boa instituição de ensino, não é mesmo? Para tanto, é necessário analisar a matriz curricular do curso e descobrir se ela tem tudo o que você precisa.

Comece verificando quais disciplinas compõem a grade e qual a carga horária. Pesquise sobre cada uma delas e observe se algumas incluem atividades práticas. Se for possível, procure pessoas que já passaram pelo mesmo curso e converse com elas, principalmente sobre o que acham da forma como a instituição une teoria e prática.

Por fim, certifique-se de escolher o curso de uma instituição de ensino que se preocupa em oferecer uma grade curricular com foco na experiência prática. Desse modo, você vai chegar ao mercado de trabalho muito mais preparado e pronto para dar início a uma trajetória de sucesso no mundo profissional.

Se você gostou de descobrir como é possível avaliar uma grade curricular, aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais e conferir outros conteúdos como este. Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.