Aprenda as 4 funções mais comuns de um Biólogo!

Faculdade de Biologia Quantos anos

Você está de olho no curso de Biologia, mas não sabe muito bem quais são as funções do biólogo

Então, não se preocupe! Porque hoje vamos explicar um pouco sobre as 4 funções mais buscadas. Além disso, as funções do biólogo são muito importantes e existem grandes demandas no mercado de trabalho. Vem ver só!

Lecionar em escolas 

O biólogo que opta pelo curso no regime de bacharelado pode atuar em laboratórios, centros ambientais, institutos de pesquisa e muitos outros lugares. No entanto, com o curso de licenciatura, o biólogo pode atuar na função de professor. ?‍?

Você pode lecionar no Ensino Fundamental, do sexto ao nono ano, assim como no Ensino Médio. A demanda para professores é muito alta, logo essa é uma das funções do biólogo com mais chances no mercado de trabalho. 

Além disso, por meio do mestrado, o biólogo também pode dar aulas em universidades, que oferecem salários e benefícios vantajosos. Portanto, se você gosta de ensinar, tem uma boa oratória e gosta de lidar com o público, essa é uma ótima oportunidade.

Estudar e cuidar de animais

O biólogo possui profundo conhecimento sobre o mundo animal, então também pode atuar na função de cuidador de animais. Uma das áreas de estudo do curso de Ciências Biológicas é a Zoologia. Essa área oferece várias atuações, como a função de zoologo em zoológicos, reservas ambientais e parques. 

A função do biólogo aqui não se limita só à recuperação de animais, mas também pode exercer a função de ecologista, devido aos seus conhecimentos sobre  Botânica. ? Dessa forma, o biólogo pode trabalhar em instituições privadas ou públicas. 

Portanto, se você gosta de estudar animais e plantas, e se importa com a preservação do meio ambiente, essa é uma das funções do biólogo que você pode se dar super bem! ?

Fazer pesquisas científicas 

Uma função exercida por muitos biólogos, além de muito essencial para a sociedade, é a realização de pesquisas científicas. ?‍? As áreas de especialização de pesquisadores são diversas. Entre elas, podemos citar as pesquisas na área de Biotecnologia

Nessa área, a função do biólogo é manipular sistemas biológicos de seres vivos, com o intuito de produzir medicamentos farmacêuticos, produção de biocombustíveis e alimentos. 

Os principais lugares de atuação são em indústrias e centros de pesquisa. Porém, o biólogo também pode trabalhar na Saúde Pública, com pesquisa e criação de vacinas. Assim como iniciar projetos de pesquisa científica em universidades. Logo, se você tem um olho curioso ?, essa pode ser a sua melhor função!

Realizar análises clínicas em laboratórios

Como vimos, os biólogos podem exercer diversas funções na área de saúde, e podem trabalhar em hospitais, clínicas e centros de pesquisa. Uma função muito importante para a sociedade é a análise clínica em laboratórios. 

Nesta função, o biólogo é responsável por fazer coletas e análise de amostras para diagnósticos biológicos de doenças, como por exemplo, em exames de sangue. 

Ademais, o biólogo também pode trabalhar com análises genéticas. O biólogo geneticista atua no estudo de genes de organismos animais e vegetais. Aliás, uma variação da área de Biologia também é o curso de Biomedicina. ?

Ufa! Finalmente terminamos nossa lista!

Como você pôde ver, existem dezenas de possibilidades para o biólogo. Mas não para por aí não! 

Também existem muitas outras áreas de atuação em Ciências Biológicas. Além disso, a duração média da faculdade de Biologia é de 4 anos, mas pode mudar dependendo da definição da grade horária do curso.

Quer ser um expert nas funções de biólogo?

Se você já ficou interessado nessa carreira e quer aprender a ser um expert nas funções do biólogo, a faculdade Anhanguera pode te ajudar nisso! 

YouTube video

O nosso curso de Ciências Biológicas conta com um corpo docente especialista na área. Além de oferecer um plano de estudos individualizado e gamificado que desenvolve os conteúdos que você tem mais dificuldade.

Aproveite essa chance e inscreva-se para o vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.