O que é especialização na área? Entenda o significado

Com um mercado de trabalho bastante exigente e competitivo, desce cedo é preciso tomar a decisão de qual carreira seguir, mesmo que esse caminho possa sofrer desvios de percurso. Mas se engana quem pensa que uma graduação é o suficiente para conquistar as melhores vagas de emprego. Um currículo completo, que tenha uma especialização, comprometimento e interesse dos candidatos, é fundamental para aumentar a chance de contratação. ?

Antes de continuar os estudos e dar esse passo, é importante levar em consideração vários fatores, como a escolha da modalidade da pós, o planejamento financeiro e como incluí-la em um dia a dia atarefado. Tendo em isso em mente, neste post, vamos explicar o que é especialização e quais são os principais tipos. Confira!

O que significa especialização na área?

Especialização na área é um tipo de pós-graduação lato sensu que tem como foco a obtenção de aptidões técnicas e práticas, diretamente aplicáveis no dia a dia dos profissionais. Nesse caso, ele se aprofunda em um determinado tema, que, muitas vezes, não é abordado com ênfase durante a graduação.

Ao contrário de um Mestrado e Doutorado, que tem uma abordagem mais teórica e com foco nas atividades de pesquisa, a especialização é um programa naturalmente mais objetivo e conciso. Portanto, é comum que tenha uma duração mais curta, de 6 a 18 meses, por exemplo — desde que cumpra com uma carga horária mínima de 360 horas. Só assim é possível obter o título de especialista.

Por exemplo, imagine que você se formou em Letras, com habilitação em Inglês e Português, e deseja se especializar em Literatura Africana. Para isso, é necessário buscar o curso de pós-graduação em Africanidades e Cultura Afro-brasileira, de maneira a deixar sua aula de Literatura mais rica. ?

Outro exemplo é o recém-formado em Direito que está se decidindo sobre o caminho que deseja seguir na carreira. Uma alternativa é a especialização em Direito do Trabalho e Previdenciário, que dá a ele um diferencial em relação à concorrência no momento de procurar uma vaga.

O que significa especialização em outra área de estudo?

Como vimos, ingressar em uma especialização que complemente o curso superior é uma boa maneira de adquirir conhecimentos atualizados e específicos, bem como de estar um passo à frente em relação à valorização e ao crescimento profissional.

De modo geral, ao cursar uma especialização, a pessoa tem a intenção de se qualificar dentro do seu campo profissional. Entretanto, muitos vão além e decidem escolher um curso que não tenha ligação com a área de atuação original, como um administrador que decide complementar o estudo em Biologia. ?

Então, saiba que é possível fazer uma especialização em outra área de estudo. Dependendo do seu campo, seguir esse caminho pode causar uma grande mudança na vida profissional e, por isso, é importante analisar todas as possibilidades.

Não existem impedimentos em relação à graduação cursada e a especialização desejada, ou seja, você pode se graduar em uma faculdade de Humanas e fazer uma especialização em Exatas, por exemplo.

Quais são os tipos de especialização?

Para a graduação, existem várias alternativas, como Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo. Na pós-graduação, os estudantes também se deparam com algumas opções. Veja, abaixo, quais são os principais tipos de especialização!

Lato sensu

O programa lato sensu, que significa “em sentido amplo”, apresenta, como vimos, uma carga horária mínima de 360 horas, com duração total de até 1 ano e meio, sendo voltado para os cursos de MBA e especializações num geral, como os exemplos que citamos.

Esse tipo de pós-graduação é ideal para o profissional que deseja se aperfeiçoar na área de atuação, desenvolvendo novas competências para alcançar um destaque maior no mercado de trabalho. Ao final, os alunos recebem um certificado de conclusão ao fazer um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). ?

Stricto sensu

O programa stricto sensu tem como significado “em sentido específico”. O foco dos profissionais que decidem cursar esse tipo de especialização é seguir carreira científica e acadêmica, tornando-se professores ou pesquisadores.

A primeira fase da pós stricto sensu é o Mestrado, com duração de 2 anos e os estudantes precisam entregar e apresentar uma dissertação para concluir essa etapa. O Doutorado é a fase seguinte, com duração de 4 anos, sendo importante entregar e defender uma tese ao final.

Para ingressar em uma especialização desse tipo, os candidatos devem atender às exigências da faculdade, participando também de um processo seletivo.

MBA

O curso no estilo MBA (Master Business Administration) é considerado lato sensu, com a diferença de ser voltado para o ramo administrativo. Embora pareça que seja ofertado somente para quem se formou em Administração, esse tipo de especialização pode ser feito por qualquer graduado que deseja adquirir conhecimentos necessários em finanças, gestão, contabilidade e liderança. ?

Para concluir o MBA, é importante ter o diploma de graduação. A duração média é de 6 meses.

Quais são os benefícios da especialização?

A especialização proporciona várias oportunidades para o profissional e abre portas para o mercado de trabalho. Existem vagas que necessitam de conhecimentos específicos sobre determinado assunto, facilitando a contratação de pessoas que fizeram uma pós.

Veja, a seguir, as principais vantagens de cursar uma especialização:

  • networking — na especialização, você conhecerá pessoas da mesma ou de outras áreas. Portanto, é uma ótima forma de fazer networking;
  • ocupação de cargos mais altos quanto maior a qualificação, mais alto tende a ser o cargo ocupado. Isso porque as corporações valorizam o interesse e a capacitação do funcionário;
  • atualização — a especialização é uma boa alternativa para ficar por dentro de algumas práticas atualizadas da sua profissão;
  • valorização do currículo quem tem uma especialização no currículo pode ser mais valorizado pelo recrutador. Isso porque a pessoa que se capacita com frequência é reconhecida pelo mercado de trabalho, já que está em busca do aprimoramento profissional.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é especialização, saiba que é fundamental continuar os estudos após a conclusão da graduação. Com isso, é possível concorrer a excelentes vagas no mercado de trabalho e até subir de nível na empresa!

Gostou do conteúdo e quer fazer um curso de graduação em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados