Farmácia EAD: Entenda como funciona essa modalidade de ensino!

Farmácia EAD

Com mais de 230 mil profissionais em atuação no país, segundo dados de 20201 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o ramo farmacêutico segue se destacando e ganhando importância no mercado — algo que ficou ainda mais evidente durante a crise sanitária de Covid-19. Não é para menos que muita gente tem se interessado pela área e busca se informar se é possível estudar Farmácia EAD ou semipresencial.

Para explicar se é possível ter aulas nessas modalidades de ensino, preparamos este post especial. Acompanhe e confira não apenas esse ponto, mas também quais os diferenciais dos dois formatos de graduação!

O MEC autoriza curso de farmácia a distância?

Sim, o MEC autoriza curso de farmácia a distância. No entanto, o órgão destaca, por meio da portaria nº2117/19, que é preciso avaliar o que diz as Diretrizes Curriculares Nacionais de cada área — visto que elas que determinam o que o curso deve ou não ter para ser validado nacionalmente.

Isso porque há formações tanto na área da saúde quanto em outras que têm uma carga de conteúdo mais teórica. Portanto, não há nenhum impedimento para que haja ensino 100% a distância.

Já outras formações são mais complexas, tendo planos pedagógicos multidisciplinares: com carga teórica e carga prática — que precisa ser realizada em laboratório, em sala de aula e/ou em espaços de atendimento às pessoas.

Em casos assim, o próprio Ministério da Educação esclarece na portaria já citada que as instituições têm a possibilidade de disponibilizá-los de forma semipresencial, com 60% das aulas ao vivo e os outros 40% sendo aulas virtuais.

Como a graduação em Farmácia se encaixa no segundo grupo, o mais frequente é você encontrar faculdades que contam com ela nas modalidades presencial e semipresencial.

Como funciona o curso de Farmácia EAD?

“Se a formação do farmacêutico mistura teoria e prática, como funciona a graduação em Farmácia EAD?”, você deve estar se perguntando. A resposta é simples: o curso dura cerca de quatro a cinco anos, dependendo da instituição, e conta com uma grade curricular bastante adaptada, visando principalmente os conteúdos mais expositivos.

No entanto, apesar de ser ensino a distância, o MEC mantém, graças ao decreto nº 9057/17, as práticas laboratoriais ocorrendo presencialmente. Logo, a faculdade terá disciplinas completas ou, no mínimo, módulos de atividade experimental a serem realizadas nos polos de educação conforme o calendário do curso.

E não para aí, viu? É que esse mesmo decreto diz que outros momentos da sua formação devem ser ao vivo com os seus colegas e professores, independentemente de você estudar ou não online. É o caso dos estágios supervisionados, das avaliações semestrais e da defesa do seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Qual é a diferença entre Farmácia semipresencial e a distância?

A principal diferença entre Farmácia semipresencial e Farmácia a distância está na composição do plano pedagógico do curso. A primeira, que tem disciplinas presenciais previstas em todos os semestres, vai valorizar o aprendizado interdisciplinar no qual o saber teórico discutido nas aulas é trabalhado e vivenciado nas aulas práticas.

Isso permite não só uma imersão nos conteúdos, mas também um desenvolvimento maior de habilidades e competências profissionais indispensáveis para o mercado farmacêutico — e, consequentemente, o futuro salário para quem faz faculdade de Farmácia.

A segunda, por outro lado, terá um aprendizado mais crítico e reflexivo por conta da quantidade quase totalitária de matérias virtuais. Nelas, os alunos são instigados a terem uma maior autonomia na forma em que têm contato com os conteúdos e como absorvem cada um deles. Isso é útil para torná-lo um profissional mais proativo e adaptável.

Quais são as vantagens de cursar Farmácia a distância?

As vantagens da faculdade de Farmácia a distância se concentram no fato de que as aulas e atividades do curso ocorrem, basicamente, no meio virtual. Por conta disso, você pode programar quando e por quanto tempo vai se dedicar a elas no decorrer da semana, com total liberdade e autonomia.

Para completar, a formação EAD tem mensalidades bem abaixo do preço cobrado em outras mensalidades, o que facilita a sua organização financeira para pagar a faculdade.

E na modalidade semipresencial?

Além de haver aulas presenciais e uma maior quantidade de práticas laboratoriais, o que é ótimo para quem aprecia o ensino mais dinâmico e interativo, a Farmácia semipresencial traz um grande diferencial para os graduandos: a experiência acadêmica.

Isso porque mesmo indo apenas uma ou duas vezes por semana à faculdade, você ainda terá o contato com a diversidade de atividades realizadas no local. Por exemplo, os projetos de extensão universitária, os programas de iniciação científica, os movimentos estudantis, as ligas acadêmicas, os eventos científicos, as monitorias, a clínica-escola etc.

Ou seja, iniciativas que estimulam o seu interesse pelo processo de ensino-aprendizagem, valorizam o seu currículo profissional e o ajudam a conhecer mais sobre a carreira escolhida (e as oportunidades que ela oferece). Para completar, elas ainda abrem as portas para você colocar em prática o seu networking e criar contatos que levará para o mercado.

Por que fazer a Faculdade de Farmácia a distância na Anhanguera?

Dada as diversas vantagens de se estudar no formato presencial, a Anhanguera vem investindo em peso nessa modalidade de ensino. Isso sem falar que a nossa faculdade ainda dispõe de outros benefícios para você, aluno. É o caso:

  • da Avaliação Continuada: que propõe uma metodologia cumulativa, na qual as suas notas não definem sua aprovação, mas sim o seu empenho e o seu aperfeiçoamento como futuro profissional a cada semestre;
  • do Canal Conecta: que aumenta as suas chances de empregabilidade, com divulgação recorrente de vagas de estágio e emprego no seu campo de formação.

Preparado para o curso de Farmácia EAD? Então, é hora de estudar na Anhanguera!

Como ficou claro ao longo do post, você tem a possibilidade de estudar Farmácia EAD, nas modalidades presencial ou semipresencial.

Portanto, vale a pena comparar cada uma delas e avaliar qual delas atende mais às suas necessidades de flexibilidade de tempo, vida acadêmica e aprendizado para encontrar a opção certa.

Esclarecidas todas as suas dúvidas sobre o curso de Farmácia, não atrase mais a sua decisão: inscreva-se e garanta a sua aprovação no vestibular da Anhanguera!

1Conselho Federal de Farmácia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 72

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados