Veja quantos anos dura a Faculdade de Farmácia!

Faculdade de Farmácia quantos anos

Seu sonho é ser um farmacêutico de sucesso, mas não conhece muito sobre a profissão, ou fica na dúvida sobre quantos anos dura a faculdade de Farmácia? Conhecer essa informação é fundamental, pois a duração de uma graduação é determinante para muitos estudantes no momento de optar pela carreira ideal.

Enquanto profissional formado no curso de Farmácia, você estará apto para preparar, pesquisar, gerenciar e registrar cosméticos, medicamentos e itens de higiene pessoal. Logo, ele é responsável pela cadeia produtiva desses produtos. Então, não deixe de acompanhar o artigo para descobrir quantos períodos têm o curso de Farmácia. Confira!

A duração da faculdade de Farmácia é de 5 anos em média

Afinal, quantos semestres têm o curso de Farmácia? Se você se interessa por essa profissão, provavelmente já deve ter se perguntado sobre a duração da graduação, certo? Aqui na Anhanguera, a faculdade é oferecida no formato Bacharelado e é possível concluí-la em apenas 5 anos, ou seja, 10 semestres.

Os conteúdos são divididos para que contabilizem um total de 4.000 horas ao final da graduação. A variação da duração do curso de Farmácia também depende se você já cursou os períodos na época certa, ou se atrasou ou adiou alguma disciplina (as chamadas DPs, sobre as quais você confere a seguir).

Veja a carga horária do curso de Farmácia por semestre na Anhanguera

Agora, chegou a hora de conhecer a carga horária da faculdade de Farmácia de acordo com o período. Veja:

  • 1.º semestre: 305 horas;
  • 2.º semestre: 265 horas;
  • 3.º semestre: 445 horas;
  • 4.º semestre: 385 horas;
  • 5.º semestre: 405 horas;
  • 6.º semestre: 365 horas;
  • 7.º semestre: 405 horas;
  • 8.º semestre: 465 horas;
  • 9.º semestre: 485 horas;
  • 10.º semestre: 425 horas.

Como vimos, a faculdade de Farmácia é dividida em 10 semestres. Nesse tempo, você contará com matérias obrigatórias e optativas. Outra dúvida comum sobre essa graduação é em relação ao estágio e ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O estágio obrigatório consiste em uma prévia do seu futuro e da sua atuação profissional. Com ele, é possível colocar em prática aquilo que aprendeu na graduação, além de adquirir interesses e habilidades.

Já o TCC atua como uma avaliação em que você opta pela temática e desenvolve o assunto com profundidade. Logo, mostra ao avaliador o seu envolvimento com a faculdade e suas áreas de domínio.

Veja como funciona a duração de um curso superior

Agora que já sabe de quantos anos precisa para se formar em Farmácia e a carga horária de cada semestre, vamos entender como funciona a duração de um curso superior. Um dos primeiros aspectos é que o tempo de faculdade pode não ser o mesmo para todos os alunos.

Isso ocorre por conta de diversos fatores, como uso de créditos de disciplinas já cursadas, cursos de curta duração e DPs. Tudo isso acontece em praticamente todas as instituições de ensino. Mas não se esqueça: é necessário verificar se a faculdade escolhida se compromete em oferecer um bom ensino.

O uso de créditos se dá quando os alunos decidem cursar uma segunda graduação e utilizam os créditos de disciplinas já feitas para realizar esse curso em menos tempo. Em geral, graduações de áreas correlatadas apresentam algumas matérias em comum, principalmente nos primeiros períodos.

Desse modo, com a utilização de créditos, é possível concluir outra graduação com maior facilidade. Contudo, o contrário também pode acontecer. As DPs, ou dependência de disciplina, por exemplo, fazem com que o estudante prolongue o tempo de formação.

Nesse caso, as DPs surgem quando os alunos não conseguem atingir a nota mínima necessária para serem aprovados de semestre com determinada disciplina. Então, eles ficam com DP desse conteúdo e terão que refazê-la, aumentando, assim, o tempo de formação.

Além desses casos, existem cursos de nível Tecnólogo, que ajudam a otimizar o tempo das disciplinas sem perder a qualidade do ensino. Aqui, uma das vantagens é que os estudantes conseguem ingressar mais cedo no mercado de trabalho.

A Anhanguera é um exemplo de faculdade, sendo reconhecida pela qualidade de ensino e pelas diversas opções de graduações de curta duração — de dois a três anos, a depender da área.

A Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Sem dúvidas, existem várias faculdades qualificadas que oferecem o curso de Farmácia. Contudo, você precisa da melhor opção disponível para estampar em seu currículo, concorda? Se esse é o seu caso, não deixe de investir na Anhanguera!

Somos uma instituição de ensino preocupada com o aprendizado. Por essa razão, desde o começo da graduação, você entrará em contato com questões da vida profissional por meio das disciplinas complementares, dos estágios, do aconselhamento do corpo docente ou da ajuda das nossas parcerias.

Um dos destaques para quem deseja trilhar um caminho de sucesso na carreira de Farmácia desde cedo é o Canal Conecta, um site que oferece vagas de estágio e emprego em todo o país. Outra demonstração da preocupação da Anhanguera com temas ligados à inovação e à tecnologia é a Aula Destaque, que apresenta conteúdos para que você aprenda com grandes nomes da área no país.

Também temos um corpo docente experiente e formado por mestres e doutores, sendo apto a tirar todas as dúvidas dos nossos graduandos. Sem contar a matriz curricular atualizada de maneira constante para que você fique por dentro das novidades do setor.

Após a conclusão do curso, você estará apto para atuar no mercado de trabalho e de ocupar as melhores vagas disponíveis. Em relação à média salarial, os farmacêuticos recebem excelentes remunerações: o salário do profissional de Farmácia é de, em média, R$ 3.531,06* para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais — maravilha, não é mesmo?

Faça já a inscrição no vestibular!

Agora que já sabe quantos anos dura a faculdade de Farmácia, o próximo passo é investir na formação superior. Para isso, estude na Anhanguera e tenha acesso a um dos melhores ensinos privados do país!

E aí, gostou de saber quantos anos dura a faculdade de Farmácia e quer estudar em uma excelente instituição de ensino? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados