Faculdade de Design de Interiores: Tudo que está dentro do curso

Faculdade de Design de Interiores

Se você é uma pessoa criativa e apaixonada por transformar espaços, a Faculdade de Design de Interiores é o lugar onde seus sonhos e talentos podem se encontrar. Neste texto a seguir vamos explorar minuciosamente tudo que está por trás desse curso. A graduação de Design de Interiores é um palco onde cada ambiente se torna uma tela em branco e cada móvel uma oportunidade para expressar personalidade e funcionalidade, e esse pode ser o seu momento de se tornar além de um profissional, um artista.

Como é a graduação de Design de Interiores?

A graduação de Design de Interiores possui como objetivo principal formar profissionais capazes de projetar e transformar ambientes, pensando não apenas na estética, mas também na funcionalidade e conforto desses espaços.

Após a conclusão do curso, os estudantes estarão aptos para atender às necessidades dos seus clientes, através da criação e otimização de ambientes como escritórios, residências, lojas, entre outros.

Se você ainda está em dúvida entre Design de Interiores ou Arquitetura, confira o texto que separamos para você com as principais diferenças entre eles.

Duas pessoas fazendo projeto de design de cozinha
O profissional de Design de Interiores está apto a criar diversos ambientes, como residenciais e comerciais

Quais os tipos de Graduação em Design de Interiores?

Existem três tipos de graduação disponíveis, são elas: Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo. A seguir, confira quais são as opções disponíveis quando se trata do curso de Design de Interiores.

Bacharelado em Design de Interiores

O Bacharelado é a modalidade mais tradicional do curso de Design. A principal diferença entre essa modalidade e as demais é a duração do curso e a quantidade de disciplinas presentes na grade.  Por se tratar de um curso mais completo, torna-se também mais extenso. No entanto, o objetivo do curso permanece o mesmo.

Licenciatura em Design de Interiores

A modalidade Licenciatura não está disponível para o curso de Design de Interiores. Ainda assim, se a sua intenção é trabalhar com ensino acadêmico, passando para outros profissionais aquilo que você aprendeu, isso não é um impedimento.

Tecnólogo de Design de Interiores

Outra modalidade disponível para a graduação de Design de Interiores é o curso Tecnólogo ou Tecnológico. Nessa modalidade, embora completo, o conteúdo do curso é compactado, tornando a duração dele mais curta.

Essa modalidade é ideal para quem tem pressa de ingressar no mercado de trabalho, mas não quer abrir mão de uma boa bagagem educacional. Vale ressaltar ainda que embora possuam duração menor que os cursos de Licenciatura ou Bacharelado, os cursos tecnológicos não deixam de ser cursos de ensino superior.

Homem usando realidade virtual para visualizar cadeira em ambiente
O curso tecnólogo prepara a pessoa para trabalhar mais rápido no mercado

A faculdade de Design de Interiores é boa?

O grau de satisfação com o curso de Design vai depender das experiências e expectativas individuais de cada aluno. No entanto, alguns fatores podem te ajudar a escolher ou não essa graduação. Veja quais são eles a seguir.

A faculdade de Design de Interiores é aprovada no MEC?

Para saber se um curso possui ou não a aprovação do Ministério da Educação (MEC), o ideal é acessar o Portal do MEC para realizar a consulta, não apenas do curso, mas da instituição escolhida. Dessa forma será possível saber se a universidade atende aos critérios selecionados e se alcançou os parâmetros de qualidade necessários.

É preciso tomar bastante cuidado ao realizar a escolha da faculdade onde você pretende cursar Design de Interiores ou qualquer outra graduação, isso porque, em caso de conclusão de um curso que não possui aprovação do MEC, o aluno fica impedido de expedir o diploma.

Aprovação de Design de Interiores no Mercado

O mercado de trabalho está de braços abertos para os profissionais da área de Design de Interiores. Além de ser uma área de atuação bastante extensa, o profissional tem a liberdade de escolher um método de trabalho que melhor se adapte ao seu estilo de vida.

É possível trabalhar para si mesmo, de maneira autônoma, abrir um escritório ou prestar serviços em empresas especializadas.

Considerando que, atualmente, o interesse por móveis, decorações e afins, está crescendo, principalmente nas redes sociais, é possível afirmar que a aprovação do mercado vai tende a continuar crescendo e garantindo chances de emprego para os profissionais dessa área.

Mulher escolhendo cores em loja
É possível trabalhar de maneira autônoma, prestando serviços de Design

Qual o perfil ideal de aluno de Design de Interiores?

O perfil ideal do aluno de Design de Interiores está relacionado, principalmente, à paixão pelas formas e cores, aplicadas nos mais diversos ambientes, como residências, escritórios, consultórios, entre outros. Logo abaixo, separamos algumas das características da personalidade de um aluno de Design de Interiores, se você se identificar com alguma delas, pode ser que esteja no caminho certo.

Personalidade do aluno da área de Design de Interiores

O profissional da área de Design de Interiores é criativo, sensível, possui os sentidos apurados e é bastante crítico, especialmente quando o assunto é estética. Além disso, são pessoas ousadas e autênticas, com um olhar apurado, que por vezes, enxergam além do que nós vemos. Saber desenhar é um diferencial. Em geral, são características muito parecidas com os profissionais da área de Engenharia, Arquitetura e até Urbanismo.

Raciocínio lógico e rápido, organização e capacidade de compreender e reproduzir os interesses dos clientes são também diferenciais.

O bom design une estética, ergonomia, conforto, custo e originalidade. Um toque cultural é também essencial. E boas pitadas de ousadia são sempre bem-vindas.

Sérgio Rodrigues
Homem segurando desenho de sala com materiais de pintura e amostras a sua volta
O profissional deve ser criativo e ter sentido estético apurado

Rotina de estudos para quem estuda Design de Interiores

A rotina do estudante de Design de Interiores pode ser um desafio, no entanto, com disciplina e organização, é possível concluir o curso com a saúde mental em dia. Entre as principais dicas, podemos citar:

  • Estabelecer metas reais;
  • Criar um cronograma adaptado a sua realidade;
  • Escolha um espaço direcionado para os estudos;
  • Evite possíveis distrações, como TV ou celular;
  • Crie metas diárias;
  • Comece pelas tarefas mais importantes;
  • Saiba descansar.

Quais as modalidades de estudo para Design de Interiores?

Atualmente, grande parte dos cursos de graduação possuem mais de uma opção de modalidade de ensino. As opções estão divididas entre EAD, presencial ou semipresencial, confira se todas elas estão disponíveis para a graduação de Design.

Dá para fazer o Design de Interiores EAD?

A graduação de Design de Interiores está disponível para ser cursada na modalidade EAD. Essa modalidade é ideal, por exemplo, para estudantes que precisam dividir o tempo entre o curso universitário e uma carreira profissional. Embora exija um pouco mais de disciplina, estudar à distância pode ser muito mais cômodo, além de possibilitar uma rotina mais flexível.

Se você está pensando em cursar Design de Interiores à distância, fique por dentro de tudo sobre a graduação nessa modalidade.

Homem mostrando paleta de cores para alguém pelo computador
O curso EAD oferece comodidade para o estudante

Existe o Design de Interiores Presencial?

A modalidade presencial continua sendo a mais tradicional dentre todas as modalidades, e isso é válido também para o curso de Design de Interiores. Mesmo com o aumento de instituições de ensino que oferecem cursos apenas na modalidade à distância, é possível encontrar universidades que dispõem dessa graduação no modelo presencial.

Tem o Design de Interiores no modelo Semi Presencial?

Outra modalidade de ensino que vem sendo cada vez mais procurada é do modelo semipresencial. Nessa modalidade, embora a maior parte das atividades sejam realizadas em plataforma online, ocorrem encontros presenciais que ajudam a fixar os conteúdos e incentivam a convivência em grupo. Essa escolha é perfeita para você que quer vivenciar a experiência da vida acadêmica, sem abrir mão da sua liberdade.

Qual a duração e as matérias do curso de Design de Interiores?

O curso de Design de Interiores está dividido em 4 semestres, resultando em 2 anos de duração. São 22 disciplinas no total, conheça cada uma delas e o semestre a que pertencem logo abaixo.

1º semestre

  • Desenho de Observação
  • História e Acepções do Design
  • Processo da Criatividade
  • Sintaxe e LInguagem Visual (Optativa)
  • Sociedade Brasileira e Cidadania

2º semestre

  • Arte Contemporânea (Optativa)
  • Conforto Ambiental e Luminotécnica
  • Desenho Técnico Arquitetônico
  • Metodologia do Projeto em Design
  • Projeto de Extensão I – Design de INteriores
  • Representação Gráfica Digital

3º semestre

  • Análise de Viabilidade e Funcionalidade do Projeto
  • Fotografia (Optativa)
  • Instalações Prediais Básicas
  • Maquetes de Interiores
  • Projeto de Design de Interiores Residencial
  • Projeto de Extensão II – Design de Interiores

4º semestre

  • Ambientação de Jardins
  • Criação Publicitária Para TV, Cinema e Internet (Optativa)
  • Ergonomia e Desenho de Móveis
  • Materiais, Acabamentos e Revestimentos
  • Projeto de Design de Interiores Comerciais e Serviços
Homem segurando modelo de móvel de madeira com desenhos de moveis em cima da mesa
“Maquetes de Interiores” é uma das disciplinas do curso

Quais as possibilidades de especialização em Design de Interiores?

Concluir a graduação de Design de Interiores não precisa ser seu último passo na vida acadêmica. Fazer uma especialização, além de enriquecer o seu currículo, vai trazer novas experiências, mais segurança e muito mais conhecimento.

As possibilidades de especialização são muitas, dentre elas:

  • Design de Interiores Contemporâneo
  • Iluminação para Design de Interiores
  • Acessibilidade em Design de Interiores
  • Paisagismo Aplicado à Ambientação de Interiores
Homem segurando projeto de layout de jardim em frente a quintal
Paisagismo também é uma área de especialização do Design

Quais as principais áreas para recém-formados?

Quando o assunto é Design de Interiores o que não faltam são áreas de atuação disponíveis, inclusive para os recém formados. É possível escolher se deseja trabalhar de forma autônoma, quem sabe montando um escritório próprio ou se prefere ganhar mais experiência atuando em empresas de design.

Entre as principais áreas de atuação podemos citar: Desenvolvimento de projetos de interiores, Desenho de mobiliário, Gerenciamento de decoração de ambientes e Elaboração de plantas de layout.

Mulher decorando lareira com vaso de flores
Quem se forma em Design de Interiores pode trabalhar com decoração

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

A escolha de se matricular em um curso de nível superior envolve diversos fatores, dentre eles a decisão de ingressar em uma faculdade pública ou privada. Para não se arrepender da sua escolha, confira as principais características de cada uma das modalidades.

Faculdade Pública em Design de Interiores

Para ingressar em uma faculdade pública para realização do curso de Design de Interiores, o primeiro passo é a inscrição no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Atualmente, o exame é a única porta de entrada para instituições de ensino públicas.

Após a realização do exame, o participante pode usar a sua nota final para concorrer pelas vagas disponíveis com os outros participantes. Aqueles que alcançarem as melhores notas serão selecionados. É necessário verificar a disponibilidade do curso nas universidades escolhidas.

Faculdade Privada para Design de Interiores

Ingressar em uma faculdade privada no curso de Design de Interiores, além de mais simples, envolve mais de uma forma de entrada. É possível fazê-lo através do vestibular, usando a nota de edições passadas do Enem, através de transferência de outra instituição ou até mesmo através da realização do Enem, caso sua intenção seja conseguir uma bolsa estudantil.

Na Anhanguera, você pode, inclusive, realizar o vestibular sem sair de casa e de forma 100% gratuita.

Rapaz fazendo prova a lápis
Você pode entrar na faculdade de Design fazendo vestibular, inclusive em casa

Quanto custa a graduação em Design de Interiores?

Diversos fatores podem influenciar no valor de mensalidade da graduação em Design de Interiores. Entre os principais fatores estão a região, a modalidade do curso, o turno e é claro, a instituição escolhida.

Em média o valor dessa graduação é de aproximadamente R$ 498,00. No entanto, o valor pode variar para mais ou para menos, dependendo dos fatores citados acima.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos em Design de Interiores

Para conseguir uma bolsa de estudos em Design de Interiores o estudante possui duas opções. A primeira delas é a realização do Enem, para concorrer a uma bolsa através do Prouni (Programa Universidade para Todos). Através do programa é possível alcançar bolsas parciais ou integrais.

A segunda opção é recorrer a plataformas que disponibilizam bolsas, como a Educa Mais Brasil ou Quero Bolsa. Através dessas plataformas é possível conseguir descontos consideráveis na mensalidade, que podem durar durante todo o curso.

Como entrar em Design de Interiores?

Depois de escolher o curso e o tipo de faculdade, é preciso definir qual a forma de entrada mais adequada para o seu perfil. Para te ajudar a escolher, separamos características das principais formas de entrada.

Enem

O Enem, exame aplicado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é a única porta de entrada para cursar Design de Interiores em uma instituição de ensino pública. O programa revolucionou o acesso de jovens e adultos ao ensino superior, independente de idade, situação social ou raça.

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa que disponibiliza, duas vezes por ano, vagas para cursos superiores em instituições de ensino públicas. Para participar do Sisu, é necessário participar do Enem e usar a nota alcançada para concorrer às vagas disponíveis.

Vestibular para Design de Interiores

O vestibular é a mais tradicional entre as formas de entrada na graduação de Design de Interiores em faculdades particulares, e é também a mais simples. O vestibular consiste na realização de um exame desenvolvido pela própria instituição escolhida pelo estudante.

No exame pode ser solicitado temas relacionados ao ensino médio ou ao curso escolhido pelo candidato. Atualmente, para participar do vestibular, os candidatos sequer precisam sair de casa, realizando a prova através de computador ou celular, como é o caso da Anhanguera. E em seguida, basta concluir o processo de matrícula.

Quais as exigências para se formar em Design de Interiores?

Agora que você já conhece as modalidades de curso e de método de ensino, as formas de ingresso e os tipos de faculdade disponíveis, é hora de conhecer quais são as exigências para quem deseja cursar Design de Interiores. Saiba se estágio, TCC ou até mesmo o Enade são obrigatórios para conquistar o seu diploma.

Design de Interiores exige estágio obrigatório?

O curso de de Design de Interiores existe o chamado “Estágio curricular não obrigatório”. No entanto, apesar da não obrigatoriedade, a realização dessa e de outras atividades extracurriculares são essenciais para colocar em prática os conhecimentos adquiridos de forma teórica durante o curso.

Os estágios podem ser realizados em empresas privadas ou públicas, inclusive em instituições de ensino. A intenção principal é adquirir experiência e vivência na área escolhida para atuar.

Moça segurando tablet e guia de paletas de cores
O estágio não é obrigatório, mas é muito importante para a formação profissional

Enade para Design de Interiores

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é um exame criado com o intuito de avaliar os estudantes que concluíram cursos de graduação. Ao avaliar o aluno, é possível também avaliar a qualidade de ensino da Instituição de Ensino Superior (IES) escolhida por ele.

A participação no Enade é obrigatória para todos os concluintes do curso, no entanto, para garantir que todos os cursos passem por avaliação, a cada ano são sorteados cursos que não foram avaliados no ano anterior. Nesse caso, para saber se a realização do Enade para Design de Interiores será obrigatório, será necessário aguardar o ano da conclusão do curso para consultar se ele está na lista de cursos escolhidos.

Confira o portal do Enade e veja os cursos participantes em edições passadas.

TCC de Design de Interiores

Quem define a obrigatoriedade ou não do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é a própria instituição. No entanto, atualmente, é comum que sejam cobrados projetos que envolvam teoria e prática, no lugar das tão temidas monografias.

No caso da graduação de Design de Interiores, por exemplo, os alunos costumam realizar até três projetos de extensão, relacionados a design de interiores, desenho de móveis e design de interiores comerciais. A realização dessas atividades de extensão são obrigatórias e estabelecidas pela Legislação.

Duas moças lendo informações de projeto de design
Em vez de monografia, é possível fazer projetos práticos como TCC

Vale a pena se formar em Design de Interiores?

Depois de ser apresentado de forma tão detalhada ao curso de Design de Interiores, conhecendo, inclusive, os requisitos cobrados para realizar o curso, é possível que você esteja se perguntando se vale a pena se tornar um design. Embora seja uma escolha 100% individual, é possível avaliar algumas características que vão te ajudar a chegar a uma resposta para essa dúvida.

Salário para formados em Design de Interiores

O salário do profissional de Design de Interiores gira em torno de R$ 2.300,00. No entanto, esse não é o teto máximo, o que significa que os seus ganhos podem ser consideravelmente maiores.

A média salarial vai depender, principalmente, do seu método de trabalho. Caso você opte por trabalhar como autônomo, por exemplo, fazendo seus próprios horários e projetos, o que permite estabelecer suas próprias metas, o seu salário pode ser maior do que de um profissional que trabalha como CLT.

Outros fatores que podem influenciar diretamente no salário do profissional de Design de Interiores são a região de trabalho, a situação econômica do local, a quantidade de profissionais atuando na área e o nível de procura pelo tipo de serviço.

Investimento Vs Retorno do Design de Interiores

A realização de um curso de nível superior é sem dúvidas um grande investimento, não apenas financeiro, mas também de tempo. No caso de um curso tecnológico de Design de Interiores, são dois anos dedicados à rotina de estudos, realização de atividades teóricas e práticas, projetos, estágio. Além, é claro, do gasto que envolve não apenas a mensalidade, mas os materiais envolvidos na vida acadêmica. 

Todo esse investimento só é válido se após a conclusão da graduação houver o retorno. E se essa é a sua dúvida, saiba que a sua educação e formação profissional é um investimento que vale a pena e possui retorno garantido. Principalmente quando se trata de profissionais que não se acomodam e permanecem evoluindo, fazendo novos cursos de capacitação e novas especializações. Quanto maior a sua experiência, maiores as chances de crescer pessoal e profissionalmente, e garantir uma carreira bem sucedida.

Veja também: no Papo Reto, conheça as áreas do curso de Arquitetura!

Por que cursar Design de Interiores na Anhanguera?

A graduação de Design de Interiores tem a duração aproximada de 2 anos, o que significa que são pouco mais de 700 dias dedicados a sua vida acadêmica. O final da graduação, no entanto, é apenas o início de uma vida inteira, e por isso a faculdade onde o seu curso será realizado deve ser escolhida com carinho.

Pensando nisso, eu não poderia deixar de falar sobre uma instituição que tem mais de 25 anos de experiência e oferece mais de 360 cursos disponíveis em sua grade, entre eles, a graduação de Design de Interiores. Um curso com aprovação do MEC, com mais de uma modalidade de curso e com um grupo de profissionais que vão te dar o suporte necessário durante todo o curso.

Invista no seu sonho e inscreva-se no vestibular Anhanguera hoje mesmo, as matrículas estão abertas e você pode fazer tudo isso do conforto da sua casa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 52

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados