Como surgiu a Engenharia Química? Conheça a história dessa área

Você tem curiosidade de saber como surgiu a Engenharia Química? Então, veio ao lugar certo. Podemos começar dizendo que essa área é tão antiga quanto a humanidade, e sua herança vem dos processos de fermentação e de evaporação operados pelas primeiras civilizações. Porém, o que conhecemos hoje como Engenharia Química moderna veio da produção de produtos químicos em escala industrial no século XIX. 😯

Primeiro, tudo era feito meio artesanalmente, até que os conhecimentos dos engenheiros mecânicos e dos químicos se uniram. Daí, a Engenharia Química apareceu como uma disciplina universitária independente e, mais tarde, virou uma carreira. Quer saber mais sobre a história da Engenharia Química? Descubra agora!

Como surgiu a área da Engenharia Química?

A Engenharia Química surgiu a partir das aplicações industriais da química e da “ciência da separação” (o estudo da separação de componentes de misturas), principalmente no refino e na indústria química. 

O primeiro processo químico de alto volume foi implementado em 1823, na Inglaterra, para a produção de carbonato de sódio, que era usado para a produção de vidro e sabão.

Ao mesmo tempo, os avanços na química orgânica levaram ao desenvolvimento de processos químicos para a produção de corantes sintéticos a partir do carvão para têxteis, na década de 1850. Na segunda metade do século XIX, vários processos químicos foram implementados industrialmente, sobretudo na Grã-Bretanha.

Papel dos Estados Unidos e MIT

Em 1887, também na Grã-Bretanha, uma série de palestras sobre Engenharia Química falava sobre práticas na indústria química e despertaram o interesse nos Estados Unidos. 💵Então, o renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT) criou o primeiro currículo de Engenharia Química, em 1888. 

Nos 10 a 15 anos seguintes, várias universidades americanas abraçaram o campo da Engenharia Química, oferecendo campos de estudo nesta área. Em 1908, o Instituto Americano de Engenheiros Químicos foi formado e, desde então, tem servido para promover e representar os interesses da comunidade de engenharia química.

Como surgiu a demanda pelo trabalho desse profissional?

Chamar alguém de engenheiro químico ficou popular por volta de 1900. Antes disso, a fabricação de produtos químicos era bem artesanal. Até o aumento da demanda industrial, a competição no mercado e a preocupação das pessoas com a emissão de resíduos nocivos à saúde foram incentivos para a criação de uma indústria química com base científica. 

O resultado foi uma demanda por químicos com conhecimento de processos industriais, conhecidos como químicos industriais ou tecnólogos químicos, quebrando aquela separação entre engenheiros mecânicos (que só entendiam de máquinas) e químicos (que só entendiam de manipular substâncias).

Mas foi com o desenvolvimento da indústria do petróleo que a Engenharia Química se estabeleceu enquanto uma disciplina única. A demanda por mecanismos capazes de operar processos de separação física continuamente em altos níveis de eficiência era um desafio que não poderia ser atendido pelo químico ou engenheiro mecânico tradicional. Logo, era preciso de alguém que entendesse das duas coisas. 🗯️

Como a profissão evoluiu ao longo dos anos?

O sucesso da exploração de petróleo e o aparecimento das indústrias de refino abriu um enorme campo de trabalho para os engenheiros químicos.

Porém, até então, eles quase não tinham ferramentas para trabalhar (especialmente para fazer análises químicas) e dependiam em grande parte de sua intuição. A partir daqui, só vieram transformações. Dê só uma olhada!

1930

Nos 1930 e 1940, começaram a surgir técnicas e equipamentos que possibilitaram precisão nos cálculos dos engenheiros químicos, facilitando até mesmo simplificar equações complexas. 

1960

Já nos anos 1960, a chegada da tecnologia digital mudou a vida dos engenheiros químicos, dando rapidez aos cálculos entediantes e permitindo fazer projetos completos com uma quantidade mínima de informações, encurtando muito o tempo de trabalho.

1980

Durante o período de 1960 a 1980, a “inovação” chegou à indústria, e a lucratividade dependia em grande parte do desenvolvimento de novos produtos e processos. O sucesso financeiro de uma empresa dependia de fabricar produtos usando tecnologia de forma mais eficiente, resultando em produtos mais baratos.

Isso fez a profissão do engenheiro químico evoluir muito, até que a globalização em 1980 trouxe mais tecnologia e projetos de automação de processos que aumentaram a qualidade dos produtos fabricados em grande escala.

1990

A partir de 1990, surgiram novas áreas que aproveitaram as habilidades fundamentais dos engenheiros químicos:

  • fabricação de plásticos, polímeros e fibras sintéticas;
  • celulose e papel;
  • remédios e produtos de higiene/beleza;
  • indústria nuclear🏭 ;
  • metalurgia⛓️;
  • produtos de limpeza🧼🫧;
  • e muito mais.

Claramente, as habilidades analíticas e o treinamento de processo tornaram os engenheiros químicos colaboradores ideais para o desenvolvimento das operações de produção dessas e de várias outras indústrias. 

O que esperar do futuro do mercado de trabalho?

Você acabou de ver um resumo de como surgiu a Engenharia Química e a evolução da profissão. Agora, é hora de ver quais são os rumos que a carreira está tomando nesta terceira década do século XXI. Dê uma olhada!🚀

Mais tecnologia digital

De maneira geral, as indústrias não conseguem mais viver desconectadas. A transformação digital também chegou à Engenharia Química, e os profissionais precisam saber como interagir com inúmeras tecnologias a fim de realizar seu trabalho com rapidez e eficiência, bem como ter competitividade no mercado.

Essas tecnologias vêm ajudando muito nos processos de automação. Entre elas, destacamos: robótica, inteligência artificial, nanotecnologia e aprendizado de máquina. 🤖

Ampliação das metas de ESG

ESG é uma sigla em inglês para “governança ambiental, social e corporativa”. As indústrias estão investindo cada vez mais em estratégias para esse fim.

No caso dos engenheiros químicos, a preocupação dobra, sobretudo quanto ao impacto ambiental da atuação de uma empresa que pode ser altamente poluente. Nesse sentido, a sustentabilidade também está no foco da profissão🌏.

Maior diversidade 

Quando se fala sobre inovação, também se fala no investimento em diversidade. Então, os engenheiros químicos passam a fazer parte desse conceito, quando uma empresa decide ampliar os perfis pessoais e profissionais de seus talentos. Quanto mais diversa uma equipe, maior pluralidade de pensamento e conhecimento refletido no trabalho e no resultado geral.

Portfólios diversificados

Como o mundo muda tanto e tão rapidamente, as indústrias perceberam que precisam diversificar também seus portfólios. Isso exige que o engenheiro químico esteja atento ao surgimento de novos produtos e serviços, e como seu conhecimento será aplicado a essas novidades impostas pelo mercado.

Quer uma carreira brilhante? Estude Engenharia Química na Anhanguera!

Você viu neste post como surgiu a Engenharia Química e o quanto a área evoluiu ao longo dos séculos. Essa é uma carreira dinâmica, indispensável para a sociedade. Logo, nunca faltará espaço para você trabalhar. 🤩

Sendo assim, lembre-se de que sua promessa de futuro começa agora. Inscreva-se já no vestibular de Engenharia Química na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados