Engenharia Química: veja os princípios e cálculos do curso

Se você gosta de matemática e tem uma mente curiosa, pode considerar ingressar no curso superior de Engenharia Química para se tornar um engenheiro químico. Essa é uma opção empolgante de formação profissional, principalmente para quem gosta de Ciências Exatas.

Além de estudar Química e Física, o estudante de Engenharia Química deve aprender noções avançadas de Matemática para, quando sair da faculdade, adaptar-se à rotina de cálculos de um engenheiro em laboratórios, fábricas e escritórios. Quer saber mais informações sobre os princípios e os cálculos da Engenharia Química? Confira nosso post a seguir! 🤩

Como é o curso de Engenharia Química?

O curso superior de Engenharia Química prepara o engenheiro para trabalhar com processos químicos em grande escala na indústria, operar equipamentos, elaborar procedimentos industriais e acompanhar etapas da produção. 🔝

A área de atuação é um dos diferenciais da Engenharia Química em comparação a outras profissões que atuam com transformações químicas na indústria, como a profissão de farmacêutico. Se você está pensando em seguir Farmácia ou Engenharia Química, esta é uma distinção importante.

Para conquistar o diploma de engenheiro químico, o estudante precisa passar, em média, 5 anos na graduação. Esse é o tempo médio para cumprir os 10 períodos previstos no curso de Engenharia Química na Anhanguera.

Na grade curricular do curso, há matérias básicas como Cálculo, Química e Física, além de disciplinas mais específicas, a exemplo de Corrosão e Operações Unitárias.

Cálculos estão presentes em várias etapas do curso de Engenharia Química, das matérias mais básicas até os estágios no final da graduação, embora não estejam no foco de todas as matérias da grade curricular.

Quais são os princípios da atuação desse profissional?

Existem princípios básicos e noções relativas à profissão que todo engenheiro químico deve entender. Alguns deles são os da lista abaixo. ⬇️

Balanço de massa e energia

Na rotina de um engenheiro químico, tanto o balanço de massa quanto o balanço de energia são relevantes em um processo industrial.

Ambos os tipos de balanço garantem a segurança com o mapeamento e a estrutura de todo um processo industrial, além de reunirem dados essenciais para a verificação de qualquer alteração nos resultados da produção. Por essas razões, balanço de massa e energia foram um dos fundamentos centrais da Engenharia Química.

Normalmente, uma ou duas disciplinas são obrigatórias no primeiro ano dos cursos de Engenharia Química que tratam da concepção de processos, dimensionamento de equipamentos, monitoramento de desempenho de eficiência etc.

Termodinâmica e mecânica dos fluidos

Muito importante entender os conceitos básicos dessas duas áreas para aplicá-los adequadamente.

Termodinâmica é o estudo das normas que regem toda relação entre calor, trabalho e outras formas de energia. Ela é usada para determinar o produto máximo que pode ser formado no equilíbrio de uma reação.

Já a mecânica de fluidos é um ramo da Física que abrange os estudos sobre fluidos em movimento e repouso. É um estudo importante para todo tipo de engenharia, pois os engenheiros estão atuando em projetos que sempre envolvem algum fluido no meio atuante.

Aprender esses conceitos na faculdade prepara o engenheiro químico para diferentes funções:

  • descrever de forma quantitativa e qualitativa os sistemas termodinâmicos;
  • definir as condições de equilíbrio de reações químicas;
  • determinar a transferência de espécies químicas em fases diferentes.

Fenômeno de transporte

Transferência de calor e transferência de massa formam o núcleo da Engenharia Química, sendo o conhecimento que as pessoas que trabalham em cargos de engenharia de processo mais empregam.🚨

Projetos de trocadores de calor, tubulações, entre outros projetos são regidos pelo conhecimento adquirido no fenômeno do transporte.

É partir destes princípios básicos que os engenheiros químicos atuam em várias funções, participando dos mais diferentes projetos industriais.

Que tipo de cálculo é executado no dia a dia de trabalho?

O requisito mais importante para o engenheiro é fazer somas simples e álgebra com cuidado. Também é necessário reorganizar equações: por exemplo, dividir ambos os lados pela mesma quantidade, inverter ambos os lados, multiplicar e cancelar.

Fazer o mesmo processo com unidades e dimensões é útil. Plotagem, interpretação de gráficos, cálculo diferencial e integral também são importantes na área.

Pode-se não precisar de matemática ao sintetizar um produto químico em escala de laboratório, mas, quando o processo é levado a um engenheiro químico para escalar, tudo o que ele precisa fazer é matemática.

Desde cinética, termodinâmica da reação, cálculo de reator ou tamanhos de coluna, balanços de material e energia, fluxo de fluidos e controle de processo — tudo está cheio de matemática na Engenharia Química.

Como garantir o sucesso nessa profissão?

Se você está pensando em estudar Engenharia Química e precisa de ajuda para conhecer mais a área antes de tomar sua decisão final, continue lendo para obter mais informações sobre como construir uma carreira de sucesso sendo engenheiro químico. 🤑

Estude em uma boa faculdade de Engenharia Química

Para trabalhar como engenheiro químico, você precisa de um diploma de Bacharelado em Engenharia Química. Como vimos, cálculos estão muito presentes na rotina dessa profissão, e você precisa se preparar com uma faculdade de qualidade.

Aqui na Anhanguera, os professores que compõem o corpo docente são especialistas em suas áreas e têm experiência no mercado de trabalho, além de priorizarem abordagem didáticas e próximas do aluno para facilitar o entendimento dos assuntos. 🤩

A Anhanguera também contribui para sua formação profissional com uma infraestrutura completa, composta por laboratórios bem-equipados, salas de aula climatizadas, recursos audiovisuais, bibliotecas e muito mais.🧡🖤

Ganhe experiência prática na área

O curso de Engenharia Química inclui na grade curricular matérias de estágios para que os alunos obtenham suas primeiras experiências práticas na área de trabalho.

Os estágios e treinees geralmente fornecem vários meses de experiência de campo, e o conhecimento prático adquirido nesse momento é valorizado pela maioria dos empregadores.👩🏼‍💼

À medida que você ganha mais experiência, poderá assumir crescentes responsabilidades de trabalho e adquirir maior independência.

Considere uma pós-graduação

Embora você possa seguir uma carreira lucrativa como engenheiro químico apenas com um diploma de Bacharelado, uma especialização na pós-graduação abre caminho para melhores oportunidades de trabalho.

Além de se qualificar para cargos gerenciais, um mestrado ou MBA oferece uma compreensão mais profunda das reações químicas, métodos de pesquisa e habilidades avançadas de laboratório.📚

Estude Engenharia Química na Anhanguera!

Agora que conhece princípios e cálculos da Engenharia Química, o próximo passo é buscar uma faculdade conceituada para obter uma formação profissional completa. Lembre-se de que a Anhanguera está de portas abertas para receber sua inscrição! 😎

Se você decidiu que se tornar um engenheiro químico é a carreira ideal para você, não perca tempo: faça já sua inscrição no vestibular da Anhanguera.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados