Engenharia Sustentável: entenda essa tendência de Engenharia Química

Engenharia Sustentável: entenda essa tendência de Engenharia Química

Hoje, entender o que é sustentabilidade e como ela se aplica no dia a dia das organizações é essencial para conquistar destaque profissional. Afinal, a Engenharia Sustentável no mercado é tendência, graças ao fortalecimento do conceito de ESG (Environmental, Social and Governance, ou Meio ambiente, Social e Governança).🌱

Esse conceito é importante para toda a cadeia produtiva. Assim, tanto profissionais das engenharias como de outras áreas estratégicas devem conhecer e entender o que é Engenharia Sustentável, pois falar sobre sustentabilidade é falar sobre competitividade de marca.

Neste artigo, você vai conferir agora o que é Engenharia Sustentável, qual a relação da Engenharia Sustentável com o curso de Engenharia Química e as suas principais tendências. Vamos lá?

O que é Engenharia Sustentável?

A Engenharia Sustentável é um conjunto de ações com pilares estratégicos e de posicionamento de mercado para a consolidação de processos operacionais mais sustentáveis.

Nesse sentido, ela se aplica em qualquer contexto em que haja a produção de algum produto para a venda. O mais interessante desse conceito é que ele se aplica não somente a produtos físicos, mas também aos digitais. 💻

No cenário de produtos digitais, como softwares por assinatura, as empresas desenvolvedoras podem adotar ações em prol da sustentabilidade. Nesse contexto, a Engenharia Sustentável pode considerar a educação de clientes e parceiros por meio de campanhas em seus pontos de contato.

Outras possibilidades são a compra de crédito de carbono, o replantio de árvores em áreas desmatadas e a adoção de energia renovável, como a solar.☀️

Engenharia Sustentável x Engenharia Química

Na Engenharia Química, a pauta sustentável é extremamente relevante. Vejamos a relação:⬇️

Lembre-se de que a sustentabilidade nas organizações consiste no conjunto de ações em prol do uso inteligente dos recursos na cadeia produtiva.

Na indústria, o uso de elementos e substâncias químicas é essencial. No entanto, sabemos que muitos desses recursos podem ser nocivos para o meio ambiente. Nesse sentido, a Engenharia Sustentável é uma disciplina da Engenharia Química com foco em alto desempenho.

Para tanto, é primordial e crucial que as indústrias aumentem o seu investimento em pesquisa e tecnologia. Sem isso, as oportunidades de otimizar processos produtivos de forma sustentável tornam-se limitadas.

Por que se tornou uma tendência em Engenharia Química?

Devido à importância da Engenharia Química em toda a cadeia produtiva, principalmente na indústria, a Engenharia Sustentável é uma tendência que veio para ficar. As técnicas aplicadas podem beneficiar a cadeia produtiva desde a sua origem até o descarte do material. 🔝

Portanto, a engenharia deve olhar para toda a cadeia. Então, temos aqui a necessidade de aprimorar as formas de extração de matérias-primas, reduzir os desperdícios de insumos na cadeia e garantir a redução de impacto ambiente com o possível descarte inteligente após o consumo.

O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?

O mundo inteiro está debatendo sobre a sustentabilidade. Esse é um tema que vai além da pauta financeira: é sobre a sobrevivência da humanidade e todo o nosso ecossistema. 🌍Por isso, a Engenharia Sustentável na Engenharia Química é um mercado promissor.

A tendência é que, nos próximos anos, os investimentos em estratégias sustentáveis aumentem. De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela Gartner, famosa consultoria empresarial, 87% dos líderes entrevistados afirmam que vão intensificar seus investimentos em sustentabilidade nos próximos 2 anos.😉

Portanto, a Engenharia Sustentável é um campo fértil para surgir novos postos de trabalho e de estágio ou trainee na área, bem como especialização para engenheiros químicos e até mesmo novas profissões nos próximos anos.

Impulsione sua carreira com a graduação certa!

Faça Engenharia Química com quem é referência em inovação. Aqui na Anhanguera, você pode fazer a faculdade dos seus sonhos e com mensalidades que cabem no seu bolso!🧡🖤

No nosso curso, você vai aprender tudo sobre a Engenharia Sustentável aplicada na Engenharia Química e ficar por dentro, em primeira mão, das principais tendências de mercado.

Então, não perca mais tempo! Garanta agora o seu futuro promissor: inscreva-se no vestibular da Anhanguera. Use a sua nota do Enem ou agende a sua prova.🚀

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados