O que as melhores faculdades de Administração têm em comum?

melhores faculdades de administração

Quem se interessa por atuar em empresas geralmente busca as melhores faculdades de Administração. A ideia é encontrar um curso que faça a diferença tanto em relação à qualidade do ensino quanto em relação à credibilidade do diploma. Você também compartilha dessa preocupação, não é mesmo?

Para realizar uma escolha adequada, antes de tudo, devemos conhecer as características das melhores faculdades de Administração:

  • infraestrutura adequada;
  • excelentes professores;
  • equipe capacitada;
  • parcerias com empresas do mercado;
  • grade curricular diversa e complementar.

A partir de então, podemos comparar a oferta da instituição de ensino com os padrões de qualidade, vendo a distância entre expectativa e realidade. Para saber como fazer isso, continue a leitura deste conteúdo!

Infraestrutura adequada

Embora muitas pessoas não saibam disso, o curso de Administração também demanda uma boa infraestrutura física e digital. Laboratórios de informática, ferramentas do ambiente virtual, biblioteca, estrutura da sala de aula: tudo isso contribui para que o estudante tenha a melhor experiência de aprendizado.

Inicialmente, o papel dos recursos é dar conforto e facilitar a realização de atividades, como pesquisas, aulas e trabalhos acadêmicos. No entanto, mais para o final do curso, os escritórios-modelo e empresas juniores — em que o aluno faz a prática profissional com a supervisão de um professor — têm a função de aproximar o graduando da vida empresarial; logo, os equipamentos e os softwares devem ser compatíveis com os adotados no mercado.

No caso das matérias online, o papel da infraestrutura é garantir a disponibilidade e a usabilidade do serviço. O primeiro aspecto permite o estudo em qualquer horário com acesso à internet, enquanto o segundo diz respeito à facilidade do acesso às tarefas, aos fóruns e aos tutores.

Por fim, é importante considerar o impacto dos recursos compartilhados no orçamento. Por exemplo, se a biblioteca é atualizada, os alunos podem pegar os livros emprestados ou usá-los na faculdade, deixando de arcar com essa despesa.

Excelentes professores

O corpo docente altamente qualificado também é uma característica das melhores faculdades. Assim, é importante que existam profissionais com MBA, especialização, mestrado e doutorado compondo os quadros, bem como pessoas que atuam no mercado e possam compartilhar a experiência profissional.

Esse último aspecto, vale ressaltar, deve ser priorizado. Diferentemente de outras áreas, em que a pesquisa acadêmica é muito forte, na Administração, o aluno deve sair um profissional pronto para o mercado. Logo, o peso do compartilhamento da vivência e de casos reais em aula é muito maior do que em outros segmentos.

Além disso, é por meio dos professores que os alunos conhecem as tendências e atualidades da matéria, ou seja, como é o cenário da Administração em 2020.

Equipe capacitada

A qualidade dos profissionais deve ser estendida aos setores de suporte e de atendimento. Isso porque é natural que os alunos tenham dificuldades durante a graduação, e a equipe precisa estar preparada para receber os estudantes e prestar o auxílio necessário para a continuidade do curso.

Outro ponto são os serviços de secretaria. Muitas vezes, os estudantes precisam de documentos, de declarações ou de aprovação da faculdade para aproveitar oportunidades de estágio, intercâmbio, trainee, emprego etc., e ter rapidez em vez de burocracia faz toda a diferença para não ser prejudicado. Essa, inclusive, é uma das vantagens da faculdade particular em Administração em relação ao ensino público.

Parcerias com o mercado de trabalho

Atualmente, os recrutadores estão mais preocupados em veicular as oportunidades pelos canais mais adequados para encontrar o perfil profissional desejado. Por exemplo, para contratar um CEO, no geral, as organizações usam headhunters — consultores de RH especializados em buscar líderes via processo seletivo sigiloso — , porque é preciso fazer ofertas para executivos empregados e que não vão querer se expor no processo seletivo comum.

Da mesma forma, os processos para contratar pessoas sem experiência, com ideias novas, para serem moldadas na cultura da empresa e oxigenar os quadros de funcionários têm seus canais mais recomendáveis: as parcerias com as instituições de ensino. Seria um desperdício abrir a vaga em um portal convencional, pois os recrutadores receberiam inúmeros currículos fora do perfil.

Aqui na Anhanguera, essa integração é realizada pelo Canal Conecta, que oferece vagas efetivas, part-time, estágio e trainee. Além disso, com o acesso ao portal, o aluno conta com testes comportamentais, ferramentas para elaborar currículos, materiais sobre empregabilidade, entre outros recursos para ser mais competitivo no mercado.

Grade curricular diversa e complementar

As melhores faculdades de Administração também preocupam-se com a composição de um programa de estudos para que o aluno consiga, meta após meta, se tornar um profissional completo. Nesse sentido, concilia matérias técnicas com disciplinas de contextualização das atividades de gestão, como responsabilidade social, ética, desenvolvimento profissional e ciências sociais.

Um exemplo de como essas disciplinas de Humanas auxiliam o administrador é o desenvolvimento de soft skills. Essas habilidades caracterizam-se por serem comportamentos no trabalho e, muitas delas, como empatia, comunicação e relacionamento interpessoal, são desenvolvidas durante essas disciplinas, bem como nos estágios.

Por outro lado, é importante ter uma grade específica compatível com as exigências de mercado, abordando temas centrais para administrar uma empresa, como marketing, logística, finanças, contabilidade, processos administrativos e direito empresarial. Assim, são construídas as hard skills, ou seja, habilidades técnicas.

E mais! O mercado de hoje pede a presença de competências digitais. No caso da Administração, mesmo pequenos negócios usam softwares de gestão, sem contar que a pessoa deve sair preparada para trabalhar ao lado das profissões do futuro. Logo, o contato com a tecnologia do setor nas disciplinas é fundamental.

Dessa diversidade de temas, você conseguirá o máximo de valor, desenvolvendo competências técnicas, comportamentais e digitais. Consequentemente, vai se tornar um profissional mais completo e preparado para os desafios do mercado de trabalho.

Na Anhanguera, infraestrutura, corpo docente, equipe, parcerias e grade curricular são alvo de melhorias contínuas para oferecer a melhor qualidade para o aluno. Isso é atestado por avaliação externa, como a nota do MEC, a qual leva em conta todos esses fatores, além do desempenho dos alunos no Enade.

O curso de Administração da Anhanguera também conta com outros diferenciais, que podem contribuir bastante para você conquistar o diploma. É possível optar pelo ensino superior presencial ou semipresencial, além de existirem diversas formas de ingresso, como vestibular, Enem, Prouni e Fies.

Sendo assim, se você busca uma graduação nas melhores faculdades de Administração, aqui está a opção mais adequada, tanto pelos critérios apontados como por ser mais acessível em relação aos horários e às condições para fazer o curso.

Então, agora que você já conhece mais sobre a graduação, acesse nossa página de inscrições e conheça as opções para fazer Administração na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content