Como entrar na faculdade particular? Veja as possibilidades

Se você tem o sonho de conquistar um diploma de graduação, já está no caminho certo rumo ao sucesso. Mas, afinal, como entrar na faculdade particular? Diferentemente do que muita gente pensa, existem várias formas de ingresso que vão além do vestibular tradicional.

Atualmente, as instituições de ensino que realmente estão preocupadas em ampliar o acesso à educação trabalham com diferentes modalidades de ingresso, além de oferecer bolsas de estudos e descontos que facilitam a entrada e a permanência do aluno no ensino superior.

Se você quer saber o que é preciso para entrar na faculdade particular, não perca o post. Boa leitura!

O que eu preciso para entrar em uma faculdade particular?

Se o seu sonho é fazer um curso superior em uma faculdade particular renomada, saiba que é bem simples ingressar. Nesse caso, o único requisito é ter o diploma de conclusão do ensino médio em mãos!

Depois, você precisa pesquisar sobre a graduação e a instituição de ensino de interesse. Na Anhanguera, por exemplo, além de concluir o ensino médio, é necessário fazer a matrícula em uma de nossas unidades ou realizar essa etapa no Portal Digital do Aluno.

Ao acessar a página, basta clicar na alternativa “envio de documentos”. Desse modo, os alunos devem entregar na unidade a documentação obrigatória, que consiste em: 🧐

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de Casamento ou de Nascimento;
  • Histórico Escolar;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio (entregue presencialmente).

Caso você seja menor de 18 anos, é importante apresentar o CPF e o RG do seu responsável legal.

Tem que fazer alguma prova para entrar na faculdade particular?

Hoje, é cada vez mais comum ingressar em uma faculdade particular sem ter que fazer uma prova específica. Isso ocorre porque o Enem passou a ser utilizado para selecionar os candidatos e, com isso, várias instituições de ensino deixaram de lado o processo seletivo tradicional.

A nota do Enem é usada como base para a classificação em processos seletivos de faculdades privadas. Na Anhanguera, por exemplo, você pode utilizar essa pontuação para ingressar no curso dos seus sonhos. Além disso, é possível fazer o nosso vestibular tradicional, que consiste em uma redação dissertativo-argumentativo sobre um tema determinado.

Como funciona o processo seletivo de uma faculdade particular?

De modo geral, cada faculdade particular elabora o seu próprio vestibular, que pode ter várias fases, estilo de prova, número de questões, etc. Portanto, o recomendado é que você consulte as informações específicas antes de se inscrever no vestibular.

Abaixo, você vai entender como funciona o processo seletivo de uma instituição de ensino privada, tendo como base a Anhanguera! 😃

Vestibular tradicional

O vestibular tradicional consiste em uma prova presencial, que apresenta uma redação. O tempo médio para concluir o teste é de 2 horas.

Nesse formato, você deve participar do exame na hora e dia estipulados pela Anhanguera. O procedimento se inicia com a publicação de um documento oficial da instituição.

No edital, estarão presentes as regras de inscrição, conteúdos exigidos na prova, cursos abrangidos, data e local de realização. Logo, todos os candidatos são examinados na data definida, com a divulgação posterior dos aprovados.

Vestibular agendado

Na Anhanguera, você também encontrará uma modalidade diferente do vestibular, principalmente porque vários candidatos precisam conciliar os estudos com o trabalho. Nele, o candidato conta com uma oferta de datas disponíveis e pode fazer a prova na hora em que se sentir mais preparado.

O vestibular agendado acontece em quatro etapas:

  • escolher o polo, o horário e o curso pela internet;
  • fazer a inscrição online para o vestibular;
  • se dirigir à faculdade na hora e data agendados para concluir o exame;
  • realizar a matrícula e dar início aos estudos.

É importante lembrar que o vestibular agendado pode ser utilizado para todas as áreas, mesmo para os cursos mais concorridos. Então, se já escolheu a graduação, é só seguir os passos e fazer a inscrição pelo site.

Nota do Enem

Além do vestibular, também é possível ingressar em uma faculdade particular usando a nota do Enem, que se tornou uma grande porta de entrada para o ensino superior.

Para fazer o exame, é importante realizar a inscrição na Página do Participante no tempo indicado no edital. A prova consiste em 4 cadernos, que se referem às áreas do conhecimento da grade curricular do ensino médio, cada um com 45 perguntas de múltipla escolha. Além disso, há uma redação. 📕

Transferência

Se você já faz uma graduação, mas quer mudar de faculdade, saiba que pode ter o acesso facilitado, principalmente com reconhecimento das disciplinas já cursadas até a mudança. Além dessa vantagem, a transferência na Anhanguera conta com um diferencial.

Você pode conquistar uma bolsa de 20% no formato EAD e de 50% na modalidade presencial. O incentivo é bem bacana para você não desistir e conseguir concluir o curso.

Qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade particular?

Para ingressar em uma faculdade particular utilizando a nota do Enem, é necessário seguir alguns critérios. Aqui, o candidato deve ter feito alguma edição da prova nos últimos 3 anos e obter, no mínimo, 200 pontos no exame de conhecimentos gerais. Além disso, você não pode ter zerado a redação, tudo bem? 😉

Mas lembre-se de que, quanto maior a sua pontuação, maior será a chance de conquistar uma vaga no curso superior dos sonhos!

Quais as possibilidades de bolsa e desconto?

Para facilitar o acesso à educação, a Anhanguera concede descontos e bolsas de estudos para os estudantes, principalmente aqueles que estão com alguma dificuldade financeira e não conseguem arcar com os custos do ensino superior. Confira algumas alternativas: 🤩

  • Bolsa para servidores públicos e militares;
  • Bolsa Incentivo;
  • Desconto Pontualidade;
  • Bolsa Enem;
  • Bolsa Transferência;
  • Bolsa Primeiro Semestre.

Agora é com você!

Agora que já aprendeu como entrar na faculdade particular, saiba que é importante se dedicar aos estudos para obter uma boa pontuação no Enem ou na prova do vestibular. Com isso, você fica mais perto de ingressar na instituição e no curso dos sonhos!

Não perca mais tempo e estude em uma instituição de excelência. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!