5 livros de Psicologia que todo estudante deve ler

livros de psicologia

Ah, a Psicologia! Essa é uma das áreas da saúde que mais cresceram nos últimos anos. E não é para menos: de acordo com a classificação divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, o Brasil é o país mais ansioso do mundo¹.

Além disso, uma pesquisa do instituto Ipsos e divulgada pelo portal BBC Brasil² em 2021 mostra que a saúde mental dos brasileiros piorou cerca de 53% durante a pandemia de COVID-19. Realmente, são tempos difíceis, e o papel dos psicólogos para a nossa população nunca foi tão importante.

New call-to-action

Sendo assim, investir em um curso de Psicologia é não apenas uma oportunidade de ajudar ao próximo, mas também uma excelente escolha de carreira promissora no mercado de trabalho! E aí? Que tal já ir conhecendo alguns livros que todo estudante de Psicologia deve ler ao longo de sua vida? Vamos lá!

Quais são os livros de Psicologia que todo estudante deve ler?

A leitura é parte fundamental do dia a dia dos acadêmicos. Mas nada impede que você já comece a dar uma olhadinha nos títulos desde já, não é mesmo? Confira uma lista de obras que acompanharão a sua jornada na Psicologia!

1.     O Poder do Hábito

Escrito pelo jornalista Charles Duhigg (New York Times), “O Poder do Hábito” foi publicado em 2012 e nos conta a história de sucesso de pessoas (principalmente empresários) que mudaram o rumo de suas vidas a partir da mudança de pequenas atitudes.

O livro é uma importante ferramenta para podermos verificar como os hábitos que temos são fundamentais para os resultados obtidos em nosso dia a dia. Vale a pena ler, refletir e posteriormente recomendar para os seus pacientes!

2.     Os Sete Pecados da Memória

Como anda a sua memória? Problemas com a memorização são uma queixa frequente na sociedade e que, certamente, será muito frequente em sua rotina clínica no futuro. Então, que tal aprofundar um pouco os seus conhecimentos sobre o tema?

Em “Os Sete Pecados da Memória”, de Daniel L. Schacter, embarcamos em uma jornada para compreender quais são os vilões da boa memorização e, claro, como esse mecanismo fascinante de nosso cérebro realmente funciona.

3.     O Mal-Estar da Civilização

É praticamente impossível falar sobre a psicologia sem citar Sigmund Freud, um dos maiores nomes da ciência em todo o mundo. Em sua obra “O Mal-Estar da Civilização”, o estudioso aborda temas que são bastante atuais, apesar de o livro ter sido escrito no finalzinho da década de 1920.

Freud, nesta obra, discute sobre a constante sensação de infelicidade da população, mesmo em tempos aparentemente positivos. É também um livro importante para compreendermos o aspecto político de nossa rotina e, claro, iniciarmos os nossos estudos sobre esse grande psicanalista.

4.     O Livro da Psicologia

Publicado na coleção Grandes Ideias da Editora Globo, “O Livro da Psicologia” é uma ótima obra introdutória para os iniciantes nessa belíssima ciência. Ela nos conta, de maneira leve e objetiva, a história da Psicologia e conceitos fundamentais para a sua compreensão em um glossário intuitivo.

Se você está começando a se interessar por esse universo e não sabe por onde começar, sugerimos que dê uma chance a esse livro! Assim, você poderá ter uma boa ideia do panorama da Psicologia e conhecerá um pouco do que estudará em seu dia a dia na faculdade.

5.     Fadas no Divã

Gosta de conto de fadas? Essa é, certamente, uma diversão para todas as idades, e “Fadas no Divã” é um livro para todos os públicos! Por isso, é mais uma obra recomendada tanto para estudantes quanto para aqueles que ainda pensam em começar a faculdade de Psicologia.

“Fadas no Divã”, de Diana Lichtenstein Corso, nos traz uma análise psicanalítica das personagens de histórias infantis, discorrendo sobre suas personalidades e características. Além disso, traça uma perspectiva antropológica sobre o porquê que essas histórias nos cativam tanto e fazem parte até mesmo de nossas vidas adultas!

Como funciona o curso de Psicologia?

Saber tudo sobre Psicologia é uma tarefa bem árdua que só é realmente finalizada após o ingresso do estudante no mercado de trabalho. Isso não significa que esse não seja um processo que possa ser iniciado agora mesmo!

Para isso, vamos dar algumas informações importantes sobre o curso de Psicologia. Isso vai ajudar você a descobrir a área de atuação ideal para a sua carreira e ver se essa é a graduação certa!

O Bacharelado em Psicologia tem duração de 5 anos e é oferecido na modalidade presencial. Ao longo dos anos, o aluno aprenderá a lidar com as nuances da psique humana e poderá, assim, diagnosticar possíveis transtornos ou alterações no âmbito emocional. Com isso, dará o apoio terapêutico necessário para que os pacientes se conheçam melhor.

Algumas das matérias da grade curricular de Psicologia são:

  • Análise Experimental do Comportamento;
  • Desenvolvimento Humano;
  • Neuroanatomofisiologia;
  • Psicologia, Ciência e Profissão;
  • História da Psicologia;
  • Bases Biológicas do Comportamento;
  • Psicologia Social;
  • Psicopatologia;
  • Formação Integral em Saúde.

E várias outras!

Como escolher a faculdade ideal para cursar Psicologia?

Dito isso, fica a dúvida: como escolher a faculdade ideal para fazer esse curso tão profundo e cheio de detalhes? A resposta é fácil: vem para a Anhanguera!

Nossa instituição é uma referência no ensino de Psicologia. Altamente reconhecida pelo mercado de trabalho, formamos todos os anos turmas de profissionais capacitados e que são absorvidos de forma rápida em vagas de primeira linha.

Alguns dos principais diferenciais da Anhanguera são:

  • Habilidades Digitais, matérias que trabalham conceitos voltados ao empreendedorismo e marketing, essenciais para o futuro psicólogo;
  • Aula Destaque, aulas 100% online e gratuitas com experts na área da saúde;
  • Trilhas de Carreira, cursos também online e gratuitos que trazem certificações especiais para o currículo;
  • Canal Conecta, que auxilia o estudante a encontrar a melhor vaga de estágio ou de emprego para chamar de sua.

Além disso, contamos com toda a infraestrutura necessária para que você aprenda tudo sobre a área da Psicologia, uma grade curricular constantemente atualizada e revisada e, claro, professores gabaritados e com vasta experiência profissional.

Agora é com você!

Gostou de conhecer alguns dos livros que todo estudante de Psicologia deve ler? Você já pode começar a dar uma olhada nessas obras e a se familiarizar com os conceitos que verá ao longo de sua futura graduação.

E, para não perder tempo, aproveite e já se inscreva no vestibular de Psicologia da Anhanguera! Assim, você adianta o seu futuro e garante a sua vaga em uma instituição renomada e preocupada com a sua qualificação para o dia a dia profissional. Estamos ansiosos para tê-lo como aluno!

¹ Fonte

² Fonte

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.