O que faz um Biomédico? Conheça as funções desse profissional!

O campo da Biomedicina, que nem sempre foi muito conhecido, ganha cada vez mais importância e destaque no mercado de trabalho, principalmente entre as carreiras que envolvem bem-estar. Além de ser uma área promissora, esse setor também é muito abrangente.

Se tem dúvidas sobre o que faz o profissional de Biomedicina, saiba que a atuação dos biomédicos vai muito além de realizar análises laboratoriais de exames. É possível exercer suas atividades na estética, pesquisa acadêmica, indústrias, etc.

Ficou interessado e quer conhecer as funções do biomédico em diferentes áreas de atuação? Então, continue a leitura!

Saiba o que faz um profissional de Biomedicina em diferentes cargos e setores

A seguir, você vai conhecer as principais atribuições desempenhadas pelo profissional de Biomedicina em diferentes setores e áreas. Fique ligado!

Quais são as funções do biomédico?

Os profissionais de Biomedicina atuam principalmente nas pesquisas e nos diagnósticos de doenças que afetam os humanos, desenvolvendo atividades de análise, investigação e identificação de microrganismos patogênicos, além de vacinas e remédios.

Entretanto, também estão aptos para trabalhar com análises forenses, medicina nuclear, estudos de doenças genéticas e procedimentos de radioterapia. Outras funções exercidas pelos biomédicos são:

  • realização de exames;
  • elaboração de métodos de diagnóstico;
  • desenvolvimento de novos tratamentos.

Quais são as atribuições do biomédico em Análise Ambiental?

O campo de Análise Ambiental é um dos que estão em expansão. Afinal, a preocupação com o meio ambiente está aumentando bastante no mundo. Nesse setor, o biomédico é responsável por examinar o ambiente.

Alguns exemplos de atuação incluem a análise das condições de esgoto, a poluição e o descarte de substâncias. De maneira geral, os profissionais trabalham junto ao poder público, melhorando a qualidade de tratamento, o que garante mais saúde à população.

O que faz um biomédico estético?

Os biomédicos que optam por seguir carreira na área de Biomedicina Estética estão preparados para realizar vários tratamentos, como aplicação de toxina botulínica e procedimentos de redução de medidas corporais. Ao atuar em um centro de estética, você será responsável por fazer o diagnóstico inicial do corpo para indicar o tratamento mais adequado.

Aqui, é importante levar em conta as expectativas, os desejos e os problemas de saúde relatados pelos pacientes. O profissional é apto para realizar:

  • radiofrequência;
  • luz pulsada;
  • carboxiterapia;
  • laserterapia.

Outra atribuição desempenhada pelo biomédico estético é assegurar a manutenção corretiva e preventiva dessas tecnologias a fim de evitar danos aos pacientes.

O que faz o biomédico em Análises Clínicas?

Na pandemia de covid-19, a atuação dos biomédicos especialistas em análises clínicas foi essencial, já que exames de sangue foram cruciais para mapear as pessoas contaminadas e, com isso, tomar as medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus.

Se tem dúvidas sobre o que faz o biomédico na área de Análises Clínicas, saiba que você será responsável por analisar o resultado de exames com o objetivo de identificar alterações e o processamento de sangue. Além disso, os profissionais também têm a responsabilidade técnica sobre o laudo emitido nesses procedimentos.

O que faz o biomédico em Biologia Molecular?

Nessa área de atuação, os biomédicos se tornam especializados em análises de moléculas de DNA e RNA, compreendendo os mecanismos que as envolvem. Esse processo auxilia no diagnóstico de análises clínicas ou de doenças.

Esse cargo de atuação também é bem amplo, sendo possível aprofundar os estudos em outros ramos. A Biomedicina Molecular tem tudo para crescer bastante nos próximos anos, revolucionando o modo como as pessoas se relacionam com a saúde.

Quais as atribuições do biomédico em Diagnóstico por Imagem?

Por muitos anos, a Medicina foi praticada somente com os exames físicos. Entretanto, atualmente, os diagnósticos contam com o auxílio de vários recursos, como os exames de imagem e as análises laboratoriais.

Ao escolher esse setor para atuar, os biomédicos ajudam a captar imagens durante os exames, como ressonância magnética e tomografia e, depois, auxiliam na análise de material dos pacientes, fazendo a relação entre os dois tipos de técnicas.

O que faz o biomédico em Diagnóstico Genético?

Se tem dúvidas sobre o que faz o biomédico na área de Diagnóstico Genético, saiba que você será apto para fazer diagnósticos de doenças genéticas por meio da biologia molecular.

A partir de amostras biológicas (saliva, secreção nasal, sangue, etc.) que contenha o material genético, os biomédicos testam se os pacientes têm a doença ou o gene para desenvolvê-la futuramente.

Esse campo de pesquisa é uma das promessas para que o médico inicie precocemente um tratamento, analise o perfil genético familiar e proponha estratégias terapêuticas eficientes e personalizadas.

A Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Viu só como as funções desempenhadas pelo biomédico são bem amplas? Para se destacar nesse mercado de trabalho concorrido, o primeiro passo é investir na formação superior, escolhendo uma instituição de ensino renomada, reconhecida pelo MEC e que ofereça a melhor aprendizagem aos alunos.

Sabe de qual faculdade estamos falando? Da Anhanguera! Aqui, o curso de Biomedicina é oferecido nas modalidades de ensino presencial e semipresencial. Em ambos os formatos, você terá acesso a professores qualificados, contato com colegas de turma e apoio de tutores EAD que auxiliam os alunos durante toda a graduação.

Se está em dúvida sobre quantos anos dura o curso de Biomedicina, saiba que tem uma duração média de 4 anos, ou seja, 8 semestres. Durante esse período, você aprenderá todos os conteúdos necessários para a boa formação, tendo aulas práticas em laboratórios de ponta e bem-equipados.

Pensa que acabou por aí? Ainda oferecemos vantagens exclusivas que dão aquela ajuda e tanto durante a graduação. Veja:

Após essa formação de qualidade, você estará preparado para ingressar no mercado de trabalho e receber boas remunerações. O salário em Biomedicina é, em média, de R$ 2.681,48*.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz o profissional de Biomedicina, invista na sua formação. Estude na Anhanguera e faça a graduação em uma instituição que oferece laboratórios de ponta!

Não perca mais tempo. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e seja um profissional de sucesso!

*Fonte: salario.com.br, em Jun/22.

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.