Você sabe qual o conceito de administração estratégica?

administração estratégica

Estratégia é um conjunto de iniciativas adotadas para facilitar a conquista de determinados objetivos. Por muito tempo, foi usada pelos exércitos para vencer guerras. Hoje, no entanto, o uso já foi incorporado aos mais diversos segmentos da vida, incluindo as empresas. Mas, afinal, você sabe o que significa uma Administração Estratégica?

Se não sabe, não se preocupe. Neste post, vamos ajudar a entender como a mobilização inteligente dos recursos à disposição resulta em ganhos expressivos para o negócio. ?Então, se você quer entender mais sobre Administração, continue conosco. Aproveite a leitura!

O que é Administração Estratégica?

Administração Estratégica é justamente um conjunto de esforços, como análises, planejamentos e decisões, que têm por objetivo promover o melhor desempenho possível para uma organização. Isso envolve a análise dos cenários internos e externos, o controle dos processos e uso de recursos, a avaliação do desempenho do negócio e assim por diante.

Esse tipo de Administração também costuma olhar para a empresa como um todo e não apenas em partes. Desse modo, quando uma decisão é tomada em um determinado departamento, os seus efeitos nos demais também são devidamente considerados.

Sua principal diferença para outras táticas administrativas é que ela não olha apenas para o histórico do negócio e para a sua situação atual. Considera, principalmente, o que pode acontecer no futuro se determinada ação for implementada hoje.

Isso é o que permite que a empresa esteja sempre um passo à frente, que seja inovadora e competitiva no mercado. ?

Qual é o objetivo da Administração Estratégica?

O objetivo é coordenar todas as atividades da empresa em prol do melhor desempenho possível, sempre considerando o cenário futuro. De forma resumida, a Administração Estratégica funciona como uma espécie de jogada em um tabuleiro de xadrez: você faz um movimento hoje, pensando nos próximos movimentos que vai possibilitar lá na frente.

Quem administra o negócio dessa maneira consegue incorporar um posicionamento muito mais conciso e ativo. Do ponto de vista da competitividade, isso é muito importante, porque tira a empresa de uma posição reativa e a coloca como definidora das ações de cada setor da empresa.

Com esse tipo de Administração, a empresa trabalha com foco na sua missão, nos seus valores e nos seus objetivos, sempre pensando em otimizar as atividades. Isso resulta em profissionais mais engajados, melhores oportunidades de negócio, modernização dos setores e, é claro, ganhos expressivos na participação de mercado. ?

Quais são as características da Administração Estratégica?

Uma Administração Estratégica está sempre voltada ao todo da organização. Sendo assim, segue características básicas que conferem os bons resultados a quem adota essa conduta. Portanto, se caracteriza como:

  • evolutiva — já que sempre busca mudanças que melhorem o desempenho do negócio, incorporem novas tecnologias, entrem em novos mercados, etc.;
  • sistêmica — pois considera todas as partes da empresa fundamentais para o seu funcionamento integral, demandando uma evolução equilibrada;
  • integrativa — afinal, todas as unidades da empresa, as equipes e os profissionais devem construir juntos o desenvolvimento do empreendimento;
  • otimizada — promove a satisfação dos clientes, a realização pessoal dos seus profissionais e os resultados otimizados para investidores;
  • qualificada — a qualidade é o que gera valor para o negócio, por isso, deve ser priorizada em todas as etapas da Administração Estratégica;
  • participativa — as lideranças são estimuladas a uma gestão participativa, com delegação de atividades e contribuição de todos.

Quais são os princípios básicos da Administração Estratégica?

Os princípios básicos da administração estratégica são: planejamento, organização, controle e direção. Vamos conhecer melhor cada um deles? Olha só!

Planejamento

Planejamento é o ato de pensar antes de fazer. Assim, ao ver tudo sobre Administração, ele vem acompanhado de perguntas como: “Por que fazer?”, “Como fazer?”, “O que vai ser preciso?”… Quanto mais você conseguir planejar os detalhes de uma operação, menores serão as chances de ela dar errado.

Organização

Organização é a divisão das tarefas propriamente ditas. Ela deve ser clara e ordenar de forma simples e esclarecedora quem é responsável pelo quê. Da mesma maneira, também deve indicar os recursos disponíveis para a execução de cada etapa.

Controle

Controle é o acompanhamento que vai certificar o gestor de que tudo está sendo executado conforme o que foi determinado. Com ele, é possível adotar medidas de ajuste sempre que necessário, diminuindo as chances de fracasso em uma empreitada.

Direção

Direção é a gestão dos profissionais envolvidos no planejamento. Ela inclui a avaliação, a comunicação, a motivação, a negociação e assim por diante. É dela que dependem as propostas estratégicas, afinal, isso é o que faz o plano acontecer. ?

Quais são as cinco etapas da Administração Estratégica?

As cinco etapas da Administração Estratégica são: a análise do ambiente, a diretriz organizacional, a elaboração da estratégia, a implementação da estratégia e o controle estratégico. Vamos ver mais detalhes? Confira!

YouTube video

1.ª etapa: análise do ambiente

É preciso entender quais são os aspectos do ambiente interno e externo que podem influenciar no planejamento do negócio. Por isso, você precisa identificar as potencialidades e as fraquezas da organização e traçar planos para minimizar as suas fragilidades.

2.ª etapa: diretriz organizacional

As diretrizes organizacionais são a alma do negócio. São elas que ditam quem é a empresa, o que ela faz e por quais comportamentos é regida. Isso é definido por meio:

  • da missão — a razão de a empresa existir, o seu propósito;
  • do objetivo — aonde ela quer chegar em um prazo determinado;
  • da visão — a imagem idealizada para aquele negócio;
  • dos valores — regem o comportamento de cada indivíduo que faz parte da empresa.

3.ª etapa: elaboração da estratégia

Essa etapa é o esmiuçamento das etapas anteriores. Se a empresa tem um objetivo, a elaboração da estratégia é a divisão desse objetivo em pequenas metas, mais viáveis e práticas, que vão levar à conquista maior. Portanto, trata-se do conjunto de ações que deve ser incorporado no dia a dia dos administradores.

Também é importante incorporar os chamados “planos B” nessa estratégia. Isso significa que a empresa precisa ter alternativas para lidar com cada situação caso elas não saiam conforme o plano inicial. É esse backup que vai ajudar a lidar com crises e imprevistos pelo caminho.

4.ª etapa: implementação da estratégia

Depois de ter toda a estratégia devidamente desenhada, é hora de implementá-la por meio de ferramentas, instrumentos e orientações práticas. Essa é o famoso “mão na massa” sem o qual é impossível realizar os objetivos do negócio.

Aqui, é fundamental capacitar as equipes para que estejam preparadas para lidar com o que foi previsto, munir os times de recursos para isso e implementar processos que embasem os planos.

5.ª etapa: controle estratégico

O controle é um acompanhamento fundamental para garantir que tudo que está sendo executado está de acordo com o que foi planejado. Se não estiver, é crucial incorporar mudanças para que uma correção de rota seja feita. ?

1ª etapa2ª etapa3ª etapa4ª etapa5ª etapa
Saber quais fatores externos e internos podem influenciar na estratégia, quais as oportunidades que podem contribuir e as fraquezas que devem ser superadasCriação das diretrizes que vão nortear comportamentos e ações da empresa com a definição de missão, objetivo, visão e valoresMontagem da estratégia de ação a partir dos objetivos, metas e planos alternativos para garantir a execuçãoExecução do planejamento por meio de ferramentas adequadas e equipe preparadaGarantia de que tudo está seguindo o planejado e corrigir rotas se for necessário

Quer ser um administrador de sucesso?

Como você viu, a Administração Estratégica nem sempre é um processo simples, mas é importantíssimo para o sucesso organizacional. Pensando em cada uma dessas etapas de forma cuidadosa, é possível alavancar os resultados de qualquer empreendimento. E isso tudo é papel de um administrador competente!

Gostou do conteúdo? Para realizar qualquer Administração Estratégica, o primeiro passo é obter um diploma em Administração. Então, inscreva-se no vestibular para Administração da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.