Técnico em Design de Moda: vale a pena fazer?

Técnico em Design de Moda

A moda é um tipo de arte que, apesar das tendências, está ligada à individualidade e ao estilo de cada um. Se você sonha em trabalhar com a área, deve estar atento e atualizado quanto às novidades do universo fashion. Se tem como objetivo de carreira planejar, criar e desenvolver projetos no setor, Design de Moda é a formação ideal!

O curso é ministrado em diferentes modalidades, como o técnico em Design de Moda. Mas você já sabe como funciona uma qualificação técnica e quais são suas vantagens e desvantagens? Será que vale a pena? Ter essas informações em mãos ajudará muito a formar uma escolha acertada em relação ao seu futuro profissional. Por isso mesmo criamos este post. Vamos acompanhar??

Como é um curso técnico em Design de Moda?

Com duração de 2 anos, o curso técnico em Design de Moda prepara você para ser um estilista. Com isso, capacita o aluno a desenvolver processos, coleções produtos de moda, desde a parte têxtil da criação até o gerenciamento da fabricação desses itens — corte, modelagens, costura de tecidos, etc. ???

Ou seja, um prato cheio para os interessados neste mundo, não é mesmo?

Técnico em Design de Moda

Vale lembrar que o mercado da moda é vasto, está sempre em alta e apresenta diversas possibilidades de atuação para os profissionais formados, criativos, proativos e atualizados. O designer de moda pode trabalhar em:

  • produção de moda — pesquisar o mercado e criar campanhas para marcas;
  • marketing de moda — foco no relacionamento das marcas com o consumidor;
  • estilismo — desenho e criação de roupas, acessórios, calçados, etc;
  • visagismo — trabalha com a linguagem visual, como maquiagem, cabelo e penteado.

Depois de formado em técnico em Design de Moda, você terá conhecimentos práticos para desenhar, usar cores e texturas, planejar e executar coleções, protótipos, croquis e portfólios e acompanhar com estratégia as tendências, entre outras funções essenciais ao profissional.

Quais são as principais vantagens desse tipo de curso?

Bom, agora você já sabe o que faz um designer de moda e entende mais sobre a área do Design de Moda, certo? No entanto, é preciso saber que o curso técnico tem vantagens e desvantagens. É essencial conhecer essas diferenças antes de optar pela modalidade: afinal, ela pode ou não ser ideal no seu caso.

Abaixo, conheça as vantagens de um curso técnico em Design de Moda.

Você ingressa mais rápido no mercado

A duração de um curso técnico é mais rápida em relação a outras formações. Você concluirá a qualificação entre 2 a 3 anos. Isso acontece porque a modalidade técnica é focada na prática. Embora os conhecimentos teóricos sejam essenciais, eles não são considerados aqui.

Trata-se, então, de uma ótima escolha para quem tem pressa em conseguir oportunidades no mercado, com mais técnica e menos conhecimentos amplos.

As mensalidades são acessíveis

Em um curso técnico, você investe valores mais baixos. Assim, o custo-benefício é bem interessante, já que participará de uma boa formação desembolsando quantias que não comprometem o orçamento.

No entanto, como você verá adiante, também é possível ingressar em uma graduação pagando mensalidades que cabem no seu bolso. Ao optar pela graduação em Design de Moda Anhanguera, é possível participar de programas de bolsas, descontos e convênios!

São uma porta de entrada para a faculdade

Técnico em Design de Moda

Não é segredo algum que ter uma faculdade é requisito básico hoje em dia. A depender da função que você pretende exercer, as empresas exigem uma formação de nível superior para contar com profissionais mais capacitados e com habilidades próprias de uma graduação.

Um lado ótimo dos cursos técnicos é que eles preparam você para a faculdade. Você conhecerá a dinâmica de um estudante e poderá até mesmo eliminar matérias equivalentes na graduação, se formando também mais rápido. Ótimo, concorda?

Quais são as desvantagens?

Os cursos técnicos têm vantagens bem atrativas, no entanto, é importante ressaltar também as desvantagens, especialmente relacionadas a um curso de nível superior em Design de Moda.

Confira abaixo as principais desvantagens.

Você não terá um diploma de nível superior

Os cursos técnicos conferem ao aluno um certificado, e não um diploma de graduação. Afinal, eles não são de nível superior. Estão em uma categoria de ensino que se encaixa entre o ensino médio e a faculdade.

Como já falamos, ter um diploma de nível superior é indispensável para alcançar vários cargos. Os salários também são mais altos para quem conclui uma faculdade do que um curso técnico. Sendo assim, vale muito a pena refletir bem sobre esse fator, ok? ?

Menos chances de crescer profissionalmente

Com o certificado de conclusão de curso técnico, você não poderá entrar em qualificações como uma pós-graduação. E sabemos que uma especialização também conta bastante quando o assunto é empregabilidade.

Em um mercado cada vez mais desafiador e exigente, ter um diploma em mãos significa ter mais chances de trilhar uma carreira de sucesso, com salários maiores ou mesmo acima da média.

A formação é mais superficial

Focada totalmente na prática, o curso técnico em Design de Moda não engloba a teoria e temas específicos e fundamentais da área, como jornalismo de moda, consultoria de imagem, pesquisa de tendências, etc.

Os temas são abordados superficialmente. Mas, saber de tudo um pouco é excelente para você conseguir lidar com as demandas do mercado de trabalho.

Porém, temos uma notícia boa. Na Anhanguera, oferecemos um curso superior na modalidade Tecnóloga. Também com pouco tempo, você aprenderá com a teoria e a prática, se tornando um profissional completo.

Não sabe o que é um curso Tecnólogo? Não se preocupe, falaremos sobre ele no próximo tópico! ??

Quais são as principais diferenças em relação à graduação?

Entender a diferença entre a graduação e o curso técnico em Design de Moda tornará mais fácil a sua escolha. Assim, você pode entender qual modalidade vale mais a pena no seu caso.

As graduações são cursos de abordagem mais ampla, contemplando teoria, mas também bastante prática. O melhor de tudo é que são de nível superior. Ou seja, como já falamos, você receberá um diploma amplamente valorizado pelo mercado de trabalho.

Assim, suas chances de empregabilidade se potencializam, bem como as de conquistar as vagas mais atrativas e que pagam mais. Além disso, a duração do curso tecnólogo também é menor. Aqui, na Anhanguera, você terá seu diploma em apenas 3 anos (6 semestres). Ou seja, também poderá ingressar mais rápido no mercado.

No curso Tecnólogo em Design de Moda da Anhanguera, você aprenderá a desenvolver seu lado criativo, bem como o de empreendedorismo e gestão da profissão. Tudo isso por meio de disciplinas básicas e práticas.

E então, o que está esperando?

Seu futuro profissional tem mais chances de crescimento com o diploma de curso superior. Sendo assim, que tal vir estudar Design de Moda aqui, na Anhanguera? Além da certificação no Ministério da Educação (MEC), temos diferenciais focados no seu sucesso, como o Canal Conecta.

Embora os cursos técnicos tenham vantagens, foi possível perceber que vale muito mais a pena optar por uma graduação. A possibilidade de trilhar uma carreira de sucesso na moda se potencializa, bem como as chances de se tornar um profissional requisitado e mesmo disputado. ?

Para dar esse passo mais que importante, aproveite que está aqui e faça o vestibular online de Design de Moda! Esperamos você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.