Design de Moda presencial: conheça essa modalidade

Moça desenhando figurino

Fazer o curso de Design de Moda presencial é um excelente caminho para o desenvolvimento de habilidades. Afinal, é possível aproveitar as aulas práticas, a estrutura do ambiente acadêmico e ainda ter uma interação face a face com professores e colegas.

Mas será que existe essa graduação presencial? É possível investir na educação no setor fashion para estudar em sala de aula todos os dias? Neste post vamos explicar se existe essa opção e como a faculdade funciona. Continue lendo!

Dá pra fazer o curso Design de Moda presencial?

Sim, é possível fazer a faculdade de Design de Moda no modelo tradicional de aprendizado. Você pode escolher a modalidade presencial para ter uma formação convencional, cumprindo a carga horária da graduação assistindo às aulas em sala todos os dias.

Vantagens do curso de Design de Moda presencial

A graduação presencial em Design de Moda traz uma série de vantagens devido ao maior contato com o ambiente acadêmico. Também é interessante pela interação com professores e colegas. Alguns desses benefícios são:

  • uso intenso da estrutura do ambiente acadêmico;
  • maiores experiências de aprendizado;
  • participação em projetos colaborativos;
  • presença em desfiles acadêmicos;
  • mais horas de aulas práticas de Moda;
  • troca de experiências e ideias com os colegas;
  • realização de networking presencial na indústria;
  • mais facilidade para esclarecer dúvidas;
  • possibilidade de formação de parcerias.
modelos em desfile de moda
Os desfiles acadêmicos são uma vantagem do curso presencial

Outras modalidades para Design de Moda

Além do ensino presencial, você pode investir na formação em Design de Moda optando pela modalidade EAD. Assim, é possível conciliar a faculdade com outras atividades, ou se matricular em uma instituição distante do seu local de residência.

Outros cursos presenciais parecidos com Design de Moda

Para quem se interessa por Moda, existem também outras opções de curso. Você pode escolher, por exemplo:

Como é a faculdade de Design de Moda presencial?

No curso de Design de Moda presencial o estudante aprende a criar peças, desenhar e desenvolver os produtos, assim como administrar os processos de fabricação e divulgação na área.

A faculdade aborda o lado criativo e aspectos de negócios e gestão. Assim, as pessoas que se formam são habilitadas não só para desenvolver peças, mas também administrar as etapas de fabricação e o negócio como um todo.

Carga horária e duração do curso Design de Moda presencial

Como a faculdade de Design de Moda é um curso Tecnólogo, sua duração é de 4 semestres. Ou seja, em 2 anos é possível obter o diploma. A carga horária média é de 1.700 horas.

Grade curricular curso Design de Moda presencial

A grade curricular presencial de Design de Moda traz disciplinas específicas da área, como:

  • Estilismo;
  • Desenho Técnico de Moda;
  • Materiais e Tecnologia Têxteis.

A estrutura curricular presencial em Design de Moda também aborda outros temas importantes, como:

  • História da Arte;
  • Fotografia de Moda;
  • Pesquisa e Análise de Tendências.
pessoas em estúdio fotográfico fazendo sessão de fotos de sapato vermelho
Fotografia de moda é uma das áreas de estudo

Aulas teóricas em Design de Moda presencial

No estudo presencial em Design de Moda, as aulas teóricas são ministradas em sala de aula. Elas trazem temas como História e Acepções do Design, História da Moda Indumentária e da Moda, Comunicação de Moda, entre outros.

São conteúdos importantes para entender a evolução do setor ao longo do tempo e ter uma boa base para o estudo prático.

Aulas práticas em Design de Moda presencial

O ensino tradicional em sala de aula aporta boas oportunidades para o estudo prático de Design de Moda. Algumas disciplinas práticas do curso são Modelagem, Confecção e Informática Aplicada. Você também pode realizar estágios presenciais na indústria para completar sua formação.

A rotina de estudos na faculdade presencial

Há uma integração de teoria e prática na graduação em Moda. Dessa forma, a rotina de estudo presencial em Design de Moda se divide entre as aulas teóricas e as práticas. Haverá os momentos de conteúdo mais denso em sala, assim como os laboratórios de criação em Design de Moda de informática, por exemplo.

Você também conta com a realização de projetos práticos de design, o estudo de materiais, o aprendizado sobre novas tecnologias, a realização de desenhos, entre outros.

As atividades extracurriculares presenciais permitem ir além da sala de aula, mergulhando ainda mais no universo da Moda e Educação. Para intensificar o networking na indústria fashion, também é interessante participar de semanas de moda presenciais e feiras, assistir a palestras presenciais com profissionais e fazer visitas a ateliês.

três estilistas em ateliê
No curso presencial é possível participar de projetos práticos

Quanto custa um curso de Design de Moda presencial?

Uma faculdade de Design de Moda presencial custa, em média, R$ 400 mensais.Mas esse valor pode variar entre as instituições, de uma região para outra e em função da modalidade. Isso porque o ensino tradicional tende a ter uma mensalidade mais alta do que as opções EAD.

Tem bolsa para Design de Moda presencial?

É possível obter uma bolsa de estudos para a graduação tradicional em Moda. As instituições de ensino particulares desenvolvem seus próprios programas com descontos significativos na mensalidade. Também dá para usufruir dos benefícios oferecidos pelo governo.

Tem entrada Prouni no curso Design de Moda presencial?

Você pode entrar no curso de Design de Moda presencial pelo Prouni. Mas é importante saber que as bolsas oferecidas podem mudar de um ano para o outro. Isso porque elas são disponibilizadas pelas instituições particulares, então, a oferta depende do acordo entre as faculdades e o Governo Federal.

FIES para o curso Design de Moda presencial

O financiamento estudantil é outra opção para fazer o curso de Design de Moda presencial. Nesse caso, você pode recorrer ao FIES, que tem parcerias com bancos para o financiamento dos estudos. Graças a esse programa do governo, você consegue pagar as mensalidades após se formar, com juros reduzidos.

Moça segurando celular com tela do FIES
O FIES é um programa de financiamento da faculdade

O Diploma do curso Design de Moda presencial vale a pena?

Esse diploma vale muito a pena porque capacita o estudante por meio do ensino clássico de Design de Moda. Trata-se de uma formação muito completa que prepara profissionais para atuar em diferentes segmentos do mercado, sem falar do desenvolvimento prático em cursos presenciais.

Nível de qualificação para graduação presencial em Design de Moda

O curso de Design de Moda presencial faz parte da educação superior. A pessoa formada terá o título de Tecnólogo e poderá dar continuidade aos seus estudos fazendo especializações e pós-graduação.

Credibilidade no mercado de formação presencial para Design de Moda

Como o curso presencial é a graduação tradicional em Moda, os formados têm bastante credibilidade no mercado. Isso por causa da grade curricular bem completa e dos momentos práticos, como os trabalhos de campo na área de vestuário, que ajudam a aprimorar as habilidades e competências de cada estudante. Logo, é possível encontrar boas oportunidades no mercado.

Oportunidades de carreira do curso de Design de Moda presencial

Quem investe na educação presencial em Moda encontra oportunidades em diferentes instituições, por exemplo:

  • ateliês;
  • empresas da indústria têxtil;
  • confecções;
  • companhias de teatro;
  • emissoras de televisão;
  • agências de publicidade;
  • institutos de pesquisa;
  • lojas e marcas específicas — inclusive internacionais, como a Gucci.

Você também pode atuar em diferentes áreas, como:

  • design;
  • assessoria de moda;
  • visual merchandising;
  • consultoria de imagem;
  • marketing de moda;
  • fotografia de moda;
  • organização de desfiles e apresentações presenciais de coleções.
rapaz dando conselhos de moda para moça em loja
Assessoria de moda é uma área em que você pode atuar

Custo-benefício do curso de Design de Moda presencial

O custo-benefício é bastante atrativo porque o investimento no curso do Design de Moda presencial não é alto. Como você viu, são várias as oportunidades no mercado de trabalho, inclusive para atuar no setor de alta costura. Sendo assim, é possível obter um excelente retorno.

Networking e interação com professores e alunos no curso de Design de Moda presencial

A modalidade de graduação convencional tem o grande diferencial de favorecer o networking em Moda. O contato direto e a interação com os professores e os colegas ajuda a criar conexões desde a faculdade. Esses contatos profissionais podem render parcerias, abrir portas e gerar diversas oportunidades para ingressar no mundo fashion com sucesso.

O que é necessário para fazer o curso de Design de Moda presencial?

Para fazer o curso de Design de Moda presencial você precisará dos materiais básicos para a faculdade. Também vai ter que organizar a sua rotina e separar recursos para os seus estudos.

Materiais para o curso de Design de Moda presencial

Os materiais básicos são aqueles comuns para todas as faculdades, como caderno, canetas, lápis, além de um celular ou computador para acessar conteúdos digitais.

Pode ser que você também precise investir em materiais mais específicos, como tecidos, réguas, tesouras, linhas e agulhas. Isso tudo vai depender do que a instituição oferece e do que cabe a cada estudante providenciar.

Disponibilidade de horários para aulas presenciais de Design de Moda

Não se esqueça de que nos cursos presenciais de Moda é preciso estar em sala de aula todos os dias. Sendo assim, é fundamental organizar seus horários para ter disponibilidade para assistir às aulas na faculdade.

Rapaz em aula de costura com laptop
O curso presencial exige a presença em aulas

Recursos para transporte e alimentação para aulas presenciais

Como você vai se deslocar diariamente até a instituição de ensino, é essencial pensar nos recursos para transporte. A faculdade também não costuma oferecer alimentação para os seus alunos, então, pense nesse detalhe.

Como entrar no curso de Design de Moda presencial?

Para ingressar no curso de Design de Moda presencial é preciso ter finalizado os 3 anos do ensino médio. Essa graduação é disponibilizada tanto para quem ainda não tem faculdade quanto para aqueles que desejam fazer uma segunda graduação ou querem mudar de curso.

Matrícula e vestibular para Design de Moda presencial

Geralmente, a cada 6 meses as faculdades abrem vagas para o vestibular de Design de Moda presencial. É só escolher a instituição em que você quer estudar e acompanhar os prazos do processo seletivo.

As vagas são ocupadas de acordo com a ordem de aprovação dos candidatos. Aqueles que conseguem ingressar no curso são notificados para realizar a matrícula, seja presencialmente ou pelo site da instituição.

Programas e Bolsas para Design de Moda presencial

No caso de quem deseja ingressar em programas e benefícios ou obter bolsas, o processo de seleção pode ser diferente. Como cada instituição cria o seu próprio programa, você deve se informar a respeito dos prazos e critérios para participar, além da documentação solicitada.

Documentação necessária para a matrícula em Design de Moda

Os candidatos aprovados no processo seletivo do curso de Design de Moda presencial devem realizar a matrícula na faculdade. Existe um prazo para isso — e se ele não for cumprido, o candidato perde a vaga.

Por isso, é muito importante ter atenção às notificações da instituição de ensino e aos prazos para apresentar os documentos. Geralmente, são solicitados documentos básicos, como RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de conclusão de ensino médio.

Para quem vai fazer a segunda graduação, é preciso apresentar o diploma do curso já concluído. No caso de quem vai ingressar por meio de programas ou bolsas, a faculdade poderá solicitar outras documentações, como a nota do Enem ou comprovante de renda.

Mão de moça com RG
O RG e o CPF são necessários para a matrícula

Atendimento da universidade para quem é aluno de Design de Moda presencial

As instituições de ensino disponibilizam diversos canais de atendimento para quem já se matriculou no curso de Design de Moda presencial. Geralmente, é possível entrar em contato por meio da secretaria física ou pelo atendimento digital.

No site da instituição, você encontra informações sobre os canais de contato, que costumam ser telefone, WhatsApp, e-mail, além dos links para abrir chamados pela secretaria digital.

Qual a melhor faculdade presencial para o curso de Design de Moda?

A melhor faculdade de Design de Moda presencial é aquela que oferece uma boa estrutura para os estudantes. Então, antes de se matricular, verifique:

  • a grade curricular do curso;
  • o corpo docente;
  • as atividades práticas oferecidas;
  • a estrutura física e os laboratórios;
  • as atividades extracurriculares e experiências práticas disponibilizadas, além de outros recursos e experiências que fazem a diferença para a formação do profissional.

Não se esqueça de verificar a liberação da instituição para oferecer o curso e a nota que ela tem junto ao Ministério da Educação (MEC).

Liberação e nota MEC para o curso Design de Moda presencial

As instituições de ensino só podem oferecer o curso de Design de Moda presencial mediante a liberação do Ministério da Educação. Isso acontece com todas as graduações, e você pode conferir se a faculdade tem essa autorização consultando o portal e-MEC.

Nesse portal, também é possível fazer uma pesquisa sobre as notas da faculdade e do curso de Design de Moda. Elas classificam a qualidade do ensino fornecido pela instituição. O ideal são as notas 4 e 5, que indicam um nível mais alto de qualidade.

Custo-benefício

É muito importante verificar se o valor da mensalidade está condizente com a qualidade do ensino oferecido pela faculdade. Isso é o que vai garantir o custo-benefício do investimento que você está fazendo em seus estudos. Mais uma vez, confira toda a estrutura disponibilizada para os estudantes e veja se o valor é realmente justo.

Saiba também: conheça o Portal do Aluno da Anhanguera!

Play video Play video

A faculdade de Design de Moda presencial é a escolha ideal se você deseja uma imersão mais profunda na sua graduação. Mas não se esqueça de escolher muito bem a instituição de ensino para você se certificar de que terá acesso a um curso de qualidade, com o suporte de professores especialistas na área.

O curso de Design de Moda presencial está disponível na Anhanguera. Aproveite para fazer a sua inscrição no nosso vestibular e reservar a sua vaga!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados