O que se faz em Marketing Digital? Conheça as funções desses profissionais!

o que é Marketing Digital

O processo de escolha de uma carreira se inicia quando procuramos por uma graduação ideal, certo? Se você gosta da área da Comunicação e quer trabalhar com a venda e o desenvolvimento de serviços e produtos, deve estar curioso para saber o que é Marketing Digital e o que o profissional da área faz, não é mesmo?

De maneira geral, essa é uma especialidade que envolve a construção de marcas e o relacionamento com os clientes utilizando ferramentas online. Por mais que seja associado às empresas privadas, o marketing digital também pode ser usado por pessoas físicas e instituições. O objetivo da faculdade de Marketing Digital é formar profissionais aptos para divulgar uma ideia e se comunicar com as pessoas por meio de redes sociais e sites.

Ficou interessado e quer saber o que o profissional de Marketing Digital faz? Então, não deixe de ler o post!

Saiba o que faz o profissional de Marketing Digital em diferentes cargos e setores

A seguir, você vai saber o que faz quem trabalha com Marketing Digital em diferentes setores e cargos. Confira!

Quais as funções do analista de Marketing Digital?

De fato, é bem grande a quantidade de oportunidades oferecidas pela internet para as marcas se comunicarem com os consumidores. Redes sociais, sites, blogs e conteúdos como vídeos, imagens e artigos são boas opções para divulgar serviços e produtos.

Se você tem dúvida sobre o que faz um analista de Marketing Digital, saiba que, além de atuar com a geração de leads, o profissional tem acesso a várias métricas fundamentais às estratégias organizacionais de posicionamento e divulgação da marca. Também acompanha as necessidades e os desejos do público-alvo, fonte importante para a tomada de decisões no meio corporativo.

O que faz o profissional de Inbound Marketing?

De modo simplificado, o Inbound Marketing é caracterizado por atrair os clientes até a marca, enquanto o Marketing Tradicional faz o contrário: leva a empresa até os consumidores.

A primeira opção é aplicada, por exemplo, com a divulgação de concessão gratuita de e-books e vídeos, que são aptos para sanar as dúvidas ou solucionar um problema dos consumidores.

Se quer entender o que faz quem trabalha com Marketing Digital na área de Inbound Marketing, saiba que os profissionais são responsáveis pelo gerenciamento, execução e planejamento das estratégias nas empresas.

O que faz um analista de SEO?

Quem opta por seguir carreira em Marketing Digital pode atuar com a estratégia de SEO. Essa especialidade é ideal para quem gosta de conhecimentos mais profundos e técnicos, ligados a estratégias, relatórios, números, campanhas, métricas, palavras-chave e ferramentas.

Nesse caso, os profissionais trabalham com as técnicas de otimização para os buscadores, tentando manter as páginas das marcas bem ranqueadas nos resultados do Google. Se quer entender como trabalhar com Marketing Digital na área de SEO, saiba é importante usar os conhecimentos de comunicação e programação, além de dominar algumas ferramentas de trabalho.

O que faz um produtor de conteúdo?

Os profissionais de Marketing Digital podem atuar como produtores de conteúdo dentro de uma corporação ou de um negócio próprio. Nesse caso, a sua principal função é elaborar conteúdos relevantes e ricos para atrair mais leads.

Em uma empresa especialista em comercialização de produtos naturais e alimentos, por exemplo, os produtores de conteúdo devem produzir textos que abordem alimentação saudável. Essa estratégia tem o objetivo de atrair a clientela por meio do interesse em informações e dicas sobre como ter esses benefícios por meio da alimentação.

O que faz o profissional de mídia digital?

Foi-se o tempo em que as estratégias de divulgação de uma empresa eram pautadas somente na propaganda feita em meios de comunicação tradicionais. O mundo digital se mostrou um verdadeiro aliado para acelerar resultados para empresários e empreendedores graças à presença nas redes sociais.

Contudo, para manter um canal no YouTube, um perfil no Instagram ou uma página no Facebook atualizados, é importante contar com a ajuda do profissional de mídia digital. Nesse caso, ele é responsável por fazer pesquisas de definição de público-alvo, analisar as estatísticas e métricas, gerenciar as redes sociais, entre outros.

O que faz o profissional de e-commerce?

Já percebeu que várias empresas estão presentes apenas na internet? Não podemos negar: o fenômeno das lojas virtuais chegou de vez ao Brasil e, para que permaneça firme ao longo dos anos, é importante contar com o auxílio do profissional de e-commerce.

Ele precisa ficar atento aos fatores que interferem diretamente nas compras feitas pelos consumidores — que vão desde as promoções em datas comemorativas até a disposição de produtos na página inicial. Assim, a função desse profissional é fazer com que uma loja online se torne referência para os clientes.

A Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Agora que você já sabe o que faz o profissional de Marketing Digital, deu para perceber como essa área de estudo é bem ampla, não é mesmo? Assim, se você tem o sonho de seguir carreira nessa profissão, saiba que poderá se especializar em algum desses campos.

Para ser um destaque no mercado de trabalho e conseguir o emprego dos sonhos, o primeiro passo é estudar em uma faculdade de qualidade, reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e que ofereça vantagens exclusivas aos alunos. Na Anhanguera, você terá aulas com professores mestres e doutores experientes em suas áreas de atuação.

Além disso, existem vantagens da faculdade de Marketing Digital, como bons salários, mercado de trabalho aquecido e conhecimento prático e aplicável. A grade curricular também aborda conteúdos atualizados e que fazem toda a diferença para a formação dos estudantes.

Pensa que acabou por aí? A Anhanguera também proporciona benefícios para os alunos, como:

  • acesso ao Canal Conecta, portal de empregabilidade que oferece vagas de emprego na área de Marketing Digital em todo o país;
  • formas de ingresso facilitadas, como vestibular tradicional, vestibular online, uso da nota do Enem, transferência externa e segunda graduação;
  • infraestrutura de ponta, com salas de aula multimídia e laboratórios especializados.

Agora é com você!

Agora que você já sabe o que é Marketing Digital e o que o profissional da área faz, lembre-se de investir na sua formação superior. Por isso, estude em uma instituição de ensino reconhecida e que ofereça o melhor aprendizado aos alunos!

Gostou de saber o que é Marketing Digital e quer estudar em uma das melhores faculdades do país? Então, não perca tempo e inscreva-se no nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados