Como avaliar se a mensalidade da faculdade cabe no bolso?

comoavaliarseamensalidadedafaculdadecabenobolso

Quando começa a jornada para ingressar no ensino superior, muitos questionamentos passam pela mente de um estudante, sejam eles em relação à vida de calouro, sejam sobre a organização financeira durante a graduação.

Se você está passando por esse momento e ainda não sabe se vai conseguir pagar a mensalidade da faculdade, chegou o momento de descobrir a resposta para isso! Vamos contar o que levar em consideração na hora de avaliar os valores do curso e, mais do que isso, como conseguir custear esse investimento que é tão importante para a sua carreira.

Faça uma pesquisa das mensalidades do curso escolhido

O primeiro passo para fazer a avaliação do preço da faculdade é saber qual curso você quer fazer. Para isso, identifique qual área do conhecimento tem a ver com o seu perfil, veja qual profissão é a melhor para você e, depois disso, liste as faculdades que oferecem a graduação que você deseja. Por fim, entre em contato para saber o custo de cada uma.

Quer uma dica? Faça uma planilha e coloque informações importantes, como o valor fixo das mensalidades, matrícula e outras taxas que podem ser cobradas. Assim, será mais fácil ter uma visão geral das opções que estão disponíveis e qual delas tem o custo mais próximo do que você pode pagar.

Avalie o valor de diferentes modalidades

Além de escolher o curso, outro ponto importante é conhecer os tipos de graduação que existem. Você pode estudar de forma presencial, na qual todas as aulas acontecem no campus da faculdade, e também tem a possibilidade de estudar de forma totalmente online. Além disso, aqui na Anhanguera, existem outro modelo a distância: o semipresencial, no qual apenas algumas aulas acontecem de maneira presencial.

Apesar de parecer uma escolha simples, isso interfere diretamente no valor das mensalidades e da matrícula acadêmica. Por isso, vale a pena analisar qual dessas formas de estudar é a melhor para a sua rotina e, sobretudo, como você aprende com mais facilidade. Dessa forma, além de optar pela faculdade que vai ter o melhor custo, também será possível ter o ensino mais adequado para o seu perfil.

Estruture um planejamento financeiro pessoal

Apesar de a parcela da faculdade ser um dos custos fixos de quem entra no curso superior, existem outros valores envolvidos, como os materiais específicos de algumas formações, saídas de campo e, em determinados casos, vestimentas próprias de cada profissão.

Portanto, para conseguir economizar na faculdade, estabeleça as suas metas financeiras, veja quais gastos podem ser reduzidos e aumente seu investimento na sua graduação, afinal, é isso que vai garantir boa parte do seu futuro!

Avalie o custo-benefício da mensalidade da faculdade

Ainda que o seu objetivo seja encontrar a mensalidade que caiba no seu bolso, é essencial que a faculdade escolhida tenha a infraestrutura necessária para o seu curso e que seja reconhecida pelo Ministério da Educação. Cá entre nós: considerando que o mercado de trabalho é cada vez mais exigente, não vale a pena se formar em uma instituição que não vai agregar valor ao seu currículo, não é mesmo?

Portanto, busque entender o funcionamento do campus, pesquise a opinião de ex-alunos e veja a nota do MEC que a faculdade recebeu nos últimos anos. Caso a melhor faculdade custe mais do que você pode pagar, existem opções (e já vamos falar sobre isso!). Lembre-se: pagar pouco é importante, mas o custo-benefício deve vir em primeiro lugar!

Procure saber o programa de bolsas

Atualmente, muitas faculdades oferecem descontos a partir da nota no vestibular ou devido ao desempenho acadêmico, participação em projetos ou monitoria nos laboratórios do campus.

Por isso, caso a mensalidade não esteja dentro dos limites do seu orçamento, é interessante checar as formas de participar dos programas de bolsa. Ah, e se você fez o Enem, o Prouni pode ser uma grande chance de entrar na graduação pagando muito menos ou até com bolsa integral.

Considere programas de financiamento público e privado

Não conseguiu uma bolsa, desconto ou parcelamento diferenciado na graduação? Respira e não pira: o financiamento estudantil pode ser seu grande aliado!

Seja ele público, seja ele privado, esse é um modo de quitar a sua faculdade apenas após se formar, pagando uma taxa mínima ao longo dos semestres e com juros baixos. Então, se essa opção fez seus olhos brilharem, usar a sua nota do Enem a partir do FIES pode ser o melhor caminho!

Agora você já sabe como escolher a faculdade dos seus sonhos e conseguir pagar a mensalidade. Basta seguir as nossas dicas e encontrar a melhor opção para o seu caso!

Que tal conhecer as possibilidades que a Anhanguera oferece para você? Entre em contato conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content